O Problema do Sofrimento

O Problema do Sofrimento C. S. Lewis

Resenhas - O Problema do Sofrimento

vivi 01/04/2014

Livrar-se do sofrimento é viver em comunhão e obediência a Deus
Lindo livro!Muito edificante!!Livrar-se do sofrimento é viver em comunhão e obediência a Deus.
"O salário do pecado é a morte"(Rm 6.23)
"Desde o superior até o mais inferior, o ego existe para ser abdicado e, por essa
abdicação, se torna tanto mais um verdadeiro "eu", para ser então ainda mais abdicando, e
assim para sempre."(C.S.Lewis)
Então Jesus disse aos seus discípulos:"Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mt 16.24-26)
No livro L.S.Lewis explica que a alma abençoada abdicou do seu eu, ego para andar em obediência e submissão, fazendo a vontade de Deus.
"E quanto a Deus, devemos lembrar que a alma não
passa de uma cavidade que é enchida por Ele. Sua união com Deus, quase por definição, é
uma auto-entrega contínua, uma abertura, um desvendar, uma rendição, de si mesma. "(C.S.Lewis)

Stanleyasr 22/12/2020

Apologética e vida real
Excelente introdução ao tema. Lewis trata de uma forma bem didática um tema extreeemamente pesado e complexo. O cara é um gênio com as palavras?
Ele não apenas trás uma excelente apologética, mas também aplica à vida real, fazendo com que a identificação pessoal torne o tema mais sensível e mais emocionante em certos pontos.
Super recomendo aos amigos cristãos que querem entender melhor como nossa crença se estabelece em responder perguntas difíceis.

Pazcovsky 20/07/2022

"Para o que mais os indivíduos foram criados, a não ser para que Deus, amando a todos infinitamente, ame a cada um diferentemente?
Deus criou: Ele fez com que as coisas fossem diferentes de Si Mesmo para que, sendo distintas, pudessem aprender a amá-Lo e alcançar a união, em vez da simples uniformidade."

É assim que Lewis finaliza seu livro, para nos mostrar que, apesar do sofrimento, nós fomos criados por Deus e, por isso, não podemos esquecer nosso valor, mesmo em meio à dor. Deus nos ama por quem somos, e é só isso que importa ?

Mateus Leiva 18/08/2023

Um livro que te faz pensar sobre sua fé - não que o dia a dia, a realidade do dia a dia, não te faça repensar sua fé. Mas ele serve como um fio condutor. É bom ter alguém que se posicione como contraponto a nós, sem nos emparedar, que é o que acontece muitas vezes quando você vai discutir fé com alguém.

Fala sobre religião como um conceito, e não é um questionamento de uma religião ou outra em específico, como se pode pensar em uma leitura mais superficial.

Van Chaves 14/02/2011

Um dos melhores livros que eu já li em toda minha vida! =]

Nós somos como uma grande obra de arte divina, algo que Deus está criando e, portanto, algo com que ELe não haverá de se satisfazer até que esse algo apresente determinado caráter. CS Lewis

Rique3 13/08/2014

Bendito seja Ashley Sampson
Por ter sido escrito de forma despretensiosa, esse livro se torna simples como uma conversa depois da aula. Síntese sistemática organizada por um autor que não consegue discorrer sobre o assunto de forma impessoal, você tem em mãos um livro que te entende e que você pode entender.

A leitura também contribui na compreensão de passagens confusas de 'A Última Batalha' e 'O Grande Abismo'.

Aline 24/12/2021

Complexo e Profundo.
"O problema da dor" de C.S. Lewis nos presenteia com uma reflexão bastante intensa de uma das maiores dúvidas da humanidade: se Deus é bom, porque ele permite que seus filhos sofram?

Apesar da leitura difícil e da profundidade de informações expostas, o que pode tornar o texto um pouco cansativo para o leitor (recomendo uma segunda leitura), é inegável a importância dos temas destacados por Lewis e a forma como ele as conduz, é magnífica, levando em conta de que ele é "leigo" no assunto, como o mesmo alerta na introdução (é perceptível o desconhecimento teórico da teologia em alguns trechos).

Explorando desde a questão da onipotência de Deus, bondade e maldade humana, desde a queda, o inferno e o paraíso, Lewis consegue expor de forma bastante explicativa do porque sofremos desde o início dos tempos. Ele remete a uma reflexão sobre o fato de que a bondade de Deus é diferente da nossa e que a dor e o sofrimento podem ser um verdadeiro bálsamo para os seres humanos e para os propósitos próprios divinos e também, para nós aproximarmos do Criador.

Recomendo essa leitura para pessoas que necessitam de respostas sobre as questões do sofrimento humano, mas já aviso que é bastante complexa.

Elaine Messias 30/12/2022

Filosofia cristã
Lewis avalia o dilema do sofrimento no mundo de maneira magistral, em passos lentos e delicados, possibilitando que vejamos com clareza uma das questões mais profundas da teologia: se Deus é bom e onipotente, por que não impede o sofrimento no mundo?

mrcs' 27/09/2013

Nao gostei.
Livro monótono, cansativo, o autor passa a impressão de um ex-ateu (o que ele diz que e'), empolgado com a recém aceitação de Deus como o criador e responsável por todo sofrimento do mundo, na justificativa de que ainda há um melhor porvir. Talve sirva de fato para ateus que simpatizam e pensam em aceitar Futuramente Deus como o criador de todas as coisas. P/ mim foi má perda de tempo e só terminei com muito esforço , porque nao gosto de deixar livros pela metade, porém, aos curiosos, boa sorte na leitura!

bybibsss 11/03/2024

Bem absorvido
Vou ser sincera e dizer que ??abandonei?? no final mas considerei como concluído por que tudo que eu poderia absorver, foi absorvido!

Lewis foi muito abençoado com sabedoria, muitas das coisas que ele cita eu já tinha uma ideia mas foi muito bom encontrar argumentos e profundidade para esses tópicos.

Deus é maravilhosamente bom o tempo todo e o sofrimento estará sempre neste mundo.

Foi um dos primeiros livros mais teólogos que li em muito tempo então foi uma leitura bem lenta mas meu livro está TODO grifado por que cada parágrafo era uma pedrada!

Um livro incrível para cristãos e não cristãos.

cid 28/04/2010

A ética Divina e a nossa.
C S Lewis fala sobre a onipotência divina e o sofrimento humano, querendo descobrir como não haver contradição entre a bondade Divina e o sofrimento humano.E coloca a sugestão que a Ética Divina talvez seja diferente da Ética Humana.O amor exige o aperfeiçoamento do ser amado. E que o sofrimento que acontece para nos melhorar é apenas um sofrimento temporário e aparente. E argumenta "Tente excluir a possibilidade do sofrimento que a ordem da natureza e a existência do livre-arbítrio envolvem, e descobrirá que excluiu a própria vida."

@brunologan7 03/07/2021

Complexo e bom
Este foi um livro que escolhi para ler em um momento triste, em que estava enfrentando uma grande perda. Nesse sentido de buscar consolo, o livro não foi uma boa escolha kkkk. (Para esta finalidade, eu recomendo O sofrimento nunca é em vão, da Elisabeth Elliot).

Aqui Lewis discorre suas reflexões acerca do mal/sofrimento de maneira interessante, mais filosófica do teológica ou experiencial. Nesse sentido, é uma boa escolha.

A leitura foi difícil para mim, mas pude desfrutar de boas lições a partir das partes em que consegui acompanhar o raciocínio de Lewis.

Quando eu fizer uma resenha mais detalhada, postarei no @dbvleitor e atualizo aqui.

Patresio.Camilo 16/10/2022

BOA LEITURA
Ler C.S Lewis, tem hora que é complicado. Pois ao resenhar, parece que se tem a obrigação de sempre o elogiar.
Mas neste livro, diga-se de passagem, uma leitura pesada, mas em tempos de romantismo do sofrimento se faz importante.
Apesar de sempre afirmar não ser teólogo, Lewis faz uma análise profundamente teológica e filosófica sobre o sofrimento.
Vale destacar dois capítulos que são extraordinários, o referente ao inferno e sobre o sofrimento animal. Nestes dois capítulos, Lewis é magistral.
Vale a pena a leitura, e com um bom marca texto ou post it para marcar, principalmente se você tem o hábito de falar em público, pois este livro traz muitos trechos que irão enriquecer qualquer aula ou palestra.