O fiel e a pedra

Resenhas - O fiel e a pedra

MachadiAninha 20/06/2023

última obra da fase "realista" do Osman não seria diferente
Ouro, puro ouro
aqui, a gente acompanha as desventuras de Bernardo, tipo homem rural da região da zona da mata de Pernambuco. a história que o circunda não é em si tão interessante, mas a maneira como Osman constrói a narrativa e usa do seu belíssimo de dom de metáfores e descrições transformam O Fiel e a Pedra em uma experiência um pouco complexa, mas fantástica. tem de tudo aqui: romance, ação, aventura, suspense, um quê de terror e até mesmo um pé no misticismo!
além de ter sido fortemente inspirado na Eneida, de Virgílio. apenas o final não me agrada muito, mas nada que tire o brilhantismo da obra.

Maria.Barreto 22/04/2023

O fiel e a pedra
A leitura desse livro foi particularmente difícil para mim, pois exige tempo, atenção e concentração. O livro decorre na época em que as coisas eram resolvidas com violência, porém por trás de tudo isso há uma bela história de amor.

Jornal Nota 10/04/2020

O Fiel e a Pedra, de Osman Lins: a educação pela pedra, a ética da inação
Um dos maiores armadilhas quando se pensa em literatura está a ideia de que uma obra esconde um enigma; de que, no interior dela, há algo a ser desvendado, desencoberto, como se um livro fosse, no fim das contas, uma matéria escura, escondida no interior das entrelinhas da palavra. É por isso que, muitas vezes, ao lermos uma obra, percebemos de forma negativa quando ela nos escapa, quando ela nos sai dos eixos da estabilidade. Osman Lins, me parece, trata a materialidade da palavra como se fincasse raízes, como se encravasse na terra cada palavra e impedisse, assim, que este “fora da literatura” se impusesse por sobre sua própria estrutura. Não é a toa que a obra que falamos aqui se chama o Fiel e a Pedra.

O Fiel e a Pedra, de Osman Lins, conta a história de Benardo, um homem cuja retidão moral, senso justiça e posições éticas intransigentes, inegociáveis, sejam em quaisquer as circunstâncias, delimitam um limite extremo em sua vida. O problema é que, ao seu lado, está Teresa, sua esposa, que se vê diante da morte do primeiro filho um pouco por doença, um pouco por fome, após Bernardo demitir-se de um trabalho em que se cometiam ilegalidades. Em um primeiro instante, ao que parece, a vida de Bernardo começa a se transformar quando é chamado por um comerciante local para cuidar de uma fazenda, fato que dura pouco, pois após a morte deste comerciante, seu irmão, o impassível Nestor, resolve fazer com que Bernardo ponha-se ao seu lugar, atentando contra sua vida e contra os poucos bens que ele havia reunido. Junto de Bernardo, um amigo/empregado, Antônio Chá forma um elo de afeto entre aqueles que mais precisam e menos têm. Ao fim, agora com a esposa grávida novamente, Bernardo precisa encarar uma luta em busca de sua própria sobrevivência. Será que Nestor e seus capangas conseguem lhe tirar a vida?

site: http://notaterapia.com.br/2019/10/09/o-fiel-e-a-pedra-de-osman-lins-a-educacao-pela-pedra-a-etica-da-inacao/