O Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

Kelly313 31/08/2023

O Contrato Social
Esse tipo de livro realmente tem uma leitura rápida em.???
No próprio livro diz que essa obra é muito complexa e é mesmo, em muitas vezes me perdi e tive de voltar. Mas me fez pensar muito em nossa situação, de como estamos agora.
Mas por que alguém iria de submeter ao domínio de outras pessoas que possuem nada mais que uns bens a mais, em troca de uma "segurança"?
Fica a questão no ar no fim desse livro, somos livres ou acreditamos ser e na realidade é tudo o contrário? Ótima obra para refletir!

lailamniz 17/09/2023

"Convenhamos, pois, que a força não faz direito [ ? ]."
Li livro físico + da biblioteca. | "Toda potência vem de Deus, confesso-o; mas também todas as doenças: quer isso dizer que não se deva chamar o médico?"

(D)O Contrato Social discute sobre a origem da ordem em sociedade, alegando que não se origina do direito natural, nem da força, mas de uma convenção.

Não é uma obra MUITO boa, mas você entende o porque que ela fez, ou ainda faz, muito barulho. Rousseau escreveu essa pedrada com sangue nos olhos.

"É de cair o ©u da França."

malusalez 17/09/2023

Há de fato liberdade?
Na sociedade em que você vive...

gostei, no começo foi muito difícil entender o que o rousseau tava falando, sempre que ele aparecia eu ficava???? com as falas dele, mas indo pro final eu consegui entender(algumas partes só, outras eu ainda tô?) vou pesquisar mais sobre o assunto, achei legal.

Massasa 22/09/2023

O contrato social
Bastante produtiva a leitura, apesar de não ser minha área de estudos, trás reflexões interessantes sobre os conflitos políticos atuais.

Bernal 03/10/2023

De forma objetiva, Rousseau explica a concepção do Direito Político. Meus destaques vão para os tipos de sociedade, a divisão das leis e a própria Teoria do Governo, na qual ele mostra as diferenças entre Poder Legislativo e Executivo e as formas de governo em si (democracia, aristocracia, monarquia, anarquia etc.). Ao final, destaca-se a religião, que nitidamente o influenciou bastante em todas as suas ideias.

Resenha completa no IG @be.thereader

gmarquez 29/10/2023

Malo periculosam libertatem quam quietum servitium.
A obra descreve o ideal de Estado e organização de sociedade segundo a visão de Rousseau. Livro essencial para a construção do conhecimento político e um convite para reflexão filosófica da existência e manutenção do Estado e sua relação com o povo. Leitura bem densa, mas para os entusiastas do assunto acaba se tornando agradável.

Trechos marcados:

"O mais forte nunca é forte demais para ser sempre o senhor, se não transformar a força em direito, e a obediência em dever."

"Ceder à força é um ato de necessidade, não de vontade; é no máximo um ato de prudência."

"Convenhamos, então, que a força não constitui o direito, e que somente se está obrigado a obedecer às potências legítimas."

"[...] os homens, vivendo em sua primitiva independência, não mantêm entre si nenhuma relação tão constante para constituir nem o estado de paz nem o estado de guerra; não são, de forma alguma, inimigos naturais. É a relação das coisas, e não dos homens, que constitui a guerra, e o estado de guerra não pode nascer de simples relações pessoais, mas apenas das relações reais."

"[...] entre coisas de naturezas diferentes, não se pode estabelecer nenhuma relação verdadeira.”

“Só então a voz do dever sucede ao impulso físico, e o direito, ao apetite, e o homem, que até então não consideraria senão a si mesmo, se vê forçado a agir sob outros princípios e a consultar sua razão antes de ouvir suas inclinações.”

“O que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo que o tenta e que ele pode alcançar; o que ele ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo que possui.”

“[…] a liberdade moral, que apenas torna o homem verdadeiramente senhor de si; pois o impulso do mero apetite é escravidão, e a obediência à lei que se prescreve é liberdade.”

“Por si mesmo, o povo sempre quer o bem, mas por si mesmo nem sempre o vê. A vontade geral é sempre reta, mas o juízo que a guia nem sempre é esclarecido.”

“[…] é necessário que ele prive o homem das forças próprias para oferecer-lhe algumas que lhe são alheias e das quais não possa fazer uso sem o auxílio de outrem. Quanto mais estas forças naturais estão mortas e arruinadas, mais as adquiridas são grandiosas e duráveis, mais também a instituição é sólida e perfeita.”

“pode-se adquirir a liberdade; mas jamais recuperá-la”

“Os usurpadores sempre criam ou escolhem essas épocas de distúrbio para fazer aprovar, encobertos pela agitação pública, leis destrutivas que o povo jamais adotaria com o sangue frio. A escolha do momento para a instituição é um dos caracteres mais seguros pelos quais se pode distinguir a obra do legislador da do tirano.”

“[…] e quanto à riqueza, que nenhum cidadão seja tão opulento para poder comprar outro e nenhum tão pobre para ser obrigado a se vender. O que pressupõe, da parte dos grandes, moderação dos bens e de crédito e, da parte dos pequenos, moderação da avareza e de cobiça.*
*Esses dois estados, naturalmente inseparáveis são igualmente funestos para o bem comum; de um saem os tiranos e, do outro, os defensores dos tiranos; é sempre entre eles que se faz o tráfico da liberdade pública: um adquire e o outro vende.”

“O que é então o governo? Um corpo intermediário estabelecido entre os súditos e o soberano para a mútua correspondência, responsável pela execução das leis e manutenção da liberdade civil e política.”

“Mas, como mil eventos podem modificar as relações de um povo, não somente diferentes governos podem ser bons para diversos povos, mas para o mesmo povo em tempos distintos.”

“Assim, a vontade dominante do príncipe não é ou não deve ser senão a vontade geral ou a lei, sua força não é senão a força pública concentrada nele; desde que ele queira realizar por si mesmo qualquer absoluto e independente, a ligação de tudo começa a se afrouxar. Se enfim o príncipe tivesse uma vontade particular mais ativa que a do soberano, e a usasse para obedecer a essa vontade particular da força pública que está em suas mãos, de sorte que se tivesse, por assim dizer, dois soberanos, um de direito e outro de fato, imediatamente a união social desapareceria, e o corpo político seria dissolvido.”

“Assim, a vontade geral é sempre a mais frágil, a vontade de corpo ocupa o segundo lugar, e a vontade particular, a primeira de todos: de modo que, no governo, cada membro é, em primeiro lugar, ele mesmo, em seguida, magistrado e, finalmente, cidadão. Gradação diretamente oposta à que exige a ordem social.”

“Malo periculosam libertatem quam quietum servitium.

Prefiro a liberdade com perigo à paz com escravidão”

“Não é sobre a quantidade de imposições que se deve medir essa carga, mas sobre o caminho que elas devem fazer para retornar às mãos das quais saíram; quando essa circulação é imediata e bem estabelecida, quer se pague pouco ou muito, não importa; o povo é sempre rico e as finanças sempre vão bem. Ao contrário, qualquer pouco que o povo dê, quando esse pouco não retorna para ele, dando sempre, ele rapidamente se esgota; o Estado jamais é rico, e o povo é sempre miserável.”

“As almas vis não creem de forma alguma nos grandes homens: escravos vis sorriem com ar de troça à palavra liberdade.”

“Quando o nó social começa a se afrouxar e o Estado a se enfraquecer, quando os interesses particulares começam a se fazer sentir e as pequenas sociedades a influenciar a grande, o interesse comum se modifica e encontra opostos, a unanimidade não reina mais nas vozes, a vontade geral não é mais vontade de todos, sobrevêm contradições, debates e a melhor opinião não é aceita sem disputas.”

“Reforme as opiniões dos homens e seus costumes se purificarão por si mesmos. Ama-se sempre o que é belo ou o que se considera como tal, é sobre o juízo que surge o engano; de modo que é tal o juízo que se deve regular. Quem julga os costumes, julga a honra, e quem julga a honra toma sua lei de opinião.”

“Dessa forma, das divisões nacionais resultou o politeísmo, e daí resultou a intolerância teológica e civil, que naturalmente é a mesma.”

“Onde a intolerância teológica é admitida, é impossível que ela não tenha efeito civil; e desde que o tenha, o soberano não é mais soberano, mesmo em negócios seculares: a partir desse momento, os sacerdotes são os verdadeiros senhores; os reis são apenas suas autoridades.”

Arthur614 24/11/2023

Uma leitura essencial para quem quer ter uma melhor compreensão do Direito na sociedade contemporânea. O Contrato Social foi uma das obras que exerceram maior influência nos ideais da Revolução Francesa e forneceu parte considerável dos alicerces para a sociedade atual. Apesar de ser uma leitura um pouco mais difícil e que em alguns momentos perde tempo demais com certos pontos desnecessários, vale muito a pena para aqueles que se interessam em direito e política.

Salim 01/12/2023

Clássico chato
Sei que é um clássico do pensamento político, mas que livrinho chato... demorei uma eternidade para concluir essa leitura!

Camila.Lima 04/12/2023

Li por causa da faculdade
Ajuda a compreensão sobre o conteúdo das aulas, porém tem vocabulário um pouco chatinho? Deu vontade de largar várias vezes

Mavi 21/12/2023

O Contrato Social
Eu comecei a ler para agregar no curso que eu faço e também para minha vida profissional, mas a sensação que eu tive foi a mesma quando li O Príncipe, são informações que eu irei levar para a vida! A leitura é densa, há momentos que são complexos os exemplos citados mas fora isso muito enriquecedor o livro.

Bi Bueno 22/12/2023

O Contrato Social
Tenho uma sobrinha leitora que me enche de orgulho. Outro dia fui na casa dela e ela me mostrou clássicos no formato de quadrinhos. Tive que dar um confere. Achei bem legal pra que a gurizada tenha o primeiro contato e já se familiarize com os conceitos desses autores.

JosA225 31/12/2023

Do Contrato Social
A mais importante obra de Jean-Jacques Rousseau. Fala sobre o contrato invisível entre o homem(o bom selvagem) e a sociedade. Os homens mais influentes sempre arrumam um jeito de escravizar os mais fracos.

anakaroliners 09/01/2024

Por ser o primeiro livro técnico que li, achei a leitura meio arrastada e ?chata?, estive acostumada com livros de aventuras e demorei meses lendo porque além de não entender de primeira, tinha que estar com a cabeça aberta e descansada pra conseguir ler, entretanto em visão do conteúdo apresentado, sem duvidas não deixa a desejar, abrange com clareza os temas que apresenta e fundamenta cada ponto.

Viny 09/01/2024

Só online as que leram na aula de sociologia
E ainda vem bicha me falar de john locke e thomas hobbes qnd o rou tá na estante? por favor monas falem de filósofos de verdade

Eliane406 12/01/2024

Essa sociedade
? Leitura obrigatória para todos que querem entender o fundamento e a legitimação da sociedade. Publicado em 1762, dividido em quatro partes, consiste em um tratado de concepção política que interliga questões sobre a liberdade e a lei. A obra defende que o homem nasce livre, estando, contudo, " acorrentado em toda parte".
???? Rossseau foi um dos mais considerados pensadores europeus do século 18, sua obra inspirou reformas políticas e educacionais e tornou-se mais tarde a base do chamado Romantismo.
? "Se indagarmos em que consiste precisamente o maior bem de todos, que deve ser o fim de todo sistema de legislação, achar-se-à que se reduz a estes dois objetos principais: liberdade e igualdade. A liberdade, porque toda dependência particular é outro tanto de força tirada ao corpo do Estado, a igualdade, porque a liberdade não pode existir sem ela"