Assassinatos na Academia Brasileira de Letras

Assassinatos na Academia Brasileira de Letras Jô Soares

Resenhas - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras

Ana 13/04/2018

Mistério no Rio de Janeiro dos anos 20
Esse é um dos meus livros preferidos do Jô Soares, gosto demais dele, tanto que já o li várias vezes, sempre rindo das passagens mais engraçadas como se fosse pela primeira vez. Enredo: Alguns imortais da Academia Brasileira de Letras são assassinados em circunstâncias misteriosas, e as mortes envolvem venenos com os mais variados tipos de efeitos. Todos os imortais parecem ter ligações entre si, ou parecem ter o ''rabo preso'' como por exemplo, envolvimento em casos de chantagem, traição, etc.
O intrépido e bonitão detetive Machado Machado, que tem esse nome por causa do pai, que era fã de Machado de Assis, não é homem de acreditar em coincidências e resolve ir a fundo nas investigações das mortes. O livro é uma deliciosa trama de suspense, tendo como pano de fundo o fascinante Rio de Janeiro dos anos 20.

Rita Nunes 31/10/2018

Eu comecei a ler esse livro com preconceito, por ter sido escrito por uma celebridade global, mas a verdade é que ele é muito bom! Tem um humor leve, cheio de personagens caricatos e situações absurdas. A prosa é suave e envolvente, e a leitura é muito agradável. Já me disseram que o Jô usou um ghost writer. Não sei se é verdade, mas, independentemente de quem o tenha escrito, é um livro que merece ser lido!

Larissa.Flores 04/01/2019

Amei as Referências
Amo os livros do Jô!
Ele detém de uma inteligência e sarcasmos que ele sabe muito bem aplicar em um livro. Livro gostoso de ler, divertido, e ainda possui uma pitada de suspense.

Saulo Barreto 15/05/2019

Suspense cheio de Comédia
É interessante que adquiri esse livro em um bazar beneficente enquanto minha esposa e eu caminhávamos em um parque. Sim eu já conhecia o livro e do suspense que ele tratava, tinha muita vontade de lê-lo, mas estava bem abaixo da minha lista de aquisições e leitura.
Já no início do livro entendi que, em Assassinatos Na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares me divertiria muito com toda comédia, suspense e até mesmo luxúria que ele traz neste livro.
O suspense não é nenhum Agatha Christie em que normalmente demoro alguns capítulos para desvendar, mas a maneira como se desdobra é fascinante. O Comissário Machado Machado é um personagem que me cativou desde sua primeira aparição e que conta com o seu próprio Watson, para ajudá-lo a desvendar o mistério dos Crimes do Penacho.

Assassinatos Na Academia Brasileira de Letras é cômico, mas também trata seriamente de algumas corrupções que haviam no início do século XX. É uma viagem ao Rio de Janeiro do início do século passado e porque não uma viagem a gramática do mesmo período.

Ótimo livro. Até então o melhor que li neste ano de 2019.

Suliany 10/07/2019

Um grande autor!
História passada no Rio da década de 1920, onde ocorre dois assassinatos suspeitos dos imortais da academia. O assassino espalha pistas para o desvendar do mesmo.
História fraca e sem suspense.
Mas gosto muito do Jô, muito conhecedor de autores e suas obras, um homem muito inteligente!!

Flavinha499 22/07/2019

Simplesmente maravilhoso
Com um jeito todo rebuscado de escrever e ainda assim com muito bom humor,Jô Soares nos leva novamente ao Brasil Imperial ,com suas linguagens ,fatos e costumes.Um livro excelente.

Melissa.Eduarda 28/07/2022

Assasinatos na academia brasileira de letras.
Fantástico, eu devo dizer que estava sem muita espectativa, mas fui pega de surpresa com como história, foi envolvente e bastante coerente, mesmo sendo ficção da a sensação de verossimilhança com a realidade. Eu recomendo muito a leitura desse livro, pra quem curte uma boa história de crime e quem não, vai gosta muito também.

Madu 22/10/2022

Jô, como sempre, genial!
Não tem muito o que dizer, apenas elogiar! A escrita, as gravuras e as páginas de jornais que dão um quê a mais de mistério á história. A narrativa muito bem construída e detalhada, além de ser uma delícia de ler.

Que a arte dele possa viver na memória de nosso país eternamente. Simplesmente genial!

Rachel 24/11/2022

Eu fui ler com pouquíssimas expectativas e AMEI. Definitivamente romance policial não é meu gênero favorito, mas o livro é bom, a história é incrível e engraçada. Descobri o assassino na metade do livro mas isso não tirou a graça de ter acertado lá no final kkkkk

juli4_daf 20/02/2023

Jô soares era um gênio, em tudo aquilo que se prestava a fazer e esse livro não é diferente.
As referências históricas que confundem o que é real ou fictício ou as piadas de humor extremamente duvidoso me fizeram rir como nunca antes.
Não posso dizer que não esperei o final, mas o decorrer da história por si só já é o suficiente pra fazer desse livro um dos meus favoritos.

Inacio18 07/06/2023

Que escrita demais
Eu nunca tinha lido um livro do Jô Soares, mas confesso que gostei bastante da escrita dele, uma escrita envolvente e não tão rebuscada. Não sei como ele conseguiu, mas esse livro tem o equilíbrio perfeito entre o suspense policial e a comédia, você nem percebe direito, mas quando você eestá lendo do nada dá aquele sorrisinho de canto ou aquela bufadinha de riso satisfatória.

Pelo título longo o livro pode parecer tedioso, mas não é, não teve nenhuma parte que me peguei pensando: "puts, agora tá massante", e olha que fazia tempo que não lia um livro. Não dei uma nota 4,5, já tinha sacado o plot antes do final, mas mesmo assim continuei e não me arrependi, o livro é realmente muito gostosinho de ler.

Carol 22/06/2023

A história tem como cenário o Rio de Janeiro da década de 1920, e por isso há alusão a vários personagens históricos reais, assim como situações concernentes ao período.

Lidiany.Mendes 29/06/2023

Sensacional
Jô Soares nos presenteia com uma narrativa ágil, culta e muito bem humorada de um maníaco que mata os membros da Casa de Machado de Assis.
O detetive do caso, não por acaso, se chama Machado Machado e vive citando Machado de Assis.
O legista é um homem inteligente e amigo de Machado Machado.
A doce e inteligente Galatea deu um charme a mais a narrativa.
Definitivamente, um livro que merece ser lido. Me lembrou Em nome da Rosa do Umberto Eco, mas com um toque de brasilidade.

Marilia 27/09/2023

Brás Duarte ?
Eu achei inteligentíssimo. No começo é um pouco mais parado, mas assim que começa as investigações fica muito bom . Gostei de todos os personagens. Achei uma leitura agradabilíssima.