Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas - Além do Planeta Silencioso

Diná 01/04/2016

Trilogia Cósmica - livro 01
Quem me conhece sabe que sou fã do Lewis e gosto demais dos livros dele... Aqui temos outra série do autor do super conhecido de As Crônicas de Nárnia. A série é formada por "Além do Planeta Silencioso", "Perelandra" e "Uma Força Medonha", até agora só tive a oportunidade de ler o primeiro livro da série - mas já foi o suficiente para deixar um gostinho de quero mais.
Enquanto em As Crônicas de Nárnia vemos um grupo de crianças indo até um universo paralelo cheio de magia, aqui temos um cientista indo até outros planetas do nosso sistema solar. A série se inicia com o dr. Elwin Ransom (uma homenagem do autor ao amigo Tolkien) sendo capturado por alguns cientistas malignos e levado até um planeta chamado Malacandra, a intenção dos malandros era oferece-lo em sacrifício para uma espécie de divindade local. O plano não dá certo e a personagem começa a viver com os habitantes do planeta, aprendendo sobre seu sistema social e sobre os seres luminosos que parecem deuses e que regem o local.
O autor gosta muito de usar imagens religiosas em seus livros, falando indiretamente (ou não tão diretamente) sobre salvação, fé e Deus. Aqui também temos um pouco disso, mas eu pelo menos achei mais sutil que Nárnia; aqui temos a imagem de um criador que tem vários servos, mas que um deles se rebela gerando problemas - que não são colocados de forma tão clara no primeiro livro, pelo menos.
Comparando com Nárnia, achei a obra um pouco mais lenta mas, pela leitura inicial, inda creio que poderei me deparar com uma história mais complexa também.

No meu blog tem um artigo só falando dessa série e de outras que ainda estou lendo :)

site: http://aleitorafantastica.blogspot.com.br/2016/03/as-series-ainda-nao-terminadas.html

Glauber 10/01/2012

Como todos os livros do C.S. Lewis, este apresenta uma ótima narrativa e vem tecendo em suas páginas um esboço da nossa humanidade distorcida.

EuSouRose 19/07/2011

É um pouco difícil definí-lo. É uma aventura com ficção científica que levam a uma reflexão sobre os objetivos da humanidade. Outro ótimo livro de C. S. Lewis! Gostei muito mesmo!

Chico Milk 07/11/2011

Como é de se esperar de Lewis, é um livro fantástico! Aproxima-se muito do Silmarillion no modo de descrever cenários, personagens e situações, mas de uma forma muito mais simples. Os diálogos finais são maravilhosos, e ao mesmo tempo que fazem você sentir uma ânsia pelo fim do livro, fazem refletir sobre a imensidão do universo, sobre a história da humanidade e coisas do tipo. Excelente!

Nat 28/06/2014

Dr. Elwin Ransom está excursionando pela Europa. Em busca de um lugar para pernoitar, ele vai parar na casa de dois tipos suspeitos, que se revelam ser Devine, um antigo colega de faculdade, e Weston, físico e amigo deste. Devine lhe oferece estadia e Ransom acaba aceitando, mesmo sentindo que existe algo de muito errado no ar. Ele é drogado e quando acorda, está a bordo de uma nave, a quilômetros de distância da Terra, em direção ao planeta Malacandra. Na primeira oportunidade que encontra, Ransom foge de seus captores e acaba dando de cara com umas das criaturas habitantes de Malacandra, um hross. Apesar da vontade de fugir, a necessidade de saber mais sobre essa espécie é mais forte, e assim ele passa a conviver com Hyoi e seu povo, aprendendo seus costumes e cultura, mas um triste acontecimento faz Ransom perceber que precisa abandonar os hrossa para evitar que Devine e Weston massacrem seus novos amigos. Ele parte em mais uma viagem que, sem saber, acabará levando-o de volta para a Terra.

Esse livro foi uma completa surpresa. Eu já andava atrás dessa trilogia do C.S. Lewis fazia um bom tempo, consegui comprar e finalmente comecei a ler. Não foi nada que eu tivesse esperado. Claro, eu sabia que não teria nada a ver com Nárnia (porque geralmente eu ouço “C.S. Lewis” e penso em Nárnia), e mesmo assim me surpreendi. No início, tive um pouco de dificuldade com a leitura, não me chamou a atenção como deveria, mas a história começa a melhorar no meio do livro. Os nomes dos personagens também não facilitaram, mesmo assim fui em frente... e gostei. Um fato bem legal é que Lewis coloca que sua história é um relato feito pelo Ransom real (no livro, esse nome é fictício, para proteger a identidade do real professor que viveu em Marte as aventuras de Ransom). A edição da Martins Fontes é ótima, a capa mostra a cena em que a história começa a fluir. Agora estou ansiosa para ler a continuação. Recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/06/alem-do-planeta-silencioso-de-cs-lewis.html

Christina 29/12/2014

Nova visão.
Essa obra me fez rever alguns conceitos sobre a verdadeira razão de estarmos aqui, Lewis como sempre nos leva a tentar ver as coisas um pouco mais além do queremos ver e assim vemos que a pergunta em si não é tão importante e que o é mais mais importante é nós mesmos devemos tentar dar um sentido à essa vida.

samu 10/01/2017

Filosofia de uma forma simples.
Além do planeta silencioso, é um livro escrito brilhantemente por C.S. Lewis, que conta história do filólogo Elwin Ranson um personagem singular e determinado. Com um mundo estranho e surpreendente Lewis nos leva a refletir sobre nossa atitudes. Nessa ficção apresentada vemos personagens encantadores. Lewis descreve bem o conceito de Humanidade, simples sem porquês.

Dâmares Dias 09/05/2017

Além do Planeta Silencioso - Trilogia Cósmica
Antes de falar da obra, não posso deixar de falar do autor... C. S. Lewis, autor das Crônicas de Nárnia, escreve para crianças, jovens e adultos, seu estilo literário ultrapassa gerações; em alguns de seus livros, como nos sete volumes das Crônicas de Nárnia e na Trilogia Cósmica, cujo primeiro livro é "Além do Planeta Silencioso", fala sobre questões relativas ao cristianismo em forma de ficção.

"Além do planeta silencioso" foi escrito no período da Segunda Guerra Mundial e é um livro bastante filosófico. Achei que também teria um enredo cheio de aventuras e fantasia, como o das Crônicas de Nárnia, porém esse livro é de narrativa bem lenta e arrastada...
O livro tem como personagem principal o Dr. Ransom, filólogo, que se vê "convidado a força" a participar de uma expedição a outro planeta, e lá chegando conhece criatura de espécies diferentes, que convivem pacificamente sob o governo de um ser superior.
O livro possui muitos trechos de em que o Dr. Ransom descreve sobre Malacandra (o planeta para onde foi levado) e muitos diálogos de cunho filosófico com as criaturas que lá habitam, isso é narrado de forma muito natural, sem que a leitura do livro se torne pesada (só um pouco mais vagarosa e meditativa).
Além disso, o autor cria uma linguagem própria para os habitantes de Malacandra, e o livro é recheado de palavras estranhas, mas tudo isso no contexto de aprendizado da nova língua pelo próprio personagem.
A Trilogia Cósmica ainda é composta pelos livros "Perelandra" e "Uma força medonha".
Livro bem diferente o que esperava, mas ainda assim uma leitura interessante para os fãs do autor...

site: lifalei.blogspot.com.br

Juliana 02/01/2018

Além do Planeta Silencioso
Olá Cronistas,

Bem-vindos a primeira resenha de 2018. Hoje vim compartilhar um pouco sobre o livro do autor C. S. Lewis, muito conhecido por ter escrito “As Crônicas de Nárnia”. O livro “Além do Planeta Silencioso” é o primeiro da Trilogia Cósmica, que segue o estilo de ficção científica.

O livro conta a história do Dr. Rasom, um filólogo (profissional que estuda as culturas através da linguagem), que durante suas férias encontra um antigo “amigo” de faculdade e acaba sendo “convidado a força” /sequestrado, por ele, para uma viagem a Malacandra (um planeta do nosso sistema solar).

A partir dai, Lewis começa uma crítica aos valores da nossa sociedade, mas sempre tendo como base a religião. É importante lembrar que o livro foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial, então, no autor está muito pessimista sobre a humanidade.

Em capítulos bem curtos o autor começa a nos mostrar nossa realidade cultural que está sob o efeito do pecado; como os outros planetas vivem e enxergam nossa história; como toda a nossa filosofia, ideologia, crença e teologia são afetadas como consequência do pecado.

Mesmo sendo uma ficção (ou não!!!), Lewis procura ser bem detalhista e descritivo ao nos apresentar o planeta Malacrandra e seus habitantes, o que exercita bastante a nossa imaginação. Muito do desenvolvimento da história são pensamentos do próprio Ransom, então, os diálogos são poucos, mas nem por isso são menos profundos.

Ao final do livro, há uma carta entre o verdadeiro Dr. Ransom e o contador desta história; mas a carta fala tanto sobre consertos na escrita, que no fim das contas não temos certeza se a viagem para Malacandra foi real, ou não.

Acho que comecei uma nova fase, a de ler ficção científica e estou amando. Eu não diria que “Além do Planeta Silencioso” seja parecido com “As Crônicas de Nárnia”, na verdade, Nárnia tem uma escrita voltada para o público infantil e “Além do Planeta Silencioso” é para um público mais adulto.

Para quem ficou curioso, os outros livros da série são “Perelandra” e “Uma Força Medonha”. O padrão é bem parecido com “Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz”, mas, independente do estilo, os livros de C. S. Lewis são sempre uma ótima pedida.

Fiquem com Deus!

*Esse livro vai ter resenha em vídeo também, assim que a iluminação aqui em casa ajudar ;D

site: http://www.julicronicas.com.br/2018/01/alem-do-planeta-silencioso.html
Karol.Martins 03/03/2018minha estante
Você escreve muito bem! Parabéns! E obrigada por belíssimas resenhas! Continuarei seguindo seus comentários temos um autor em comum que amo! E é este!

Juliana 14/03/2018minha estante
Obrigada pelo carinho Karol

@lendocomacamis 26/01/2018

Intrigante!
Ganhei o livro em 2015 e já tinha tentado essa leitura algumas vezes antes, mas lia e parava até que vi uma indicação aqui no Skoob e voltei a ler. É uma leitura com muitos detalhes dos locais, das personagens. Lewis não poupou palavras para descrever Malacandra.
O texto chega a ser cansativo pelo excesso de informação e descrições, mas a partir da metade em que se dá a conhecer o motivo dos humanos visitarem Malacandra é feito uma série de considerações sobre a espécie humana. Trechos que tocam e que falam sobre o fim da vida, o relacionamento com o próximo. Muito bom! Vale a leitura!

Hery.Dantas 26/01/2018

Mais conhecido pela sua grandiosa obra ''Crônicas de Nárnia'', o escritor anglicano C.S. Lewis nos brinda mais um vez com sua sensibilidade de tratar os atributos de Deus e seu plano de salvação. Explorando sempre os atributos naturais da criação de forma bela e simples.

''Além do Planeta Silencioso (Out Of The Silent Planet)'' é o primeiro livro da Trilogia Cósmica. Trata-se de uma obra de ficção que aborda a viagem do filólogo Ransom ao planeta Malacranda. Em sua interação com as várias raças/espécies do planeta, Ramson observa como suas ações, concepções filosóficas e espirituais são bem distintas das dos seres humanos.

A vida em Malacandra nos convida a refletir sobre como seria nossa relação com a natureza e a nossa cosmovisão se não houvéssemos sido contaminados pelo pecado.

Curiosidades sobre o livro:

1- A escolha de o personagem principal ser um filólogo foi nada mais nada menos que uma homenagem ao seu grande parceiro, o escritor e também filólogo J. R. R. Tolkien.
2 - A banda inglesa Iron Maiden homenageou a obra intitulando uma de suas músicas com o nome do livro.

site: https://www.facebook.com/NovaAmsterdaRN/photos/a.917971194982082.1073741828.917962384982963/920321674747034/?type=3&theater

Marcos Antonio 17/08/2019

Além do Planeta Silencioso.
Eu amo C. S.com o Lewis sempre desejei ser a Trilogia Cósmica, porém nunca tinha encontrado, demorou anos, porém agora consegui o livro e amei lê-lo, muito diferente o modo de escrita deste livro para as Crônicas de Nárnia.
Imagina sair de seu mundo sem imaginar o que vai encontrar no outro mundo, é isso que acontece com o personagem deste livro, ao ver os habitantes deste novo mundo pensa de imediato em um povo sem conhecimento e cultura e na verdade ele vai descobrindo que sem inteligência e sem cultura era ele, pois Hrossa deste mundo lhe tão uma lição do que é civilidade. Amei, quero ler os outros.