Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas - Além do Planeta Silencioso

LucasGabriel0 24/04/2024

Gostei da escrita de C.S. Lewis !!!
A história simples e interessante, Lewis escreve de uma forma reflexiva a história ficcional adaptando os trechos da bíblia ao seu texto, evidenciando a sua fé atravéz de sua escrita !!

Pamela693 21/04/2024

A importância do governo
Ficção científica da melhor qualidade + mundo espiritual. Fácil de ler? Pra mim não, mas valeu muito a pena!

ATHOS 01/04/2024

A aposta com Tolkien

"Além do Planeta Silencioso", o primeiro livro da Trilogia Cósmica de C. S. Lewis, é uma obra de ficção científica que tece reflexões filosóficas e teológicas sobre a humanidade, o universo e a busca pelo conhecimento. A narrativa acompanha a jornada de Ransom, um filólogo que sequestrado e levado para Marte, um planeta habitado por seres de inteligência superior.

**Enredo e Personagens**

A trama se desenrola em um ritmo acelerado, capturando a atenção do leitor desde o início. Ransom se encontra em um mundo totalmente alienígena, cercado por criaturas que desafiam suas concepções de realidade. Através da interação com os habitantes de Marte, ele aprende sobre sua cultura, filosofia e religião, questionando suas próprias crenças e valores.

**Aspectos Destacáveis**

Um dos pontos fortes do livro é a construção de personagens complexas e multidimensionais. Ransom, protagonista da história, é um homem de ciência que se vê confrontado com a possibilidade da existência de algo além do mundo material. Sua jornada de descoberta e transformação é cativante e inspiradora.

Outro destaque da obra são as descrições vívidas e detalhadas do planeta Marte e seus habitantes. Lewis cria um universo rico e intrigante, com uma fauna e flora peculiares, além de uma sociedade alienígena com costumes e valores próprios.

**Reflexões e Temas**

"Além do Planeta Silencioso" não se limita a ser uma mera aventura espacial. A obra propõe reflexões profundas sobre a natureza da verdade, a relação entre fé e ciência, o papel da humanidade no universo e a busca por um sentido para a vida.

**Conclusão**

Este livro é uma leitura recomendável para quem aprecia ficção científica de qualidade, com elementos de fantasia e filosofia. A narrativa envolvente, os personagens intrigantes e as reflexões profundas sobre a vida e o universo tornam "Além do Planeta Silencioso" uma obra memorável e atemporal.

**Pontos Positivos:**

* Enredo envolvente e ritmo acelerado;
* Personagens complexas e multidimensionais;
* Descrições vívidas e detalhadas do planeta Marte e seus habitantes;
* Reflexões profundas sobre a natureza da verdade, fé, ciência e o papel da humanidade no universo.

**Pontos Negativos:**

* Alguns leitores podem achar o ritmo inicial um pouco lento;
* A linguagem rica em descrições pode dificultar a leitura para alguns.

**Recomendação:**

"Além do Planeta Silencioso" é uma leitura altamente recomendável para fãs de ficção científica, fantasia e filosofia. A obra é indicada para adultos e jovens adultos que apreciam histórias complexas e que provocam reflexões sobre a vida e o universo.

**Para quem procura:**

* Uma aventura espacial emocionante;
* Uma história que desafia suas crenças e valores;
* Reflexões profundas sobre a natureza da verdade, fé e ciência;
* Uma leitura rica em descrições e detalhes.

brunadlm 31/03/2024

Dificilmente encontrarei algo tão criativo quanto este livro; é surpreendente, fascinante. Pude conhecer um planeta novo e relembrar aspectos da velha raça humana, retratada de forma crua e muito real por um autor fora da curva. Lewis é brilhante, e eu não perderei a chance de dizer para quem for: leia Além do planeta silencioso ainda hoje! E se restar dúvidas, saiba que: "O quarto onde estava era silencioso, vazio, quase escuro. Ele estava se preparando para dormir de novo quando uma voz alta e aguda bem ao seu lado disse: Oyarsa mandou chamá-lo."

Alessandro.Aguilera 07/03/2024

Simples e criativo
Uma história que me surpreendeu, apesar de escrito em 1938, é de uma criatividade espantosa e com uma narrativa simples e bem construída que vai envolvendo o leitor página a página. Como faz parte de uma trilogia, o próximo será Perelandra.

Elisa 26/01/2024

É um livro que demora pra ter ação. No início, pode ser um pouco monótono, mas ele vai melhorando e chega a pontos muito legais. Gostei bastante. Espero que o próximo comece com mais rapidez e tenha mais ação desde o início.

Belinha 15/01/2024

SIMPLESMENTE INCRÍVEL!!
C.S. Lewis foi maravilhoso aqui, em? Por meio de uma aventura espacial, o autor nos faz olhar para a nossa sociedade com a perspectiva de alguém que está fora dela. Causando uma baita reflexão sobre as atitudes humanas e sobre a visão que temos de nós mesmos, a qual já está acostumada com os absurdos intrínsecos a nossa sociedade. E tudo isso junto com uma narrativa incrível e bem descritiva. Afinal, o personagem principal vai para outro planeta, então há muita descrição de paisagens. Porém, isso não torna a leitura difícil, são descrições bem simples e fáceis de visualizar.

Uiara 03/01/2024

Mais ou menos
A premissa do autor foi apresentar um contraste entre a sociedade humana, que só pensa em explorar e colonizar, e uma sociedade extraterrestre, onde a convivência entre espécies é respeitosa e a crença em um Deus único é unânime e suprema. O livro é escrito em primeira pessoa pelo personagem Ransom, sequestrado para uma estranha aventura em Marte (Malacandra). O estilo do autor não é rebuscado, então a leitura é fácil. Porém, o desenvolvimento é muito arrastado no começo, e no decorrer dos capítulos se tem a impressão de que não há um objetivo, um clímax que dê expectativa para o desenrolar do enredo. Isso só acontece bem depois da metade, em um encontro que me lembrou os filmes de aventura da Sessão da Tarde dos anos 1980. O autor escreveu a obra em meados do século 20, mas não fez nenhum esforço para transformar a viagem ao espaço em algo crível (sim, a ideia era a fábula da sociedade ideal, e não ficção científica, mas podia ter caprichado mais), algo que Júlio Verne fez no século 19: a narrativa de como a nave pousa na Terra é risível (ora a nave está sem rumo em direção à Lua, ora está no meio de um mato com chuva). Vale dizer que nunca havia lido nada do Lewis antes, então meu comentário não está contaminado por expectativas criadas a partir da leitura das "Crônicas de Nárnia".

Marcos943 02/11/2023

Livro bom, mas?
Achei a história interessante. A premissa pra levar a uma crítica social e política era visível. É um livro para ser lido com calma, com pesquisas, se possível. Achei um pouco desnecessário a riqueza de detalhes em cada cenário, ainda mais de um mundo que é fictício, a leitura ficou lenta e cansativa, mas com certeza irei ler os outros dois livros da trilogia para saber como se encerra essa história!

Ana Bernhard 10/07/2023

Um planeta que vive no plano original do universo
O aconteceria se um escritor de Teologia escrevesse uma Ficção Científica? O resultado a gente encontra nessa obra prima incrível chamada "Além do planeta silencioso".

Sou apaixonada em Ficção Científica, apaixonada em Fantasia e amo a forma da escrita do C.S.Lewis, mas não esperava que essa leitura fosse ser tão impactante e acabasse se tornando o meu livro favorito de todos os tempos!

Neste livro nós acompanhamos a inesperada viagem de Ransom até o planeta Malacandra (o planeta que conhecemos como Marte, mas nomeado assim pelos seus nativos). Ele viaja até lá como um prisioneiro de dois humanos com interesse nos recursos minerais do planeta vermelho, uma vez lá, ele foge dos mesmos e tenta sobreviver no planeta desconhecido.

Uma vez lá, Ransom passa a conhecer diferentes seres, vegetais, paisagens, e se depara com um mundo em equilíbrio e onde todos coexistem em harmonia. Um planeta onde o plano original do criador do universo deu certo.

Eu não conseguiria resumir a história ou tentar fazer ela caber aqui, mas de maneira genial o autor nos faz refletir sobre a humanidade enquanto olhamos para a "humanidade" de seres que não são humanos. Isso nos faz pensar sobre por qual motivo tomamos certas decisões, e somos confrontados sobre a maldade e o egoísmo que naturalmente existe em nós.

Uma leitura FUNDAMENTAL. Fui muito impactada e ministrada durante a leitura, e realmente não esperava que o livro seria tão incrível assim. Recomendo a todos!

JoAo.Vitor 07/07/2023

Bom... Masss
É uma leitura aprazível, com personagens vivos, que te tocam. Mass... Tem seus defeitos.

A maioria das críticas negativas que vi, foram injustas, creio que isso se dá pelo não entendimento da proposta do autor. Muitos disseram que não se parece muito com uma ficção científica, e mais com um conto de fadas... Sim! Essa era a ideia, e o próprio autor confirma.

Outros ainda comentam como Lewis perde tempo demais descrevendo o ambiente, onde tem muito detalhes difíceis de imaginar. De fato, é difícil, mas é o estilo do autor, precisa ter um esforço imaginativo muito grande para visualizar as paisagens. Muitos comparam erroneamente com as Crônicas de Nárnia, dizendo que é muito mais fácil as descrições ilustrativas dela. Mas isso é meio claro, uma vez que as paisagens das Crônicas partem da nossa natureza, nosso dia-a-dia, enquanto deste livro, as paisagens são de uma realidade que nem sequer existe. Outra questão, é que Nárnia é feito para CRIANÇAS, e nos esquecemos disto. Enquanto APS é para adultos.

(É importante ressaltar que Lewis escreveu essa "SciFi" antes do próprio homem ir à lua)

Mas sim, tem alguns defeitos. Lewis, propositalmente, não queria aprofundar muita na cultura dos seus personagens, nem muito na língua que cada um falava. Acho que isso foi um erro. A impressão que fica, é que é uma obra em potencial não aproveitada, digo, uma obra a nível Senhor dos Anéis. É uma leitura boa, mas minguante, pouco robusta... Como aqueles filmes que nos entretem, mas não tem um final (embora APS tenha um final). Talvez aí a crítica de descrições detalhadas da paisagem possa entrar. Lewis teve que encurtar alguns diálogos e enredos em prol das descrições das paisagens. Mas para mim, não precisava sacrificar nem um nem outro.

Não é por causa disso que deixarei de ler os outros dois livros da trilogia, até entendo quem desanima, mas a maioria que leram por inteiro, disseram que o dois é melhor e o três ainda mais. Vale até a pena a leitura, vale a pena as lições que nos deixa, mas poderia ter mais.

Quesia.Marco 22/06/2023

Incrível!
Que leitura incrível! Conta a história das aventuras de Ransom pelo espaço, visitando Malacandra. O livro é cheio de pensamentos e reflexões de como nós, humanos, lidamos com o nosso planeta e o nosso próximo.

Angell 24/05/2023

Vale a pena investir na leitura
De fato o início do livro me pegou um pouco, tive dificuldade de desenvolver a leitura como em as Crônicas de Narnia. Mas quando há o primeiro diálogo profundo entre Ransom e uma das criaturas de Malacrandra, todo o livro tomou uma outra visão sob meus olhos e encarei a leitura de outra forma. Não me arrependo de ter continuado, os pensamentos, as visões e o que mais me assusta, a realidade trazida por um outro ponto de vista, fazem desse livro um dos mais incríveis que já li.

Gutenberg Carlos 14/05/2023

Esperava mais
Para quem assim como eu conheceu Lewis através das Crônicas de Nárnia, pode ficar um pouco desiludido com esta obra.
Não que seja ruim, porém seu início é cansativo, eu acho, que é estendido um pouco demais.

Do meio para o fim a história se desenrola melhor E aí você consegue ver a genialidade de C.S. Lewis.

Além do Planeta Silencioso é mais uma fantasia que chama a atenção pelos personagens a descrição do local e reflexões sutis que o personagem principal, Ransom, faz comparando o planeta que ele está agora, Malacandra, com a sua terra natal.

O posfácio ainda ajuda a compreender melhor a obra.

Enfim, achei que abandonaria o livro ainda no início, mas valeu a pena a leitura e agora fiquei com vontade de ler o livro 2.

Fer 27/01/2023

Eh o primeiro livro da trilogia cósmica. É uma parábola de sua época que acabou por resistir ao tempo e tem sido apreciará por sucessivas gerações.