Memórias de Sherlock Holmes

Memórias de Sherlock Holmes Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Memórias de Sherlock Holmes

Samuel 28/05/2021

Incrível
Sir Arthur Conan Doyle tem uma forma muito singular de escrita. Os contos desse livro são ótimos, os que mais gostei em particular são "a tragédia do Glória Scott" e "o intérprete grego". Mas com certeza o mais importante, e o que vai me fazer pensar nesse livro por um bom tempo, é o último conto.

Gabriel 14/04/2021

AAAAAH
Eu preciso comprar a continuação ! Eu acredito que toda a coleção do Sherlock Holmes é a porta de entrada para se tornar um leitor!

Lays91 18/05/2024

Ótimos contos
A escrita de Sir Arthur é incrível. Te prende do começo ao fim ao livro. Você fica ansioso pra saber o final.

lunasolis 01/07/2020

O livro é ótimo, os contos se superam e a história fica cada vez melhor. Cada conto te instiga de uma maneira. Eu dei apenas 4 estrelas pq um ou outro conto me deixou meio bleh, mas é ótimo.

Nath Correia @bibliotecadanath 24/07/2020

Memórias de Sherlock Holmes l Arthur Conan Doyle l @editoramartinclaret
Apesar de já ter lido inúmeras vezes todas as histórias de Sherlock Holmes e de possuir várias edições dos mesmos livros (quem nunca, né?!), não pude resistir ao ver esta nova coleção dos livros de Arthur Conan Doyle lançada pela Editora Martin Claret e fazer a leitura novamente das “Memórias de Sherlock Holmes” mergulhando mais uma vez nos métodos de dedução e pesquisa do meu amado detetive e seu fiel companheiro, o Dr. John Watson.

Esta edição reúne 11 casos contados por Watson, inclusive o polêmico caso “O problema final” que lhe rendeu o desagrado do público e inúmeros pedidos dos leitores para que Arthur Conan Doyle mudasse o que tinha acontecido na história, o que ele resolveu fazer em 1903 com a publicação de “A casa vazia” após o período conhecido como O grande hiato.

Sou suspeita para falar das histórias de Sherlock Holmes, pois meu amor por elas é imenso. Mesmo escrito há tanto tempo, a leitura flui muito bem, levando o leitor a percorrer as ruas da Inglaterra das Eras Vitoriana e Eduardiana na busca de desvendar os casos peculiares e inusitados que o detetive investigava. É incrível ver como Sherlock era um detetive a frente do seu tempo ao unir sua inteligência ímpar e seus métodos dedutivos e de observação com experimentos científicos, ciência forense e estudos na sua área de atuação.

Além disso, eu simplesmente amo a amizade entre Sherlock e Watson! Mesmo sendo tão diferentes, eles conseguiram morar juntos na Baker Street 221B, consolidar uma amizade verdadeira – mesmo com a excentricidade de Sherlock e sua personalidade difícil - e viver muitas aventuras durante os casos que investigaram. Como não amar estes dois?!

Só posso terminar recomendando muito a leitura das histórias de Sherlock Holmes, principalmente para quem é fã de literatura criminal. Agora, ficarei aqui ansiosa para completar os livros desta coleção maravilhosa e para reler todos mais uma vez.

Nota: 5/5

Livro recebido em parceria com a Editora Martin Claret

Instagram: @bibliotecadanath

Beto | @beto_anderson 19/07/2020

Ótimos contos
O livro traz ótimos contos de Sherlock, inclusive o primeiro caso que leva o personagem a pensar numa vida movida a desvendar esses mistérios e aquele que poderia ser o seu último. Mas alguns dos contos achei bem simplórios e por isso não dou 5 estrelas

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Louie 06/08/2021

Difícil fazer uma resenha. As histórias de Sherlock Holmes são sempre surpreendentes. E minha memória não é boa o suficiente para comparar esses contos com os de outros livros (sorry).
Mas com certeza, algo a se destacar nesse livro é o conto O Problema Final, onde Sherlock enfrenta seu grande inimigo Moriarty.
Vale muito a pena a leitura.

mirella.camargos 01/03/2021

novamente a escrita de watson impressiona, tudo é muito bem contado e a tradução dessa versão é ótima.
os contos são os que trazem os personagens mais conhecidos como o mycroft e o próprio moriarty o que os categorizam como perfeitos.
o cão dos baskerville foi o romance que eu mais gostei até agora (entre ele, um estudo em vermelho e o sinal dos quatro), tudo é bem misterioso e você quer continuar a leitura por tudo só pra saber se tudo é sobrenatural ou não

ekatherinah 19/09/2022

do morno para o pelando muito abruptamente
bem, gostei mais do compilado anterior. Nenhum dos contos aqui me deixaram pensando neles ou impressionada ou qualquer coisa similar — além d'O Problema Final como esperado. Eu gostei demais de alguns deles terem por característica o Holmes relatando o caso para o Watson o que deu uma variada e mostrou um pouco mais do Sherlock como pessoa, lidando com outras pessoas, em outras épocas — como no Glória Scott, que ajuda a trazer mais da visão não caricata do personagem. Até do Watson a gente acaba tendo um pouquinho de histórico com o conto Os Fidalgos de Reigate e também mostra melhor da relação entre Sherlock e ele.

meu favorito é O Ritual Musgrave, mas fora esse e outros poucos dos quais gostei não me senti impactada por nenhum, tanto é que não tenho facilidade de lembrar deles. O conto O Problema Final é meio aleatório com o aparecimento do James Moriarty, mas como o Watson relata deixa tudo intrigante e terminar daquele jeito, minha nossa, que nervoso! Eu fiquei "como assim termina desse jeito?". Sei que o Doyle teria finalizado as histórias do detetive consultor nesse conto, mas resolveu continuar depois devido a encheção de saco do público, mas foi tudo tão abrupto — o surgimento de Moriarty e a imponência dele como vilão se tornando pessoal contra o Holmes — que não consegui curtir.

além do aparecimento do Moriarty temos também do Mycroft, irmão de Sherlock e tão estranho quanto ele. Ele também aparece de forma súbita, mas eu acho menos pior do que o Moriarty porque este é relacionado aos crimes e casos que o Holmes soluciona e que o Watson registra os quais lemos. Logo, é estranho que nunca tenha tido nem uma pinta do Moriarty e da organização da qual ele faz parte nos casos do Sherlock. Eu entendo o contexto em que foi feito e a intenção do autor, mas como história não ficou realmente bom. Não me espanta as pessoas na época ficarem indignadas hahaha'.

com dois contos ocorreu o clássico "envelheceu mal". Ler A Face Amarela me deixou com gosto ruim na boca ao final e A Caixa de Papelão, que comecei gostando bastante, eu terminei chateada. Não digo que foram por eles que não gostei tanto do compilado (se fosse assim eu não teria gostado tanto de O Signo dos Quatro).

os contos que mais gostei foram O Intérprete Grego, O Tratado Naval, O Corcunda e Os Fidalgos de Reigate.

Ket 06/03/2022

Memórias
Um livro de contos de Sherlock.
Assisti a série da BBC, por isso o final não me chocou tanto.

Gosto da escrita, Doyle é fundamental para admiradores de mistérios.

_biel 01/04/2020

O que é Sherlock?
Poderia começar esta resenha de diversas formas, mas opto por fazê-lo dando ao leitor um resumo de sua essência e atalho ao final dela: Sir Arthur Conan Doyle é um dos maiores escritores de todos os tempos. Ao leitor mais apressado, que se encerre aqui esse monólogo, ao mais curioso, que leia com o coração e mente abertos a explicação da afirmação que acabara de fazer.

Antes, porém, gostaria de explicar o que é Memórias de Sherlock Holmes. Sendo o quarto título da série do detetive mais famoso de todos os tempos, o livro é em si tão bom quanto os outros três, carregando consigo a mesma premissa do seu antecessor: apresentar, a partir da visão de John Watson, os casos mais importantes, até o momento, desse grande agente da lei. Apesar dos contos serem mais curtos do que os do título anterior, As Aventuras de Sherlock Holmes, a obra conserva o mesmo tom arguto e dramático que tão bem elevaram o nome de Conan Doyle aos mais altos escalões da crítica. É necessário, contudo, destacar dois pontos. O primeiro, e mais trivial, é a grande presença de casos em que o bandido não fora agarrado. Isso não se mostra um defeito, visto que, em tais casos, Sherlock Holmes consegue utilizar de seus fascinantes métodos para escrutinar tudo o que envolve o problema e trazer à luz todos os passos do criminoso. Em minha opinião, Conan Doyle permitiu que, em alguns casos, Holmes não prendesse a quem perturbava a ordem para que pudesse provar ao grande público que, apesar de não parecer, o detetive conserva em si humanidade, e com isso, a limitação a qual todo homem é fadado a carregar. O segundo ponto que gostaria de ressaltar é a presença de dois contos os quais são narrados por Holmes. Mas não se anime tanto, caro leitor; ao passar a diante os detalhes de tais histórias, é a Watson a quem Holmes se dirige, e não diretamente ao leitor. Se julgou a minha última afirmação banal, não o culpo. Mas, para mim, seria extremamente prazeroso ler algo o qual Holmes se dispusesse a escrever diretamente ao público, pois tenho certeza de que o relato poderia carregar algo de novo em seu conteúdo, e certamente teríamos algumas pinceladas da opinião de Holmes quanto a grande massa de pessoas que com tamanho ardor o acompanhava.

Agora que já apresentei a minha análise do livro, gostaria de explicar a minha primeira afirmação. É de se notar que Conan Doyle foi extremamente eficaz ao construir um personagem maior que o seu escritor, algo que acredito ser excepcional. Vá, não serei injusto com outros grandes escritores; é igualmente belo ver um autor do mesmo tamanho de sua obra, pois nos mostra que este deu à luz a uma série de trabalhos magníficos, que juntos constroem o seu nome e legado. Mas quando encontramos um trabalho que tomou voos mais altos que os do seu autor, encontramos ali um tesouro inescrutável, e é esta a relação de Sherlock Holmes e Conan Doyle. Para mim, Sherlock Holmes carrega consigo o título de maior e mais inteligente personagem da ficção. A sua forma metódica de agir, o seu apreço pela arte, as suas opiniões objetivas e invariáveis, a forma apaziguadora de sua figura e a placidez com que encara situações extremas dão a ele um caráter magnífico, digno dos mais detalhados estudos. A forma como os problemas deixam o leitor sem chão e a maneira como Holmes, com espetacular polidez, mostra que toda a solução estava bem debaixo do seu nariz, sem antes de maneira nenhuma ter suspeitado – e sem ele jamais o teria feito – extasia e maravilha a todo que o contempla.

É difícil não se apaixonar pela figura desse detetive após quatro livros já lidos. Conan Doyle ficará marcado por toda a história pela sua obra, e jamais morrerá, pois um homem só morre quando a sua memória cai no esquecimento, e, se depender desse modesto resenhista, a sua memória terá ainda alguns anos de subsistência, até que, assim como Arthur, venha deitar-me pela última vez, e dormir o sono da eternidade.

Isa lê as vezes 22/06/2022

Memórias de Sherlock Holmes
Demorei um pouco para aprender a ler Sherlock Holmes, mas a partir do momento que se entende como funciona, é muito gostoso continuar a leitura e se prender na história.

Dyogo 15/01/2021

Um livro de gênios...
Essa coletânea de contos mostra todo o talento de Sherlock, e companheirismo de Watson.

A leitura é muito agradável, as notas são muito preciosas, estendendo detalhes, teorias e análises relacionadas, que enriquecem muito a obra original.

Meu único desconforto é quanto a problemas cronológicos e várias vezes incongruência de conto pra conto. No entanto, por se tratarem justamente de uma coletânea de contos, que por si são obras independentes, é natural que isso ocorra.

Recomendo demais, principalmente para alguém que tenha interesse na Inglaterra do final do século XIX, e, claro, em romances polícias é um clássico indispensável. Doyle e Sherlock são dois dos maiores gênios da humanidade

Melimë 20/10/2021

As Quedas do Reichenbach
Eu gostei demais desse livro. Ele foi com certeza melhor que a última coletânea de contos, e contém, creio, que, a mais memorável e emocionante aventura de Sherlock e Watson, O Problema Final. Mesmo sabendo, como uma pessoa que nasceu mais de um século depois do fim de todas as publicações oficiais relacionadas ao Detetive, que o Sherlock está de fato vivo, ainda me doeu ler esse final. Sir Arthur realmente é um mestre da escrita.

WeltonLuis 07/10/2020

Nesse compilado de contos, vemos mais demonstrações do poder de observação, dedução e perspicácia de Sherlock Holmes relatados por seu amigo Watson. Ficamos conhecendo Mycroft Holmes, mais inteligente e observador segundo o próprio Holmes e, no último conto, o professor Moriarty, o maior rival de Holmes.