Um Lugar Para Ficar

Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

Giulia143 03/08/2012

Clara achava que tinha encontrado o amor da sua vida. Sério, porque Christian era perfeito pra ela, e ela, perfeita pra ele. Os dois não imaginavam um futuro em que eles não estivessem juntos, mas coisas foram acontecendo e forçando Clara a tomar uma decisão. Agora, ela está em Bishop Rock, fugindo daquilo que um dia ela achou que nunca iria se separar...

Quando comecei a ler esse livro, fiquei meio decepcionada, pois vi que o livro tinha mais narrativa da personagem do que diálogo, o que é um pensamento COMPLETAMENTE IDIOTA da minha parte, mas enfim, né... Isso não foi nenhum problema, tanto é que a narrativa é um dos pontos fortes do livro. Ela é tão suave, tão gostosa de se ler! Ela chega a ser poética, com todas as comparações ou simplesmente pelo modo como foi escrita. Você não tem pressa de ler, porque quer saborear as palavras, assim como a própria personagem faz.

As notas de rodapé são outra coisa do livro que eu adorei. Na verdade, eu adoro notas de rodapé em qualquer livro, mas adorei neste principalmente. Elas são narradas pela Clara, ou seja, é ela acrescentando alguma informação e/ou opinião à narrativa.

Uma coisa que eu comecei a fazer quando li este livro foi marcar as minhas frases favoritas. Eu tenho mania de ir engolindo um livro, e, mesmo que eu goste/adore/ame alguma frase, eu sempre deixo de lado a marcação dessas frases. De alguma forma, algumas frases desse livro me marcaram, e eu comecei a anotá-las. E esse livro tem bastante frases bonitas.

Em geral, a história trata de um assunto delicado, o qual a autora desenvolveu muito bem. Sério, eu fiquei apaixonada pelo modo como a autora escreve, e os personagens que ela criou, e até o lugar onde a história se passa. Pesquisando mais sobre a autora, no site dela tem um "mapa de personagens", e aí eu vi que alguns personagens e o lugar em que se passa essa história, aparecem em outros livros dela, E ISSO É MUITO LEGAL! Eu espero que a Novo Conceito traga muitos livros dela pra cá (ou todos :D), porque parecem ser tão bons quanto este!

"E foi assim. Mas se o destino muda as formas, o amor muda também. Ele pode vir sob a mais perigosa das formas. É o dia mais maravilhoso e, logo em seguida, é o pior dos seus dias. É sua esperança e o seu desespero."

Brilho 31/07/2012

Um lugar para ficar
Um livro contado em passado e presente, com narrativa em primeira pessoa e que traz a história do primeiro amor e excessivamente obssessivo de Christian por Clara.

O livro mostrará a história de Clara no passado nos quase 2 anos de relacionamento com Chris e no presente, onde em uma nova e pequena cidade ela e seu pai tentam recomeçar a vida.

Christian é um adolescente quase adulto, lindo mas muito inseguro, possessivo e intenso, no início do relacionamento Clara acha que encontrou o grande amor de sua vida, mas todos a sua volta começam a perceber que ela deixa tudo de lado para estar com Chris e isso com certeza não poderia terminar bem e ser saudável.

No presente ela está com seu pai passando as férias em um pequena cidade da costa, "Um lugar para ficar trará de amizade entre pai e filho, auto conhecimento e principalmente da importância de se perdoar.

Deb Caletti aborda um tema já bem conhecido de nosso cotidiano, o amor doentio, que extrapola qualquer limite da realidade, e com desfecho onde temos que pensar e refletir no que é melhor para cada um. Com flashbacks do passado ela mostra como Clara irá crescer de uma adolescente e se tornar uma mulher de verdade. o suspense rola solto no decorrer na história e a protagonista descobrirá um novo amor e perceberá que apesar de seus traumas passados a vida pode sim recomeçar e que sempre haverão obstáculos, onde o crescimento é essencial.

Uma história de amor e suspense infanto juvenil muito bem escrito, a diagramação é bem satisfatória, um livro leve e indicado a qualquer tipo de leitor.

Thais Priscilla 30/07/2012

Este é um dos livros mais repletos de sentimentos que eu já li e toda essa transmissão dos sentimentos dos personagens é essencial para atingir o leitor. Então, é claro que dei a nota máxima (cinco) apesar de não coloca-lo na lista de favoritos.
Em Um lugar para ficar, a protagonista Clara narra sua vida, alternando os capítulos entre o presente e o passado. No presente, ela vai narrando sua vida em uma cidadezinha do litoral, sua ida para lá, seus temores e tudo mais. No início, ela menciona seus temores e medos mas apenas superficialmente pois esses medos são melhores desenvolvidos nos capítulos que narram o passado de Clara. E tudo começa com o início da relação dela com Christian. Ela mostra o desenvolvimento deste relacionamento, sempre chamando a atenção do leitor a pequenos detalhes da caracterização de Christian, tais como sua possessividade e mudanças de humor constantes. Sendo assim, Clara narra sua vida presente e passada até o momento em que as duas se coincidem com o momento que está vivendo agora. E com isto, ela entende, claramente, que nem tudo está acabado.
Nunca tive nenhuma experiência em ler algo da Deb Caletti e esta primeira experiência foi fantástica. A leitura flui muito bem e é quase impossível parar, pois você fica curioso para saber o que aconteceu para Clara ter que fugir de sua cidade. Portanto, é um livro com conteúdo e com narrativa espetaculares.
O contexto da estória é basicamente sobre relacionamento abusivo. E, apesar de a personagem as vezes ser muito bobinha, o leitor acaba se conectando com ela facilmente. Acho que parte disto é devido a incrível sensação que ela nos passa. Aliás, o livro todo é cheio de sentimentos. Desde o seu bem-estar quando está com Finn até as sensações de que ela está sendo perseguida ou que alguém está espionando-a. São estas sensações que fazem do livro algo mais real e que acabaram me fazendo gostar muito da personagem.
O final é espetacular! Com o desenvolvimento da trama você acaba descobrindo segredos do pai e da mãe de Clara. Então, sim, o final foi de arrepiar e incrivelmente bom. Não tão imprevisível mas que mesmo assim deixa o leitor de cabelos em pé e cria todo aquele clima de suspense.
Então, se vocês ainda não leram, aproveitem para ler. O livro é incrível e se você está procurando por um livro com um mix de sentimentos e sensações, este é ideal. Agora, é claro, fiquei ainda mais ansiosa para conferir os outros trabalhos da autora.

Bruna 28/07/2012

Um Lugar Para Ficar
Certo dia Clara Oates, uma jovem de 16 anos, decide não ir ver uma banda conhecida tocar, para assistir um jogo de basquete no colégio com sua melhor amiga Shakti. Foi onde tudo começou, Clara conhece Christian, seu maior pesadelo. No começo tudo foi lindo, claro, namoraram e se deram bem por quase 2 anos, apesar dele ser um pouco possessivo, de fora o namoro era normal, porém Clara logo teve que aprender a medir seus gestos e palavras, já que seu namorado se revelou um poço de agressividade e ciúme.
Às atitudes de Christian irritam demais Clara e um dia ela decide terminar, porém ele não reage nada bem.
Sem firmeza, Clara aceita encontrar-se com Christian diversas vezes depois do rompimento, o que o deixa cada vez mais agressivo e faz com que ele aceite ainda menos o fim do romance.
Aconselhada pela polícia de Seattle, Clara e seu pai(a mãe dela é falecida) deixam a cidade e vão para o litoral passar o verão, sem revelar para ninguém, nem mesmo para família ou os melhores amigos de Clara o destino, por medo de ex namorado surgir lá e fazer algum mal para a menina.
Além do agressivo Christian, vários suspenses envolvem a morte da mãe de Clara, deixando a narrativa ainda mais interessante.

Mim 25/07/2012

Uma lição de vida...
Resenha postada no blog Ler e Imaginar:

Muito curiosa para ler Um Lugar Para Ficar quando comecei a leitura não gostei da personagem principal, pois todas as opiniões que ela considerava certa eu discordava plenamente, mas mesmo assim estava curiosa para ver como ia ser o desenrolar da trama e descobrir se a personagem ia evoluir, e mesmo a parte da evolução da Clara Pea não ter ocorrido muito bem, posso dizer que ao final do livro aprendi uma lição na qual não esperava quando comecei a ler essa trama.

Christian e Clara Pea são dois adolescentes envolvidos em um relacionamento quase perfeito. Muito educado, Christian sempre tenta deixar Pea feliz e faz de tudo para que possa fazer isso, no começo do namoro tudo parece um grande mar de rosas em perfeita sincronia, porém conforme os meses vão passando ele vai se transformando em alguém que Clara não imaginava, e tudo o que faz tem que ser metido para não começar nenhuma briga, e de um relacionamento perfeito acaba se transformando em uma prisão para ela. Sem aguentar toda essa pressão, acaba rompendo o namoro, mas Christian não vai deixar Pea se livrar dele assim tão fácil...

“-Eu amei você, e sempre amarei. Pelo amor de Deus, Clara. Tínhamos tantas coisas em comum. Por que você quis jogar tudo fora sem me dar ao menos uma chance?”

Sem saber o que fazer, Clara e seu pai Bob acabam indo viajar para bem longe, sem que ninguém, além do detive, soubesse onde se encontram. No começo tudo parece ser aterrorizante, ir para uma cidade pequena sem nada para fazer enquanto seu pai termina de escrever seu livro, porém conforme vai conhecendo a cidade acaba fazendo amizade com Finn Bishop, alguém que pode começar a fazer parte da sua vida. Mas para alguém que criou certa obseção por ela, Christian não vai deixar que nada fique no caminho dos dois, e irá arrumar uma forma de descobrir onde o amor da sua vida se encontra.

Mesmo fugindo e tentando esquecer o seu passado, Clara vai descobrir que muitas vezes o passado não quer nos abandonar e vai ter que achar uma forma de superar tudo isso para que possa ter uma vida, porém antes de saber uma forma para acabar com isso terá que superar os seus próprios medos e saber se perdoar.

“[...] uma história não contada tem um peso muito grande que pode levar você para o fundo do abismo e deixá-lo lá como um navio naufragado no fundo do oceano. Isso eu aprendi.”

Uma trama envolvente e que mescla o relacionamento com Christian e o que está passando no momento, Um Lugar para Ficar é excelente, e a intercalação de capítulos narrando dois momentos diferentes, só aumentava mais a minha curiosidade para descobrir o que houve e como Clara vai escapar de tudo isso. É uma história que traz um aprendizado para carregarmos para o resto de nossas vidas.

O começo da trama é um pouco confusa, não compreende muito bem o que estava acontecendo, depois de 60 páginas a história fica mais clara, intrigante e muito mais envolvente. Alguns sentimentos de Clara, e algumas atitudes dela só consegue compreender realmente no final do livro, porém não atrapalha em nada a narrativa e só me deixou ainda mais curiosa com a trama.

Clara Pea é a típica menina que não suporto, discordo totalmente com os pensamentos que a deixam tão atormentada. Mesmo não tendo culpa na história, se sente mal por tudo que fez. Ela não soube ver a verdade da situação e por isso acaba se sentindo desse jeito, para que isso possa passar vai ter que aprender a se perdoar e abrir os olhos sobre a situação. Não gostei nem um pouco da personagem – poucas coisas eu concordei com suas escolhas – e mesmo evoluindo um pouco na história, não foi nada para mudá-la realmente.

Finn Bishop é o cara atlético, lindo, romântico... Perfeito. Engraçado é o oposto de Christian, e mesmo assim acaba chamando a atenção de Clara, é o personagem que melhora bastante a trama. Seu pai Bob que é um escritor muito famoso, um personagem muito engraçado e sempre tentando levantar o astral da filha, tem seus próprios medos e assombros do passado. Sylvie é a mulher rabugenta ao qual Clara acaba trabalhando, uma das personagens a ter mais evolução na trama.

“- Para nós também. – Ele fez uma pausa e sorriu. – Espero que você venha velejar qualquer hora – ele falou olhando para mim.”

E por último (e um dos personagens mais importantes) Christian. Com cara e o jeito de menino educado, perfeito namorado, ele acaba ganhando o coração de Pea, porém conforme a trama vai passando você vai percebendo quem realmente ele é. Tem um amor doentio e que estabelece regras rígidas ao qual ela tem que viver.

Gostei do livro, da forma como a trama se encaixa perfeitamente em muitas vidas – não apenas de adolescentes – que passam por isso e acabam optando por continuar nessa situação. A história é excelente, é um aprendizado ao qual vou levar para o resto da minha vida. O livro pode ser, também, um tipo de alerta para as meninas que estão nessa situação e não sabem muito o bem o que fazer.

Gostei bastante do final, da forma como a personagem conseguiu superar um pouco do seu medo e de como os outros personagens evoluíram com tudo o que ocorreu. Indico para todas as pessoas essa história, pois mesmo não sendo um livro com uma trama bem envolvente (passei quase o livro inteiro odiando as atitudes de Clara) a lição que passa é fantástica, e por isso deve ser lido.

Gabriele 24/07/2012

Um lugar para ficar foi uma surpresa para mim, não imaginei que a história fosse me conquistar tanto. O principal motivo foi a narrativa da autora, é uma narrativa que intercala passado e presente e é bem trabalhada.
O livro é narrado em primeira pessoa, e a Clara muitas vezes interage com o leitor, principalmente por meio de notas de rodapé. Ela é uma personagem que está tentando fugir do seu passado, está tentando recomeçar e lidar com outros problemas também. E eu passei a gostar dela como personagem conforme a história foi se desenrolando.
O relacionamento dela com Christian é daqueles que desde o inicio, as pessoas de fora já percebem que é errado, que tem algo errado com ele. Mas o amor cegou Clara por muito tempo, e quando ela percebeu onde estava metida, já era tarde demais. Christian é um namorado controlador, ciumento, mas no fundo é uma pessoa realmente insegura.
O livro tem cenas muito bonitas e explora relacionamento de pai e filha, de amigos e eu gosto quando o autor explora vários personagens do livro, dando uma história mais ampla para o leitor. Um lugar para ficar também trata de perdão, perdoar os outros, mas acima de tudo, se perdoar.
Um ponto negativo que eu me sinto obrigada a comentar foi algumas questões de tradução. Algumas palavras são repetidas várias vezes na mesma frase e pela primeira vez eu li uma risada em forma de ‘kkkkk’ em um livro. Isso sendo uma linguagem informal, de conversas de chat, eu não acho que é a melhor opção para aparecer em um livro.
Eu gostei do livro. A história tem um ritmo muito bom, e é agradável de ser lida.

tiagoodesouza 13/07/2012

Um lugar para ficar | @blogocapitulo
Um lugar para ficar vai contar a história do amor obsessivo de Christian Nilsson por Clara Oates. A narrativa é em primeira pessoa e foca o ponto de vista de Clara em dois momentos de sua vida. Os capítulos são intercalados quando Clara nos mostra como conheceu Christian e começou a amá-lo e o momento presente, em que ela e o pai decidem partir para uma outra cidade durante o verão em busca de tranquilidade e distanciamento dos problemas causados por conta desse relacionamento.

Aparentemente, o livro parece que será uma leitura pesada e densa. Mas a autora conseguiu mostrar com a dose certa de humor o namoro complicado de Clara e Christian. Além de obviamente algumas passagens envolvendo outros personagens, o humor é destacado bastante nas notas de rodapé com as explicações de Clara sobre alguns nomes, pessoas e situações.

(...) Havia muitas razões para guardar as coisas pra gente mesmo., e elas, geralmente, não são coisas boas, nem coisas felizes.
Pág. 37.

Os personagens são bem contruídos e suas histórias são bem definidas. Clara é uma garota que, apesar de ter passado por um outro relacionamento conturbado, ainda está apredendo a amar. Christian é a personificação do amor obsessivo. Clara não é só a garota que ele namora. Ela é dele e só dele. Inseguro, acha que qualquer pessoa que se aproxima de Clara é uma ameaça. Contrabalanceando, nós temos Finn Bishop, parente do fundador da cidade Bishop Rock e marinheiro ao lado do irmão no barco de turismo Obsession. Irônico, não?

Bobby Oates, pai de Clara, é um escritor bastante conhecido. Ele é humorado, divertido e muitas vezes parece mais um amigo do que um pai. Seu relacionamento com o mar guarda um grande segredo. Algumas pessoas não entendem bem por que ele decidira se refugiar com a filha ali por causa desse segredo de seu passado. Eu gostei bastante do pai de Clara e queria ter um assim - confissão. Apesar de algumas vezes deixá-la envergonhada, ele entende bastante sobre o que a filha passa e sente e busca ajudá-la da melhor maneira possível.

Alguns personagens não possuem uma participação maior na história, como Jack e Cleo, irmãos de Finn. Shakit, por exemplo, uma grande amiga de Clara, mal aparece mas quando aparece faz algo de suma importância para a história.

Recomendo para quem procura uma leitura rápida, envolvente, com um tema relativamente forte e bem desenvolvido não ficando algo difícil e cansativo de ler.

(...) É estranho, não é, como a ideia de pertencer a alguém pode parecer maravilhosa? Era algo tranquilizador, um modo de definir as coisas. Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais uma saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos.
Pág. 64.
LissBella 02/02/2013minha estante