Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas - Além do Planeta Silencioso

Silva 25/04/2022

Incrível
Que livro sensacional!! Que nos leva a querer visitar Malacandra. O autor caprichou nos detalhes, nos fazendo imaginar com precisão todos os elementos e cenários do planeta. Além disso, conta com diálogos super reflexivos.

Gui do Amaral 17/01/2021

Não falo sobre a sinopse. Falo sobre minha opinião.
O estilo de escrita é bem similar ao encontrado em As Crônicas de Nária: uma leitura simples, porém completa de ideias e fantasia. O livro é bem interessante e o desenrolar da história é feita de um modo que instiga o leitor a continuar a ler. Foi um final interessante, mas esperava algo mais empolgante. Ainda assim, achei a leitura boa ?

Arthur Peixoto 13/01/2021

Uma aventura espacial...
O livro tem um início um pouco devagar, mas depois ele empolga. Há uma grande influência filosófica e religiosa. Há também uma influência de Tolkien em Lewis, devido a maneira de ficar detalhando tudo, principalmente o ambiente.

Rebs 26/03/2022

sdds aslam
Amo o lewis, amo sci-fi, amo viagens espaciais. Dito isso: não gostei do livro.

O estilo de escrita não funcionou pra mim, e não achei que havia uma trama intrigante e que prendesse suficientemente do leitor do início ao fim, motivo pelo qual demorei meses para finalizá-lo. Sem contar que eu nem consideraria esse livro um sci-fi, me soa mais fantasia misturada com filosofia. Até as analogias cristãs, ponto forte do escritor em outros livros, também não me capturaram. Não pretendo continuar a trilogia.

Mas caso vc esteja lendo isso cs lewis: ainda te amo, tá?
Alane.Sthefany 20/04/2022minha estante
Estou lendo esse livro, nem vou continuar tbm a trilogia, só irei terminar o primeiro e dá 2 estrelas, decepção total

Simone 13/07/2020

Você se sente de fato em Malacandra devido a riqueza de detalhes em que CS Lewis descreve a paisagem do planeta visitado por Ransom.

Rafael Reis 12/03/2013

Malacandra encantadora!
Mais uma leitura obrigatória daqueles que se encantaram com Nárnia ou com qualquer outra obra do grande Lewis.
Dessa vez ele nos leva a uma viagem interplanetária com destino a Malacandra(Marte). Um mundo muito peculiar com seu próprio sistema de governo, formação geológica, espécies, luas e valores.
Lewis vem através da curiosidade de Ransom desvendar Malacandra aos leitores e mostrar toda a sua especialidade. Além disso suas palavras geram um incômodo aos seres terrestres ao perceberem a harmonia daquele planeta desconhecido.
Diálogos fantásticos entre as criaturas daquele planeta e Ransom exibem o contraste de ideais, pensamentos e ambição destes seres interplanetários.
É um verdadeiro paraíso de imagens descritas sobre aquele planeta como também ao seu estilo de equilíbrio.
Pode-se dizer que os familiarizados com o cristianismo notarão todas as referências condizentes com o livro sagrado e como é lindo reler fatos da criação de um outro ângulo.
Apenas embarque nesta aventura e viva a fantasia profunda que somente o Lewis consegue criar.
elemzinha 12/03/2013minha estante
Me empreste! Melhor: me dê de presente! :D::D

Railson 16/04/2021

Uma experiência incrível!
C. S. Lewis é um gênio quando se trata de alegorias cristãs. Crônicas de Nárnia é um sucesso mundial, entretanto, a Trilogia Cósmica é que me maravilhou. Uma ficção científica imaginada em 1950 é interessante de se ler, ainda mais quando se tem viagens espaciais sendo descritas numa época que não se tinha muito conhecimento sobre como era viajar pelo espaço, isso é curioso de se ver. Mas o que me encanta mesmo é como a história mexe com a gente, nos faz refletir. Perceber as nuances dessa obra é uma experiência incrível. Além do Planeta Silencioso é uma leitura fantástica.

Natã Silva 28/04/2014

Extasiado; nada menos do que isso.
Quando conheci o autor C.S. Lewis, claro que não pessoalmente - mesmo este sendo um dos maiores desejos que tenho, mas que não possuo meios de realizá-lo -, descobri seu mundo infanto-juvenil de Nárnia. A sequência de sete livros é claramente muito bem apoiada em contextos fortes e cenários de cair o queixo. Mas então, descobri que além dessa maravilhosa obra do autor, a Trilogia Cósmica era um trabalho excepcional, e como sempre querendo conhecer mais sobre ele, decidi ler.
A primeira vista, questionei a estrutura da história, achando que não seria tudo aquilo que esperava em comparação à toda a surpresa e aventura que vivi em Nárnia. Entretanto, confesso que errei.
Ransom é o personagem mais humano que já li em páginas de livros e a história de Malacandra e suas espécies pra lá de inteligentes e curiosamente misteriosas são tão palpáveis agora, que acabei de finalizar a última página, que posso relatar meu questionamento sobre essa história ter sido verdadeiramente vivida por um personagem real.
Entrei no planeta de Além de Thulcandra (que corresponde à nossa Terra) e vivi aventuras emocionantes ao lado dos espertos e alegres hross, além de andar sobre o ombro de um sorn e conhecer mais sobre sua história e viver uma cena inesquecível com um pfifltriggi.
Em diversas partes do livro, minha filosofia própria foi questionada e em alguns casos, abalada com argumentos favoráveis. E isso foi um tanto quanto prazeroso e sutil.
A pilastra da história nos convida a adentrar para a outra capa do livro querendo mais sobre os incríveis e bem descritos detalhes do planeta.
Deixo aqui meu selo de aprovação pela obra, dizendo que se contasse mais do que isso seria como se viajasse e apenas mostrasse as fotos. E todo mundo sabe que uma boa viagem só é válida quando realmente vivida. Então, pode parar o que esteja fazendo e começar a questionar a existência de outros seres e a querer entender mais sobre o universo criado por Lewis a partir do exemplo de Tolkien, seu fiel e grande amigo, que baseou o fantástico personagem de Ransom.
Malacandra é muito mais do que Marte. É um mundo onde pude passar algumas horas e experimentá-las ao lado de pessoas inesquecíveis.

Sunamita Conti Santos 23/03/2020

Como C.S.Lewis era um escritor incrível. Nesse primeiro livro da Trilogia Cósmica é, mais do que notável, a brilhante imaginação do autor. Tão brilhante que minha mente não foi capaz de evocar todas as imagens representadas no livro hehe.

RenatoTM 18/09/2014

Divertido e inteligente -- mas também lento.
Enquanto eu crescia, um dos temas recorrentes em minhas elucubrações era a minha posição sobre as religiões dos homens e a existência ou não de algum ser maior, que tenha(ou tem) feito algo desde a criação do universo até o último nascimento ocorrido neste último milésimo de segundo. Depois de muito esquentar a cabeça, cheguei a conclusão de que religião é um dos piores males da raça humana e a existência ou não de um Deus é completamente irrelevante para o bem estar de qualquer ser vivo. Depois de alguns anos vivendo com essa mentalidade, não posso dizer que não tenho vivido uma vida mais leve, tranquila e aberta em relação ao mundo e às pessoas que me cercam. Mas por causa de "Além do Planeta Silencioso", preciso rever alguns conceitos.

A história do livro já foi devidamente esmiuçada por todos aqui, da sinopse até as inúmeras resenhas, algumas com 'spoilers'. O que posso acrescentar com este meu texto são as minhas impressões sobre a obra e um pouco do impacto dela em minha forma de pensar e enxergar a vida e o universo. Primeiro de tudo, o livro é breve, divertido, escrito de maneira ágil, preferindo a descrição da trama em si ao invés de divagar muito sobre as personagens e seus psicológicos. O que ganha mais espaço nesse tipo de descrição é sem dúvida o mundo fantástico(em cada um dos sentidos da palavra) de Malacandra, com sua fauna e flora peculiar e suas diferentes e oníricas formas e cores. Mas infelizmente, por mais que a trama seja bem escrita e proponha diversas questões filosóficas interessantíssimas, a mesma carece de ritmo em alguns momentos, e no final, sente-se a falta de algum acontecimento que realmente arrebate o leitor de sua cadeira. Não que o livro não tenha momentos verdadeiramente alucinantes, com destaque a todo o seguimento em Terra, misterioso e divertidíssimo. Mas com o tempo, fica a impressão de que nada realmente aconteceu na história.

Já a parte filosófica/teística do livro, onde ficam claras as intenções de Lewis, é interessante, bem aprofundada e muito cativante. Todo o cenário que o autor desdobra a cada conversa, cada reflexão, e a própria roupagem 'pseudo' científica que ele dá às suas crenças me fez pensar dias e noites, durante e depois do término da leitura. Esse, para mim, é o grande mérito de "Além do Planeta Silencioso". Ele é extremamente inteligente, mas comedido e de certo modo gentil, sem impôr qualquer conceito ou conhecimento barato a ninguém. Pelo contrário, fez com que um jovem que batia no peito e despejava tórridas anedotas contra o pensamento religioso, refletisse sobre o que é realmente importante: voltar a atenção para o homem, assim como ao mundo que o cerca e tentar achar o seu lugar nele, como parte de um sistema complexo e equilibrado. Sistema esse que, acredito, não fora pensado, nem desenvolvido, mas é sim orquestrado por alguma força estranha. Estranho demais para a compreensão de qualquer homem, mas sempre presente.

Esperança, é um sentimento que fica com o leitor depois do término de "Planeta Silencioso". Esperança tanto pela evolução do ser humano, seus pensamentos e ações, quanto pelo volume seguinte, "Perelandra - Viagem à Vênus", que aguardo ansioso para desvendar.

Rafasaje 18/06/2020

Que planeta lindo!
Eu fiquei fascinada com a beleza de Malacandra. A leitura tenta mudar alguns conceitos já preexistentes em nosso cérebro, mostrar novas formas, espécies novas, coisas que nem se quer existem aqui em nosso planeta, mas que forçam a nossa imaginação pra tentar saber como seria.
Sobre o povo? Nem tenho do que falar.
Como a ausência do pecado torna tudo mais fácil!
Raças distintas, mas que sabem se colocar em cada lugar, respeitando suas diferenças e suas escolhas! Acima de tudo, preservando a vida. Que livro lindo!

Mari 27/06/2020

Olhando esse livro rapidamente, pela capa, é de se achar que é apenas umas história de fantasia e aventura. Porém, trata-se de muito mais do que isso. C.S. Lewis consegue tornar essa história simples numa reflexão profunda sobre a existência humana e avaliar nossas atitudes para com o próximo. Li duas vezes e acredito que foi necessário para absorver todas as informações entrelinhas que ele nos deixa nessa história. Meu livro está todo escrito e marcado de tantas reflexões que tive durante a segunda leitura.

lalidesu 30/05/2021

Quero sair correndo para ler os outros dois.
Eu não tenho nada a acrescentar às resenhas dos demais leitores do primeiro livro da Trilogia Cósmica. Só posso falar que é um livro sensacional, que te prende e te faz querer ler o próximo parágrafo sem parar, e quando acaba, te faz querer sair correndo para pegar o próximo da trilogia para manter os sentimentos de tensão, curiosidade e satisfação que esta obra nos traz. Em suma, quero mais.

Tivri 22/08/2011

Não estamos sozinhos!
Para aqueles que já se encantaram com o universo Narniano criado pelo excelentíssimo C.S.Lewis, apresentam grandes possibilidades de amarem este novo planeta descrito de forma minuciosa.
Malacandra e seus habitantes se tornam vizinhos do leitor, enquanto a nova língua, costumes e diferenças vão se tornando reais, de tal maneira, que parece palpável.
Atravessar os limites terrestres, conhecer novas criaturas, se aventurar junto com o dr.Ransom e aprender de forma tão extra-terrestre só mesmo estando Além do Planeta Silencioso com o mito Lewis comandando a nave.