O Segundo Suspiro

O Segundo Suspiro Philippe Pozzo di Borgo

Resenhas - O Segundo Suspiro

LidosdaCris 18/01/2023

Esse livro é muito triste. Conta a história de Philippe que é muito rico e fica tetraplégico e tem um passado de perdas familiares. Ele conhece Abdel e os dois se tornam muito amigos. É livro com muitas emoções e uma lição de vida. A adaptação é boa.

isaazm_ 01/01/2023

A invalidez é a ausência, não do corpo, mas do outro...
Eu simplesmente venero o filme, mas o livro... Só serviu para perceber que o filme não passa de mera ficção.
A escrita do livro é super entediante, rebuscada em muitos momentos e a falta de uma linearidade temporal me incomodou bastante durante todo o livro.

Carol.Correia 13/06/2021

"O livro nem sempre é melhor do que o filme"
O segundo suspiro conta a vida do executivo Philippe Pozzo, discorre sobre o seu sofrimento com a paralisia total e e relação com Adbel, seu assistente que se torna um amigo...
Diferente do filme "Intocáveis" de 2011, o qual temos uma história comovente, mas com uma dose de comédia e uma ampla amizade, no livro, o desenvolver do contexto é em volta do sofrimento do executivo, em longas discussões sobre suas perdas e uma dose de ressentimentos e sofrimentos.
Confesso que era um livro o qual eu muito me interessei pelo filme e talvez, não tenha alcançado a essência que o livro deseja apresentar, mas, ao meu ver, desta vez o filme é melhor do que o livro.

Camila 28/06/2020

Uma leitura que te faz pensar.
Cativante e envolvente.
Uma história surpreendente.

Felipe.Meirelles 07/02/2019

Bom, mas decepciona quem veio pelo filme
Eu cheguei a esse livro pelo filme, e me decepcionei bastante!! O livro é meio devagar e é bem difícil de engrenar na leitura, e nessa fala geral de que o livro é sempre melhor com o filme, acabei criando altas expectativas que não foram quebradas. De todo modo, vale a pena ler!!

Guigui 07/01/2019

História lindíssima.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2018

Herdeiro de duas tradicionais famílias francesas, Philippe Pozzo di Borgo era um executivo de sucesso, diretor de uma das marcas de champanhe mais famosas do mundo. Mas em 1993 sua vida sofre um reviravolta dramática quando, após um acidente de parapente, ele fica tetraplégico. Na mesma época, sua mulher enfrenta uma doença terminal.
Em meio á dor e ao difícil processo de readaptação, Philippe isola-e em sua luxuosa casa em Paris. Como seu acompanhante ele contrata Abdel, imigrante genioso, abusado e desinibido com as mulheres. Porém, por trás da fachada temperamental, Abdel também sofre da solidão e da senação de deslocamento.
Entre o aristocrata e seu “diabo guardião” surge uma inesperada camaradagem. Abdel introduz a aventura e o impevisivel em seu cotidiano. Graças a essas intervenções muito pouco artodoxas, Philippe descobre que, mesmo nas mais adversas das condições, é possível cultuvar um intenso apetite pela vida, voltar a amar e ser amado.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-8057-200-1

Bianca 22/11/2017

Quem assistiu o filme "Intocáveis" vai se identificar apenas com alguns trechos do livro - principalmente a segunda parte que conta um pouco mais sobre Abdel.
No mais, o livro inteiro se refere às reflexões e agonias de Phillippe após seu trágico acidente.
O filme que tem um pouco de comédia, não demonstra tanto a tristeza de Phillipe como o livro, que foca muito em como este se tornou triste e sem quase sem esperanças de viver após a morte de sua esposa, Beatrice.
As vezes, nem mesmo toda a atenção de sua família e o bom humor de Abdel, além do carinho de amantes, são suficientes para tirar o protagonista de seu sofrimento.

Lucas.Sperandei 10/09/2015

SOFRIMENTO 5 ESTRELAS
Quando comprei o livro pensei que seria como o filme - não sei se tu teve a oportunidade de assistir, mas é um drama regado a comédias esporádicas - mas já estou quase na metade e só vi o drama. É uma historia pesada, densa e por várias vezes triste, que quase fizeram meus olhos másculos suarem. A narrativa até agora é em primeira pessoa, falando das lembranças de antes do "Dia D" (do acidente que o deixou tetraplégico), é boa...

Pelo que entendi esta edição tem dois livros: O SEGUNDO SUSPIRO e O DIABO GUARDIÃO. O primeiro seria a história de vida do autor, e o segundo corresponderia a adaptação cinematográfica do livro.

Apesar de eu não gostar desse tipo de livro cheio de sofrimento, dou 5 estrelas fácil fácil...

Milla Carvalho 28/07/2015

"Não posso nem apreciar o passado nem me projetar no futuro. Tudo está neste instante."
Quando Intocáveis apareceu na grade de programação da TV a cabo, achei interessante dar uma olhadinha, já que o cinema francês vem evoluindo com histórias mais humanas, dramáticas e muito reais. Não fiquei desapontada! O filme é bem lúcido sobre um tema desconfortável. Depois do filme, corri para internet para saber mais sobre o livro que deu origem a história. É claro que a história de Philippe foi diretamente para minha lista interminável de leitura.

Este ano tive a oportunidade de lê-lo. E vou avisando não é algo fácil de digerir. As palavras de Philippe maltratam, assustam e te faz pensar sobre como o ser humano pode viver com tanta dor. A vida do empresário não é fácil e ele conseguiu pontuar com muita clareza os perrengues do cotidiano de um tetraplégico rico.

A abordagem de seu acidente, o relacionamento com sua esposa doente, a dependência de realizar as atividades mais comuns do dia a dia, a amizade com seu enfermeiro Abdel e o passado de sua família são fatos muito bem delineados e expostos pelo autor, sendo tudo narrado em 1ª pessoa, facilitando entendimento do que o empresário tem experimentado.

Volto então a repetir, não é um livro fácil. E sim um livro verdadeiro. Com sentimentos, amarguras, tristezas, descobertas, alegrias e conformismo. O Segundo Suspiro de Philippe Pozzo di Borgo traz a dura realidade de quem passou por um buraco negro e resistiu, seguindo em frente, através das limitações que a vida lhe propôs.

#DesafioDeLeitura2015 #Item22 #UmLivroBaseadoEmUmaHistóriaReal #PorSuaContaERisco #TemaDelicado #Tabu

Valeria 20/07/2014

Chato !
Caso surpreendente em que o filme é muiiito melhor do que o livro. O filme só pegou a idéia do livro e romanceou bem o personagem do Abdel (o cuidador). Que livro chato, cheio de dor e sofrimento !

Estephanie 01/07/2014

Confuso
Bom, O Segundo Suspiro não é nem de perto o que imaginei.
É uma narrativa confusa, chata, desestimulante. Foi uma tortura conseguir terminar esse livro.
Algumas passagens são bonitas, algumas frases impactantes, mas o todo do livro é muito fraco.
Penso que Philippe talvez não tenha conseguido passar de forma clara suas intenções ao escrever esse livro. Só consigo enxergá-lo como uma pessoa altamente dependente e muitas vezes egoísta, mesmo após o acidente. Não vi nada de tocante, por vezes admirei muito mais sua esposa.
São lembranças jogadas de forma desconexas, muitas vezes você não consegue acompanhar a linha do tempo porque ela vai e volta de maneira muito rápida.
Enfim, não seria nem de perto um livro que recomendo.

Kelly 24/01/2014

Primeiro vi o filme, e depois li o livro. Pela primeira vez gostei do que fiz. Apesar de sempre gostar e faço o inverso. Mas nesse caso o filme retrata a relação de Philippe Pozzo com o seu Abdel Sellou, um ex-presidiário argelino. Vc até se emociona mais no filme. o livro foca a relação da esposa e de Philippe, o sofrimento de ambos, pois ela tem câncer e ele sofre um acidente de parapente, e fica tetraplégico. Daí um tem que dar força para o outro, mas a esposa mesmo com todas as dificuldades ainda dá força para ele. É possível compreender a relação de paixão entre Phillipe e sua esposa. Ele dá ênfase ao amor que eles viviam e por todas as dificuldades que enfrentam.
A esposa de não podia ter filhos, em virtude de um câncer raro. Devido ao acidente que ele sofreu, a vida familiar tornou-se um pouco mais complexa, no entanto, o amor continuava imaculado.
Já no filme: o foco é a relação de amizade, carinho, aprendizado, lidar as mudanças, compreensão entre Philippe e Abdel.
Ambos aprendem a conhecer a vivenciar um mundo o qual não fazem parte. A história evidencia as diferenças culturais e como elas são interpretadas.
Tanto o livro quanto o filme nos ensina o quanto devemos valorizar a vida. Cada momento, que muita vezes o que achamos difícil ou até mesmo impossível na verdade são dificuldades que serão superadas. Temos que aprender a passar por esses momentos. De nada vale a condição financeira se vc não tem a saúde. Independente de qualquer coisa, temos que aceitar os desígnios de Deus e aprender com eles. Pois muitas vezes nos está sendo dada mais uma chance.

Rithiele 18/01/2014

A história de Philippe Pozzo di Borgo
Se trata do livro que inspirou o Filme Intocáveis.
Quem conta é o proprio Philippe di Borgo, conta desde sua infância até os dias de hoje.
Quando eu fui comprar, eu pensava que seria a mesma história do filme mas impressa. Gostei tando do filme que queria folhear o livro, mesmo sabendo a história do começo, meio e fim.
No final das contas quando fui ler o livro, percebi que não era sobre o Filme Intocáveis.
Mas descobri que era muito melhor, que era sobre vários acontecimentos da vida de Philippe.
Eu amei o livro por isso, pois o livro traz a você coisas que não tem só haver com o Philippe e Abdel, conta sobre sua infância e você vai conhecendo os parentes mais próximos, fazendo assim uma conexão com o escritor, entendendo mais sobre ele do que só assistindo ao filme.
É claro que no livro conta sobre como ele conheceu Abdel, e acabando tendo uma linda amizade e essa parte do livro que o Filme Intocáveis conta.
Vale lembrar que você não precisa ver o filme para ler o livro, mas se você estiver na duvida, veja o filme. Se você gostar tanto da história como eu, compre o livro. Você não vai se arrepender por saber mais sobre a vida do Philippe e como ele ultrapassou as barreiras para vencer as diversidades na vida.