A Valise do Professor

A Valise do Professor Hiromi Kawakami


Compartilhe


A Valise do Professor





Em A valise do professor, ganhador do Prêmio Tanizaki, um dos mais prestigiosos do Japão, a prosa entrecortada e sucinta de Hiromi Kawakami nos revela a mente confusa de uma mulher embaralhando cenas reais com sonhos, lembranças e reflexões no cotidiano amoroso e solitário na megalópole toquiota, tema recorrente da autora. Tsukiko tem quase 38 anos, trabalha em uma firma e nas horas vagas bebe no bar de Satoru. Nunca foi casada e aparentemente não se importa com isso. Leva uma vida calma e sem grandes emoções, até que passa a encontrar um professor do ensino médio no mesmo bar que frequenta.




De início, apenas trocam algumas palavras, sentados lado a lado no balcão, onde descobrem ter o mesmo gosto culinário. Ignoram-se por dias e depois voltam a se falar. Nunca marcam encontros. Essa relação tensa, rígida e fria se estende por muito tempo, mas não impede que um sentimento maior comece a tomar conta de Tsukiko. Harutsuna, o professor, é um homem já maduro, formal e tradicional em sua maneira de se relacionar com os outros. Sempre com sua valise, o personagem severo do professor contrasta com a doçura de Tsukiko, o que os torna uma dupla peculiar. A narrativa traz diversas referências sobre a cultura japonesa contemporânea, além de deliciar o leitor com pitorescas incursões na gastronomia do Japão.

Edições (1)

ver mais
A Valise do Professor

Similares

(13) ver mais
As irmãs Makioka
Kappa e o Levante Imaginário
Eu sou um gato
Amor Insensato

Resenhas para A Valise do Professor (8)

ver mais
O professor como Hermes
on 8/6/14


Meu conhecimento da tradição literária japonesa é nula. Conheço alguns escritores contemporâneos, mas não o suficiente para poder colocar a obra de Hiromi Kawakami em contexto. Assim, minha leitura de A valise do professor é feita pelos padrões e associações ocidentais. A história de uma simplicidade cativante, contada de modo direto sem rebuscados, de fácil leitura, retrata a vida de duas pessoas solitárias, que se reconhecem, que mantêm um relacionamento morno, e que encontram, no fi... leia mais

Estatísticas

Desejam68
Trocam1
Avaliações 4.0 / 73
5
ranking 30
30%
4
ranking 44
44%
3
ranking 23
23%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Helena
cadastrou em:
22/05/2012 18:34:42