Um Lugar Para Ficar

Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

Marina 06/12/2012

Obsessão
Um jogo de basquete duas pessoas na arquibancada se olham é amor à primeira vista: Clara e Christian. Parece até filme, mas os dois combinam em tudo, passam a sair juntos e não se largam mais, ou melhor, Christian não larga mais Clara. O amor se tornou obsessão e a jovem não tem mais como viver sem dar justificativas ao namorado. Qualquer olhar diferente, comportamento alterado, é motivo para briga.

O pai de Clara, que já não gostava do rapaz, observa que a filha está vivendo num cárcere. Quando a obsessão chega às vias de fato, o pai de Clara não pensa duas vezes e sai da cidade com a filha. Eles vão para uma cidade à beira do mar para passar o verão. Ninguém deveria saber onde eles estão, pois Christian deve se manter afastado.

Nesta nova cidade Clara encontra emprego no farol e logo se encanta com Finn, o jovem que possui um barco para passeios. Mas a ferida ainda não está cicatrizada e Clara vai com calma. Mesmo aproveitando a vida novamente, sempre há a sensação de ser espionada, de não estar sozinha. Christian deve ou deveria estar longe...

Na trama os personagens secundários ganham importância. A relação de Clara com o pai é explorada e segredos são revelados. A chefe de Clara já sofreu muito e por isso sua amargura transparece na relação com a adolescente.

A leitura flui e o interessante é que o livro é escrito de forma intercalada, um capítulo para o relacionamento de Clara com Christian e outro da nova vida de Clara sem perseguições. Aprovado.

Giro Letra 05/12/2012

Um Lugar Para Ficar
Clara viu Christian pela primeira vez em um jogo de basquete e, depois disso, não conseguia mais parar de pensar nele. Então, ela, muito determinada, foi à luta e conquistou o rapaz. Perfeito, não é? Nem tanto... À medida que vai conhecendo melhor seu namorado, Clara começa a perceber que há algo errado na relação...

Na verdade, Christian é aquele tipo de namorado fofo, superprotetor e muito companheiro. Clara chega a se sentir lisonjeada por ele ter tanta atenção e tanto cuidado com ela, o que, em princípio, a seus olhos, parece uma grande prova de amor. O problema é que o "cuidado" de Christian começa a extrapolar todos os limites aceitáveis, já que ele passa a controlar as roupas que ela vai usar, enxerga traição onde não tem, sente ciúmes do passado, faz acusações... Enfim, ele transforma a vida da garota num verdadeiro inferno.

"Christian insistiu em pagar, ele sempre fazia isso, e eu gostava disso também. Ele estava cuidando de mim. Você cuida das pessoas que ama, mas também é verdade que você cuida das coisas que você tem."

Pouco a pouco, Clara começa a se dar conta de que o comportamento de Christian é doentio, mas não consegue pôr um fim no namoro, pois ele se mostra muito carente e a manipula com chantagens emocionais. Clara pressente o perigo, porém não consegue impedir que algo muito ruim aconteça mas os leitores só vão saber o que aconteceu quando tiverem lido mais da metade do livro, e esse suspense nos consome!.

A trama é narrada por Clara, que, em um capítulo, recorda-se do passado, quando ainda namorava Christian, e no presente, quando sua vida já foi colocada totalmente "de pernas para o ar", graças às consequências desse namoro. Logo nas primeiras páginas de Um lugar para ficar, conhecemos uma Clara traumatizada, que fugiu com o pai (sua mãe já faleceu, o que, inclusive, é um dos mistérios da narrativa, já que tudo indica que seu pai esconde algo muito sério em relação a isso) para um lugar em que ninguém, exceto uma amiga, os conhecia e vive atormentada pelo medo de que Christian descubra onde eles se encontram. A garota está tentando refazer sua vida, no entanto, o ex-namorado, violento e obcecado por ela, não parece disposto a permitir isso.

Gente, o livro é muuuuito bom, embora alguns leitores talvez não tenham entendido bem o jogo que a narradora faz com o tempo, narrando um capítulo no presente e outro, no passado, e por isso tecendo algumas críticas negativas, afirmando que o livro é confuso! Ouvi (e li) algumas pessoas dizendo que há muito drama na história (mas, fala sério, com essa temática, se não tivesse algum drama, seria malfeito, né?). Também testemunhei alguns leitores dizendo que a análise que a Clara faz da situação é superficial. Sinceramente? Não achei superficial, em primeiro lugar, porque a personagem é adolescente e não faria sentido que tivesse a maturidade de uma mulher de 30 anos e, em segundo, porque quem leu, de fato, a obra percebe a profundidade da angústia que a protagonista vive e como ela amadurece com isso. Porém, não é por isso que ela deveria se fechar para o mundo e ser uma garota triste ou deprimida, concordam? Apesar do medo e de todos os dramas que a cercam, Clara é uma jovem como qualquer outra, que quer ter uma vida normal, estudando, namorando, enfim, fazendo o que qualquer adolescente faria, e isso dá um tom de leveza à história.

Além disso, não considero superficial um livro em que a narradora faz algumas reflexões que podem servir de alerta não só para jovens como a Clara, mas para qualquer mulher, de qualquer idade, que se deixa dominar por um homem que, fazendo-se de vítima, tenta controlá-la, primeiro, por meio da pena e, depois, vai "evoluindo" para a pressão psicológica, para, finalmente, chegar à brutalidade.

Essa é uma obra que, com certeza, vai mostrar que o verdadeiro amor é aquele que liberta, não aquele que aprisiona. Leitura mais do que recomendada, eu diria que obrigatória.

PARTICIPE DO SORTEIO DESSE LIVRO NO BLOG GIRO LETRA:

BOA SORTE!

Hannah Monise 27/11/2012

Um Romance Dramático ou Um Drama Romântico?
Sou uma apaixonada por romances, portanto não é muito difícil um livro desse gênero me prender. O tema de Um Lugar para Ficar é diferente dos já lidos por mim, e isso deu a ele um ponto a mais na ansiedade pela leitura.

O romance de Deb Caletti conta a história de Clara, que teve um relacionamento intenso e, ao mesmo tempo, perturbado com Christian, um lindo dinamarquês. Com muitas loucuras de Christian no namoro, Clara vai à outra cidade na intenção de se distanciar, porém, um medo nunca se vai facilmente. Entre segredos, medos e receios, Clara tenta levar sua vida o mais normal possível.

"Ele era aquele alguém de quem a gente tinha medo quando criança, um estranho. Nunca ninguém me dissera que um estranho poderia ser alguém conhecido." (Página 141)

Confesso que esperava algo diferente de Um Lugar para Ficar. Desde quando o recebi e li a sinopse eu pensava que a personagem seria mais madura e adulta, não uma garota de 17 anos, como já enjoei de ler por aí. Às vezes a gente cansa de personagens frágeis. Se bem que temos que ver também a situação na qual ela se encontra...

O livro é narrado em primeira pessoa, narração essa que, em até certo ponto, se divide em duas alternadas, Clara conta o que se passa com ela no presente em um capítulo e no seguinte sobre como as coisas aconteceram em seu namoro com Christian. No começo, a narração dessa forma nos deixa curiosos sobre o que vai ocorrer quando a história voltar a tal ponto, mas depois, já não é mais tão interessante; em minha opinião, o livro poderia ser dividido em partes 1 e 2, porém, isso não atrapalha o entendimento e andamento da história.

A escrita de Deb é muito agradável e o livro pode ser devorado facilmente. A história simplesmente nos envolve, por ser algo diferente e muito interessante, talvez até te lembre algum caso visto em noticiários, como lembrou a mim. Clara é uma personagem frágil, mas cativante, e em seu caminho aparecem outros personagens também muito agradáveis, como Finn e Annabelle. Além daquela curiosidade em saber o que aconteceu no namoro, há outro segredo que influencia muito a personagem e que junto desperta o nosso lado curioso.

O romance carrega em si um drama ou, talvez, seja até um drama que carrega um romance, o que seria mais provável. E isso leva aqueles que amam um belo suspense a amarem a leitura...

"Mas se o destino muda as formas, o amor muda também. Ele pode vir sob a mais perigosa das formas. É o dia mais maravilhoso e, logo em seguida, é o pior dos seus dias. É a sua esperança e o seu desespero. O claro e o escuro podem se alternar em extremos, na velocidade da luz, como um barco navegando num dia lindo, e, então, as nuvens se aproximam, o céu escurece, o mar enraivece e o barco se perde." (Página 45)

Birdie.Reader 23/11/2012

Um lugar para ficar ~ Deb Caletti || http://verbologiapink.blogspot.com.br/
"Você vive momentos banais, mais momentos banais e ainda mais, e então, de repente, algo monumental acontece na sua frente. Você vê o passado e o futuro se colidindo com o presente, seu próprio e pessoal Big Bang, e nada mais será igual a partir daí." pág. 8

Devo confessar que julguei "Um lugar pra ficar" pela capa, da qual ainda não gosto muito, e em seguida, pela sinopse. E estava sem muita vontade de lê-lo.
Quase nenhuma.
Mas, tenho um sério e altamente falado (pelo menos por mim) problema com pré-julgamentos, de modo que eu pensei: "quem você pensa que é pra não ler o livro? Só por que o bichinho não tem uma cara bonita?".
Ok. Parei.
Mas, o negócio é o seguinte: amei, com todo o coração, "Um lugar pra ficar".
É um livro de peito aberto, uma história que aprisiona o leitor. Não é nada sem criatividade e clichê, como a capa sugere, e muito menos um livro sobre psicopatas. Certo, tem um cara maluco pra caramba, mas não é o foco principal da coisa, pelo menos não na leitura que fiz da história de Clara.
A história gira em torno da fuga de Clara. Ela precisa deixar tudo que tem pra trás, sua casa, sua melhor amiga, seus colegas, a escola e... Christian. Clara e Christian desenvolvem um relacionamento forte, mais forte do que eles podem aguentar, principalmente Christian.
Não consegui odiá-lo, assim como Clara não consegue.
O livro é narrado em dois tempos, passado e futuro.
Clara nos fala de onde está, ela se muda com o pai para uma cidade de praia bem pequena,e onde esteve, ou seja, como tudo começou com seu relacionamento doentio com Christian.
Li em algumas resenhas que Clara é louca, imatura e fraca. Ela pode ser um pouquinho de cada uma dessas coisas, todos somos em algum momento, não? Mas, entendi o porquê de ela estar insistindo no relacionamento com Christian. Ela achava que podia consertar as coisas se dissesse e fizesse as coisas certas, mas quando trata-se de uma doença, não há nada que você possa fazer. E ela percebe isso, com o tempo... que cura tudo.
Clara percebe que tem que por um ponto final. Não dá pra continuar do jeito que está.
Ela foge para Bishop Rock.
"Eu já tinha tentado desvendar o lado sombrio de uma pessoa antes e tinha visto o fundo de sua alma. Enxerguei bem lá dentro, bem no fundo, e pode ter certeza, ninguém quer ver as coisas podres que estão lá dentro." pág. 38

(Continue lendo em http://verbologiapink.blogspot.com.br/)

Juh Claro 22/11/2012

Uma história de superação, medo e amor
Em Um Lugar Para Ficar somos apresentados à vida de Clara Pea, uma menina que se apega às pessoas e é muito amiga de seu pai, Bobby Oates, um famoso escritor, já que sua mãe faleceu quando ela era pequena. Ela está em uma cidade com seu pai “escondidos” de todos os conhecidos por causa de um garoto em especial, o ex namorado de Clara, Christian.

Christian é um garoto lindo, pelo qual Clara se apaixonou perdidamente a ponto de ficar cega, de verdade. Ele é maluco, daqueles casos de você temer o dia em que pensar em terminar com ele por receio do que ele é capaz de fazer. E foi exatamente isso que aconteceu: esse belo dia chegou e o medo de Clara foi tanto que ela e o pai resolveram se mudar e não contar a ninguém, nem à melhor amiga de Clara, Shakit – eles realmente desapareceram.

Bob aluga uma casa na praia, na cidade de Bishop Rocks e, apesar de ser difícil para ele ficar ali, ele faz isso pela filha, para vê-la se recuperar de tudo que aconteceu.

Acontece que Christian é insano e ele consegue até o novo número do celular da Clara e a assusta toda vez que liga para ela e ela ignora. Ela tenta viver uma vida normal arranjando um trabalho no Farol da cidade com a italiana Sylvie e tenta fazer novas amizades, começando por Finn, um marinheiro que junto de seu irmão, Jack, fazem passeios de barco diariamente para os turistas. Além de Cleo, irmã dos meninos, que cuida de uma lanchonete no píer.

Algo diferente que gostei bastante e me lembrou fanfics são as notas de rodapé da própria Clara. Talvez tenha gente que se irrite, mas achei legal, isso me fez entrar ainda mais na história.

Muitos segredos são revelados ao decorrer do livro, que é narrado por Clara e intercalado em passado (quando ela conheceu/namorou Christian) e o presente. Gostei muito da leitura pelo tema central ser “obsessão” e quase ninguém tratar disso, até porque tem gente que acha que isso é exagero, mas, não, não é, e posso apresentar milhões de casos para vocês.

Na íntegra: http://juhclaro.popfics.com/2012/10/30/resenha-um-lugar-para-ficar-deb-caletti

Marilia 19/11/2012

Um Lugar para Ficar - Deb Calett
O Relacionamento de Clara e Christian é o foco central do livro. No inicio já fica claro que o namoro dos dois acabou de uma maneira bem difícil para ambos.
Christian era um namorado perfeito, ate que seu ciúme é revelado e junto com ele sua possessão por Clara, que por estar completamente apaixonada vai aceitando todos os atos obsessivos de Christian, e esse é o seu maior erro.
Após muitas brigas e reconciliações, Clara resolve por um ponto final na relação e para ficar livre das loucuras de Christian, Bobby Oates, pai da Clara, decidi que é hora de se afastar, para isso os dois vão para a cidade de Bishop Rock. Lá Clara toma a decisão de voltar a ser a mesma Clara de antes quando Christian não havia entrado em sua vida.
Já em Bishop Rock, Clara faz novos amigos, os irmãos Bishop, arruma um emprego no farol e descobre segredos que mudaram sua vida.

O livro alterna capítulos no passado e no presente, o que por vezes me deixou perdida, por não conseguir acompanhar bem nem o passado e muito menos o presente. Já próximo ao final as passado e presente se tornam um só e fica mais fácil de acompanhar.
Para mim o melhor do livro é o relacionamento da Clara com o pai, fica evidente a amizade dos dois e a confiança que eles têm um no outro, em diversos momentos eles se aconselham e conversam sobre como o outro deve agir para superar seus problemas.
Esperava que o relacionamento da Clara com o Christian fosse mais explorado e que ficasse mais evidente as loucuras que ele seria capaz de cometer. Dá para notar que ele é desequilibrado psicologicamente, mas na verdade eu não vi motivos concretos ou graves o bastante para a fuga de Clara da cidade onde mora e abandonar seus amigos, escola e a vida.
Quanto a escrita da autora, ela é boa, gostei das notas de roda pé que são da personagem, ela meio que explica tudo que acha necessário nas notas, e em certas parte a autora foi irônica com a vida da própria personagem. Um exemplo é que na viagem para Bishop Rock, Clara tem que passar pela ponte sob o Desfiladeiro da desilusão, já em Bishop Rock ela descobre que a casa onde estão hospedados fica na praia conhecida como Possession Point, e depois quando conhece os irmãos Bishop conhece também o barco deles que tem o nome de Obsession, pode isso?
Gostei muito dos momentos de tensão no final do livro, por isso achei que isso poderia ter sido mais explorados durante a estória, para mostrar o quanto é perigoso se deixar envolver por pessoas o perfil de Christian.

House of Chick 18/11/2012

A história de “Um Lugar para Ficar” gira em torno de Clara, uma adolescente que acaba se envolvendo com um garoto forte e muito bonito chamado Christian depois de conhecer ele casualmente em um jogo de basquete. Depois de um tempo, o relacionamento dos dois acaba se tornando em namoro. Tudo estaria perfeito se Christian não fosse um cara ciumento e obcecado por Clara. No início era até um ciúme simples, mas depois de um tempo ele ficou de uma forma que não dava mais para aguentar, e Clara já não sabia mais o que fazer em relação a isso.

Quando Bob, o pai de Clara e um escritor famoso, percebe que o relacionamento de sua filha está além do que deveria estar, dá um ultimato nela, a mostrando que o melhor caminho é o término. Quando ela o faz, percebe um outro lado ainda mais obscuro de Christian.

Clara começa a sentir medo do seu então ex-namorado e vai com o pai para uma cidade praiana e tenta recomeçar a sua vida como se nada tivesse acontecido, tentando deixar o passado para trás. Nessa pequena cidade, nossa protagonista conhece um marinheiro chamado Finn, um rapaz gentil e de bom coração que está disposto a mostrar para a protagonista que o amor dentro dela não está perdido, e que ele não é como seu ex mostrava ser, ajudando-a a se reerguer.

Assim que li a sinopse desse livro fiquei bastante curiosa a respeito da história e a capa do livro é tão bonita também que logo me vi pegando para começar a ler. Confesso que até passei ele na frente de alguns livros da minha fila de leitura, só para saber mais a respeito de Clara e sua vida. Agora, depois de devorar cada linha desta obra, venho contar para vocês sobre o que achei deste título.

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Clara e por isso temos uma relação maior com os seus sentimentos e com tudo que está acontecendo em sua vida. Compartilhamos com ela seu medo, emoção, tristeza, felicidade, entre outros sentimentos que estão presentes nessa leitura. Na narrativa temos o passado e presente sendo misturados e isso acabou confundindo um pouco tanto um quanto o outro, já que em cada capitulo tínhamos um tempo diferente. Mas, com a proximidade do final, conseguimos entender melhor a história e aproveitar mais a leitura.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/um-lugar-para-ficar-deb-caletti.html
Brunna 18/11/2012minha estante
Eu não me interesso muito por esse livro... Nem achei a capa bonita (mas também gostei de terem mantido a original, gosto quando eles mantém). Acho que é a temática que não me agrada mesmo, não faz muito o meu estilo. Agora o título eu achei muito bacana, muito fofinho *-*

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Vanilda 18/11/2012minha estante
Essa é a primeira resenha que leio desse livro e devo dizer que fazia uma ideia diferente do conteúdo, mesmo tendo lido a sinopse antes. Eu achei que seria algo mais leve e não que a história seja densa, mas tem uns pontos mais marcantes como a fuga dela do ex-namorado. Infelizmente um fato que acontece mesmo na vida real. Gostei de saber que a protagonista é forte e determinada e o relacionamento com o pai deve ser bem bonito de se ler. Que pena que existe essa confusão entre passado e presente, mas como você disse que no decorrer da leitura os fatos se explicam, então creio que não deve afetar tanto a qualidade do texto. Mais uma excelente indicação.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Jéssica 18/11/2012minha estante
Deve ser bacana de ler, já que aborda temas que,muitas vezes,fazem parte da vida das pessoas.O ciúme excessivo é tão agoniante.Pra mim, isso não é amor, porque não podemos sufocar a pessoa que amamos.Temos que amar e cuida da pessoa amada , e fico feliz que a protagonista tenha encontrado um rapaz encantador,já que seu ex era psicótico.
Esse livro de ser bacana de ler em uma tarde tranquila e sossegada,onde não temos não para fazer e só ficar apreciando a leitura.Parabéns pela resenha.

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
Não sei, hoje estou meio fresca em relação a livros, não sei se essa história seria uma escolha minha para ler..

yarasp71@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Mais um que está na lista de espera para ler. rs

Fiquei bem curiosa sobre o tema, algo que nunca li antes.
Vou pegar para ler na primeira oportunidade.

Gostei bastante da resenha. =)

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Eu esperava mais desse livro. Quando li a sinopse imaginei que a história fosse mais forte. Não sei se pelo fato do público alvo ser os jovens acabei achando a história confusa. Para começar não considerei o Christian o psicopata que ficou subentendido na sinopse. Ele era ciumento e possessivo sim mas não o monstro que esperei encontrar para meter tanto medo na Clara. E ela é que ficou parecendo desequilibrada no final. Além de ter provocado tudo pois sabia que o Christian era ciumento e mentiu para ele o tempo todo. Também não foi explicado o que aconteceu com ela e o primeiro namorado. Fora que a Clara não pudia ver um carro no final um barco. Para uma garota que se diz traumatizada ela se curou muito rápido. Enfim acho que a autora deixou muitas pontas soltas na história. Pela sinopse poderia ter se tornado uma grande história.

Um leve bater de asas para todos!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Thais 20/11/2012minha estante
Adoro histórias que envolvam algum suspense e mesmo com os pequenos defeitinhos, acho que vou amar esse livro.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Adorei a resenha e me fez ter muita vontade de ler o livro. A capa é bem bonita mesmo mas eu não imaginava que se tratava dessa história. Pretendo ler sim esse livro.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

cotonho72 18/11/2012

Bom!
O livro nos traz a história de Clara, uma adolescente que mora apenas com o pai e que após conhecer Christian muda seu comportamento de forma inexplicável. Ambos começam a se encontrar e logo o dão início ao namoro. O início foi perfeito, contudo, Christian não era o príncipe que parecia ser e Clara quase não consegue desvencilhar-se dele.
O pai de Clara resolve passar o verão em uma casa na praia e nesse momento Clara começa a viver uma outra fase em sua vida, conhece pessoas incríveis e descobre que sua vida possuí segredos que nem imaginava.
O livro ora traz o presente, ora traz o passado, e assim vamos conhecemos aos poucos os acontecimentos que envolveram ela e Christiam, bem como, as descobertas e segredos revelados no presente da vida de Clara, o que nos faz querer ler cada vez mais a fim de sabermos o desfecho da história.
O livro é escrito em primeira pessoa, dessa forma, conseguimos sentir os dramas e sentimentos de Clara, possuí algumas partes engraçadas, e é leve, o que faz a leitura fluir rapidamente.

Gabi 12/11/2012

Li tantas resenhas negativas desse livro que quando comecei a leitura pensei que não ia gostar. Não posso dizer que o começo do livro foi fácil, porque não foi. A autora descreve a vida antiga e a nova da personagem, alternando os dois tempos entre os capítulos. Acontece que nos primeiros capítulos, eu não entendi aquilo muito bem, o que fez com que eu me perdesse um pouco na história. Mas depois que eu entendi isso, tudo fluiu melhor.

O começo da história parece ser muito previsível, porque você sabe o que vai acontecer: Clara começa a namorar Christian, mas ele vai tornar-se obcecado, ela vai fugir da cidade para se livrar dele, mas ele vai continuar procurando-a, onde quer que ela vá. Isso não é spoiler porque está na sinopse. Até a metade do livro, não me empolguei muito com a história, porque sabia que aquilo aconteceria. Até então, eu teria dado umas 3 estrelas para ele. Mas o decorrer da leitura me fez mudar de ideia.

Para mim, o grande segredo do livro está nas pessoas e em suas essências. A autora soube trabalhar bem as personalidades, principalmente de Clara e Christian, de modo que o leitor saiba exatamente o que se passa em suas mentes. É um estudo sobre comportamentos humanos nas situações mais extremas; é aquele impulso que você dá, rumo ao desconhecido, movido apenas por pânico ou desespero. Além disso, a protagonista é decidida, reconhece quando faz uma burrice e enfrenta seus medos, o que fez tudo se tornar mais interessante.

Uma das sensações mais fortes da leitura é a de se odiar uma pessoa a quem amamos. Pense que você ficará junto a uma pessoa por dois anos e, algum tempo depois, você sente repulsa, pânico e medo por algo que essa pessoa possa fazer a você. O mais estranho é que, por mais que a pessoa te amedronte, você a conhece. E esse medo do conhecido, de alguém que a gente costumava amar, é algo muito bem exposto no livro e te faz até pensar bastante sobre.

Não achei que precisava mais para o final. Talvez algumas pessoas podem sentir-se um tanto quanto frustradas com a forma como tudo acabou, mas eu acredito que o tempo pode curar até as mais profundas mágoas, sobrando algo semelhante a carinho. Acho que esse é o objetivo do livro, e pra mim a autora soube expor isso muito bem. Recomendo a leitura.

Bárbara 02/11/2012

Clara é uma adolescente que conhece um garoto lindo, se envolve com ele, vira namorada dele e depois, bem depois, descobre que ele tem um problema: é obcecado com ela e não vai mais deixá-la viver sua vida em paz.

Christian é o garoto. Ele é ciumento, é doente, é maluco. As coisas começaram com ciúmes simples. Ele implicava com ela se ela olhasse para outro lugar que não fosse para ele, vivia dizendo que ela estava doida para encontrar outros caras, que queria voltar com o ex, que tinha dormido com o ex, que era uma garota fácil. Clara não sabia mais o que fazer para provar que a única pessoa que ela queria em sua vida era Christian. Tentava de todas as maneiras, mas não conseguia mostrar para ele o amor dela.

Então o pai de Clara, Bob, um escritor famoso, quando percebe que tudo está ficando mais sério do que ele acha que está, dá à filha um ultimato: termine com Christian. E ela, finalmente, o faz. É neste dia que ela vê a loucura do menino: ele começa a chorar e a se arranhar até sangrar, além disso, ela vê uma corda sob a cama dele.

Louco. Obcecado. Maluco. E mesmo assim, ela continua sentido pena e continua achando que está apaixonada por uma pessoa dessas.

Bob decide alugar uma casa em uma praia. Ele aproveitaria para terminar seu novo livro enquanto sua filha estaria num lugar mais seguro, podendo sair, andar e, finalmente, viver. Afinal, depois de todo aquele confinamento, ela precisava de um momento para respirar e de um lugar para ficar.

É neste lugar que ela conhece Finn. E é neste momento que ela começa novamente a se apaixonar sem medo de ser feliz e sem medo de estar sendo seguida e observada de longe por Christian.

Toda vez que Clara começa a contar algo do passado, fico com raiva. Fico com raiva por ver a garota ingênua e um tanto quanto burra que ela era. Aceitar tudo o que Christian fazia, aceitar suas palavras e ter que mentir para ele apenas para tentar manter este relacionamento que não daria em nada me dava nos nervos! Em vários momentos quis dar uma de Christian, entrar no livro e meter o porradão na cara dela (não que ele fosse fazer isso, mas ele era maluco).

Gostei bastante do pai da Clara, Bob. Gostei de Finn e gostei do ambiente no qual o livro se passou, mas não gostei do livro como um todo. Passei muito tempo tentando me sentir conectada com ele, mas não consegui. Muitas vezes pensei em pular capítulos, ler o último e ver o que iria acontecer no final. Mas terminei o livro e pelo menos consegui gostar um pouquinho. Não é o melhor livro policial do mundo, a autora não é uma nova Agatha Christie e nem vi tanto mistério assim. Vi apenas a loucura do Christian e percebi que esse seria o assunto tratado no livro.

Gíh Santos 01/11/2012

Resenha do Blog Livros Lovers
Minha Opinião:

Um Lugar para Ficar não estava na minha lista de leitura, porem resolvi participar de um concurso cultural em um grupo do Skoob e qual não foi minha surpresa ao ver que eu ganhei *-*
Comecei o livro sem pretensões ou expectativas e talvez por este motivo ele tenha me surpreendido.
Em Um Lugar para Ficar conhecemos Clara, uma adolescente que passou por um relacionamento transtornado e esta tentando seguir em frente. A Narrativa é feita em primeira-pessoa por Clara e os capítulos alternam-se entre passado e presente.
No passado podemos acompanhar o despertar de uma garota tímida e insegura para uma garota de atitude que corre atrás do que quer, e o que ela queria naquele momento era aquele carinha lindo e irresistível que estava olhando para ela. Ela foi à luta e o conquistou de imediato. O relacionamento de ambos foi avassalador, uma paixão intensa, Clara achou que Christian (o carinha) fosse "O"escolhido, mas estava errada e seu relacionamento foi mudando aos poucos. Christian se tornou possessivo, um louco ciumento. Começou a demostrar um lado obscuro que ninguém imaginava o possuir. Clara decide, o termino é a melhor solução, mas Christian não a deixaria de fácil vontade. A vida de Clara vira um inferno e o melhor caminho é fugir.
No presente ela tenta dispensar-se de seus medos, vivendo em um lugar tranquilo e pacato. Ela vive com seu Pai, um grande personagem que eu adorei. Finn um rapaz deste pacato lugar começa a encantar Clara. Ele sendo outro personagem que adorei.
Algo diferente na história são as notas de rodapés que a própria Clara criou. Ultimamente temos o costume de escrever algo entre parênteses não é mesmo? (Fala a verdade você adora isso. Haha) Aqui as notas de Rodapés tem a mesma função. Eu Adorei!

CONTINUE LENDO>>> http://livroslovers.blogspot.com.br/2012/11/resenha-um-lugar-para-ficar.html

Ceile.Dutra 29/10/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Confesso que é muito estranho quando você encontra seus segredos revelados em um livro, narrados com tanta realidade que te deixa sem ar ao saber que alguns sentimentos não são exclusividade sua.
Um Lugar para Ficar narra o relacionamento de Clara e Christian em todos os tempos: antes, durante e depois. Desde quando se conhecem em um jogo de basquete, se envolvem, até o momento em que Clara quer fugir dele.

Christian é um cara aparentemente normal, atraente e logo de cara chama a atenção de Clara. Esta, por sua vez, não hesita em tentar se aproximar dele, o que a deixa com a sensação de ousadia, mesmo sendo tudo de forma sutil, só o suficiente para iniciar uma conversa ou um passeio. A atração é tanta que logo começam a se envolver. Christian é diferente de seu ex-namorado, e Clara fica encantada. Tudo é muito intenso e várias promessas surgem, aparentemente representando o desejo comum de ficarem juntos, mas denunciando, aos poucos, a dependência de Christian em Clara, seu desejo de se apegar às declarações como verdades absolutas.

Aos poucos, ele vai dando sinais que não é só amor que sente por ela: são pequenas situações, frases curtas e alguns deslizes trazem à tona sua obsessão por Clara. Aquele momento lá no início que pra ela foi uma pequena ousadia, pra ele demonstrou como ela era atirada com todos os caras. Fazer amor com desejo, o levou à conclusão que ela havia feito aquilo com outro cara. E esses são só dois exemplos de uma imensidão de fatos que, na cabeça dele, são distorcidos por sua visão possessiva.

“Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos.”

Quando chega um ponto em que Clara sente medo de Christian, em que tudo aquilo começa a aspirar perigo, ela “foge” com seu pai para uma cidadezinha praiana e se desfaz temporariamente dos amigos e procura recomeçar sua vida, como se nada nunca tivesse acontecido.

“Mas, agora, eu só sentia aquela força que me atraía. O oposto do desejo, a obrigação misturada com terror.”

Alternando os capítulos entre presente e passado, Clara é a narradora da própria história, contando, pela primeira vez, todo o efeito que Christian teve em sua vida. Ela se despe e conta seus medos, revelando intimamente suas inseguranças. A escrita é bem fluída e de uma leitura despretensiosa, me vi envolvida em um diário que nunca escrevi.

Já adianto: muitas pessoas não vão gostar do livro e se você espera sangue, nem se meta a ler. O excesso de realidade no livro pode ser um ponto negativo, pois espera-se um desenrolar hollywoodiano, com tortura física, mutilação e não é isso que encontramos. Mas pra mim, foi o ponto mais positivo do livro e digo com conhecimento de causa. A tortura psicológica, o que determinada pessoa representa pra você é muito pior, pois é tudo subjetivo: não é algo que dá pra medir a dimensão, pois enquanto a pessoa não faz nada, ela se julga capaz de qualquer coisa.

“Mas a verdade é que quando a gente não é capaz de cometer uma maldade ou loucura, não imagina que existam pessoas capazes de cometê-los.”

Outra coisa bem positiva do livro, é que a autora não nos fez julgar Christian antes de qualquer fato, ela desenrola a história da forma que aconteceu: nos permite envolver com ele e, à medida que as mudanças ficam claras para Clara, estas também ficam pra gente. No fim, o livro entrou para os favoritos de 2012 e possui muitos quotes legais, que dizem muito sobre Christian e Clara.

Não acho que este livro vai mudar a cabeça das pessoas, as meninas que estão envolvidas com “pseudo-psicopatas” podem até identificar um “sintoma” ou outro, mas a realidade é que enquanto estamos apaixonadas, pouco ligamos para as atitudes, infelizmente (na maioria das vezes), só chegando a situações extremas é que vamos tomar alguma atitude. É hipocrisia negar.

Ana Carla 28/10/2012

Clara é uma adolescente que sempre seguiu as regras, sem se arriscar com qualquer garoto. Quando conhece Christian, um rapaz lindo e forte, começa agir com confiança para seduzir e assim conquistar o rapaz.

O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado, mas nem tudo é perfeito, o que parecia ser um lindo sentimento se transforma em uma doentia obsessão. Clara percebe que foi longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado.

Eu demorei alguns dias para escrever essa resenha porque não sabia exatamente o que colocar no papel. Felizmente, eu não tive um relacionamento tão doentio como o que acontece entre Clara e Christian, mas uma pessoa que se dizia “amigo” fez algo muito parecido e sei o quanto medo pode ser paralisante.

Para ler mais da resenha - Acesse -> http://www.historias-semfim.com/2012/10/resenha-um-lugar-para-ficar.html

Rose 23/10/2012

Na história conhecemos Clara e Christian. Dois jovens que se conheceram por um acaso em um jogo de basquete entre suas escolas. A atração entre eles foi instântanea e logo eles estavam namorando. Com o tempo, o amor, a amizade e o companheirismo típicos de um namoro deram lugar a desconfiança e a uma paixão obsessiva. Christian passou a controlar todos os passos de Clara e esta sem perceber ou pelo menos sem ter a noção exata do que estava acontecendo ao seu redor, começou a aceitar este amor doentio.
Claro que com o tempo a obsessão e a desconfiança começaram a sufocar, e Clara não sabia mais o que fazer e nem quem era de fato. Onde estava aquele Christian por quem ela havia se apaixonado? As mentiras e desculpas tornaram-se uma constante. Clara passou a viver "pisando em ovos" com medo das oscilações de humor de Christian. Mas, como todo copo d'água tem um limite, o de Clara acabou entornando, só que para retomar as rédeas de sua vida, ela teve que fugir de sua própria vida, e ao lado de seu pai encontrar um novo lugar para ficar e recomeçar. Mesmo com os fantasmas do passado rodeando sua mente e seu coração, Clara consegue aos poucos renascer ao lado de Finn, um lindo marujo que a ajudará na travessia deste mar revolto.
Dizer que eu detestei o livro, estaria mentindo, mas dizer que amei também seria exagero. Vamos dizer que é uma boa história, mas que para mim faltou uma pitada de ação o que sobrou em descrição. Acho que a autora pecou um pouco no excesso de notas de rodapé, o que para mim, muitas eram desnecessárias. Mesmo assim a leitura te prende até o fim e você fica se remoendo querendo saber o que vai acontecer, na verdade o que aconteceu (a história é contada pela Clara e os capítulos alternam entre passado e presente) entre Christian e Clara, e se Finn sofrerá alguma consequência por entrar no meio desta história.
Jess 01/11/2012minha estante
Nunca li nenhum livro desta autora mas pelo que em parece a historia começa estilo clichê (o amor a primeira vista e tal), mas ao decorrer da historia começa a tratar de um assunto serio (nem todos pensa assim)sobre obsessão. Tambem percebi durante a leitra da sua resenha que a autora sabe bem como prender o leitor com sua narrativa fazendo com que sentissemos as emoçoes do personagem. Não vejo a hora de poder ler este livro e saciar minha curiosidade sobre Clara e Christian.
Ps: Otima resenha!

Maristela 06/11/2012minha estante
Estou querendo muito ler esse livro já faz algum tempo. Tenho lido muitas resenhas e comentários e todos são sempre positivos o que aguça ainda mais a minha vontade de ler. Adorei sua resenha, ela está ótima.

Yassue 29/11/2012minha estante
É UM BOM LIVRO!