Tocaia Grande

Tocaia Grande Jorge Amado




Resenhas - Tocaia Grande


63 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Anderson.Hoch 31/12/2021

A História de um lugar
Tocaia Grande de Jorge Amado, o livro obrigatório do Desafio Livrada 2021, também minha primeira leitura deste autor.
É uma experiência, uma prosa, um causo, um evento ou vários ao mesmo tempo. É a história, o desenvolvimento de um lugar, onde os personagens crescem e evoluem, surgem e somem junto a ele...
Tem historias de amor, vingança, festas, doenças, tristezas, alegrias e gracejos, forças e fraquezas.
Mais que esperava e menos que poderia imaginar. Leitura divertida.
comentários(0)comente



Ludmila 03/11/2021

Simplesmente MARAVILHOSO! Fiquei um tempo segurando o celular (acompanhei por audiobook) assim que terminou, pensando na história, com os olhos bem marejados, já com saudades das personagens e de Tocaia Grande...
comentários(0)comente



Paula1735 10/10/2021

O que dizer dizer sobre Jorge Amado um dos maiores escritores do Brasil. Tendo vários livros famosos como alguns: Tieta do agreste, Gabriela cravo e canela, Tereza Batista cansada de guerra, Capitães de areia. Também foi escritor e político , onde teve que sair do país ficando fora do país por alguns anos , e não pode se despedir de sua filha.
comentários(0)comente



Mariana 04/09/2021

Perfeito
Tocaia Grande sustenta sua qualidade e ritmo do começo ao fim, prendendo a atenção e estimulando a nossa curiosidade.

Apesar de ter uma linguagem super popular, a escrita é digna de um mestre: um Jorge Amado já em sua fase mais madura. O texto todo é limpo e perfeito, nenhuma palavra está ali por acaso, nem em excesso. E o tom da narrativa é de intimidade, como se estivéssemos ouvindo um grande contador de histórias.

O livro narra o surgimento de um povoado no lugar onde houve uma grande emboscada de jagunços. Tocaia Grande é como passa a ser designado o lugarejo, que vai crescendo e recebendo novos moradores. Acompanhamos a evolução do povoado por décadas até se tornar a cidade de Irisópolis.

Para mim, foi uma grande sacada escrever um livro sobre a formação de uma cidade... Tocaia Grande na verdade parece um mundo à parte, com personagens interessantíssimas e muito bem construídas. Jorge Amado surpreende com sua capacidade inventiva e a construção de personagens vívidos, que parecem saídos da vida real. Consegui imaginar cada uma delas... foi difícil me despedir no final. ?

Aliás, toda a história é extremamente visual, sendo possível imaginar cada detalhe, cada rua, cada casa, cada festa. Fica fácil entender porque Jorge Amado teve seus textos tão adaptados para televisão.

Amei o livro e já virei fã, colocando o autor entre os favoritos da vida. ??

Afinal, livro bom é livro gostoso de ler, que faz a nossa imaginação voar longe e com linguagem acessível. Recomendo fortemente!
Carolina.Gomes 04/09/2021minha estante
Eu li capitães da areia, A morte de Quincas q eu adorei. Porém, depois de D. Flor, n quis ler mais nada de Jorge Amado. Lendo sua resenha, penso q devo rever essa implicância com Jorge.


Mariana 05/09/2021minha estante
Carolina, é só o segundo livro que leio dele, mas tenho a impressão que talvez vc possa ter gostado mais da primeira fase do Jorge Amado. Talvez seja uma explicação...rs Mas eu daria outra chance, sim! ?


Carolina.Gomes 05/09/2021minha estante
Vou dar. ?


Alê | @alexandrejjr 05/09/2021minha estante
Ele era um grande contador de histórias. Dele, só ali até hoje o sensacional "Terras do sem-fim". Queria ver se consigo espaço pra ler esse livro ainda este ano, mas vai ser difícil...


Mariana 05/09/2021minha estante
Alexandre, eu acabei incluindo esse ano por causa do Desafio do Livrada! Desisti do Desafio, mas fico feliz por ter lido este hahaha
Se não conseguir, não deixe de ler ano que vem! ?




Juni 21/08/2021

Um faroeste grapiúna
Eu acho que esse livro foi o livro que eu demorei mais tempo para finalizar.
Abandonei por umas 3 vezes e sempre precisava recomeça-lo, pois não lembrava onde havia parado ou o que estava rolando.
Muitas vezes eu desejei que o livro tivesse um ritmo mais acelerado, porém ao chegar no final, não consigo imaginar que teria tido o mesmo deleite se o ritmo escolhido fosse outro.

Você é inserido dentro da vida, passado e presente, de praticamente todos os dezenas de personagens presentes neste épico.

Todos os vínculos familiares, xodós, desavenças e anseios dignos de uma novela mesmo.

Não consigo dar uma nota maior devido ao romance entre a Bernarda e o Capitão. Me incomodava bastante as cenas entre eles, apesar de saber que no sertão de antes (e até mesmo de hoje) relacionamentos deste gênero eram comuns.
comentários(0)comente



Juh 07/07/2021

Vou tomar uma na bodega no Fadul
Ler obras de Jorge Amado para mim é sempre uma delícia, de longe um dos meus autores preferidos e com a obra Tocaia Grande não foi diferente, que leitura massa, dei boas risadas mas também nos mostra muito a realidade da região cacaueira do sul da Bahia lá pro final do século XIX. E nós, leitores vamos acompanhar a formação de uma cidade que já começa sendo nomeada de Tocaia Grande através de uma tocaia bem sucedida armada pelo capitão Natário da Fonseca, a mando do coronel Boaventura.
?
Com o crescimento da cidade os novos habitantes vão surgindo e colorindo a história, os personagens das obras de Jorge Amado são sempre memoráveis e a cada obra me conquistam com suas personalidades únicas, inclusive eu até criei uma fanfic de estar tomando um trago de cachaça na bodega do turco Fadul Abdala batendo um papo com Coroca. Não existe um personagem principal, vemos o desenrolar da história de Tocaia Grande como cidade juntamente com a saga da vida dos moradores.
?
E o lugarejo vai crescendo até se tornar uma cidade, porém até lá, Tocaia Grande enfrenta alguns desafios, como a grande enchente, a peste, e uma outra tocaia armada: novamente a mando do coronel Boaventura, só que dessa vez apenas para satisfazer os caprichos de seu filho, o mimado Venturinha, que por sua vez desejava agradar uma de suas conquistas amorosas. Apesar desses acontecimentos, a pequena cidade também tem seus momentos de alegria, com os almoços aos domingos, festa de São João e reisado, evidenciando a culinária e a cultura local.
?
Importante frisar aqui que esta obra é uma das últimas escritas de Amado, é um livro com uma quantidade razoável de páginas embora para alguns leitores seja um pouco extenso, porém é uma leitura muito gostosa e fluida, bem organizada, fácil de ler e compreender. Para quem já leu esta obra, deixa aqui nos comentários o que mais te chamou atenção, e para quem ainda não leu, leia!
comentários(0)comente



paulla.costa.779 28/05/2021

Jorge Amado descreve de forma simples e com as gírias de seu estado natal: Salvador. Desta forma a aproximar de seus leitores.
Vicioouss 02/08/2021minha estante
Salvador não é um Estado. E Jorge Amado não é da cidade de Salvador, ele é de Itabuna, sul da Bahia, terra do cacau.




Rodriguinho @literario.rojo 11/04/2021

“Digo não quando dizem sim em coro uníssono. Quero descobrir e revelar a face obscura, a qual que foi varrida dos compêndios de história por infame e degradante...Quero contar o amor impuro, quando ainda não se erguera um altar para a virtude…” (trecho retirado da obra).
.
Nessa resenha apresento o personagem principal dessa marcante obra que é Tocaia Grande, um esquecido lugar de passagem encravado no sul da Bahia, que posteriormente se torna uma cidade com prefeito, ruas asfaltadas um perímetro urbano e com seus coronéis.
.
Na narrativa temos o processo de produção e distribuição do cacau como plano de fundo no desenvolvimento da história e todo o contexto social que nos são apresentados os personagens em Tocaia Grande. O livro é dividido pelos processos de desenvolvimento que ocorrem em Tocaia: um lugar, depois um arruado, um lugarejo, um povoado, um arraial e por fim a cidadela do pecado, o couto dos bandidos. Jorge Amado cria personagens marcantes na passagem do local, que de forma magistral fixa em nossa memória devido ao rico processo de composição desses sujeitos.
.
Durante esse processo a sociedade de Tocaia é marcada por tragédias sociais, humanas e naturais, a peste que se instala após uma grande enchente que ocorre no lugar que ocasiona a morte de muitos moradores. E não poderia deixar de destacar aqui a grande manifestação cultural que nos é apresentado como o primeiro São João do lugar, os forró
comentários(0)comente



Sarah 05/04/2021

o primeiro, certeiro
Minha primeira obra de Jorge Amado. Iniciei com quase uma centopeia de pés direitos, sendo eufemística.
Essa obra contemplou tudo o que eu mais amo: o regionalismo, a linguagem coloquial, a descrição minuciosa da paisagem pra você sentir que está lá. A sensação de estar em casa. Fica aquela vontade em conhecer cada personagem, sentar pra tomar um café, fotografar o dia-a-dia.
Narrada à realidade da época e do local, é delicado e rústico, sentimental e terrível, assim mesmo, tudo junto.
comentários(0)comente



Erika 10/02/2021

Excelente, os enredos do Jorge Amado sempre te prendem. Amo histórias que o personagem principal é uma cidade/vila
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo 20/09/2020

Força
Acompanhar o surgimento de Tocaia Grande com todas as "figuras" trazidas por Jorge Amado é perceber que o interior do país é lugar sem lei, mas repleto de personagens fantásticos. Impressionado com tamanha criatividade e narrativa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Flavio.Vinicius 26/07/2020

Ler Jorge Amado é visitar as raízes
Ler Jorge Amado é visitar as nossas raízes. As palavras, os costumes, as festas, a fé: as raízes nordestinas estão eternizadas na literatura amadiana. Tocaia Grande talvez seja o romance que mais demarca esa característica da literatura de Amado, ao descrever o nascimento do muncipio de Irisópolis, que passou da tapera Tocaia Grande até a cidade com paralelepípedos ingleses. É uma história coletiva, é a história da cidade. Os personagens se encontram para formar um todo, as muitas vidas se encontram vindas de diversos locais e acabam se combinando em Tocaia Grande, juntando as dores e as delícias, o sangue, o suor e o sexo. Belíssima obra! É como cheirar o passado, visitar as raízes.
comentários(0)comente



63 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR