O Brasil Privatizado

O Brasil Privatizado Aloysio Biondi

Resenhas - O Brasil Privatizado

Lista de Livros 05/05/2023

Lista de Livros: O Brasil privatizado: Um balanço do desmonte do Estado, de Aloysio Biondi
PARTE I:

“ATÉ TU, MALAN?

Tudo somado, contas benfeitas mostrariam que as privatizações não reduziram a dívida e o “rombo” do governo. Ao contrário, elas contribuíram para aumentá-los. O governo ficou com dívidas — e sem as fontes de lucros para pagá-las.

Ironicamente, o governo reconheceu isso com todas as letras. Na carta de intenções que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, entregou ao FMI (Fundo Monetário Internacional), inconscientemente, o governo confessa que o equilíbrio das contas do Tesouro ficou mais difícil porque... o governo deixou de contar com os lucros que as estatais ofereciam como contribuição para cobrir o rombo até serem vendidas. Pasmem-se, mas é verdade.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

PARTE II:

“ADUBO PARA A RECESSÃO

Implantada com distorções, a política de privatizações acabou por ser um dos fatores da recessão, por diversos caminhos. As importações maciças realizadas pelos “compradores” tiveram um efeito mais devastador do que parecia à primeira vista. A compra de peças e componentes no exterior, em substituição à produção local, significou cortes na utilização também de matérias-primas, como plástico, borracha, metais, devastando setores inteiros, fechando fábricas, cortando empregos — isto é, puxando a economia do país para o fosso. Além disso, a própria concentração dos empréstimos do BNDES a esses “compradores” implicou, na prática, que as demais áreas e centenas de milhares de empresas continuassem às voltas com a falta de crédito. Ou, ainda, submetidos a juros elevadíssimos, enquanto os clientes do BNDES desfrutam de taxas baixíssimas, privilegiadas: chegam a apenas um terço dos juros cobrados no mercado.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/01/o-brasil-privatizado-um-balanco-do_23.html

Kátia Sulene 10/11/2020

Centavo por centavo , o autor faz os cálculos das privatizações criminosas que ocorreram aqui nos últimos anos.

Gracielle 21/06/2020

De forma bem didática o livro retrata como se deu um dos maiores roubos da história brasileira no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Luiza 24/04/2019minha estante
[Livro lido entre 18 e 21 de abril de 2019]

Silvio Almeida 14/05/2015

O MAIOR ROUBO o da história do Brasil
Este livro explica de maneira bem didática como os governos do PSDB entregaram pérolas como Vale do Rio Doce, Embraer, Bancos Estaduais, Sistema Telebrás a troco de nada.

É tanta falcatrua: estas empresas foram vendidas por preços subavaliados, o Governo financiou os compradores a juros subsidiados, aceitou "moedas podres" como pagamento, antes da privatização saneou as empresas, investiu, deixou dinheiro em caixa, assumiu dívidas para o Tesouro, permitiu as empresas piorarem a qualidade do seu serviços, isentou-as de obrigações quanto a compra ou produção de insumos em nosso país, permitindo que remetessem bilhões a título de dividendos ou como pagamento de tecnologias para as suas matrizes.

Por fatos como este que a grande mídia e o empresariado manipulam a opinião pública em favor do PSDB, pois o Governo petista foi marcado pelo endurecimento de regras junto a estas empresas privatizadas, afetando seriamente os seus interesses.

Em resumo, todo brasileiro deveria ler este livro para ter ciência exata de como nosso país é objeto de grandes interesses econômicos e políticos de grupos que historicamente dominam os rumos de nosso país.
Donaldo 26/12/2015minha estante
Nada do que você disse é verdade. Os preços não foram sub-avaliados - houve leilões e o preço foi de mercado. Financiar o comprador é normal em privatizações - vide o que o BNDES fez nas "concessões" dos aeroportos, por exemplo, o de Guarulhos. "Moedas Podres" é uma vergonha - nada melhor que um Governo honrá-las.
E investir para sanear a empresa e valorizá-la também é normal - é como fazer uma funilaria e lavar o carro antes de vendê-lo.

Piora do serviço depois da Privatização? Em 1993 um telefone fixo podia custar US$10,000 - hoje o custo é zero.

Em resumo, o PSDB fez tudo certo, o PT está fazendo quase tudo errado - e o pouco certo que o PT faz é quando copia as "Privatizações do PSDB" e chama de "Concessões".

Jota 02/11/2016minha estante
Parabéns amigo, concordo em tudo que você disse.
Esse Donaldo deveria ler o livro ou, se já leu, deixar suas ideologias políticas de lado. Não se trata de ser contra ou a favor de um partido, mas sim conhecer esse período mais sujo e corrupto da história do país.

Disotelo 23/12/2017minha estante
Que a privatização foi suja eu não tenho dúvida, mas ainda não entendi como vender uma empresa tão abaixo do seu preço de custo em um leilão público dessa magnitiude, essa acusação específica soa como fraude, mas tem outras acusações que parecem verossímeis.

erika 21/04/2015

Linguagem simples
Esse livro é imprescindível para qualquer leigo que queira compreender o crime de lesa-pátria cometido na Era FHC. É para nunca mais repetirmos a mesma história. Recomendo!
Donaldo 26/12/2015minha estante
"Crime de lesa-pátria" é o que o PT fez na PETROBRAS.

Leo 15/02/2016minha estante
O que o PT fez com a PETROBRAS com certeza teria feito com a Vale, Embraer, etc. Antes das privatizações metade dos classificados dos jornais era para venda de linha telefônica. Onde moro, na época, uma linha saía por US$ 15.000,00. Se aceitaram pagamento com moeda podre, então venderam muito bem. Se tivessem doado aquele lixo já seria um ótimo negócio.

Jota 02/11/2016minha estante
Não tem como repetirmos porque já venderam quase tudo, e o que sobrou será vendido pelo gov. Temer e quem entrar da direita em 2018.

Mas se houvesse essa possibilidade, repetiríamos esse erro. Basta ver esse Donaldo e Leo defendendo as privatizações, que nada mais foram do que a entrega do Brasil aos interesses internacionais.

Enquanto isso, a desculpa é falar em corrupção na Petrobras, sendo que no gov. FHC e antes dele também já existia, mas suas mentes limitadas são incapazes de entender.

Glaucia 13/08/2012

Opinião
O livro é bom, mas muito repetitivo, eu diria que ele só fala a mesma coisa só que de formas diferentes. Mas tem uma linguagem bem compreensível e esse é o motivo porque eu gostei dele.
Donaldo 26/12/2015minha estante
Note que a maior parte é mentira ou opiniões travestidas de fatos. Sabe por quê você está lendo estas linhas? Porquê FHC não deixou a TELEBRAS estatizar a internet em 1995. Eu sei. Eu estava lá.

Jota 02/11/2016minha estante
Donaldo, que beleza, aceita toda a corrupção das privatizações porque temos internet?

Em vez de criticar o grande jornalista Aloysio Biondi, vencedor de 2 prêmios Esso de Jornalismo, escreva um livro mostrando a sua "verdade" sobre as privatizações e veremos qual livro será mais respeitado e lido.