A Casa das Marés Jojo Moyes
Jojo Moyes

Resenhas - A Casa das Marés

Fernanda631 05/07/2023

A Casa das Marés
A Casa das Marés foi escrita por Jojo Moyes e publicada em 2003.
Esse foi o segundo livro publicado por Jojo Moyes, em 2003. Como é até frequente nas histórias da autora, duas histórias são contadas ao mesmo tempo, separadas por décadas.
Na primeira, que corresponde aproximadamente às primeiras 200 páginas, a história se passa em meados dos anos 50 na cidade de Merham, na qual imperam rígidas regras sociais. Aqui somos apresentados à Lottie e Celia, jovens que cresceram juntas após a família da segunda ter, de certa forma, adotado Lottie durante a Segunda Guerra Mundial. Quando uma excêntrica família de artistas se muda para Arcádia, mansão de Merham, as duas garotas criam uma proximidade com os recém chegados capaz de desencadear uma série de acontecimentos para suas vidas. Na segunda e terceira partes da obra, somos transportados ao início do século 21, no qual Daisy, uma decoradora de interiores londrina, após ser abandonada pelo marido, é contratada para restaurar Arcádia, retornando, assim, ao cenário original da trama.
Primeira estória: temos Lottie e Celia, duas garotas que nos anos 1950 vivem em Merham, uma pequena cidade litorânea inglesa. Celia é filha do médico local, muito respeitado, e Lottie, durante a Segunda Guerra passou a morar com a família de Celia, numa espécie de adoção.
Merham é extremamente conservadora, seguidora dos bons costumes e nada realmente interessante acontece lá, para desespero de Celia, que deseja ver o mundo, enquanto Lottie só deseja achar seu lugar no mundo. Mas quando excêntricos artistas se mudam para Arcádia, uma mansão de Merham, as duas garotas se encantam com os recém-chegados, tão diferentes de todos na região. E a relação com eles muda toda a trajetória de vida das meninas.
Já na estória da segunda trama, vamos para o século XXI e conhecemos Daisy, uma decoradora de interiores londrina que acabou de ter um bebê, foi abandonada pelo marido e é contratada para restaurar Arcádia. Merhram, mesmo tantas décadas depois, ainda é retrógrada e conservadora e Daisy precisa aprender a lidar com os cidadãos da cidade, com o seu recém-divórcio e com as descobertas que faz sobre a história da casa – e sobre si mesma.
A Casa das Marés é dividido em três partes e tem todos os elementos que conhecemos e amamos em Jojo Moyes. Romance, protagonistas feministas fortes que passam por crescimentos pessoais dolorosos, perdas, sensibilidade, segredos que são desvendados aos poucos e muita emoção.
A escrita da autora, mesmo esse sendo apenas o seu segundo livro publicado, é fluida, bem desenvolvida e com pontas bem amarradas. Um ponto positivo da autora é que sabemos que sempre podemos esperar um bom livro, muito bem montado.
Os personagens são bem construídos, principalmente Lottie, que é o foco da primeira parte – ainda que Celia apareça bastante -, Daisy, protagonista da segunda e terceira partes, e a sra. Bernard, antiga proprietária de Arcádia e que ajuda a decoradora, ainda que seja uma pessoa amarga e sempre de cara fechada.
Mas apesar desse tanto de pontos positivos, A Casa das Marés demorou muito a me envolver. Achei a leitura interessante desde o início, mas estava com dificuldade em me conectar. Aproximadamente da metade para frente mergulhei mais no enredo e o ritmo fluiu melhor para mim.
A narrativa de A Casa das Marés se dá sempre em terceira pessoa, porém alternando a visão dos fatos de acordo com diversos personagens que vão surgindo ao longo do enredo. Assim, é possível tanto ter uma visão mais ampla dos acontecimentos da história quanto pode-se compreender melhor as emoções e pensamentos de muitas das figuras que aparecem nela.
Dessa maneira, A Casa das Marés, ao falar de amores, perdas, encontros e desencontros, traz um retrato sobre o que é a vida e os sabores e dissabores de vivê-la. A ação do tempo no enredo foi seu perfeito ingrediente: ao mesmo tempo em que é capaz de intensificar emoções, permite que ações e escolhas sejam reavaliadas, e ressalta o que realmente vale a pena em nossas jornadas.
Uma leitura deliciosa e recomendada aos românticos.

@elaqueamalivros 03/07/2023

Amei demais, mas esperava um final melhor?
Eu amo a escrita da JoJo, até mesmo as suas longas descrições (que é algo que muitaaaaa gente reclama dos livros dela).
Leio as histórias da autora e me sinto dentro das cenas. Por isso que amo tanto sua escrita, mas entendo quem não goste.

Falando de ?A casa das marés? preciso ressaltar algo que Moyes faz de melhor: histórias que se passam em dois períodos de tempo e se cruzam em algum momento ou em alguma situação. É incrível como ela faz isso muito bem em suas obras.

Gostei demais de quase todo o livro, principalmente a construção dos personagens e como suas histórias se conversam entre si. Camille e Daisy são minhas preferidas. Lottie não ganhou meu coração por algumas atitudes da protagonista, principalmente uma da primeira parte do livro que achei que a autora ?passou um paninho? para a mesma. Mas isso não me fez perder o interesse na leitura, fiquei instigada demais na história.

A descrição do cenário litorâneo também é muito gostosinho, fiquei morrendo de vontade de conhecer a casa Arcádia rs.

Em resumo o enredo me pegou bastante e gostei da leitura.

Porém, JoJo querida, o que você andou fazendo com os finais de alguns de seus livros? Já é o segundo que chego no final e fico muito breava contigo. Favor rever isso para os próximos kkkkk.

Dado o recado explico o motivo de eu ter dito no início que gostei demais da leitura e dado 4 estrelas: o final do livro faltou muito, muito mesmo. E eu detesto final de livro ?jogado? e sem muitos fechamentos.

Ah, o epílogo também ficou meio sem sentido.

Mas o livro é bom e vale as 4 estrelinhas e a leitura (se você veio aqui pesquisar antes de ler).

KessyCosta 16/06/2023

Sinceramente, Jojo
Acaba que pra quem ja leu livros maravilhosos da autora espera que a qualidade esteja lá em cima, ao invés de lhe dar crédito para escrever algo mais ou menos. E foi isso que aconteceu. Eu esperava muito, já que todos os outros que li eu amei e esse não foi bem assim. Achei toda a história fraca, a conexão da casa Arcádia com os personagens. Essa ligação de passado e presente, as coisas porcamente explicadas no final, o "galã" sem carisma, muito pelo contrário, eu torci para que não ficassem juntos porque o cara é um ogro. A história que mais me cativou foi a história da Dayse. Mas, como eu disse no começo, a Jojo tem muuuuitos pontos acumulados e eu lerei os seus próximos livros com certeza.

Rhuan C. S. 08/06/2023

Engrenou mas demorou?
Já li outros romances de Jojo, e esse foi o que menos gostei. O início foi bem confuso, e na verdade gostei mais da história quando teve um salto no tempo. Achei Lottie uma personagem interessante embora a história de Daysi tenha me prendido mais. Os plot twist deram um fôlego, mas esperava um pouco mais. Não é uma trama que eu leria novamente.

Nicioli 11/05/2023

A casa das marés
Um romance razoável, porém com algumas partes mais tediosas de se ler. Faltou um fim, a história pareceu incompleta. Senti falta de um epílogo pelo menos.

Nana Bastos 07/04/2023

A Casa das Marés
A leitura não fluiu de primeira.

É o segundo livro da autora e já percebi que os primeiros capítulos são bem complicados para entender logo de ínicio e só consegui engatar a partir da segunda parte do livro (e depois de ter "abandonado" por um tempo a leitura.

A história me agradou - gostei do envolvimento de Daisy com Jones (logo que se encontraram já percebi que seria o "casal" da história), somente o final que eu achei bastante estranho (a conversa de Lottie com o genro) mas acredito que valeu a pena leitura.

Carol 28/02/2023

Segredos do interior
Comecei a ler o livro várias vezes para conseguir engatar na história. Apesar de um começo complicado de entender, a história me agradou. Chegando na segunda parte do livro, houve um estranhamento com uma nova história, mas na hora em que as histórias se conectam tudo começa a fluir melhor. Achei muito interessante o mistério em torno de Lotie e como a autora conseguiu manter o segredo, fazendo com que a leitura ficasse ainda mais agradável. O romance de Daisy com Jones também é surpreendente. Valeu a pena a leitura.

Dani 24/02/2023

O livro possui uma leitura de faço acompanhamento, história rápida e com final esperado, segundo livro desta autora que leio, e tenho gostado muito.

Isis243 31/12/2022

Salto no escuro
Eu não posso negar que gostei.
Me apaixonei pelos personagens, velocidade e ferocidades dos fatos e bem ali, no ponto alto, tudo muda.
Levei um susto!
Tempo diferente, personagens distintos e nada, absolutamente nada, se conectada com aquele primeira parte. Até que de repente tudo faz sentido.

Adorei a reviravolta de Lottie, mas, o epílogo ? ops ? não fez qualquer sentido para mim.

Caro leitor, se você desvendar, vem me contar.

Boa leitura !
E divirta-se :)
Rhuan C. S. 08/06/2023minha estante
Acho que o epílogo é uma das cartas de Célia para Lottie que ela nunca abriu?

Isis243 21/06/2023minha estante
Obrigada Rhuan

Julia Romão 27/12/2022

Não acho que a premissa tem a ver com a história. A história até me agradou (nada de extraordinário), mas os capítulos muito grandes deixaram a leitura arrastada. Gostei dos personagens, das histórias, mas tinham muitos detalhes e nada de profundidade. Tudo que acontecia já me fazia prever o final. Alguns personagens poderiam ter um desfecho melhor.

(Leitura: agosto, 2021)

Lari 26/11/2022

A Casa das Marés
Duas histórias, uma casa, 50 anos a separam.

Na década de 1950, a Casa Arcádia é comprada por um grupo de artistas bohemios que não são bem vistos pela população da pacata cidade litorânea de Merham. As jovens Lottie e Célia, porém, são atraídas e ficam encantadas pela vida que os moradores da Casa Arcádia levam e fazem visitas escondidas. Ao serem descobertas, visando manter a reputação da família, Célia é enviada para estudar em Londres. Em seu retorno a cidade,surpreende a família ao trazer consigo seu noivo Guy, um rapaz jovem, lindo, simpático e que conquista sua família e sua melhor amiga Lottie à primeira vista.

Nos anos 2000, Daisy acabou de ser mãe, foi abandonada pelo marido e aceita um trabalho para transformar a antiga Casa Arcádia em um hotel de luxo, o que não vai agradar nada os moradores de Merham.

Rafaela.Einsfeld 23/11/2022

Casa Arcádia
Era 1950 o ano. A Casa Arcádia. A casa da atriz. Ou a casa dos boêmios. Não importa qual nome leve, era esta a casa que os habitantes da cidade de Merham não gostavam muito, devido a moradora de lá. Mas Celia e Lottie gostavam da atriz e faziam constantes visitas. Até um dia serem pegas, Celia ser mandada para Londres e voltar noiva de Guy.

50 anos depois conhecemos a toda ferrada Daisy, mãe de uma bebê, que acabou de levar um chute do pai da criança, mas (porque nem tudo são notícias ruins) consegue fechar um contrato para reformar a Casa Arcádia que acabou de ser comprada por um empreendedor que transformará a casa em um hotel.

E, em algum momento, as histórias de passado e presente irão se juntar.

O livro começa nos anos 1950 e depois passamos para os anos 2000. Conhecemos a história de 2 mulheres diferentes, mas, pessoalmente, me apaguei bem mais a história da Lottie.

Não lembrava como eu gostava tanto da escrita da Jojo Moyes até ler novamente um livro dela.

Para quem não curte uma leitura mais descritiva, não sugiro a leitura.

O livro tem romance, tem bebês, tem velhas fofoqueiras, tem casa a beira mar? enfim, uma delícia de leitura?

Boa leitura a quem for ler. (???????)

Maria22510 29/10/2022

Já li melhores dessa autora
Histórias que se entrelaçam e que as vezes nos confundem. Muitos nomes, muitos personagens, as vezes ficava bem confuso saber quem era quem. Daqueles livros que a gente termina de ler só na curiosidade de saber se algo vai melhorar até o final. Eu gosto dos livros dessa autora, já li vários, porém desse não gostei muito.