Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

Dan 08/09/2023

Algumas observações
O livro é composto por uma novela e três contos. A personagem Holly, da novela "Bonequinha de luxo", está entre as mais cativantes da literatura norte-americana, arrisco dizer que a graça do texto reside nela. Apesar do encanto dessa personagem, "Bonequinha de luxo" não possui a delicadeza, a beleza e a profundidade dos contos. Gostei bastante de "Um violão de diamante" e "Memória de Natal"; figuram entre os melhores contos que já li - com certeza. Os diálogos francos, as personagens vívidas, as pinceladas poéticas e a leveza do estilo de Capote são qualidades que se destacam neste pequeno livro. A sinceridade do escritor é evidente. Ele não distorce a realidade, não falsifica a vida por questões de ordem ideológica ou por ressentimento. É autêntico.

Nayany 27/04/2021

Estava com a expectativa altíssima, impossível não ficar associando com o filme. A Holly é bem interessante, entendi esse fascínio do Fred como tb entendi a raiva,bem de leve, que Ela pode despertar.

Isabela Louise 19/03/2021

Não era o que eu esperava
Mais um pra lista de clássicos que não eram nada do que eu esperava.
Não é um livro de todo ruim, mas como outros de seus contemporâneos, achei-o um tanto superficial.
Talvez seja eu, e meu hábito de leituras descritivas, que me impede de aproveitar o livro.

Luciana 14/07/2020

Livro é diferente do filme sendo igualmente bom.
Essa edição conta com mais 3 bons contos, o último memória de natal foi particularmente tocante.

Antonio Maluco 18/09/2021

Contos
O livro de hoje conta histórias da aspirante a atriz que ser famosa e outros dois contos do escritor

Gladston Mamede 26/03/2022

Melhor que o filme? Diverso. Psicologicamente mais profundo. E prefiro a Holly do livro. Mais consistente. Mais admirável em sua postura moral: uma moral própria, alheia a comum. Muito mais fascinante e verdadeira. "Para o bem e para o mal".
A edição traz uma novela (Breakfast at Tiffany's) e três contos. Em todos, seres humanos que encontram seu jeito de viver bem, apesar do mundo. Amei.

Mfarits 14/01/2021

Bonequinha de luxo é um clássico.
Mas eu não morro de amores por esse clássico.
Eu não sei se eu não compreendo a beleza da história, ou se eu não sou muito afeiçoado com o gênero.
Eu acho sim a Holly uma personagem legal e icônica.
Mas eu não amo a história.
Já tinha assistido ao filme e tudo mais...
Eu gostei bastante de ler o livro, mas não achei nada extraordinário.

Ju 06/06/2022

Surpresa agradável
Não conhecia os outros contos do autor além de Bonequinha de Luxo (um clássico, de fato). Nunca vi o filme, então, não tenho com o que comparar.

Foi uma leitura rápida e agradável, embarcando em todas as peripécias da Holly ao longo daquele ano.

Entretanto, não gostei tanto do segundo e do terceiro conto. Não sei se eu não tenho contexto suficiente para tal, mas não me desceu.

O último me fez chorar, é isso ai, parabéns.

Kami 15/01/2022

Gostei bastante da leitura, mesmo sendo uma história que pode ser considerada superficial, já que não aborda profundamente os personagens. Nela, acompanhamos o relato de um escritor sobre sua vizinha Holly, na qual demonstra ter uma vida misteriosa e fascinante. Possui algumas divergências com o filme e, para mim, a história se desenvolve melhor na adaptação. Essa edição acompanha mais três histórias que não me interessaram. Em resumo, recomendo a leitura.

hfdarlingalathy 28/06/2020

Achei um livro muito melancólico e o final foi perfeito, mas extremamente triste pra mim. Eu também espero que a Holly tenha encontrado uma casa, seja la onde ela tenha ido pra isso acontecer.

Heloisa 20/04/2022

"Holly é uma personagem icônica, simbólica. "Fred" as vezes parece uma criança feliz e empolgada com o novo amiguinho imaginário."

Talvez nada tenham a ver um autor com outro ou uma história com a outra mas lendo este pensava muito sobre "Mulheres" de Bukowski. Escritas tão infinitamente diferente mas retratando mulheres. Seus cotidianos, suas formas de agir e interagir com o que as cerca. Sinceramente, de forma pessoal gosto muito mais deste livro. É diferente, me senti transportada para uma outra esfera em um tempo não tão longínquo mas mais abstrato e de certa forma alegre. É uma leitura fácil e gostosa. Certamente recomendaria para alguns amigos que buscam algo significativo mas tranquilo e leve.

Genilce.Giani 10/02/2021

Livro para ler em uma tarde.
Livro divertido, fácil e muito rápido. Para ser lido em uma tarde. Apesar de ser um livro "antigo", poderia se passar nos dias de hoje.

Kátia 07/02/2021

Decepcionada
Tinha comigo, de muito tempo, a vontade de ler esse livro, por ser um clássico tão conhecido e aclamado pela interpretação da Audrey Hepburn na adaptação para os cinemas. Confesso que fiquei decepcionada, achei a escrita confusa e cansativa, não fluiu pra mim e terminei ele na base da insistência.

Kris 28/05/2011

Contradizendo todas as minhas expectativas, esta obra mostrou-se um verdadeiro cássico. Uma obra prima de Capote, atingindo com realeza seu objetivo de formular uma personagem complexa e densa. Contrariando o título e até mesmo o filme baseado nesse livro, este apresenta um conteúdo pesado e quase dramático, refletindo a intensa confusão entre contrários presente numa alma conturbada e quase doentia. A visão através dos olhos do personagem que narra torna tudo mais leve e ligeiramente mais cego, mas ao analisar-se 'imparcialmente' os fatos relatados, percebe-se o sutil absurdo das ações de nossa imortal Holly. Triste, confuso e cheio de entrelinhas, é um livro para quem gosta de verdadeiras histórias de vida.

Karol Rodrigues 25/09/2013

Esperava mais
Ouvi falar a primeira vez em Truman Capote na faculdade quando paguei jornalismo literário. Por falta de conhecimento ou desinteresse mesmo, demorei para descobrir que ele era o escritor responsável por inspirar o filme Bonequinha de Luxo. A primeira obra que li do autor foi um livro reportagem chamado A Sangue Frio, uma história real em forma de romance que, às vezes, até soava com ares de ficção.

Fiquei viciada no autor e foi aí que descobri novas obras de Truman. Fui com muita sede ao pote pensando que iria encontrar uma obra extensa, densa e um livro de, no mínimo, 300 páginas. Infelizmente, ou não, me deparei com um pequeno livro da Cia das Letras com mais de 100 páginas que se dividia em quatro contos. A primeira edição do pequeno conto consta de 1958.

A obra, que de tão fantástica virou filme, fez outro sucesso duplicado. Na pele de Holly Golightly, a atriz Audrey Hepburn ficou conhecida mundialmente por viver a vida de luxo de uma moça de hábitos e horários nada ortodoxos. Holly é uma personagem excêntrica, que correu de um casamento nada planejado no meio da roça para viver o mais perto possível da joalheria Tiffany’s.

Apesar de leve e sutil, a escrita de Truman se desenrola devagar e até certo ponto cansativa. Há poucas pausas no conto, que não tem parágrafos curtos e nem ao menos capítulos. Notei esses pontos também em sua primeira obra e me incomodei um pouco com a diagramação da Cia das Letras: letras pequenas e um certo defeito na divisão das páginas que deixava o livro meio "torto" ao decorrer da leitura.

Ainda não consegui conferir a adaptação cinematográfica de Bonequinha de Luxo, mas acredito que eles tenham acrescentado muita coisa no roteiro. Nas páginas, ficou com gostinho de quero mais e o cinema acabou dando um empurrãozinho e ajudando a deixar a história mais redonda, penso eu. O sucesso ficou por conta da interpretação de Audrey, que vergonhosamente eu ainda não tive a honra de conferir.

No final das contas, Bonequinha de Luxo não atingiu minhas expectativas (depositei fé demais) e acabei ficando com aquela velha pergunta "Sim, mas o que aconteceu com ela?" e de tão acostumada com livros grossos e cheios de detalhes, acabei condenando meu querido Truman e o xingando por ter escrito tão pouco. Vamos ver se assistindo ao filme eu mudo de opinião.

site: http://www.assinadokaka.com/2013/08/bonequinha-de-luxo-truman-capote.html
saralima 06/12/2013minha estante
Concordo com cada palavra sua!
Meu primeiro contato com Capote foi a sua biografia e fiquei muito cusiosa para ler A Sangue Frio, livro que recomendo a todos e considero a sua melhor obra. Eu acho Bonequinha de Luxo sem sal e o filme também não me entusiasma nem um pouco.....

Karol Rodrigues 25/08/2014minha estante
Pois é, Sara! Eu esperava coisa melhor do livro (e do filme também). Acredito que o sucesso dos dois tenha se dado pela direção e pela atuação de Audrey. É um filme história, que remete a uma época de luxo e, consequentemente, há uma apelação para a endeuzar a obra. A Sangue Frio com certeza é a melhor obra dele.

Andressa 13/06/2017minha estante
Acabei de terminar de ler e fiquei com a mesma impressão. Não entendi aqueles contos no fim do livro. O autor corta a história de Holly e foge para outras bem diferentes.
Achei um livro vago. Quando comecei a ler, estava com as expectativas tão altas, mas me decepcionei.