Alerta Final Lee Child

Resenhas - Alerta final

Mila.Maluka 28/11/2021

Alerta Final
Livro que me prendeu a atenção desde o início. Muita ação, suspense, conspirações e romance.

Adorei a história recheada de intrigas, crimes pavorosos e soluções engenhosas.

Final surpreendente!!! Gostei ?

claudioschamis 17/11/2012

Mais do que fantástico....
Eu até tinha outros dois livros do autor ("Destino: Inferno" e "Um tiro"), mas não tinha lido nehum deles, ainda.

Quando chegou o "Alerta Final" resolvi enfim ler um livro de Lee Child.

Confesso que as primeiras páginas me preocuparam e me fizeram até pensar em fazer o que um "viciados em livros" não gosta muito de fazer. Abandonar o livro. Eu ainda passo por uma outra etapa antes de enterrar o livro, mas há casos em que o enterro é imediato. Não era esse o caso.

Resolvi dar ao autor mais algumas páginas de crédito e assim como num passe de mágica, como se eu tivesse sido abduzido por ele, houve aquela coisa que é até difícil de explicar, um "BUM", um "ainda-não-sei-oque" que me puxou para dentro da trama e foi onde tudo mudou.

O livro que estava querendo ficar chato se transformou. Água para o vinho. De excelente safra diga-se de passagem.

Posso dizer que é um p*** suspense. Essa seria a palavra mais forte. Mas para não ficar feio, diria que é FANTÁSTICO, brilhante, magnifico.

Simplesmente não parei de ler mais. Devorei cada página com um apetite feroz. Queria porque queria acabar o livro, queria descobrir tudo antes do autor, tentei, não consegui, mas ao mesmo tempo comecei a querer não acabar o livro, para não cair naquele vazio que sentimos - pelo menos eu sinto - quando um livro maravilhoso acaba. É quase um sentimento de abandono.

O personagem Jack Reacher é o cara. Ainda deito num divã para descobrir o que acontece quando um personagem toca a gente de uma forma inexplicável. Tudo bem que com Jack não foi amor à primeira letra, mas o amor chegou. E quando digo amor - para os mais preconceituosos - é um sentimento que talvez só quem leia consiga entender. Simplesmente adotamos o personagem, torcemos por ele, sofremos por ele, sentimos como ele. Isso é a magia da literatura.

Agora não tem mais como não colocar Lee Child como um dos autores TOP da minha lista e claro, Jack Reacher (o protagonista) também como um dos personagens mais queridos.

Talvez para certas pessoas deve ser estranho entender quando gostamos de um personagem. Aliás, isso é o que todo autor deseja e o que todo leitor também deseja, pois quando acontece esse "casamento" a leitura é só prazer. Como toda leitura deve ser afinal.

Classificação: ?????

? Péssimo ?? Ruim ??? Bom ???? Muito Bom ????? Ótimo

ALERTA FINAL - LEE CHILD - EDITORA BERTRAND - 460 páginas
Araggorn 25/02/2013minha estante
Com certeza jack é um dos melhores personagens do gênero!

otxjunior 18/07/2020

Alerta Final, Lee Child
O prólogo e as últimas 150 páginas são sensacionais. Para estas, aliás, sugiro reservar um estoque mínimo de água e comida próximo de seu ambiente de leitura e espero que suas horas de sono estejam em dia, porque é impossível parar de ler até o fim. Dessas leituras de literalmente tirar o sono, ou pelo menos em seu ato final. Isso implica num começo e meio mais ou menos? Sim e Não. Explico. Estou na contramão nas opiniões de que os livros de Lee Child precisam de um editor mais rígido, acho que a descrição extrema e aparentemente falta de ação inicial são necessárias para o impacto do clímax, e na série Jack Reacher pode-se sempre esperar um final poderoso (e mirabolante). Nem sempre fácil de comprar, mas Child vende muito bem seu negócio. Dito isso, mudar o ponto de vista entre o protagonista e personagens secundários e antagonistas afeta o ritmo de Alerta Final.
Nesta terceira aventura da série, acompanhamos uma cadeia de eventos que leva nosso herói a investigar os segredos de um assassino maníaco de um background sombrio que reporta à Guerra do Vietnã. Tudo em muito pouco tempo, claro. Neste momento de quarentena, a semana de Reacher (e de sua parceira, com quem não há muita química, na minha opinião) é de entontecer, ainda com mudanças de fusos que é pra caber mais horas nela.
O vilão parece saído de uma história em quadrinhos, uma mistura de Duas Caras de Batman e Capitão Gancho! Apesar de caricato, arrepia e se estabelece como um antagonista à altura para Reacher. Também chama a atenção seu "quartel-general", e boa parte da ação do livro, ter lugar num escritório em um andar do World Trade Center (o romance foi publicado em 1999) e observar a gestão de acessos e controle de riscos pré-11 de Setembro.
Eu amo que o dilema maior, apesar de tudo, é o fato de Reacher ter recebido por herança uma casa e ele não ter a mínima ideia de como gerir esse bem. Ou qualquer outro, para todos os efeitos. Ele é um espírito livre, um viajante, vagabundo para seus inimigos. Seu estilo de vida proporciona momentos inesperados e bem-vindos à trama. Ao ser humanizado, por seus erros e preocupações com o futuro, seus feitos parecem ainda mais epopeicos. E é muito satisfatório ler o autor escrevê-lo, sem apologias, como O Cara. Por isso, principalmente, é que já espero ansioso o momento de retomar a série. Isso e para descobrir por quanto tempo Reacher consegue assentar num lugar com uma companheira. Não muito, imagino.

Leonardo787 16/02/2015

Por causa do filme
Não conhecia nada sobre Lee Child e Jack Reacher até ver o filme O Último Tiro.
Achei muito fera! Ao descobrir que havia se baseado em um livro, achei os livros do Lee C.

Acabei de ler este e é fantástico. Vou ter que ler todos os que esse cara escreveu.
#recomendado

HARRY BOSCH 02/07/2020

REACHER
Gosto do Autor e do personagem,mas nesse livro o Autor deixa o ritmo da narrativa cair,o que torna um pouco cansativo para o Leitor,talvez a referida obra deveria ser mais compacta em relação ao quantitativo de paginas.

Eder.Machado 12/02/2022

Empolgante
Este é mais um livro que da série que você começa a ler e não quer parar mais de ler, uma ótima história com elementos de ação que prendem a atenção do leitor do começo ao fim, e com uma excelente reviravolta no final.

Rittes 25/02/2024

Bem mais ou menos
Até agora, esse foi o caso de Jack Reacher que menos me agradou. Fácil de deslindar, meio maçante, longo demais. Além da escrita "preguiçosa" de Child, a Bertrand Brasil se superou nos erros. Faltam palavras, conjunções, plurais e até uma imperdoável troca de nomes de personagem. Assim fica difícil. Bem mais ou menos...

Ju Oliveira 30/08/2012

Jack Reacher é um ex-militar linha dura, sério e solitário. Afastado do serviço militar a algum tempo ele vive numa cidadezinha no sul da Flórida, cavando piscinas e sendo segurança de uma casa de strip. Sem maiores pretensões na vida, ele está tranquilo.

Até o dia em que aparece na cidade um investigador particular procurando por ele. Reacher fica desconfiado, mais ainda quando logo em seguida esse investigador aparece morto, com as pontas dos dedos cortadas.

Ele se dá conta de que o assassino do investigador é alguém que não quer que ele seja encontrado. Para tentar desvendar esse mistério, Reacher viaja até Nova Iorque e tenta descobrir quem contratou o investigador que estava à sua procura. Sua surpresa é grande, ao descobrir que quem estava a sua procura era Jodie Garber, agora usando o nome de Jodie Jacob. Jodie é filha de seu antigo amigo e ex chefe do exército Leon Garber. Mas chegando lá ele tem uma terrível surpresa. Para sua tristeza, ele chega exatamente no momento do velório de seu amigo. Sofreu um infarto e morreu repentinamente.

Reacher descobre que na verdade, quem estava a procura dele e enviou o investigador foi o pai de Jodie. Mas Jodie nem imagina o motivo. Juntos então, eles começam uma caçada pela verdade. Por que Leon Garber estava a procura de Reacher? E por que e quem não queria que Reacher fosse encontrado?

Depois de muito investigar, Reacher e Jodie descobrem que Leon estava fazendo um favor a um velho casal de amigos, já idosos e muito angustiados, pois a 30 anos seu filho, Victor Hobe foi dado como desaparecido de guerra. Tudo o que aqueles velhos pais, já no fim da vida, queriam era saber ao certo o que aconteceu a seu filho.

Reacher e Jodie, em memória de Leon, decidem continuar o que ele não pode. E prosseguem com as investigações sobre o que realmente houve com Victor Hobe. Mas ao decidir ajudar o velho casal, eles nem imaginavam que suas vidas corriam tanto perigo. Perseguições pelas ruas de Nova Iorque, batidas de carro, tiroteios e fugas aluscinantes. Eles precisam correr para salvar suas vidas.

Jack Reacher é um personagem marcante, 1,98 m, 115 k, loiro de olhos azuis. Ele é protagonista de uma série de livros do autor Lee Child. Esse é o primeiro que leio e creio que não me prejudicou a leitura não ter lido os outros já lançado no Brasil: Um tiro, Dinheiro Sujo e Destiono: Inferno todos lançados pela Bertrand Brasil.

A história possui ótimas cenas de ação, só que esperava que tivesse mais. O que me incomodou na leitura foi o excesso de descrição de todas as cenas. Acho que o autor exagerou um pouco, as vezes, ficava até um pouco cansativo por conta disso. Mas logo em seguida a história tomava um ritmo aluscinante que não dava vontade de largar as páginas.

Apesar de ser uma história de ação e violência, o autor soube introduzir um toque sutil de romance entre o casal Reacher e Jodie, que desde os quinze anos dela, nutrem um amor platônico um pelo outro.

Enfim, um ótimo livro, super indicado principalmente para os meninos que curtem ação policial. Recomendo!

Quemlefazfilme 30/08/2012

Alerta Final por www.quemlefazseufilme.com.br
Título Original : Tripwire
Lee Child
Editora Bertrand

" De repente, pareceu-lhe sensato dar a volta e caminhar a distância impossível na direção oposta. Isso faria da vadiagem uma escolha consciente, e uma escolha consciente transformaria a vadiagem em algo completamente diferente. A questão toda era que a vadiagem era uma aceitação feliz e passiva da falta de alternativas . Ter alternativas estragava tudo. E Leon tinha lhe colocado uma imensa alternativa nas mãos.
Estava ali, tranquila e gentil, ao lado das águas do Hudson, esperando por ele. Leon deve ter sorrido enquanto escrevia aquela decisão. Sorrido e pensado, vamos ver como você se sai desta Reacher."

Ao longo dos seus um metro e noventa e oito, um pouco mais de cem quilos e chegando aos 39 anos, Jack Reacher, dono de um curriculum invejável, contrariando Dinheiro Sujo e Destino Inferno, havia se estabelecido em Key West. Fazia do ato de cavar buracos de piscinas algo mais objetivo do que exercícios físicos em uma academia cara e no período da noite ainda era presenteado com a visão de lindas mulheres em uma boate de strippers. Ele zelava pela segurança delas e estranhamente ainda recebia por isso, embora que utilizando o nome de Harry S. Truman. O velho hábito de tronar-se invisível adquirido ainda quando estava trabalhando na Polícia do Exército Americano o perseguia pelos dias atuais.
Uma vida calculada e tranquila que fora interrompida quando um detetive chega em Key West procurando por um tal Jack Reacher. O problema era que o tal detetive Costello estava sendo seguido por dois capangas sinistros que agora também queriam saber quem era o tal Jack Reacher.
Alguns socos mais tarde e depois de encontrar um cadáver, o bom e velho Jack já estava de partida de Key West. Seu destino era Nova York e sua missão inicial era descobrir quem queria saber onde ele estava vivendo e por quê.

Toda essa trama o leva diretamente até um grande companheiro de farda e uma antiga paixão do passado.
Quinze anos de espera e medo o distanciavam daquela menina que hoje já era uma mulher. Palavras não ditas, sentimentos camuflados e o medo de não ser correspondido . Uma paixão que também estava sendo procurada e assim como ele, estava correndo perigo.

Um segredo obscuro da guerra do Vietnã, guardado por trinta anos que não poderia vir à tona de jeito nenhum. Esse era o preço de suas vidas. Suas vidas e muitas outras que tentaram cruzar o caminho de um ex-combatente que sobreviveu aos horrores da guerra, embora que de uma maneira nada honrosa.
Por seu segredo do passado ele mataria e passaria por cima de quem quer que fosse.

E no World Trade Center em seu 88º andar, Reacher chega a uma conclusão nada trivial : Pela primeira vez na vida ele conhecia alguém que valia a pena tomar um tiro.

Lee Child em uma de suas melhores performances, nos mostra um Jack Reacher mais vulnerável. Mais emotivo, mais humano, mas nunca perdendo a capacidade de raciocinar mais rápido do que o inimigo.
Um livro que transporta o leitor para os horrores da guerra do Vietnã, famílias reduzidas a esperança e combatentes jamais encontrados.

O livro em uma palavra: emocionante.

Como quem lê faz seu filme, eu cai de amores por Jack Reacher logo em Dinheiro Sujo. Um ex-militar que carrega o sistema nas veias e sua honra do lado direito do peito. Não tem como não amar Reacher e seu modo nada convencional de resolver enigmas.
Sua habilidade como estrategista e sua precisão com armas de fogo, o colocam em um patamar exclusivo de heróis ou anti-heróis como ele mesmo se chamaria.

Especificamente em Alerta Final, o autor trata assuntos importantes como os espólios de uma guerra. Os feridos e aqueles que jamais voltarão para casa.
E tudo isso regado a um cenário incrível com direito as Torres Gêmeas, vôos em primeira classe e passeio de helicóptero do exército.

Lee Child certamente nos conduz ao erro em Alerta Final. A trama se desenrola de forma abrupta nos capítulos finais fazendo com que todas as nossas confabulações caiam por água abaixo. Adoro !

* O livro foi escrito em 1999 portanto as Torres Gêmeas ainda não haviam sofrido o atentado da al-Qaeda.

Conheça os outros livros da série:
- KILLING FLOOR - Dinheiro Sujo
- 61 HOURS
- WORTH DYNG FOR
- THE AFFAIR
- A WANTED MAN

Leia o texto original no blog Quem lê faz seu filme. Post: Alerta Final - Jack Reacher - Quem Lê faz seu Filme http://www.quemlefazseufilme.com.br/2012/08/alerta-final-jack-reacher.html#ixzz252oBm9Qk
Por Simone Santiago (Luka) . Plágio é crime ! Não copie esse texto sem autorização prévia !
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Gerson Donizete 10/09/2012

Alerta final
Ainda estou lendo; fica difícil traçar perfil comparativo, já que o autor mantém-se fiel ao estilo criado para o personagem; no entanto ainda considero "Um tiro" e "Dinheiro sujo" superiores com um ritmo mais intenso. Mesmo assim recomendo.

Araggorn 21/02/2013

O melhor de Jack Reacher!
Lee Child se supera em Alerta Final. Um livro empolgante do início ao fim com uma ótima dose de investigação, suspense e romantismo.
Jack finalmente encontra a filha do General Garber, por quem é apaixonado há anos. Os dois vão ter que lutar para escapar de um inimigo frio e cruel chamado Hobie. Um dos melhores vilões da literatura! Um indivíduo maligno disposto a fazer qualquer coisa para permanecer no anonimato e sobreviver, mas mesmo sabendo pela sinopse sobre o vilão, o leitor só terá a verdade no capítulo final. Eu me surpreendi com está história bem amarrada e me deliciei com o romance insaciável de Jack Reacher e Jodie Garber.
Alerta Final entrou pra minha lista de leituras favoritas, onde você vai ver Reacher envolto em mistérios sobre desaparecidos no vietnã, mortes misteriosas e um assassino muito bem criado para deixar-nos lendo noite adentro sem poder fechar o livro.
Ótimo!!

Marselle Urman 07/11/2013

Mais uma boa trama investigativa. Entre todas as "Reacher Girls", minha favorita é Jodie Garber, eles fazem um casal muito simpático.
O vilão é um boneco de clichê, mas as motivações para seus atos, que deixam uma lacuna de sentido na estória, fecham no final.
Destaque para a barbie girl Marylin, que acabou se mostrando diferente ( e melhor) que o esperado para seu estereótipo padrão.

Leitura divertida e totalmente descompromissada.

Fátima Lopes 15/05/2015

A trama é melhor que a do livro anterior (Destino : Inferno), mas há alguns trechos excessivamente detalhistas.

WallanS 25/10/2015

Um bom livro, mas que não conseguiu me prender completamente por ser muito previsível.

Luiz Miranda 02/07/2018

Preso no Aeroporto
Jack Reacher: mais de 100 milhões de exemplares vendidos, uma das franquias mais valiosas do mundo literário. Com essas credenciais você esperaria o quê? No mínimo um livro divertido. Pois bem, Alerta Final até poderia atingir o status de "divertido", SE tivesse umas 200 páginas a menos.

Sério, intermináveis 462 páginas pra pouco conteúdo e esse é apenas um dos problemas: a trama é descuidada e apresenta absurdos e furos inaceitáveis, traz ainda um romancinho estilo "hot" e um vilão saído direto dos quadrinhos, ah, antes que eu esqueça, tem pouca ação. Fica bom nas 40 páginas finais, mas ai é tarde, não?

Child tem uma escrita correta, alguns diálogos são bastante convincentes e afastam o rótulo de mau escritor. Infelizmente, ainda fica restrito a literatura de aeroporto. Falta alguma coisa, bastante coisa.