Pimentas

Pimentas Rubem Alves

Resenhas - Pimentas

Roberta.Biasioli 27/02/2024

Neste livro, Rubem Alves mostra sua essência rebelde e contestadora, nos fazendo refletir sobre aspectos cristalizados da religião, da educação, da política e da sociedade em geral.
Um livro de leitura fluida e cheio de belas lições.

Kesia.Gabrielly 19/06/2023

Pensamento-pimenta
Ao ler Rubem Alves você espera tudo e ele entrega mais que tudo! Foi o meu primeiro livro dele e não esperava ficar tão presa. Em todo momento da leitura foi como conversar com o próprio autor, e em algumas horas um avô amoroso. Teve momentos que eu só queria abraçá-lo por tantas pausas tristes, mas como diria ele: por prazer da tristeza eu vivo alegre.

Religião, política, amor, arte, beleza, ipês amarelos poesia, entre muitos outros temas aqui abordados, compartilhando perspectivas que por mim, nunca pensadas. Rubem fala tão bonito das sutilezas da vida.

Alana 30/11/2022

Cotidiano
Rubem Alves tem o dom de proporcionar prazer através de seus escritos, é de um sentimento avassalador de paz e estadia. Essas crônicas são sensacionais e denotam não só o talento do autor, mas também sua sensibilidade ao enxergar o mundo.

Katia Rodrigues 05/10/2022

Pensar é coisa muito perigosa...
"FUI CONVIDADO A FAZER UMA preleção sobre saúde mental. Os que me convidaram supuseram que eu, na qualidade de psicanalista, deveria ser um especialista no assunto. E eu também pensei. Tanto que aceitei. Mas foi só parar para pensar para me arrepender. Percebi que nada sabia. Eu me explico.

Comecei o meu pensamento fazendo uma lista das pessoas que, do meu ponto de vista, tiveram uma vida mental rica e excitante, pessoas cujos livros e obras são alimento para a minha alma. Nietzsche, Fernando Pessoa, Van Gogh, Wittgenstein, Cecília Meireles, Maiakóvski. E logo me assustei. Nietzsche ficou louco. Fernando Pessoa era dado à bebida. Van Gogh matou-se. Wittgenstein alegrou-se ao saber que iria morrer em breve: não suportava mais viver com tanta angústia. Cecília Meireles sofria de uma suave depressão crônica. Maiakóvski suicidou-se. Todas elas, pessoas lúcidas e profundas que continuarão a ser pão para os vivos muito depois de nós termos sido completamente esquecidos.

Mas será que tinham saúde mental? Saúde mental, essa condição em que as ideias comportam-se bem, sempre iguais, previsíveis, sem surpresas, obedientes ao comando do dever, todas as coisas nos seus lugares, como soldados em ordem-unida, jamais permitindo que o corpo falte ao trabalho, ou ter um amor proibido ou, mais perigoso que tudo isso, a coragem de pensar o que nunca pensou. Pensar é coisa muito perigosa...

Não, saúde mental elas não tinham. Eram lúcidas demais para isso."

Ig: @ingrisias
Cleber 06/10/2022minha estante
????

Katia Rodrigues 06/10/2022minha estante
Eu amei demais esse texto!

Letras.Libras 17/02/2022

Conversa de avô do interior
Algumas coisas q ele diz são chamativas, outras te fazem pensar, outras são curiosidades. Ele se contradiz algumas vezes, principalmente falando da Bíblia, e tem aquele conceito de "no meu tempo era melhor". Resumindo, conversa de idoso msm. Mas pelo menos ele deixa várias indicações de obras de arte, livros e poesias.

Graci 13/12/2021

Ostra feliz não faz pérola
Essa é uma frase de outro livro de Rubem, mas só lembrava dela ao ler esse livro, quantas vezes na vida somos testados, incomodandos e tirados de nossa bolha para poder evoluir.

Tiago.Severino 06/12/2021

Bom livro
Rubem Alves era muito culto. Seus textos são fáceis de ler e repleto de boas análises.
Aprende-se com objetividade, mas ao mesmo tempo de modo simples e direto.
Há alguma melancolia em alguns deles. Porém, em um momento que se cobra felicidade, dedicação e aceitação de tudo é bom para rever o que acreditamos.
Espero ler outra obra dele em breve.
Nessa aqui, extrai excelentes referências.
Sugiro a leitura a todos que queiram escapar da mesmice das soluções fáceis que as redes sociais apresentam.

Kah 21/11/2021

"Sabendo que tudo o que é belo precisa terminar". Começo assim com o trechinho do maior de todos os autores q já ousei explorar.

Com aquela doce angústia com a qual Rubem Alves sempre descreve em suas lembranças - angústia da saudade de um tempo que se foi, q se desfez e não mais voltará -, encerro a leitura de uma das melhores coleções de suas crônicas.

Sua arte de conseguir associar a beleza à efemeridade das coisas, nos faz imergir no bem mais precioso que nos é concedido: o presente. É um presente! É uma dádiva poder ter acesso às suas reflexões e contemplar, por meio de seu olhar, as coisas simples.

Dessa forma, não poderia deixar de enfatizar a minha recomendação ao livro "Pimentas". Vai muito além de uma mera leitura descontraída, é um reencontro com a beleza que vive e está adormecida dentro de nós.

LeandroCastro88 24/07/2021

Um craque
Rubem Alves fala tão bonito. Me emociona muito. Me inspiro cada vez que leio um texto seu. O único que não gostei desse livro foi o "crioulinha", onde achei que ele tenta se defender de uma coisa que não tem necessidade. Fiquei incomodado. Faz parte. Os gênios mexem conosco de diversas formas. De 74 textos eu não gostei de somente 1. Tô bem no lucro!

Maíra Marques 25/06/2021

Não vi tantas pimentas, mas pequenas pílulas. Pílulas sobre leitura, educação, envelhecimento ... sobre a vida.
Não é um livro que te prende, mas talvez te transforme, te faça repensar sobre o tempo (tempo vivido e tempo futuro).
Não é o melhor livro do autor, nem o livro mais transformador que li no ano, é simplesmente R. Alves.

Bambino 02/04/2021

Meu primeiro contado com a escrita do Rubem, e tô sem palavras! Livro poderoso que te faz ter um misto de sentimentos, bons e ruins. Perfeito!

Aline.Robles 15/09/2020

Qual é seu jeito de ficar por aqui?
"A alma não come pão. Alma come beleza"

"Toda vez que vejo uma pessoa humilde e indefesa sendo humilhada por uma pessoa q se julga grande coisa, a fera acorda e ruge. Ng sabe a verdade, temos opiniões."

"Fui um rebelde. Acho q aqueles q gostam de mim têm esse traço comum: andam na direção contrária"

"Um caminho para se ensinar compaixão, que é o mesmo caminho para se ensinar a tristeza, são as artes que trazem à existência as coisas que não existem:a literatura, o cinema, o teatro. As artes produzem a beleza. E a beleza enchem os olhos d'água.
Para haver compaixão,é preciso saber estar triste. Pq compaixão é sentir a tristeza de um outro."

"As construções têm o estranho poder de moldar seus moradores de forma que eles ficam iguais às casas em q moram
Deixaram de ser semelhante à flores, nuvens. Ficaram iguais as pedras e ao cimento"

Isa 19/05/2020

O outro lado que nunca imaginei!
O que mais gostei nesse livro, além da sua escrita leve e acessível, são as histórias aleatórias que nos fazem hilariamente refletir em algo que nunca havíamos pensado antes.
A cada fim de um conto, eu permaneci pensativa.
Realmente são idéias incendiárias, que abrem sua mente para diferentes visões de aspectos simples e até rotineiros.
Outro ponto legal, são as referências e indicações que o autor está sempre sugerindo em sua obra. Um grande incentivo a leitura constante e ao reconhecimento de seus colegas da área.

Dani 08/11/2017

Pimentas
Em Pimentas fui apresentada a Rubem Alves, agora digo: quanto prazer em conhecê-lo.

Rubem me presenteou com a sua doçura, com a beleza da vida através dos seus olhos. Me brindou com histórias lindas, como a do flautista Marcelo, que encheu meu coração de inspiração. Obrigada por me apresentar Marcelo, Rubem. Nessa crônica, eu larguei todos os livros que estava lendo junto com o seu, pois logo percebi que esse livro merecia ser lido sozinho, naquele momento você levou meu coração.

Rubem permitiu que eu lesse seus pensamentos, seus medos, suas alegrias, e, ao mesmo tempo que levou o meu, me doou o seu coração.

Não foi simplesmente uma leitura de um virar de páginas, foi como se Rubem estivesse ali, lendo pra mim, lendo comigo. Nunca havia sentido tanto carinho lendo um livro. Acho que é isso, suas páginas são repletas de cuidado.

Também me mostrou os seus autores preferidos, com seus trechos preferidos, que passaram a ser um pouco os meus também.

Me definiu se definindo, realmente somos bordados, Rubem: "Temos um lado direito que mostramos para todo mundo, e um lado do avesso, que escondemos.".

Me despeço de você com uma certa melancolia, mas feliz por tê-lo encontrado nesse mundo dos livros, essa beleza da vida ninguém apaga.

Rubem, mais uma vez, obrigada.

O trecho mais lindo que vocês vão ler hoje:

"Se você está triste, no fundo do abismo e tudo está dando errado, precisando de alguém que o ajude - feche os olhos e pense em mim. Logo logo estarei ao seu lado para iluminar a noite escura. Basta que você chame meu nome... Você sabe que virei correndo pra ver você de novo. Inverno, primavera, verão, outono, basta chamar que eu estarei ao seu lado. Você tem um amigo..."