Gone Girl

Gone Girl Gillian Flynn

Resenhas - Gone Girl

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lune 13/04/2024

Entrou nos meus favoritos!!!!
Eu fiquei receosa de ler gone girl por muito tempo porque eu sempre amei o filme e depois de ler o livro, posso confirmar que consegue ser melhor ainda!!

estar dentro da cabeça da amy e do nick é mais doido ainda!

existem algumas diferenças do livro x filme mas nada gritante, a adaptação foi PERFEITA

??????????

Sibery 13/02/2024

Essa é a resenha mais difícil que eu já escrevi.
Porque não tenho como explicar meus sentimentos ambíguos sobre a história sem dar spoilers.

Mas vou começar dizendo que esse livro me fez perceber que estou me afastando da literatura americana. Quando adolescente e jovem adulta, livros americanos era tudo o que eu amava. Os clássicos, os modernos. Mas eu comecei a expandir e compreender a literatura do mundo. E uma coisa que me falta na grande maioria dos livros americanos recentes... É a construção da moral, da honra e do amor.

A narrativa americana adulta é focada na criação de personagens ambíguos, os sociopatas carismáticos, os psicopatas brilhantes, os narcisistas injustiçados. A maioria dos livros americanos que eu leio, tenho a impressão de que não existe felicidade genuína em nenhum deles. Os casamentos são todos ferrados. As mulheres são infelizes. Os homens são ruins. Os vizinhos são idiotas. O dinheiro é sujo. O passado sempre foi errado. O futuro vai continuar errado. O fim vai ser anti-climático. Tudo é destruição moderna. Na literatura americana, eu sinto que falta variedade. Eu sinto falta de moral, de coragem, de amor genuíno de vez em quando. É uma coleção de 'não tenha filhos, são todos imperfeitos', 'não tenha família, são pessoas tolas/cruéis', 'não tenha ninguém, seja uma sombra em Nova Iorque, tomando vinho e se relacionando com outras sombras, sem nome e sem compromisso'. Um tipo de anti sonho americano. O pesadelo americano.

Enquanto eu lia Garota Exemplar, me lembrava de Verity, Redoma de Vidro, Matadouro Cinco, Nado Livre, Baby Teeth, e me sentia lendo em círculo.

Pronto, desabafei.

Mas, a respeito de Garota Exemplar, o suspense da primeira parte foi o ponto alto. Gostei das cartas e do diário de Amy. Gostei dos detalhes do plano que Amy criou, mas acho que, por ser uma mulher tão brilhante, ela cometeu erros graves e deixou muitos buracos abertos. Sobre Nick, achei a conclusão de seu personagem um pouco morna. Seria legal se ele tivesse se elevado ao nível dela, como uma segunda revelação de personalidade.

Infelizmente, não se encaixou tão bem em mim, mas é uma narrativa fluida e uma escrita magnífica.

Valéria 21/12/2023

Eles se conhecem muito bem
A construção dos personagens é a melhor parte desse livro, acho que em alguns pontos ele fica um pouco cansativo mas vale muito a pena ver como eles se desenvolvem.

debsdcn 05/11/2023

Fico imaginando como teria sido ler esse livro sem saber do plot?muito mais emocionante, tenho certeza, mas isso não apaga, de forma alguma, os calafrios e a êxtase que senti enquanto lia.
foi uma leitura muito fluida, rápida (por incrível que pareça) e com toda certeza irei reler no futuro em caso de minha perspectiva sobre todo o caso mudar.

Helena Laís 10/10/2023

"Unconditional love is an undisciplined love and (...) undisciplined love is disastrous."

A autora é genial em trazer diversas vozes pra narrativa. A grande maioria de livros com narradores diferentes não consegue imprimir a personalidade de cada narrados na voz narrativa. Nesse caso parecem livros diferentes.

Não preciso nem falar de como ela trabalha o suspense, né? Os narradores não confiáveis, personagens completos, multidimensionais. História corajosa, audaciosa. Esse livro é uma aula de escrita, ao mesmo tempo que é um entretenimento avassalador.

ca ;) 16/09/2023

QUE LIVRO MARAVILHOSO
Gone girl já era meu filme favorito agora virou meu livro favorito também. Meu deus. Que história maravilhosa. Eu amo livros de mulher maluca e esse é o top 1 do top livros de mulher maluca que eu já li. As falas, o contraste da visão do Nick e da Amy um sobre o outro, o plot, a psicopatia e dependência emocional de ambos os lados, tudo muito bem pensado. Já havia lido Dark Places da mesma autora, e tinha gostado, mas não tanto igual esse. Eu já sabia a história do livro pela visão do filme porém o livro tem uma história muito mais completa e rica em detalhes em comparação ao filme, porém ambos são muito bons. Recado para todas as mulheres meio femme fatale, LEIAM ESSE LIVRO!!!!

Occult 01/06/2023

Narcisismo e loucura
Um casamento falido e que vive de aparências (Nick nem é tão interessante assim), não entendo porque Amy fez tanta questão de arquitetar todo esse plano, definitivamente é uma das personagens mais loucas, psicopatas e narcisistas que já li em um livro. Aliás, entendo que faz parte de toda a ideia do Amazing Amy que a perseguiu por toda vida e ela jamais aceitaria não viver a vida perfeita (mesmo que de fachada) daquela Amy idealizada que os seus pais criaram.

cariad 09/04/2023

Gone girl
She?s my forever antagonist.

o livro é o igualzinho ao filme e apesar de ser muito fluída a leitura, isso atrapalha um pouco.

Douglas Brilhante 12/02/2023

Gone girl/garota exemplar de Gillian Flynn.

No quinto aniversário de casamento de Amy e Nick, Amy desaparece em um cenário de aparente violência e todas as evidências, embora não cabais, levam a crer que Nick, o seu esposo um tanto amargo e evasivo, é o principal suspeito.
O desenrolar da história é eletrizante e tem um tremendo PLOT twist.

Cada parágrafo e frase desse livro são extremamente bem elaborados. Impossível não ficar embabascado com a genialidade da autora.

Li o livro por causa do filme. Sempre existem mais detalhes e ?cenas? no livro que não conseguem ser contemplados no filme e eu precisava saber mais.
Se eu tivesse lido sem ter assistido ao filme antes, teria sido mais incrível ainda.

A estrutura do livro é em vozes alternadas de Amy e Nick, o que deixa a história mais dinâmica.

O contraditório desse livro é porque acho que quase que invariavelmente você torce um pouco pelo antagonista.

Muito bom. O filme é uma adaptação perfeita.

emillinmartinss 10/02/2023

What have we done to each other?
Instigante do início ao fim, ainda que seja bastante lento. Amy é uma personagem que provoca um misto de emoções, ao mesmo tempo que senti raiva, fiquei surpresa pela inteligência e perspicácia em planejar e executar cada mínimo detalhe, com direito a muita manipulação. (Não tive um pingo de dó do Nick, diga-se de passagem.) Confesso que esperava um plot twist mega chocante, ainda assim, recomendo para aqueles que procuram uma leitura envolvente e se tiverem a chance, ouçam o audiobook, é sensacional.

svrrichard 31/01/2023

Eu demorei muito mais do que esperava para terminar esse livro. Foi uma leitura bastante lenta até a metade da história, mas depois deslanchou até finalizar.

A história narra o sumiço de Amy Dunne na manhã de seu aniversário de 5 anos de casamento. Durante a história vamos acompanhando a descoberta das provas e a busca de seu marido, Nick, enquanto indagamos se ela está morta e em caso positivo, se foi ele quem a matou.

A história é bastante interessante, e, apesar da minha demora, o livro prende e instiga o leitor. Eu já havia assistido o filme, que inclusive é um dos meus favoritos, e fico feliz que é bastante fiel ao livro.

A história muda drasticamente pela metade, quando o plot twist é demonstrado e aí sim o leitor começa a participar ativamente da história.

A escrita é um pouco mais avançada quando comparada a outros livros em inglês que li antes, mas funcionou e gostei muito da experiência.

Juliana Silva 10/01/2023

Simply Amazing
Espero nunca conhecer alguém assim.
Viciante. Não conseguia parar de ler pela incerteza do rumo que a trama seguiria. Ninguém nesse aqui tem a mente no lugar e a constante mudança de pontos de vista aflora a imaginação sobre o que ainda está por vir. A conclusão foi bem coerente com tudo e admito que achei divertido.

bea_amaamydune 26/12/2022

Meu nick não demonstra muita imparcialidade, né?
Me identifiquei um pouco com a personagem, devo buscar ajuda? (Juro, ainda não planejei meu assassinato).
Ps:. obviamente os livros tem mais detalhes que as adaptações pra filme, mas esse? ler em ordem cronológica e entrar de vez na cabeça da Amy muda sua perspectiva.

1 | 2 | 3 | 4 | 5