O Torreão

O Torreão Jennifer Egan

Resenhas - O Torreão

1 | 2 | 3 | 4

DiasDaii14 18/09/2023

Não é um livro que indicaria. O mistério prende a atenção, pois a forma com que acontecem as coisas deixa uns bons mistérios no ar, entretanto, a narrativa é muito enrolada.

Sarah 07/07/2023

Jennifer Egan entre na minha casa e coma meu cy :))) e essa foi a resenha.

Falando sério, adorei. No começo fiquei um pouco confusa, não sabia pra onde a história estava indo, também não estava entendo o que os dois personagens da história tinham em comum e como eles estavam relacionados, até chegar uns 4 capítulos depois e finalmente entender que só um personagem era real, o outro era fruto da aula de literatura k. Ser lerda me dá esses trabalhos. Mas foi genial e eu gostei bastante do final, foi diferente (muito diferente) do que eu estava esperando.

Luiza 29/06/2023

Uma reviravolta encantadora
Confesso que o começo do livro não me fisgou, demorei mais de 50% das páginas pra me envolver de verdade na história, e ainda sim tive dificuldades até o final, mas a história vale o tempo e a leitura. Com o fechamento do enredo, tudo faz sentido!

Patricia 27/02/2023

O TORREÃO
O TORREÃO
JENNIFER EGAN

Danny é um nova-iorquino de trinta e seis anos que leva uma vida um tanto irresponsável e excêntrica. Alvo das críticas da família, ele se afasta de todos. Mas um certo dia ele recebe um telefonema de um primo que há muito tempo ele não via. Esse primo, Howie, muito bem sucedido o convida para um projeto audacioso de transformar um enigmático e abandonado castelo em um hotel de entretenimento baseado na estimulação da imaginação dos próprios hóspedes.
Movido pela necessidade de fugir das confusões em que ele se metera, Danny aceita o convite e vai parar num canto remoto da Europa. Já no castelo ele vai vivenciar momentos sinistros que vão levá-lo ao ápice da loucura trazendo, inclusive, um episódio de um trauma de infância que inclui esse seu primo, o anfitrião do castelo.
A história até aqui já tem elementos suficientes para construir um bom romance, até porque a escrita da autora é envolvente e fluida, os cenários de suspense são sensacionais. Mas...
Se trata de uma narrativa dentro de outra narrativa e isso eleva a experiência de muito boa para excitante!!!!!

Géssica 14/02/2023

Quem conta
Personagens que carregam dores da vida, em diferentes aspectos, demora até descobrir quem de fato está contando essa história e porque, mas a surpresa é de fato, surpreendente.
A história não te puxa logo de início, mas prende, e por várias vezes você não sabe o que é real ou se algum personagem está drogado.

Isaías_arma_x 19/01/2023

As emoções do Torreão.
Após concluir minha leitura e ser levado por Egan, ao Torreão e acompanhar as empreitadas de Danny e conhecer a vida de Ray e os projetos nada claro de Howard para o castelo fui levado para um oceano de medo, desconfiança, desonestidade, culpa e remorso. Ao acompanhar atentamente a essa estória que se desenrola devagar e tem os seus momentos de virada que você fica perplexo e depois começa a entender que Egan já dava indícios do rumo que a estória chegaria, porém aí final do livro, pensei que podia me deparar com a mesma virada que encontrei em outras partes do livro. Ótima leitura, agradável e as vezes chata, mas o Torreão vale a pena ser lido. É muito bom de acompanhar todo aquele alvoroço.

Fabio 13/10/2022

Um quebra-cabeça interessante
Esse livro está longe de ser como A visita cruel do tempo, o primeiro livro que li da autora e o que vejo como o mais famoso. Como no outro, temos um quebra-cabeça a ser montado, mas que, a princípio, não fica tão claro no início e vai chegando de forma sutil ao longo da leitura.

Como pontos positivos, temos a construção do quebra-cabeças, a forma ágil e simples da Jennifer Egan narrar suas histórias, personagens que fogem do clichê e uma história bastante singular.

Ainda assim, não é um livro que eu indicaria. Talvez “O torreão” seja voltado para quem quer conhecer mais a obra de Jennifer. Apesar de bacana, achei fraco. Não é algo forte, inovador e intenso, sendo bem sincero. Senti falta de um meio mais efetivo. Para mim, pareceu que pulou do início para o fim, sem um desenvolvimento e aprofundamento do que poderia ser o meio da história. Talvez umas 50 páginas adicionais e uma interação maior entre os personagens pudesse tornar esse livro melhor, já que a sua história é bastante curiosa e eu não tinha lido algo que tivesse um cenário e plano de fundos similares.

O foco central em apenas 2 personagens foi algo que me incomodou, já que alguns secundários e importantes não tiveram um final em virtude do fim brusco. Em compensação, um personagem secundário interessante (pouco desenvolvido) encerra a história em um capítulo bem grande, contando a sua história, tendo um foco tardio que achei desnecessário. Se ainda tivesse sido um gancho para encerrar a história dos demais, talvez fosse mais proveitoso. Sendo bem sincero, metade do último capítulo é bastante inútil, na minha opinião.

EduardoSout0 07/11/2020

O Torreão
Ler esse livro foi uma experiência incrível, a autora segue uma linha de suspense e nos brinda com um final surpreendente, por meio de personagens bastante intrigantes e cenários cuidadosamente criados, ela brinca com o nosso senso de realidade e fantasia. E nos faz refletir sobre as nossas relações quanto a nossa liberdade, laços de confiança e vínculos virtuais.

Tati Bom 05/09/2020

Um dos meus livros favoritos
O comprei há alguns anos atrás em uma bienal do livro.
História interessante. Preço muito bom. Comprado (e ignorado com sucesso por bastante tempo).

Peguei para ler e MEU DEUS!! QUE LIVRO INCRÍVEL!!
Ler esse livro foi como degustar de um prato muito saboroso, onde se deve apreciar com cuidado cada temperinho e combinação dele.
A história contém um grande misto de gêneros : drama, terror, mistério...
A escrita da Jennifer Egan é algo incrível. Me tornei fã número 1.

O livro é contado em grande parte por 2 personagens, até no fim do livro aparecer um 3? narrador. A princípio esses 2 personagens não possuem tanta ligação e seguimos com o livro sendo uma parte a de um presidiário que está escrevendo um conto para as aulas de literatura na cadeia e a outra parte o próprio conto.

Porém, tudo se desenrola, a cada página uma emoção diferente, uma descoberta nova, um questionamento e um sentimento novo.

Se contar mais, me empolgarei e darei spoilers. Por isso, finalizo dizendo que é um dos melhores livros que já li e recomendo demais a quem quiser ter uma experiência literária totalmente diferente e inusitada.

Ceecii 08/04/2020

Bizarramente indefinido
Estou boiando em muitas partes até agora. Só posso dizer uma coisa: Esta autora estava na brisa enquanto escrevia o livro todo. Não é possível! Nossa, tantas reviravoltas, coisas bizarras, coisas sem sentido nenhum acontecendo, tantas trocas de narrativas, tantas coisas ao mesmo tempo que me fez ler a sinopse várias vezes durante a leitura para ter certeza de que eu ainda estava lendo o mesmo livro. Se tinha alguma coisa de terror ali eu devo ter viajado demais e não percebido. Se eu dissesse que terminei o livro entendendo tudo estaria mentindo muito. Talvez faça parte dos planos da autora, vá saber...

Porém há alguns pontos positivos. A escrita dela é envolvente quando não está enrolando e dizendo coisas sem sentido que não vão acrescentar em nada na história e o mistério do livro realmente teve seu objetivo concluído (que eu até agora não desvendei ou perdi por ter viajado). A minha edição, esta apresentada, tem alguns erros de português mas nada em excesso. E uma observação interessante é que ora você está lendo a narrativa e na mesma frase você já está lendo parte de um diálogo, tudo direto.

Eu diria que este é um livro bizarro e não recomendaria para ninguém que está começando a pegar o gosto por leitura (porque provavelmente irá perdê-lo), mas recomendaria para alguém que deseja ler um livro totalmente fora do comum e incrivelmente bizarro. Tudo nele é bizarro. Tudo. O vício pelo celular, o cara preso, a baronesa, a piscina, enfim, tudo.

regifreitas 05/09/2018

Quando terminei esta leitura fiquei pensando no motivo de essa obra ter um número tão grande de fãs, e confesso: não consigo ainda entender por quê. Todos os pretensos pontos positivos levantados por quem gostou do livro são justamente os mesmos que me fizeram desgostar da obra. Só para citar alguns: personagens totalmente sem carisma; enredo repleto de incongruências e pontas soltas; estruturalmente, o livro apresenta, pelo menos, uma falha grave nas alternâncias do foco narrativo. O único ponto em que acabei concordando foi sobre a facilidade na leitura, por conta da simplicidade na escrita da autora; foi uma leitura bem rápida nesse sentido.

Minha intenção era escrever algo bem mais elaborado, estruturando e embasando esses pontos acima, e mais alguns, encontrados durante a leitura. Mas aí eu pensei melhor. Seria muito empenho perder tanto tempo e desgastar os neurônios com algo que não me acrescentou em nada. E olha que meu primeiro contato com Jennifer Egan, em A VISITA CRUEL DO TEMPO (A visit from the goon squad, 2011), livro ganhador do Pulitzer de ficção daquele ano, tinha sido bem positiva.

Esse é mais um daqueles casos que só comprovam a subjetividade do texto literário, que pode significar coisas bem diferentes para leitores diferentes. Se para mim não funcionou, acabou servindo para muitos outros. Faz parte.

Obs.: a autora e esta obra eram as escolhidas para o Desafio do Aniversariante do Mês, mas devido à experiência de leitura pouco profícua, serão escolhidos nova obra e novo autor para o mês de setembro.
Luciana.Balardin 04/07/2019minha estante
Concordo contigo, esse livro não acrescenta.

Eddie.Erikson 13/04/2018

Conheci o livro de Jennifer Egan por ter ganhado o prêmio Pulitzer: a visita cruel do tempo. Me decepcionei.
Dei uma segunda chance e comprei então O Torreão. Um pouco melhor que a visita cruel do tempo. Mas no fim concordo com a primeira impressão da autora. Na escrita ou no enredo não encontrei nada tão excepcional.

Thyeri 22/11/2017

Uma de minhas satisfações ao ler algum livro da Jennifer Egan é poder mergulhar em seus personagens e nunca saber como e/ou onde eu vou emergir. Sempre me surpreendo. Aconteceu em A visita cruel do tempo, onde o romance se mistura com contos e a uma apresentação de powerpoint; ou em Olhe para mim, onde a lentidão de uma recuperação é passado na própria narrativa sem a tornar massante. A autora se permite experimentar, e mergulhar nesses experimentos narrativos está se mostrando uma vivência prazerosa.

Depois de anos sem ver o primo Howard, Danny recebe um convite para trabalhar com ele na restauração de um castelo medieval em alguma cidadezinnha afastada no meio da Europa. Longe de toda a tecnologia e com o peso de sua história com Howie e de sua própria vida, faz com que Danny comece a adentrar cada vez mais em seu passado e comece a questionar a realidade.

Dos três livros que li da autora, esse, pra mim, acabou sendo o mais experimental. Me senti levado a sair de uma história e ir pra outra, pensar em outro ponto de vista, tentar perceber o que da ficção está na realidade, e a realidade na ficção. E a curiosidade fica sempre a espreita: por onde ela vai me levar em seguida? pra onde esse corredor escuro vai? que fantasmas me aguardam por trás dessa porta?

Adentrar no torreão, para Danny, foi entrar em si mesmo; pra mim, foi prazeroso, empolgante e reflexivo; e para você, como será essa experiência?

site: http://osopaprimordial.blogspot.com.br/2017/11/o-torreao-jennifer-egan.html

1 | 2 | 3 | 4