O Contrato Social

O Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

anakaroliners 09/01/2024

Por ser o primeiro livro técnico que li, achei a leitura meio arrastada e ?chata?, estive acostumada com livros de aventuras e demorei meses lendo porque além de não entender de primeira, tinha que estar com a cabeça aberta e descansada pra conseguir ler, entretanto em visão do conteúdo apresentado, sem duvidas não deixa a desejar, abrange com clareza os temas que apresenta e fundamenta cada ponto.

JosA225 31/12/2023

Do Contrato Social
A mais importante obra de Jean-Jacques Rousseau. Fala sobre o contrato invisível entre o homem(o bom selvagem) e a sociedade. Os homens mais influentes sempre arrumam um jeito de escravizar os mais fracos.

Fidel 19/06/2020

Não é uma leitura fácil
Pra quem, como eu, está acostumado com romances, é uma leitura pesada. "Desconheço a arte de ser claro para quem não quer ser atento" é frase que, na minha opinião, resume a leitura. Apesar disso, é um livro que explica muito do radicalismo que vivemos atualmente. Rousseau era, sem dúvida, um radical, mas um radical extremamente inteligente.

Renata 28/05/2020

Leitura atual
Uma excelente leitura para o momento atual. Faz uma reflexão sobre a sociedade, a política e as tramas que as envolvem.

Nazrat 07/10/2022

Princípios
De uma simplicidade e clareza absurdas, é uma leitura muito importante e que faz rever como certas coisas na atualidade são realmente problemáticas. Em especial a mistura de religião e política.

ciliane.ogg 14/12/2022

O livro inicia com uma pergunta e tenta respondê-la no escrito:" o homem nasce livre, mas passa a vida acorrentado". Por que isso acontece? Qual foi o contrato estabelecido que gerou essa consequência?
É um livro instigante, percorrendo os vários contratos estabelecidos pelos humanos no decorrer de sua história e como isso deixou o homem mais livre ou não.
Como a propriedade privada tem peso grande, a religião e suas várias formas, as leis que mantém o contrato em pé, inclusive estabelecido o casamento como vemos hoje.
É um livro a ser lido e relido de tempos em tempos, pois teremos novas percepções desses escritos

Naimica 20/06/2023

A ideia é genial!
Vi que além desse título a editora tem outros clássicos em versão mangá e devo dizer que isso é maravilhoso!
Claro que eu recomendo, é uma forma bem rápida e dinâmica para poder saber do que se trata o tal título que todo mundo fala.
Eu não lembrava, mas já havia lido o texto de Rousseau nas minhas aulas de ciência politica (justamente a parte que é usada pro mangá) e o mangá é perfeito!
Peguei esse emprestado e já quero ler todos os outros clássicos nesse formato também.

Elton.Oliveira 21/05/2021

Livro interessante mas enfadonho. Retrata bem como funcionava as leis , costumes , reinados , repúblicas , aristocracias e etc. Serve muito para remontarmos a realidade de sua época. Muito ainda se aplica na atualidade mas existem pensamentos e valores que percebemos não fazer bem ao conjunto que é a sociedade.

Gabriel Molotov 30/10/2021

Excelente conteúdo
Esse livro por ser um capítulo, o contrato social, ele foi traduzido de forma fiel, onde se usa um linguagem formal, e extremamente difícil de se manter o entendimento, é um livro que se gasta muito tempo lendo, pois para conseguir entender o que está escrito em um parágrafo, é necessário ler atentamente a cada oração. O conteúdo é fenomenal, pois ele explica de uma forma didática o poder, e como alguém tem poder, e quais seriam os deveres e obrigações de uma forma mais fundamental, caso não concorde com o livro, ainda sim é uma boa base ao menos para enteder a questão de poder. Recomendo o livro para quem tem paciência na leitura e que queira saber mais sobre o estado e o poder dos indivíduos que vivem em uma sociedade

dudaatayde 08/09/2021

Em O Contrato Social, Rousseau traz a perspectiva de que o direito não existia na sociedade natural, pois sua origem vem em concilio com a criação do estado social. Onde surgem os princípios, derivados da natureza das coisas com base na razão, de convivência em sociedade, necessidade do estabelecimento de regras e, posteriormente, as primeiras noções de justiça começam a ganhar forma.

Para o autor, direito e justiça estão excepcionalmente ligados à liberdade e à igualdade em um meio social, onde um povo apenas será sábio se por ele tudo for regrado pelo justo. Por consequência, faz-se necessário ter a noção de que toda lei deve ser fundada no bem público e que, esse por sua vez, é fruto de uma sociedade justa. A título de exemplo, se todos os cidadãos se reúnem em comum acordo sobre determinado ato ou assunto, ninguém poderia duvidar de sua legitimidade e de que as escolhas provindas desse acordo foram justas por contemplar, talvez não a todos, mas a maioria.

Em seu raciocínio, diz que a primeira ?lei natural? do homem consiste em proteger a si mesmo, seja por quais meios encontrar. O que acaba por ser um tema complexo, onde se pode iniciar uma discussão sobre pontos conflitantes, tal como a relação entre a escravidão e o direito. Onde está o direito que o indivíduo tem para agir em defesa própria quando sua liberdade que, como citado anteriormente, é um dos principais quesitos ao se falar na existência da justiça, lhe é renunciada? O autor condena rigorosamente a manipulação e o uso da legislação para fins particulares, onde atos dessa natureza, por fim, negligenciam o bem comum, ou bem público, da comunidade.

Em conclusão, Rousseau dirige sua reflexão às ideias abordadas anteriormente no decorrer do livro, sobre os verdadeiros princípios do direito político, que vem a ser o principal condão de ideias e considerações na qual se baseia para escrever a obra.

Um clássico indispensável da filosofia política ocidental, Jean-Jacques Rousseau reflete sobre a noção de Estado moderno, conversando com o leitor e apresentando suas ideias em um texto fluido com linguagem acessível, ao mesmo tempo que mantém a coesão no desenvolvimento dos conceitos abordados e recapitulação das explicações teóricas, com intuito de reforçar o entendimento em relação ao tema.

Podendo ser lido não apenas por estudiosos e estudantes da área do direito, mas por todos aqueles que se interessam pela filosofia política, sociologia e antropologia. A leitura é indicada aos que tenham desejo em entender e estudar sobre conceitos, fundamentados na realidade da época, no âmbito das leis, princípios constitutivos, costumes, o que é o Estado e, especialmente, o pacto social.

lis 11/03/2024

Muito bom, eu não achei a leitura tão difícil, pensei que seria mais. A perspectiva de Rousseau é incrível.

Giovani 20/01/2021

Livro essencial para entender de perto sobre um dos mais importantes contratualistas.

Ingrid.Pardinho 03/07/2021

Um clássico
Recomendo a quem quer entender melhor sobre o iluminismo e o direito moderno. Porém, acho importante salientar que é uma obra complexa. Mesmo não concordando com vários pontos, reconheço a importância histórica do livro.

Eduardha 27/01/2022

Foi uma leitura muito boa. Estudei Rousseau na escola e no cursinho e foi muito interessante ler todo o livro e não conhecer sua visão apenas pelo que é apresentado em aula.