Anarquistas, graças a Deus

Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
5ª reimpressão
Indicação: + 16 anos

"A vida explode e se afirma em cada página de Anarquistas, graças a Deus." ("O livro de Zélia", prefácio escrito por Jorge Amado, p. 11)

Zélia Gattai conta suas memórias através de uma narrativa simples e descontraída sobre sua família, amigos e a cidade de São Paulo. Recordações que ultrapassam fotografias e prédios que constituem a história da maior megalópole do país.

Segunda leitura do livro e quis trazer para vocês a edição que fez parte da minha primeira leitura e lançada pela Editora Record, em 1979.

A cada momento da história e das histórias contadas parece que estamos em um final de tarde em companhia da autora e tomando um delicioso café da tarde.

Reler um livro bem escrito e cheio de fotografias que contam a história da família e que traz também a história da cidade de São Paulo foi muito bom e uma experiência incrível. Muitas histórias ainda estavam guardadas na minha memória desde a primeira leitura, em 2018.

Ao longo da leitura, o leitor faz diversas descobertas sobre a família e sua ligação com a história de São Paulo, como o reide organizado por Ernesto Gattai, pai de Zélia: "...ele e seus companheiros fariam o reide completo, São Paulo-Santos, ida e volta. Seriam os primeiros a fazê-lo.". (p. 23)

Prepare-se para rir e muito das histórias que envolvem Dona Angelina, mãe de Zélia Gattai, que cuidava de suas plantas e animais como se fossem seus filhos.

Ao longo da leitura é interessante ver a cidade de São Paulo, no início do século XX, suas mudanças e o seu crescimento junto com os imigrantes que fazem parte de sua história.

A edição de 2009 conta com uma seleção primorosa de fotografias da família Gattai.

Meus comentários:
Para quem gosta de Literatura, História e São Paulo vale a pena conhecer o livro. Gosto tanto dessa leitura que quero maratonar, na Globoplay, a minissérie projetada em 1984.

nat394 07/04/2024

Maravilhoso
Me apeguei tanto aos personagens. e o mais incrível é que é uma história real. obrigada, Zelia, por me apresentar a você e sua família, foi muito especial (e me identifico com você).

Rebeka 25/03/2024

Anarquistas, Graças a Deus
Esse livro aborda a imigração italiana e sua contribuição para a formação da cidade de São Paulo.
Foi uma deliciosa viagem ao passado, como voltar a ser menina através dos olhos e das memórias de infância da escritora Zélia Gattai.

Lizandra.Mirelle 22/03/2024

São Paulo e Italia
Ao iniciarmos esse livro, nos deparamos com imigrantes italianos vivendo em São Paulo capital no inicio do seculo XX e nos deparando com um pedaço do passado, que somente através das paginas de um livro, podemos ter acesso.
Sendo redigido em formato de memórias contadas em um diário, nos transportamos para o passado de Zélia, mas especificamente para sua infância e adolecência acompanhado dos pais, irmãos e avô materno.
O que me faltou na edição, notas de rodapé sobre as tantas palavras e frases italianas, além de alguns desfechos acercas de pessoas do convivío.
Fora isso é uma leitura bem legal e divertida, me lembrava muito a grande familia.

Vinicius.Chiquito 09/03/2024

Aula de História
Livro muito prazeroso, escrita fácil e envolvente, percorre a cidade de São Paulos nas décadas de 20 e 30, pontua momentos históricos como a revolução de 24 e o golpe do "estado novo de 37". Engrandece nosso (meu) conhecimento sobre a imigração italiana e nos fustiga com uma homérica possibilidade de DOM PEDRO II ter, generosamente, pensado e agido em prol de uma causa socialista, ter cedido um espaço para os anarquista se estabelecerem em uma comunidade autossuficiente, pena que não deu tempo.
Para quem gosta de "biografia" com um contexto histórico é uma excelente oportunidade e experiência.

Carolina.Santana 29/02/2024

O melhor livro do ano?
?Anarquistas, graças a Deus? é uma viagem ao passado, a uma São Paulo inimaginável através dos olhos curiosos e adoráveis de Zélia Gattai, filha de imigrantes italianos metade anarquistas convictos, metade católicos ferrenhos.

As histórias não segue uma ordem cronológica bem amarrada, mas a gente consegue crescer com Zélia e se encantar com sua inteligência, senso de humor e humanidade.

Talvez seja cedo pra falar que é o melhor livro do ano, porque ainda estamos em fevereiro, mas com certeza, é uma leitura que me marcou e que me encheu de vontade de ler tudo que Zélia já escreveu.

Tinami 29/02/2024

Viajar para uma São Paulo do início do século XX, em relatos de memórias de infância, foi definitivamente uma experiência surreal. E este livro veio a calhar numa coincidência em que estou me mudando para São Paulo, embora já esteja muito familiarizada com a cidade que nunca dorme. É notável que a cidade é caótica desde os seus primórdios.
Zélia me pegou profundamente na questão da imigração. Descrever aos pequenos detalhes o relato da chegada de seu avô Eugênio e de seu pai Ernesto, foi como um vazio sendo preenchido, um enigma desvendado que nunca tive coragem de perguntar aos meus avôs, também imigrantes. A afetividade que ela possui pela história de seus antepassados, pelo quadro anarquista do seu pai, em que estão materializados os sonhos, as dores e os sofrimentos de uma família de imigrantes, me fez ficar cada vez mais apegada ao livro, uma vez que também sinto uma forte ligação com os meus antepassados.
É um livro, num geral, encantador para quem gosta de navegar em um rio de memórias, de lembranças, de um passado rico em uma cidade tão rica em diversidade quanto São Paulo. Tenho certeza que passarei por todos os pontos da cidade que são referenciados por Zélia em minha breve estadia por São Paulo.

Gabriela.Andrade 28/02/2024

Adorei!
Não foi um livro que me pegou de cara, demorou umas 100 páginas, mas quando me pegou, eu devorei!

Adorei conhecer a infância/juventude de Zélia em São Paulo!

Giulia.Rocha 26/02/2024

Para além de uma leitura agradável e envolvente, o livro serve como uma ótima fonte histórica para entender a cidade de São Paulo no início do século XX. Temas como condições de vida dos imigrantes que aqui chegaram e os sonhos que traziam consigo, gênero, modernidade e o cotidiano de pessoas comuns povoam a narrativa de Zélia. Acabei a leitura com um gostinho de quero mais. Sei que a autora tem outros romances autobiográficos, mas nada sobre seu pai Ernesto Gattai e Angelina, ambas figuras muito instigantes.

Yasmin1609 25/02/2024

Uma ótima leitura....
O modo como Zélia gattai descreve sua infância e simplesmente maravilhoso, agente entra numa São Paulo do século xx diferente do que nos vemos hoje em dia.
Pais rigorosos imigrantes Italianos anarquistas, moldaram a personalidade de Zélia gattai de maneira muito boa amei a leitura mesmo tendo demorado 2 meses para acabar eu realmente gostei bastante uma das minhas primeiras leituras de 2024 e foi um livro espetacular espero ler outros da mesma autora no futuro.

apolloswrt 26/01/2024

Atrevimento, graças a deus
Que livro mais lindo!!

Zélia, numa escrita certeira, elabora este livro de memórias que não deixará que você o esqueça. Com muita graça, atrevimento e bom humor a autora descreve a infância e adolescência de modo a nos cativar cada vez mais.

anafreitasla 27/12/2023

Zélia
Nesse livro pudi conhecer 2 pessoas que não conhecia, Jorge Amado e Zélia Gattai. E acabei conhecendo a história de Zélia.
É um livro tranquilo e por mais que com modo de escrita da época fácil de ler, porque é um tanto informal e conta as histórias como um diário.
Nele pudi perceber a diferença de classes, em relação a classe alta e classe média.

Vitor 23/12/2023

Um passeio no tempo?
Livro de memórias, por sugestão do marido Jorge. Zélia decidiu então, por tópicos, rememorar sua vida e de sua família.

Com ela, caminhamos por uma São Paulo antiga, que vivenciou as mudanças e a modernidade chegando. Uma característica interessante é a percepção das mudanças que acontecem ao longo do tempo, das fases.

Uma leitura suave, que não deixa de ter momentos tristes e tensos, como outros alegres e românticos. Mas um livro de tipos, de personalidades, de pessoas reais.

Bia 17/12/2023

Uma viagem no tempo
Primeira vez que leio uma obra de Zélia Gattai e posso afirmar que me encantei por sua escrita. Uma forma diferente de narrar os fatos de sua infância, com coisas marcantes da história da cidade de São Paulo e de um Brasil de outras épocas. Recomendo o livro, desse modo, por dois motivos: primeiro pela escrita cativante da autora e os acontecimentos de sua vida, que nós faz sentir como se fôssemos íntimos de seu passado também. E em segundo lugar, pela viagem no tempo ao ver os pensamentos, hábitos e costumes de uma outra época, mas que nos faz relembrar a história e valorizar as conquistas atuais.

Fernanda2070 09/12/2023

Livro leve
Um livro de memórias, no geral tranquilo e fofo, com alguns capítulos tristes, claro, mas ótimo pra se ler antes de dormir
Gostei da leitura e recomendo