Encarnação

Encarnação José de Alencar

Resenhas - Encarnação

Karen 27/04/2021

Esperava mais
De todos que já li do José de Alencar esse foi o único que deixou a desejar, um livro pequeno de enredo corrido que poderia ter sido melhor trabalhado dando-lhe mais detalhes como é o costume do autor. Não é um livro ruim, longe disso, criativo seu tema, porém fiquei com gosto de quero mais em relação a descrições passadas pelo antigo casal.

Lucas 03/08/2015

Sobre a história.
Não posso negar que o que me mais me agradou na história foi a primeira parte. Por um instante achei que a história seria a respeiro da vida do jovem casal. Fiquei maravilhado com a forma como José de Alencar narrou a romântica união daqueles.
Apesar de não ter me desagradado, o livro não chega a ser tão bom como, por exemplo, A Viuvinha, do mesmo autor. Para os que gostaram da leitura, recomendo este último. Será ainda mais envolvente.

cintia50 05/08/2015

Magnífico!
Atrevo-me a dizer que é um dos melhores romances de José que já li! um misto de sentimentos se apossou de mim enquanto lia, tive sensação de estar a beira do abismo e alguém me puxar diversas vezes!

Miria80 30/08/2015

Leitura rápida e com bom conteúdo
Não sou uma boa escritora de resenhas, porque acabo me estendendo muito tentando contar os acontecimentos principais. Então, deixo isso com a sinopse e vou apenas compartilhar o que achei do livro.
Bom, sou suspeita de falar de José de Alencar porque até hoje gostei de tudo o que li dele (menos Ubirajara) e com Encarnação não foi diferente. No início cheguei a achar que era uma história sem graça, banal. Mas depois percebi que a história, apesar de ser curta, envolve muitos sentimentos e retrata bem o poder que a mente tem de atrapalhar todas as áreas da nossa vida, principalmente por causa de situações da vida que ficaram mal resolvidas. O livro é bem escrito e diferente de alguns outros do Alencar, as descrições não são cansativas e são bem poucas até. O final é bastante surpreendente e muito, muito belo. Recomendo!

Ana Ira! 25/04/2017

Muito bom!!!!
Eu amoooooooo José de Alencar! Ele é um dos meus autores preferidos.
Até porque, quando comecei a me tornar uma leitora bem assídua, foi com os livros dele, do Machadão e da coleção Vaga-lume que me envolvia e entretinha.
Sempre cito esses "3", porque com eles, a minha vida mudou de mais. Foi aí que entrei de vez no mundo da literatura. Então tenho muito carinho e respeito e sempre indico-os. É claro que a coleção Vaga-lume tem muitos autores e não da pra citar todos aqui, mas todos os livros são MUITO bons mesmo!

E de todos, o José de Alencar é o mais romântico. Aiiiin tão fofo os livros dele! AMO!
Encarnação é um desses, bem curtinho por sinal, da pra ser lido em 1 hora!
Então, aproveita e leia aí! rs

Em Encarnação conhecemos o jovem casal apaixonado Hermano e Julieta. Ele extremamente fofo e apaixonado. Ela, muito feia. Ai to rindo kkkk mas é como o autor narra.
Logo no início da trama, infelizmente Julieta morre grávida. E Hermano entra numa depressão profunda permanecendo assim por muitos anos.

Amália é vizinha do casal e via furtivamente a alegria dos dois, chegando a decorar a música que Julieta cantava.
Quando cresce, se tornando uma linda e alegre jovem, da-se conta que o viúvo continua ali, enclausurado. E lembrando dele e de sua falecida esposa, fica triste ao pensar na solidão em que o vizinho habita.

Muito engenhosa, Amália canta a música de Julieta e entre outras façanhas, percebe-se apaixonada por Hermano e também o conquista! Até que se casam.

O livro é rápido, a narrativa flui bem e os detalhes são poucos apesar de esclarecedores.

Quando Amália casa e vai morar na casa ao lado da de seus pais, vê que ela passou por uma reforma, afim de receber a nova dona. Amália é meio que abandonada por Hermano. Ele continua depressivo e apesar de realmente estar apaixonado por ela. Sente-se como se estivesse traindo a falecida Julieta, por amar e ter se casado com Amália.

Amália descobre um negócio beeeem doido que o Hermano esconde em um dos quartos e percebe o quanto o marido é doente pela perda da primeira esposa. Ela não sabe como ajuda-lo, já que ele meio que a afasta cada vez mais.

Amália luta bravamente para ter o marido para si. Passando a perder um pouco da própria identidade, tentando até evocar a lembrança de Julieta, para ver se assim conquista o marido de vez.

Mas tudo foi em vão e Hermano provoca uma desgraça, que só pelo amor e ajuda de Amália ele sai dessa.

Anos depois, descobrimos que o casal passou por muitas coisas, entre elas, uma nova perspectiva que vem a ser a tal "encarnação". A meu ver, não tem nada de encarnação ali, mas né, se o autor achou que tem, eu respeito.

É que é algo vago. Eu não acredito em encarnação, deixo claro aqui que não tenho nada contra, até gosto de ler livros sobre, embora não acredite. Só que o que o autor quis colocar como encarnação, pra mim, não funcionou, não da pra comprar a ideia tão facilmente.

É um livro doce e profundo. Se você for ver bem, toca em muitos assuntos tabus. Viuvez e a dor da perda, recomeçar e casar-se novamente. Lutar contra uma depressão e buscar ajuda para sair-se dela. Entre outros.

Um romance bonito e que nos faz questionar bastante.
O final foi lindo, apesar desse negócio da encarnação não ter ficado muito claro.

Leiaaaaam gente, vale a pena conhecer essa obra!
Além de ser um livro curtinho e barato. Eu pagay R$2,50 no meu exemplar! Olha, de graça praticamente kkkkkkkk

E aí, quem já leu ou quer ler??
Não deixe de comentar!!

Beijocas,
Ana M.

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2017/04/resenha-encarnacao-jose-de-alencar.html

regifreitas 23/08/2017

Um romance de José de Alencar que destoa de todos os outros do autor já tive a oportunidade de ler. E isso aqui é algo bom! Menos dados aos excessos românticos, e trabalhando mais a atmosfera da narrativa, Alencar esboça um satisfatório ar de mistério (até certo ponto), chegando a flertar com o fetichismo e a bizarrice. Contudo, a protagonista Amália decepciona. De uma personagem bem construída de início – uma jovem decidida, que simplesmente não vê sentido em se casar só porque a sociedade e a família assim exigem –, transforma-se a ponto de anular a própria personalidade por causa do homem amado! Apesar disso, ENCARNAÇÃO me agradou de tal modo, que passou a ocupar a segunda posição no meu ranking José de Alencar.

Bia 06/03/2018

Achei extremamente chato, mas as vezes penso em dar uma segunda chance a obra

Carla 17/11/2020

José de Alencar sabe fazer descrições como ninguém e apesar de algumas pessoas não gostarem, eu adoro me sinto dentro do ambiente. Esse livro fala de outros temas além do amor romântico, apesar de haver bastante disso na obra.

Ana Carolina 23/01/2021

Sou fã dos romances do José de Alencar e esta história está dentre as que me marcou muito. Amor ou obsessão? Nesta história somos envolvidos pelo romance de Amália e Hermano, marcado pela perda de seu grande amor. Este livro nos faz repensar sobre como muitas vezes as pessoas mudam sua essência para se aproximar de outra pessoa e as repercussões na personalidade. Nos mostra também a superação de uma grande perda e como as lembranças de uma pessoa acabam por se transformar em um ideal. Apesar de ser um livro publicado em 1893 nos apresenta temas bem atuais.

site: @livrosqueamaremosparasempre