A Culpa é das Estrelas

A Culpa é das Estrelas John Green

Resenhas - A Culpa é das Estrelas

Amanda 17/11/2012

Constelações.
‎" Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações."
Augustus Waters

Acabei de ler faz pouco tempo, ainda estou imersa no emaranhado de emoções no qual John Green nos faz entrar.
Antes de ler vi algumas resenhas, e de tanto falarem bem eu tinha que ter o livro, tinha que comprovar se era tudo aquilo que prometia.

Os personagens Gus e Hazel são bem cativantes, pessoas reais que tem seus medos, problemas, mas que tentam da melhor foma possível seguir com suas vidas.

Não vou contar nada sobre a história, apenas deixarei aqui o que senti com a história..

Eu ri, chorei, me apaixonei... assim como os personagens foi como se estivesse numa montanha russa que só sobe..
Acabou e eu quero mais.. muito mais.
Vanessa 28/01/2013minha estante
Amanda concordo com você em todos os sentidos ri,chorei e fiquei apaixonada .. nos últimos capítulos terminei em lagrimas envolve muito o leitor e quando concluir a leitura tive uma sensação que algo estava diferente um sentimento incontrolável estava presente. Simplesmente ....MARAVILHOSO !

Amanda 28/01/2013minha estante
Sempre que lembro me vem uma vontade de chorar..

Nicø 26/06/2021

é uma pena eu só ter começado a gostar do livro nas últimas 100 páginas, eu devia ter lido esse livro a uns anos atrás, e esse deveria ser o primeiro livro lido do John Green pra mim (Cidades de Papel foi o 1? ?), no geral é um livro bom, mas pra mim não rolou tanto assim
Izabella 26/06/2021minha estante
Nossa, eu li com 14 anos e chorei horrores, embora o meu favorito do Green seja Quem é você, Alasca? Acho que a histórica fica diferente quando se é pré adolescente

Nicø 26/06/2021minha estante
sim, exatamente, por isso eu devia ter lido nessa idade, com certeza eu teria gostado mais e me interessado

Henrique 17/06/2021

Olhar a vida de um novo ângulo
Hazel mostra pra gente uma vida a partir de uma nova perspectiva. De alguém com câncer em estado muito sério e que tem uma rotina completamente alterada por isso. Suas expectativas, seus sonhos, seus desejos, tudo é muito diferente de uma pessoa saudável. Nada faz sentido a longo prazo pra quem tem câncer em estado agressivo.
Até que ela conhece o Augustus, e então ela percebe que a vida não precisa se limitar a desempenhar o papel de Doente Profissional. Ela descobre com ele novas formas de olhar a vida, novos sonhos, novos caminhos na vida em meio a uma conturbada adolescência.
Decidem viver seus sonhos, seus desejos, e o livro descreve tudo de maneira muito mágica, intensa.
A leitura é dinâmica, um texto de fácil leitura, as cenas se desenvolvem de maneira sucinta e rica em ações e significados. O final é emocionante. Recomendo para quem deseja sentir na pele o estado da doença terminal e experimentar uma nova perspectiva de valores na vida.
July 23/06/2021minha estante
Esse eu amo! Amo! Amo!

Henrique 23/06/2021minha estante
Amei muito também! Poder viajar na história com Hazel, August, Isaac, transporta a gente pra outra realidade cada vez que se abre o livro. Muito bom! ?

Deborah Ingrid 18/09/2012

Obrigada, John Green, por me fazer voltar a ler livros.
o fato de ser a primeira resenha que faço na vida, somado ao fato de ser meio pessoal, provavelmente vai fazer com que as palavras abaixo fiquem um tanto quanto sem sentido ou até controvérsias. Em resumo, se você, desconhecido, quiser um concelho e puder confiar em mim: leia.

Talvez se eu fosse John Green eu conseguisse falar sobre esse livro, mas eu não sou e (ao contrário de Gus) eu sou mesmo uma escritora de merda) entao vou me restrigir a falar o que eu senti lendo A culpa é das estrelas (que entrou nos favoritos absolutos).
Eu me apaixonei, eu chorei e senti vontade de xingar deus e o mundo, e apesar disso, ri, e naquelas poucas horas de leitura fui feliz. Enquanto estava lendo o livro eu conheci Hazel Grace e Augustus Waters não como se fossem meus amigos, mas como fosse parte de mim, e ao mesmo tempo, em alguns momentos, eu me sentia uma intrusa naquela historia tão tocante e pessoal, mas não conseguia parar de ler.
Deve ser confuso, eu sei. Mas não é nada fácil colocar sentimentos em palavras. Pode parecer exagero da minha parte, mas li esse livro numa época bem especifica da minha vida (não, não estou morrendo, não mais do que todos estamos) e me marcou muito, não sei se todos que lerem sentirá o mesmo que eu, mas eu garanto que sentirão ALGUMA COISA. E vai ser intenso.
Não vou falar em coisas que aprendi, ou nas lições que acho que o autor quis passar, ou o que o autor queria dizer com isso ou aquilo, suas motivações ou o significado de alguma coisa. Não. Nesse tipo de livro eu não tento entender o autor. Não quando significa muito pra mim.
Comecei lendo, confesso, achando que seria apenas mais um YA clichê com coitadinhos com câncer (tipo aquele filme, um amor pra recordar), mas me surpreendi de verdade. Os personagens são bem construídos, os diálogos te fazem rir, chorar, pensar. E, bem eu nunca tive câncer, mas eu senti que essa historia esta bem mais perto da realidade do que muitos outros por ai... em resumo abrir esse livro é abrir uma porta para o mundo deles, deixe-se levar pela historia e no final, quando estiver invariavelmente apaixonado: #AculpaédoJohnGreen.

Ah, e Don’t Forget To Be Awsome
Deborah Ingrid 18/09/2012minha estante
Eu quis separar algumas citações, mas simplesmente não consegui, as minhas partes preferidas não poderiam ser colocadas aqui em separado, perderiam completamente o significado. O livro é simplesmente bom por inteiro.

Deborah Ingrid 19/07/2014minha estante
É, só para registrar o quanto as pessoas mudam eu estou lendo o que eu mesma escrevi à dois anos e revirando os olhos, suspirando e pensando: bem, pelo menos eu cresci.

Numa releitura percebi que o livro é bom, mas não tudo isso. Os diálogos podem ficar bem forçados e algumas ações me incomodam profundamente.
Percebi o "instalove" e o Gus hoje em dia me irrita um pouco.

A escrita é OK. Mas depois de ler mais livros do autor venho me decepcionado cada vez mais.

Enfim, um bom YA. Só isso.

19/04/2014

O.k
"A culpa é das estrelas" é um livro triste, alegre, engraçado, lindo e ao mesmo tempo emocionante. Com um misto de melancolia, doçura, filosofia e diversão o autor consegue fazer com que você se encante do inicio ao fim.

O livro conta a estoria da adolescente (se é que posso chama-la assim) Hazel Grace, ela é portadora de um câncer pulmonar em fase terminal desde os treze anos. O ultimo capitulo de sua vida começou a ser escrito assim que recebeu o diagnostico. Embora ela soubesse que seu câncer não tem cura, algo (digamos que seja quase um milagre da medicina, chamado Falanxifor) fez com que seu tumor diminuísse consideravelmente, o que lhe da uma chance de prolongar sua vida por alguns anos a mais.

Hazel frequenta um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer aonde muitas pessoas (crianças e adolescentes) que são portadores da doença e outras que passam por uma cirurgia e estão SEC participam, e lá, um belo dia... Ela conhece Augustus Waters, amigo de Isaac, que é um portador de câncer e esta prestes a passar por uma cirurgia.
Augustus Waters é incrivelmente encantador, ele tem dezessete anos e esta há um ano e meio curado do câncer, segundo ele, só teve uma pitada de osteossarcoma.

"Alguns infinitos são maiores que outros"

O livro é narrado em primeira pessoa, pela protagonista Hazel Grace, de uma forma simples, fácil e objetiva. Os diálogos entre ela e o Gus, são a melhor parte do livro. A leitura flui de uma forma que você não percebe, e quando se da conta já terminou a leitura.

"Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."

E bem, acho que não preciso dizer o quanto eu gostei do livro, certo? Ainda estou fascinada com a historia, "A culpa é das estrelas" se tornou um dos meus livros favoritos, se não o que mais gosto, de todos os livros que já li. É emocionante, fofo e completamente romântico!

De uma forma incrível o autor conseguiu transformar uma historia que tinha tudo para ser triste em algo completamente diferente. E agora faço de minhas as palavras que certa vez vi em um blog literário muito fofo: "O importante em uma historia, não como ela termina, mas sim os fatos que acontecem enquanto ela ainda existe".

PS: O.k.
Rapha 20/04/2014minha estante
Sinceramente.
Esse livro é incrível. Maravilhoso. é o meu preferido. Só que eu gostaria de não ter perdido tempo lendo esse monte de papel riscado.
Querido John Green. Meu filho, eu esperava mais.
Com todo respeito as pessoas que gostam.Mas isso, isso não é, e nem esta perto de ser o melhor livro do mundo.
primeiro: não tem criatividade.
um dia os escritores se juntaram e disseram: vamos todos escrever sobre câncer e sobre como uma pessoa com câncer pode ser feliz.
Isso, isso é ser como qualquer outro retardado com um notebook. John, eu, euzinha, criança, eu escrevo algo melhor que isso.
Segundo: Que tipo de humor de merda é esse? ate não posso falar muito do Humor, porque é a unica joça que presta. Parabéns seu sarcástico, e prazer, somos dois.
Terceiro: O livro é completamente viajado. ele quis ser real, mas viajou na maionese quando me veio com aquela criatura da personagem principal ( menininha irritante ela), me saindo da UTI e indo viajar, e ainda por cima dando muito pro namorado.
Cá entre nós, que as estrelas nem saibam que estão envolvidas nisso. Por que ao contrario, o nosso amigo John sera processado.
Bjuuu

22/05/2014minha estante
Oi Rapha!
Bom, cada um tem sua opinião. Eu mesma conheço algumas pessoas que também não acharam o livro isso tudo.
Mas sim, gostei bastante e hoje por estar sendo muito falado (virou modinha, todo mundo quer ler), ele deixou a categoria dos meus favoritos, e vejo que talvez o livro nem seja essa coca-cola toda.
Com relação ao cancêr, tenho que concordar com você, todos os autores querem falar sobre a doença, o que se tornou hoje em dia um tema clichê, se tratando de literatura.

Urzêdo 06/07/2021

AAAAAAHHH q dor mass ao msm tempo q lindo, eu sinto q eu tenho mtt coisa para falar desse livro, mass acho q oq me pegou foram as metáforas, é um livro LINDO, q tu termina ACABADA, eu recomendo mttt, mass nn se vcc estiver mtt triste, mass é um livro q eu indicaria para tdd mundo, simplesmente lindo
laylinha 06/07/2021minha estante
não vejo q hora de acabar ?

Saroca 06/07/2021minha estante
Tão bom esse livro, chorei horrores quando li

Ana 01/08/2021

Resenha a culpa é das estrelas
Assim ,confesso que esperava um pouco mais desse livro, talvez eu receba muito hate por conta dessa resenha ,mas sinceramente preferi o filme do que o livro ,enfim, minha preferência
Jeniffer 01/08/2021minha estante
Eu chorei igual uma condenada quando vi o filme kkkkk eu amava o filme, vi ele várias vezes antes de ler o livro, e quando li , ja esperava tudo, então não tive nenhuma surpresa nenhuma.

Ana 01/08/2021minha estante
Simm,talvez seja por isso que o livro não foi tão emocionante quanto falaram

Clarysse.Ferreira 28/07/2021minha estante
não curto muito clichê mas eu poderia ler esse com toda tranquilidade e com consciência que iria chorar

Dionísio 28/07/2021minha estante
Iria chorar sim, o fim é um tanto inesperado

Joyce Hellem 21/05/2014minha estante
Ei, por favor, sinalize o spoiler na sua resenha.
Aliás, ótima resenha, parabéns.

Mariana 21/05/2014minha estante
Ah, mil desculpas! Eu realmente não tinha me lembrado. Obrigada pelo elogio e por avisar :)

Mary_28 26/06/2021

Me desidratou
Cuidado: no final tem SPOILER

No início da história eu não conseguia entender porquê esse livro era tão famoso. Ele estava sendo um livro bom, mas não tão perfeito como todo mundo falava. Eu tinha a sensação que faltava algo pra complementar os acontecidos, algum detalhe, não sei.

Até que teve esse desenvolvimento maravilhoso e suave do relacionamento do Gus e da Hazel, e conforme o livro passava, esses personagens iam se tornando cada vez mais apaixonantes.
(e foi revelado esse tal "detalhe" que eu sentia falta, ele esclareceu muita coisa)

SPOILER
Me apeguei demaisss aos personagens, principalmente com o Gus, talvez foi por isso que chorei tanto.
O mais lindo disso tudo é que fica claro que o Gus devolveu para a Hazel a vontade de viver. Ela não tinha pensamentos suicidas, apenas não via graça na sua vida. E depois desse relacionamento lindo e verdadeiro, um pequeno infinito, ela passou a enxergar tudo e todos de uma forma mais "colorida", do mesmo jeito que Gus enxergava.
Fabiana873 26/06/2021minha estante
Se eu ler mil vezes, mil vezes choro

Natália 26/06/2021minha estante
Eu amoooo

let 26/08/2021

vcs precisam ler!!!
além do romance eu simplesmente amei o cunho filosófico desse livro, o jeito que as personagens veem o mundo é muito interessante de ler. chorei, ri, foi um misto de emoções lendo esse livro. só dei 4 estrelas pq às vezes eu acho que o autor determinava as funções das mulheres e dos homens na sociedade. mas o livro em si é muito bom e com certeza eu leria de novo.
brenninho 04/09/2021minha estante
e detalhe que o autor aparece em cim de eleanor&park ne hmmmm

let 06/09/2021minha estante
eita brenninho aparece msm hmmmm

lana 19/08/2021

com esse livro você não economiza lágrimas!!! perfeito tem meu coração ?
obs: sou suspeita pra falar pq eu leria até a lista do mercado do John
Victoria.Emanuelli 19/08/2021minha estante
Eu amo esse livro

Vitoria.Cipolischi 19/08/2021minha estante
john nunca erra

Rafa P. 02/04/2014

Comovente, engraçado, inspirador...
A culpa é das estrelas superou todas as minhas expectativas por 2 motivos. Primeiro por apresentar uma abordagem a acessível para jovens e adultos também, sem deixar de lado a qualidade e a sensibilidade ao tratar do assunto . E segundo por transmitir a seguinte mensagem: nos devemos valorizar e agradecer a vida que temos, independente de tudo.

A narrativa é incrível, John Green apresenta uma história cotidiana, com medos e sonhos reais. Um livro que trás muitas metáforas , que provavelmente irá fazer você refletir sobre a vida e sobre tudo , sobre a sua própria vida.
Incrivelmente triste e belo ao mesmo tempo. Maravilhoso !

Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: Gradativamente e de repente,de uma hora para a outra. (A Culpa é das Estrelas)

O mundo não é uma fabrica de realizações de desejos ( Essa eu já sabia seu Green, kkk)
Ida 11/08/2014minha estante
Ótima resenha, temos o mesmo ponto de vista nesse livro com relação a grandiosidade e singularidade que é a vida, temos que valorizar e agradecer pela vida nosso bem mais precioso e o amor sendo a mola mestre para todas as nossas conquista..Excelente!!

Rafa P. 14/08/2014minha estante
Ida , eu chorei horrores neste livro ! Nunca vi nada igual, fiquei com a cara inchada ! kkkk

Quel 17/08/2012

Sofrimento é um "efeito colateral de estar morrendo"
Ok, é o seguinte, Markus Zusak: Eu ri, e chorei, mas não quero mais. Porque meu masoquismo é limitado, obrigada. Não quero mais porque abriria espaço para eu querer o impossível. E querer o impossível é inevitável, e não passa de efeito colateral.

Não vou me desdobrar em explicações, quando comecei a ler esse livro eu sabia o que estava fazendo, escolhi que ele me ferisse e aceito essa escolha. Afinal, "sem dor, não poderíamos reconhecer o prazer."

Não posso expor tudo o que senti com esse livro, Hazel entenderia o por quê.

Então, obrigada, John Green.
Façam suas escolhas.
Silene Nogueira 05/11/2012minha estante