Conversas Com Um Jovem Professor

Conversas Com Um Jovem Professor Leandro Karnal

Resenhas - Conversas Com Um Jovem Professor

Tainateixeira92 12/11/2023

Com certeza, irei reler
O livro oferece uma abordagem sólida e instrutiva sobre a docência, direcionada especialmente àqueles interessados na formação educacional. Karnal transcende a mera teoria, proporcionando uma visão enriquecedora baseada em sua própria experiência como professor. O livro abrange desde a preparação do futuro educador até as complexidades dos relacionamentos, tudo de forma envolvente. A descrição se destaca pela sinceridade ao abordar as limitações inerentes à profissão docente, proporcionando uma compreensão mais profunda da dinâmica desafiadora do trabalho pedagógico.

O modo como Karnal compartilha experiências com sua irmã, também professora, enriquece o livro, revelando magnanimamente os desafios e as alegrias ao longo dos anos dedicados ao ensino. Além de fornecer apoio e ideias valiosas, motivando a enfrentar os desafios presentes na sala de aula. O diálogo proposto pelo livro se revela uma verdadeira conversa com professores, com Karnal compartilhando vivências e situações universais, abordando tanto as dificuldades quanto os aspectos gratificantes da profissão.

Suas reflexões, permeadas por questionamentos pertinentes, apresentam um retrato completo e equilibrado da vida na licenciatura, oferecendo dicas valiosas e argumentos fundamentados para aqueles que escolheram essa nobre trajetória.
Raquel.Furchinetti 13/11/2023minha estante
Deve ser interessante. O Karnal foi meu professor na escola, quando eu estava no colegial.

Tainateixeira92 13/11/2023minha estante
Nossa Raquel... Admiro ele. Leia o livro talvez você goste!

Raquel.Furchinetti 14/11/2023minha estante
Sim, quem sabe encontro menções a minha classe. De acordo com ele nós fomos seus primeiros alunos da vida rs Tadinho, sofreu.

Tainateixeira92 14/11/2023minha estante
Obrigada por compartilhar Raquel ?? ?

Annanda 11/01/2021

Conversas com um jovem professor
Sou suspeita para falar sobre Leandro Karnal, afinal, sou uma grande admiradora de sua carreira.
?Conversas com um jovem professor? é uma leitura extremamente realista sobre o âmbito escolar. As experiências relatadas pelo professor Karnal são de, suma importância para outros professores, principalmente para os iniciantes da carreira do magistério.

?[...] uma boa aula é aquela que faz pensar, provoca reflexão e traz, com isso, uma nova percepção das coisas. Uma boa aula atinge seu objetivo, seduz e instiga. Uma boa aula diz, de forma clara e sintética, o que deve ser dito. O elemento central de uma boa aula envolve o conhecimento já formado (vocabulário, procedimentos, habilidades etc.) e sua interação com novos procedimentos do aluno. Uma boa aula transforma quem se envolve nela...?

?Diga-me e eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei?.

Thauany 17/07/2022

?O brilho de ser professor é a nossa relevância ?
O senso de humor, verdade e coerência do Karnal é algo surreal.
A leitura é voltada aos recém formados da educação, contando de uma maneira nada perfeita os altos e baixos de ser professor com dicas preciosas da realidade escolar, ou seja, simplesmente perfeito.

Delma Gama 15/04/2023

Eu fiz 4 anos de Licenciatura numa Universidade Federal e confesso que aprendi mais sobre a prática docente nesse livro do que nas referências que me passaram (Piaget, Freire, Vygotsky, Libâneo etc.).

Caso você seja um jovem ou um experiente professor, recomendo que leia ao menos uma vez. Os aprendizados, as reflexões e as referências (filmes e livros) que o autor te dará são excelentes.
Jose497 02/05/2023minha estante
durante a leitura, ri e me assustei.
com meus 20 anos na sala de aula, nos conselhos de classe, preenchendo os diários - ao ler a forma que Karnal narra, fiz uma viagem desde meu inicio quando tinha aquela sede de fazer com que os outros entendessem o que aprendi, até o sentimento de desastre pelas decepções que me levaram até o divã, para tentar exorcizar os demônios que tive que conviver com a docência.

Jose497 13/06/2023minha estante
É de dar dó ler clássicos da pedagogia e lecionar no Brasil. "Um país se faz com homens e livros" sabem de quem é?
Pois é....

Henrique 25/02/2014

O livro sobre docência tratada com dignidade
Este livro é uma leitura fundamental para professores ou aspirantes a, mais além pode ser de imenso valor para todos os envolvidos na educação, pais alunos gestores. Karnal trata com simplicidade e extrema honestidade os meandros do ofício da docência, expondo as frustrações e dificuldades sem recair num discurso teorizante que estaria num plano suprassensível, tampouco incorre num realismo ingênuo que se imiscui da reflexão e problematização. Pode-se dizer que é uma obra que detém o equilíbrio perfeito entre as polarizações. Ou seja, trata a escola como é, mas de modo algum perde de vista como ela deveria ser, sem se prender em idealizações irrealizáveis, tampouco em constatações castradoras. Não é um livro sobre educação, como muitos que existem, que trazem a panaceia, em verdade é de uma imensa criticidade, pois mostra prós e contras acerca das variadas formas pelas quais a docência se realiza, as tradicionais e as inovadoras são tratadas em suas vantagens e desvantagens. O texto de Karnal não é cego, não é daqueles que apontam pseudo caminhos que a um só tempo mascaram soluções proposicionais inexistentes e fazem com que não se saiba exatamente o que deve ser feito, mais uma vez a obra é precisa: dá conselhos e exemplos reais e norteadores sem, contudo incorrer em dogmatismo. O livro ainda carrega como mérito descortinar que o ser professor implica em fracassos constantes e em maior profusão do que os acertos, traz à luz a abnegação que já sempre envolve o trabalho de um professor, e ataca veementemente, mas com um refinamento sem par, um mal que assola o ensino: o egocentrismo. As chagas mais profundas da educação, que embora não passem despercebidas por nenhum dos que exercem o ato de ensinar, são trazidas para discussão de modo límpido e autêntico de quem já viveu, estudou e pensou sobre as etapas do jogo escolar: reuniões, conselhos, interações entre professores, etc. não são poupados de críticas absolutamente legítimas. Tudo isso é empreendido num estilo claro, de leitura fluída e agradável, o tom é dialógico da primeira até a última letra. Diante da leitura do livro em voga, somos impelidos como educadores a assumir que Karnal é um mestre do ofício e que nos entrega um tributo formidável e enriquecedor para todo e qualquer professor.
Márcio Arthur 09/08/2015minha estante
Gostei bastante da resenha! O livro, de fato, é excelente! O Leandro tem uma agudeza e clareza ao mesmo tempo que, a princípio, achava não ser possível.

Rafael Bonfim 12/10/2016minha estante
Seu comentário me instigou.

Luis361 26/01/2024

Obrigatório em licenciatura
Karnal deve ter sido um ótimo professor, ou pelo menos, um dos mais que tentou ser um ótimo professor. Pena que seguiu pelo caminho que seguiu, mas acho que a maioria (eu incluso) faria o mesmo.

O livro serve em certa medida como um manual preparatório, alivia muitos medos e tensões para quem está começando na carreira de professor.

Gostei muito da leitura, e por mais que tenha algumas coisas datadas (eu nunca vou levar material de construção perigoso para ensinar revolução industrial), é um grande conforto que dá pra se sentir lendo a obra.

O progresso é constante, mas leva certo esforço. Só poderemos descobrir se valeu a pena quando chegarmos no final.

Bruna.Duailibe 30/07/2023

Esse livro dá um abraço acolhedor em todos os jovens professores, que assim como eu, estão iniciando no magistério e nos caminhos da licenciatura. Desde a escolha do nosso curso nos perguntamos centenas de formas de aplicar a teoria. Queremos saber como falar bem, como manter a disciplina da turma, preencher a chamada, produzir provas, mostrar competência?são inúmeras questões que nunca param de aparecer (mesmo quando já estamos aí há uns meses na profissão).

No meio desse contexto caótico, o professor Karnal nos fornece um livro repleto de conselhos e direcionamentos que refletem uma dedicação incomparável a seus alunos e a sua profissão ao longo dos seus 30 anos de profissão (até o momento de escrita do livro). Nesse manual do iniciante encontraremos recomendações em relação a planejamento, provas, coordenadores, pais de alunos?entre outros sensíveis tópicos que regem o entorno de uma escola.

Além disso, teremos páginas e páginas de afirmações importantes a respeito do nosso ofício: sim, receberemos baldes de água fria. Sim, o aluno irá provocar e chatear (mas nunca será nada pessoal). Sim, receberemos conselhos de quem nunca deu aula. Veremos incompententes subindo na carreira e professores maravilhosos permanecendo estagnados. Apesar disso, ao longo da leitura (e durante o correr da profissão), receberemos iluminações a respeito dos nossos verdadeiros motivos de continuar no nosso ofício.

?A experiência é importante e ela virá a seu tempo. Nada ensinará mais do que a sucessão de salas, alunos e reuniões. Os espanhóis gostam de afirmar que o ?diabo sabe mais por ser velho do que por ser diabo?

Gabrielle 20/03/2021

Indispensável
"Um jovem professor é, em parte, um velho aluno."

Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas licenciaturas e formações de professores.
O autor, professor há 30 anos, dialoga com o leitor sobre a prática em sala de aula, considerando a realidade como ela é. Nada idealizações ou utopias. Apenas a realidade em sala de aula e os aspectos relacionados. Por exemplo, a questão da disciplina em sala, avaliações, metodologias, colegas de profissão, alunos etc.

Professores, jovens ou não, com ou sem experiência, recomendo fortemente a leitura.

Helena 14/03/2021

Necessário!
Um livro que traz os aspectos da vida docente, sejam eles positivos ou negativos. Leandro Karnal consegue envolver o leitor compartilhando suas experiências como professor, fazendo reflexões sobre os momentos vividos na profissão, e por vezes faz com que possamos nos sentir dentro das situações apresentadas no livro.

hermes.willyan 17/06/2020

Quem quer ser um professor?
Para quem está no início da carreira, recomendo fortemente. Karnal tem uma didática boa para tratar do assunto. Tirei muitas dúvidas sobre a profissão de professor, e, entendi a dinâmica da docência. A escrita é bem fluida. Sem dificuldades.

Jean Silva 23/03/2021

Não é um livro acadêmico, e nem tenta ser (e isso é bom).
O diferencial desse livro é que a linguagem é simples, informal e objetiva. Não tem notas de rodapés, não tem citações e nem referências. É o autor contando um pouco da experiência dele em sala de aula, e mostrando caminhos e elucidando questões para quem está iniciando, ou logo vai iniciar, no magistério (ainda assim, quem já é professor de longa data também pode encontrar aqui uma ótima leitura). É uma leitura bem agradável, tranquila e rápida. Muito interessante ver algumas questões sendo debatidas aqui de maneira bem mais simples e pautadas na experiência profissional, diferente do viés acadêmico. É isso, o título condiz com o conteúdo, aqui temos uma conversa, informal e simples, porém super importante.

Drighi 28/02/2022

Leandro Carnal utiliza muito bem as palavras. De uma forma lúdica, divertida em alguns momentos, simples e bem atrelada à realidade, ele retrata a sala de aula e suas variadas nuances. Um guia prático. Uma linguagem fluida e direta sobre o ato de educar. Recomendo aos professores novatos e mais experientes. É simplesmente uma conversa.

dia 23/01/2023

Conversas com um jovem professor
Karnal traz em sua obra seus próprios relatos, reflexões e conselhos acerca do cotidiano em sala de aula. Ele faz isso de forma realista ao falar não somente sobre os desafios, como também sobre os pontos positivos da profissão docente. Achei interessante a proposta de trazer recomendações de filmes no final de cada capítulo e também de livros ? no final do livro. A sensação que tive ao ler foi a de estar lendo uma palestra de Leandro Karnal e Rose Karnal. Desse modo, posso dizer que foi uma leitura proveitosa e reflexiva.

Yan Guilherme 27/05/2022

Um ótimo livro.
Para todos aqueles que estão na árdua (e prazerosa) luta para enfim se tornar professor, para todos aqueles que pensam sobre a sala de aula numa primeira experiência, para todos aqueles que tem medo, insegurança com a primeira turma, esse livro é nosso. É genuinamente uma conversa, o Karnal pela na sua mão e diz da sua experiência, nos conforta, nos orienta, nos prepara. Fico muito feliz de ter lido esse livro bem agora, quando tenho dou os primeiros passos na profissão de professor.