Anarquistas, graças a Deus

Anarquistas, graças a Deus Zélia Gattai

Resenhas - Anarquistas, graças a Deus

Emanuell K. 24/03/2020

Relembrar faz bem
Como é bom mergulhar nas memórias de Zélia Gattai, que nos traz um são paulo provinciana que já ensejava seus áreas de metrópole dos dias atuais. Muitas são as desventuras contadas por ela, que junto com sua família vão vivendo a imigração italiana no brasil e a adaptação com a cultura vigente. Os relatos caseiros trazem uma afetividade que instigam o leitor a buscar na suas reminiscências a sua infância, pessoas que foram importantes para cada um. Nesse livro sendo a leveza de ler um livro que não quer ser pretensioso, apenas contar suas histórias, para que possamos rir com algumas e chorar com outras, torcer para que as coisas deem certo, mesmo que já tenham acontecido a muitos anos atrás.
Enfim, tenho que recomendar esse livro tão singelo!

Rodrigo 19/04/2023

Memórias lindas
Um livro que traz as memórias da autora e do Brasil. Leitura indispensável para entender uma parte da nossa história.

Mel Rabelo 24/09/2021

Livro sensacional!
Sou muito fã de Jorge Amado e muitos me diziam que a escrita de Zélia era bem diferente, isso me deixou com um certo receio bobo que, logo no primeiro capítulo, desapareceu.
Anarquistas, Graças a Deus é uma leitura fluida, com momentos cômicos e emocionantes sobre a vida dos Gattai no Brasil.
Todos personagens são muito bem descritos, suas mudanças e evolução ao longo do livro são perceptíveis para o leitor. Criei um grande carinho pela família de Zélia.
Uma passagem bem interessante foi quando ela contou de seu primeiro contato com a literatura de Jorge Amado.
Marquei vários outros momentos e fiz diversas anotações em meu livro pois nunca vi um diário de memórias me prender assim as histórias e as pessoas como este.

Cinara... 30/06/2023

O sentimento se chama nostalgia, nostalgia do que não vivi.
"Nunca tivemos medo, nem mesmo pensamos, que um ladrão pudesse invadir nossa casa durante a noite. Não possuímos nada de valor e os gatunos sabiam muito bem escolher suas vítimas. Os ladrões de antigamente eram inteligentes e conscienciosos deixavam os pobres em paz. Dormíamos tranquilos."

A frase se diz de uma casa na Alameda Santos do lado da Av. Paulista parece ser uma frase vinda de outro mundo, um mundo em que a violência era algo distante...
O livro me trouxe essa nostalgia de um tempo distante, saudades de pessoas que nunca vi, ao término do livro o meu coração estava em pedaços de saudades por esses personagens reais que nunca conheci e nem irei conhecer.
E também o sentimento de frustração ao acompanhar a vida de uma criança cheia de acontecimentos e histórias espetaculares, tenho a sensação que nunca vivi nada na minha vida.
Escrita deliciosa, submergi nessa Alameda como se eu mesma tivesse morado lá.

Debora 07/01/2021

A história me conquistou
No início o formato do livro me incomodou: pareciam minicontos independentes, não estava gostando da forma.
Mas, então, esses contos começaram a se concatenar.
E a história de SP naquela época despontou, entremeada à vida de Zélia e sua família. Com isso, a leitura tornou-se um prazer e uma descoberta, ao desvendar a dinâmica da minha cidade natal antes só estudada na escola: a vida dos imigrantes, a Alameda Santos de uma forma nunca antes imaginada, a dureza da vida, as organizações anarquistas e as relações entre aquelas pessoas todas.

Jayme 31/01/2014

Em Anarquistas, graças a Deus o leitor descobre como se deu a primeira formação de Zélia Gattai, especificamente sua infância e, de quebra, a história de uma geração de imigrantes italianos que ajudou a forjar a comunidade anarquista no Brasil. Os documentos, aqui, perdem força para o relato de Zélia que ganha o leitor ora pela forma de tratamento dado aos temas, ora pela exposição de suas impressões, que, se não aparecem de forma enfática, surgem como uma conversa ao pé do ouvido. Nota-se, nesse caso, que a maior virtude de Zélia Gattai foi não ter emulado a voz de Jorge Amado, mas, sim, de ter encontrado sua própria voz.

Sem dúvida, é o livro mais comentado de Zélia Gattai. Trata-se, do começo ao fim, de um livro de memórias. O que o diferencia, no entanto, dos relatos dos estadistas ou dos grandes homens de seu tempo, é o fato de a narrativa da escritora não contar com um tom solene ao se referir aos acontecimentos pelos quais ela passou. Ao contrário, prefere o traço da anedota e, por conseguinte, se desvincular dessa imagem de escritora vetusta com chancela da elite cultural do País.
Paty 16/07/2014minha estante
Um belo livro de memórias este livro.

Josi 01/01/2022

Incrível giro pela São Paulo do início do século 20
Zélia Gattai nos conduz de forma leve e alegre por suas memórias de infância e adolescência. Leitura recomendadissima

Jécyka 29/07/2022

Me apaixonei pela história da família de Zélia. Estou me reconhecendo muito nesses livros ambientados em família. Eu diria que ele é ainda mais rico e curioso para quem mora em São Paulo ou advém de família de imigrantes. Mesmo eu não tendo nenhuma das duas características, eu gostei bastante e me senti na mesa de café com Zélia, escutando bons relatos. Super recomendo esse livro.
A única coisa que me deixou incomodada foi a interrupção brusca do fim. A gente sempre espera um grande acontecimento ou amarração de fatos para terminar uma história mas aqui, ela simplesmente para de contar rsrs. No geral, muito bom mesmo!
Luciano Otaciano 30/07/2022minha estante
Parece ser muito bom, né? Fiquei curioso com a obra.

Jécyka 30/07/2022minha estante
É bom mesmo. Recomendo. Me deu vontade de conhecer São Paulo. Eu queria dar uma nota maior mas ainda não aprendi a dar notas "picadas", tipo 4.5, por exemplo. Só consigo dar números inteiros.

Luciano Otaciano 31/07/2022minha estante
Particularmente também não curto dar nota picada. Prefiro arredondar para cima ou para baixo, aí minha nota fica com números inteiros.

Carla Verçoza 16/09/2021

Sensacional
Ao iniciar a leitura, fiquei com receio de não me envolver ou não gostar da história. Que nada!
Quando menos esperava, já estava completamente imersa na leitura.
A Zélia, que mulher talentosa!! Que capacidade sublime em narrar suas memórias, onde conta também a história de São Paulo e do Brasil no início do século XX, os imigrantes, os costumes, a chegada dos carros, da tecnologia, os laços e a vida familiar.
Ao contar sobre sua infância, faz com que o leitor se sinta lá, presente em cada momento da vida da Zélia criança, terminei a leitura cheia de ternura por essa menina e apaixonada pela Zélia escritora.
Recomendo.
Paty 16/09/2021minha estante
Muito bom descobrir São Paulo com as lembranças dela. Completamente outra cidade.

Neidinhap 31/05/2023

Sabor de saudades..
Esse livro é para ser degustado devagar, é uma autobiografia deliciosa da infância de Zélia Gattai..
São Paulo de meados de 1920, cidade pacata, onde se vivia com tranquilidade..
Imigrantes italianos sua família morava na Alameda Santos com muitas dificuldades porém felizes...
Amei esse livro, na realidade uma releitura de uma história que guardei ótimas lembranças...

Vilamarc 11/01/2021

Testemunho de uma época
Sem pretensão literária, Anarquistas graças a Deus é um delicioso testemunho de um época. A prosa simples de Zélia agrada pela clareza, objetividade e emoção contida nos fatos familiares que se entrelaçam aos momentos históricos de São Paulo, do Brasil e da Itália.
Pra mim a descoberta da Colônia Cristina, experimento anarquista patrocinado pelo Imperador Pedro II foi uma descoberta.
Ademais no livro estão grandes fatos que não costumam aparecem nos livros didáticos, como a persistência dos castigos físicos aos trabalhadores negros libertos pós-abolição.

Matheus Tomaso 15/10/2021

A Zélia é maravilhosa. Me senti na sala da casa dela participando da história. Uma visão da vida em São Paulo incrível.

Carol 19/11/2021

Delícia de livro. Dei algumas gargalhadas das histórias contadas por Zélia. Termino o livro me sentindo amiga íntima da família.

Carolini.GonAalves 17/04/2022

Memórias
Que livro! Achei incrível o modo que Zélia traz as suas memórias de infância e adolescência de forma afetiva, prendendo o leitor de maneira leve e espetacular, o livro retrata o processo da evolução cultural do Brasil, a vivência de sua família e muito mais.
É uma leitura super tranquila e alegre.
laiyan 18/04/2022minha estante
Adorei!