Em busca de abrigo Jojo Moyes
Jojo Moyes

Resenhas - Em Busca de Abrigo

Ioneide 04/10/2016

Em busca de abrigo
A história de três gerações, três mulheres, na verdade são quatro, a bisavó, a avó, a filha e a neta. Dando ênfase a avó, a mãe e a filha. Mulheres com dificuldades de demonstrar os sentimentos, fechadas em seu mundo. Já li outros livros da Jojo Moyes, e esse não foi dos melhores que li. Narrativa um pouco lenta, sem muitas novidades e sem oferecer incentivo para terminar a leitura. Mesmo assim tirei dele uma lição, devemos demonstrar nossos sentimentos enquanto temos a pessoa que amamos do nosso lado. Por gostar tanto dessa autora há de se perdoar por esse ser seu romance de estréia e ainda bem que as suas narrativas foram melhorando cada vez mais.

@aangeladani 16/09/2016

Em busca de abrigo
Esse é o primeiro livro dessa renomada autora, e foi publicado originalmente em 2002. Conta de forma sensível a história central de três mulheres da mesma familia e de gerações diferentes - avó, mãe e filha -, narrando os conflitos e dificuldades típicos da relação entre pessoas tão próximas e, ao mesmo tempo, tão distantes em seus conceitos e expectativas.
Sem dúvida, a principal abordagem que a trama trás está na necessidade do entendimento de cada personalidade diferente, nos dramas familiares e na busca por maiores demonstrações fraternas, muitas vezes deixadas de lado. Tudo culminando, inevitavelmente, na necessidade da aceitação e principalmente do perdão.
Só preciso fazer uma ressalva, porque a história é um tanto quanto arrastada em alguns pontos, com descrições um pouco desnecessárias e que acabaram por cansar um pouco a leitura. Mas ignorando isso, a essência da trama de fato vale a pena pelas reflexões que produz sobre as dificuldades nos relacionamentos familiares. .
Nota: 3/5 (bom)

Nathy 13/09/2016

Em Busca de Abrigo – Jojo Moyes – #Resenha
Esse é o primeiro contato com a autora e fiquei feliz que tenha tido um resultado positivo. O modo de ela escrever me lembrou muito a Emily Giffin e como gosto da autora isso acabou sendo algo bom. Quando comecei a ler não queria mais parar de ler. E entendi muito bem porque tantas pessoas elogiam a autora. Minha maior surpresa foi saber que esse livro foi o primeiro publicado pela autora. Geralmente os primeiros livros não são os melhores. Agora fico imaginando se gostei tanto desse livro vou amar os próximos dela.

O livro conta a história de três mulheres – avô, mãe e filha. E como a relação dessas três mulheres pode ser extremamente complicada. Elas não se dão bem de nenhuma forma. Quando Sabine é mandada por sua mãe Kate para passar um tempo na casa de sua avó Joy as coisas parecem mudar um pouco. Tudo o que elas imaginavam saber uma sobre a outra muda completamente. Segredos importantes guardados dentro da família são descobertos. Mas, o que poderia ser um problema acaba se tornando a solução.

A narrativa é em terceira mudando o foco entre as três personagens principais. Mesmo tendo uma temática um pouco sombria/dramática demais. A autora conseguiu escrever de um modo que cativasse o leitor. Não sente vontade de parar de ler até saber como a história dessas três mulheres irá terminar. Geralmente fico cansada com livros muito dramáticos, mas dessa vez queria continuar lendo.

Não, elas ficaram complicadas porque eu arrumei um padrasto atrás do outro.

O começo do livro é com a Joy. Pelo pouco apresentado eu simpatizei com a personagem. Estava a achando diferente e muito determinada para a sua época. No entanto, quando passa no presente toda aquela simpatia não estava mais tão elevada. Ela parecia ser uma mulher fria e sem nenhum sentimento. Depois mostrou que estava mesmo tentando ter um bom relacionamento com sua neta e sua filha. Porém, por não conseguir mostrar seus sentimentos dava aquela impressão errada. No final do livro minha conclusão foi que ela era uma mulher que tinha sofrido demais na vida e não sabia como se livrar da situação. Teve que aguentar até o final mesmo que tivesse vontade de correr para longe de tudo e todos. Eu acho que a admirei nas últimas páginas do livro. Porque ela era mesmo uma personagem forte.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2015/08/em-busca-de-abrigo-jojo-moyes-resenha.html

Gabi Luchetta 04/09/2016

Por quê tão triste?
A história fala sobre 3 gerações, avó, filha e neta. Até aí, tudo bem. Gosto das narrativas que começam no tempo atual, pulam para outras décadas, voltam para os dias de hoje.
Achei interessante ir descobrindo aos poucos o passado de Joy e de Kate, ajudou a entender esta família complicada (qual não é?).
Mas não consegui entender por que tinha quer ser tudo tão deprimente...tão triste!!!
As relações frágeis, marcadas por pouco diálogo, pouco afeto, acabam tornando o livro terrivelmente triste...real...mas triste.
Não é que eu queira sempre um final feliz (sempre otimista), mas poderia ter tido pelo menos um final surpreendente, chocante... Teria salvo a história. Geralmente um bom final muda tudo.

Helen 28/07/2016

Em Busca de Abrigo
Na minha opinião, o pior livro da autora.
Bad vibe total, parece que todos os personagens são infelizes, deslocados e egoístas.
Leitura arrastada e confusa, mudando toda hora de ponto de vista.
Não recomendo, perda de tempo.

Pâm 09/07/2016

Em busca de abrigo é narrado em dois tempos passado e futuro, livros assim me encantam porque conhecemos bem mais sobre diversos personagens, os vemos como estão no presente, mas no passado é que compreendemos suas motivações e o que fez com que eles chegassem até ali.
As três personagens principais são Sabine, katy e Joy vou falar um pouco sobre cada uma.
Sabine é obrigada por sua mãe Katy a ir visitar seus avós por tempo indeterminado com os quais nuca teve contato, no começo ela sofre bastante por não estar acostumada com aquele estilo de vida, e a dificuldade de se comunicar com eles, afinal são duas gerações muito diferentes, com o tempo ela se vê gostando da Irlanda, dos avós, e até dos cavalos.
Katy é um desastre em relacionamentos nunca consegue se sentir feliz e amada, e acaba sufocando a filha com o excesso de preocupações, quem é mãe entende um pouco esse lado de apertar os filhos e nunca querer solta -los, embora ela exagere nessa parte, ela tem problemas com os pais desde jovem, e acaba tendo que voltar para a Irlanda pela saúde do pai, lá ela reencontra um "antigo namorado" que acaba modificando a sua maneira de ver o mundo.
Joy uma senhora idosa com normas e regras rígidas, sempre pontual e apaixonada por cavalos, que esconde segredos sobre o passado que podem modificar a forma como vemos sua história.

Na verdade, o mais legal do livro é ver a forma como um simples fato algo que não conhecemos, pode mudar toda uma história e nos permitir ver através das ações das pessoas, coisas que não entendemos podem estar baseadas em traumas passados. Joy nunca conseguiu superar o que aconteceu, isso trouxe consequências para todos. A história me fez pensar será que eu seria capaz de superar e seguir em frente? Mas não esperem uma grande surpresa, no decorrer da narrativa você acaba ficando com essa suspeita, e então já descobriram qual é?

site: http://leituraschibi.blogspot.com.br/

Denise - @embarcandonaleitura 23/03/2016

Em busca de abrigo
E se vc tivesse que lidar com os seus erros e acertos do passado? Esse livro conta a história das três gerações da família Ballantyne. Joy, Kate e Sabine. A resenha completa está no blog. Corre lá e aproveita pra ler sobre o primeiro livro escrito da nossa autora Jojo Moyes.

site: http://denibrigembarcandonaleitura.blogspot.com.br/

Um Rascunho a Mais 23/03/2016

Resenha: Em busca de abrigo
Conheci a autora Jojo Moyes através do livro Como eu era antes de você e gostei bastante do primeiro contato com suas obras. Esse é o terceiro livro que leio dela ganhei ele em um sorteio do Skoob, porém demorei um pouco para iniciar a leitura. A sinopse não retrata muito bem o tema que será abordado no livro, a leitura é um tanto lenta, acaba focando em fatos não tão importantes. Três mulheres da mesma família, três gerações, relacionamentos frios e distantes, personalidades distintas, mas ao mesmo tempo nos surpreende com algumas semelhanças.
Tudo começa em 1953, ano da coroação da rainha Elizabeth II, em Hong Kong, a jovem Joy conhece Edward Ballantyne no momento em que todos estão reunidos para ouvir a coroação da Rainha pelo rádio, no dia seguinte já estão apaixonados e noivos.
Em seguida no ano de 1997 conhecemos Kate e Sabine, o relacionamento de mãe e filha não está nada fácil, Kate sempre quis ser amiga de sua filha e não entende como as duas não conseguem ter uma relação de amizade. Sabine não compreende como a mãe transita de um relacionamento para outro com a maior facilidade e a condena por isso, ela sempre esperou que a mãe fosse menos dependente dos relacionamentos, fosse uma mulher de decisão e não complicasse tanto a vida das duas. Kate tentando minimizar os danos do ultimo relacionamento fracassado decide afastar Sabine por um tempo enviando-a para passar férias na Irlanda com os seus avós, com quem não teve praticamente nenhum contato durante toda a sua vida.
Quando Kate engravidou ela tinha apenas dezoito anos e essa ato foi considerado como uma rebeldia de sua parte, como consequência se afastou de sua família e mudou-se da Irlanda para Londres na Inglaterra. Ela criou Sabine distante de seus avós, sem criar vínculos e principalmente a criou em moldes totalmente diferentes do que a sua vida na Irlanda.
A adaptação de Sabine a vida no campo é complicada a principio, seus avós são cheios de regras e parecem nem se importar com a presença da neta, não demonstram afeto, aumentando o rancor que sente da mãe por tê-la mandado para a Irlanda. Seus avós são Joy e Edward (o casal que conhecemos no início do livro) e bem lentamente vamos nos familiarizando com a história de amor dos dois. Eles já estão idosos, Edward enfrenta problemas de saúde e está cada vez mais frágil, porém Joy continua sendo aquela mulher forte e imponente do dia em que se conheceram.
Até Sabine se acostumar e começar a compreender os avós demora bastante o que acaba deixando o desenvolvimento do livro um pouco cansativo. Muitos fatos pequenos acabam ganhando um grande destaque e os fatos importantes acabam ficando em segundo plano. O clímax do livro se dá apenas no final, quando aconteceram os fatos que considerei o ponto forte da história. Como já disse alguns fatos ficaram rasos e eu acho que mereciam um pouco mais de atenção, a família Ballantyne teve seus momentos difíceis, porém o foco acaba sendo os momentos de rebeldia da neta Sabine.
Resenha completa no nosso blog

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/03/resenha-em-busca-de-abrigo.html

Jubs 15/03/2016

Demonstre seu amor!
É uma história que de forma inesperada eu acabei por me identificar muito. Ela fala sobre, não a dificuldade de amar, mas sobre a dificuldade de demonstrar todo esse amor dentro dos laços familiares. A autora também mostra como esconder algo pode acarretar em dramas internos e mágoas decorrentes dessa omissão. E é com uma linda história que ela nos leva a refletir sobre a construção da nossa própria história. Daí a minha fala de que a Jojo tem lá seu ponto de auto-ajuda por trás de seus contos.

Anna 07/03/2016

Decepcionante
A escritora costura várias histórias, e termina por arrematar de uma forma tosca, assim... De repente, sem muito fundamento... Deixa vários pontos soltos. E por outro lado descreve tantas minúcias desnecessárias, que não há outra forma de avançar na história, sem pular vários trechos. Não recomendo!

Jujuba 22/02/2016

Desafio - Em busca de abrigo
A estória se inicia quando Kate que esta terminando um relacionamento e iniciando outro resolve enviar sua filha Sabine para a casa da avó Joy. Jojo e delicada ao mostar que todos temos problemas e seguranças (alem é claro de segredos), que ser mãe não nos da todas as respostas. Que o amor pode ser duradouro apesar dos problemas. Tocante, com muitas tramas interligadas, muito amor e muitos desencontros, uma estória que vale a pena ser lida.

PS Amo Leitura 24/01/2016

Razoável
"A história é contada sobre a família Ballantyne - avó, mãe e filha. Uma história de amor.

Cada capítulo descreve sobre o presente ou o passado de cada uma. A avó - Joy - nasceu na Irlanda e conheceu Edward - que era um oficial da marinha - e apaixonaram-se. Casaram no prazo de um ano, depois que ele retornou de uma viagem; A mãe - Kate, filha de Joy - mudou-se para a Inglaterra, porque sua mãe não aceitou sua gravidez aos 18 anos e ela não aguentava as regras impostas; A filha - Sabine, filha de Kate - é obrigada passar um tempo com a sua avó na Irlanda e acaba gostando, pois precisava de um tempo longe da mãe.

Joy foi sempre muito rígida e sempre gostou de regras: tudo em seu devido lugar e horário. Já Kate não colocava regras, mas também não durava em nenhum relacionamento. Sabine sentia vergonha da sua mãe por sempre ser "usada" pelos rapazes e nunca perceber isso. E Sabine era apenas uma adolescente, que gostava de um rapaz. Nada mais.

Quando ela vai para a Irlanda - no começo recusou drasticamente para não ir, pois Wexford é uma cidade pequena e que não evoluiu nos últimos anos, mas acaba adaptando-se aos modos de seus avós e ela faz grandes amizades com Annie, senhora H, Thomy e Bobby. São personagens secundários, mas envolventes.

A história é muito rica em detalhes, mas ainda faltou algumas justificativas. Detalhou coisas, ao meu ver, desnecessárias e deixou a desejar informações importantes.

O que mais gostei no livro são as reconciliações entre mãe e filha, as demonstrações fraternas de amor. Toda mãe sempre quer o melhor para sua filha, mesmo que ela não perceba isso logo de cara, mas com o tempo, diálogos e a vida acaba ensinando que no final "a nossa mãe está sempre certa." "

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2015/09/em-busca-de-abrigo.html

Angel Sakura 16/01/2016

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
Eu não tinha lido nada da Jojo antes, quando a Bertrand nos enviou o livro fiquei feliz de poder ler o trabalho dela. Todo mundo sempre indica os livros dela, falam tão bem que eu estava ansiosa por isso. Mas, penso que talvez começar por este não tenha sido uma boa escolha ou talvez pela hype da blogosfera literária com a Jojo, eu me decepcionei um pouco. Não é um livro ruim, mas não é o “ai meu Deus” que todo mundo tinha me prometido. Culpa das minhas expectativas? Talvez. Vou desistir da autora? Definitivamente não.

”— Que diferença faz? — perguntou.
— Não faz diferença alguma. Só queria que as pessoas fossem francas comigo.
— Franqueza, bah… Você nunca vai conseguir muita franqueza das pessoas, pode acreditar. “

O livro trata sobre a história de uma avó, mãe e filha, três gerações de uma mesma família: as Ballantyne. E mesmo se tratando de personagens diferentes elas tinham muito em comum e foi fácil me afeiçoar à elas, eu entendo a dificuldade delas de demonstrarem seus verdadeiros sentimentos. É uma história de uma família com problemas como os seus ou os meus, mas também alguns únicos somente delas. E aqui tenho que elogiar a autora, adorei a construção de personagens e os secundários que serviram para aprofundar mais ainda o cenário. As pessoas que eram incluídas no enredo tinham uma função, uma história e um motivo. Isso me atraiu bastante.
[... continue no blog ]

site: http://euinsisto.com.br/em-busca-de-abrigo-jojo-moyes/

Entre Café e Livros 27/12/2015

Em busca de abrigo - Jojo Moyes
Em busca de abrigo é um livro que fala de relacionamentos familiares mais precisamente sobre as dificuldades existentes entre mães e filhas e as expectativas que costumamos criar sobre as outras pessoas e que geralmente restam frustradas em razão dos conflitos de personalidade e objetivos diversos na vida de cada um. Contudo, o livro não se prende apenas às questões dos relacionamentos entre as três mulheres, é possível, também, encontrarmos histórias interessantes entre os personagens que rodeiam a propriedade dos Ballantyne, como a família de Annie, filha da governanta de Joy, e Thom, responsável por cuidar dos cavalos e do celeiro da propriedade.
Em fim, é uma leitura emocionante e profunda que aborda encontros e desencontros, traição, e principalmente, a necessidade do perdão. É um livro feito eu diria para a reflexão, que nos faz pensar, analisar e, acima de tudo, aprender. Eu recomendo a todos que gostam de ler um bom drama familiar, e que prezam por uma estória bem estruturada.

site: http://www.entrecafeelivross.blogspot.com.br

Thais 26/12/2015

Primeira vez que leio Jojo Moyes
Apesar da fama de Jojo Moyes, e das minhas amigas sempre me indicar livros dela, este é o primeiro romance que pego para ler da autora. Ele não é tão popular e conhecido como outros livros de Jojo, mas bastou a Editora Bertrand o relançar, com uma capa nova e atraente, para que ele desse um boom pela blogosfera. O que ajudou bastante para eu decidir que realmente era hora de ler algo de Jojo Moyes.

'Em Busca de Abrigo' conta a histórias de três mulheres da família Ballantyne, sendo elas a avó/mãe Joy, a mãe/filha Kate e filha/neta Sabine. Todas as três unidas por suas diferenças e grande dificuldade em se relacionarem.

Ao iniciar mais uma separação com seu mais recente companheiro, Kate decide enviar sua filha Sabine para a casa da avó, qual ela mal tinha contato, para que não sofresse tanto com a saída do padrasto de casa. No entanto para a adolescente isso já era algo comum, que ela colocou na cabeça que já não a afetava mais. E contra seu gosto ela vai parar na fazenda dos Ballantyne, no interior da Irlanda.

Chegando lá Sabine tem que se adaptar as regras de convivência dos avós, que ao seu ver ainda parecem viver nos anos 50. Para a garota que vinha da cidade grande em Londres, não seria nada fácil viver cheia de obrigações e limitações, mas pior ainda seria lidar com os avós, a ponto de Sabine considerar sua mãe e seus problemas de relacionamento, algo bem mais suportável.

E é após uma série de acontecimentos que o destino decide juntar Joy, Kate e Sabine, que além das dificuldades existentes nos seus relacionamentos, terão que lidar com outros grandes conflitos, segredos, perdas e sentimentos contraditórios.

O livro é narrado em terceira pessoa, oras pelos olhos de Joy, oras pelo de Kate e oras pelo de Sabine. Além disso a autora nos faz viver diferentes gerações através da narração dessas personagens, e nos possibilita enxergar o quanto cada uma delas não é bem aquilo que a outra julga, e até nos influência de vez em quando a julgar.

Outra qualidade incrível de Jojo Moyes nessa estória é a de não limitar o enredo dessas 434 páginas apenas ao mal relacionamento entre as três protagonistas, dando abertura a dramas interessantes vividos por alguns de seus personagens secundários. Mas embora esse tipo de estrutura na narrativa tenha me agradado, não posso dizer que a leitura fluiu facilmente. Na verdade demorei um pouco a pegar o ritmo desse enredo, porém a partir do momento que aconteceu (lá pela página 130/150 mais ou menos) ficou quase impossível largar o livro. A cada página que passava eu queria saber mais detalhes do passado de cada uma dessas personagens.

Com certeza esse é um livro que retrata a dificuldade de relacionamento e conflitos vividos entre diferentes gerações de uma família. Mas também é uma emocionante estória que trás uma positiva mensagem, da qual de certa forma, até me fez refletir sobre meu próprio comportamento em família. Eu recomendo para todos vocês que gostam de ler um bom drama familiar, e que prezam por uma estória bem estruturada. Jojo Moyes não me decepcionou e eu pretendo ler muitos outros livros dela ainda.

Confira a resenha no meu blog - http://migre.me/swJn7

site: www.amigadaleitora.com