Antônio e Cleópatra

Resenhas - Antônio e Cleópatra

1 | 2 | 3 | 4

Leila de Carvalho e Gonçalves 03/07/2018

Famoso Par
Cleópatra VII (69 A.C. - 30 A.C.) é uma das mais fascinantes figuras da Antiguidade. Natural da Grécia e rainha do Egito, ela é apontada pelos historiadores como uma grande estadista e estrategista militar. Sedutora e ambiciosa, foi amante de César, ditador romano, e do general Marco Antonio com quem pretendia criar um grande reino, unificando Oriente e Ocidente.

Escrita em 1606 por William Shakespeare, a tragédia "Antônio e Cleópatra" apresenta o confronto emocional e militar envolvido neste malfadado projeto. Ela foi baseada num texto de Plutarco, "A Vida dos Nobres Gregos e Romanos" que serviu de inspiração para outras duas obras, "Coriolano" e "Júlio César" cuja ação antecede os acontecimentos apresentados.

Com cinco atos e 3500 versos, ela é composta por pequenas cenas, uma novidade para a época, mas que dificulta e encarece o custo de produção. Por sinal, a própria força física dos atores é necessária, quando Antônio, agonizante, é içado até o templo de Cleópatra, representado por uma sacada sobre o palco.

Talvez, esse seja o principal empecilho dela não ser tão popular, pois o texto entre a farsa e a tragédia é brilhante, ao apresentar um Antônio dividido entre Roma e o Egito, obrigação e desejo, razão e sentimento. O papel de Cleópatra equipara-se em importância e o último ato é reservado inteiramente para ela. Ao contrário das tentativas de suicídio frustradas de Antônio, que beiram o picaresco até conseguir seu intento, a rainha é a personificação da heroína trágica e sua morte, de manto e coroa, é um grande espetáculo.

Otávio César, fundador do Império Romano, possui um pequeno papel e é responsável pelo epitáfio que sintetiza a tragédia: "Nenhum túmulo jamais encerrará em toda a terra um tão famoso par". Como afirma Emma Smith, professora de literatura na Universidade de Oxford, o leitor ou espectador está diante de duas celebridades e, tal como ocorre em nossos dias, o que se apresenta é sempre uma performance. Os protagonistas estão sempre rodeados de pessoas, jamais desfrutam de um momento de privacidade e o flerte, os acessos, a grandiloquência, tudo levanta suspeitas quanto à autenticidade. É impossível responder, se Antonio/Cleópatra ama Cleópatra/António, como se pode saber? Na realidade, a peça aborda a difícil tarefa de entender o "indivíduo público" e vai mais além, ao reconhecer a impenetrabilidade do "eu privado".

A escritora norte-americana Marilyn French possui uma frase exemplar, para fechar meu comentário: "Ao final de "Antonio e Cleópatra", Otávio César fica com o mundo; Antonio e Cleópatra" ficam com a vida."

Cida 02/08/2018

Simplesmente Shakespeare
Shakespeare é demais! Essa obra poderia ser comparada com as tragédias gregas. Bom, eu gostei muito. O jeito de escrita as vezes complica o entendimento, mas eu gosto de ler Shakespeare e a reflexão é garantida com certeza. A história desse casal nada convencional, envolvendo vários problemas entre reinos e aliados, é de tirar o fôlego. De forma alguma é apelativo e você se sente quase como dentro da historia. A forma de descrição é para teatro o que deixa bastante descritivo então facilita um pouco a forma de visualizar. Com um final espetacular, só posso dizer que é Shakespeare. Sem mais explicações.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/08/2018

" Obrigada vos fico. O poderoso
Jove fez de mim, fraca, tão fraca,
vossa conciliadora. Uma contenda
entre vós, fora como se o universo
viesse a rachar, devendo corpos mortos
soldar a grande fenda."

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588069848

Bia 22/09/2019

ANTÔNIO E CLEÓPATRA – UM AMOR QUE DESAFIA LIMITES
Eu gosto muito das histórias de Shakespeare porque sinto que sempre tem um pouco de realidade e fantasia misturados na medida perfeita. Cada linha que você lê, por mais que saiba que é ficção, deixa aquele pensamento de que uma história assim poderia ser real. Já falamos sobre Romeu e Julieta e hoje vamos falar sobre Antônio e Cleópatra. Mais uma história de amor.

Marco Antônio, um dos grandes homens do exército de Otávio César, foi encarregado de conquistar o Egito. Lá, além de conquistar a terra, teve seu coração conquistado pela grande rainha Cleópatra. Passou dias em festa com a rainha e, enquanto isso, sua esposa e seu irmão declaravam guerra a César. Antônio talvez não saberia de nada e continuaria em festa se sua esposa não tivesse morrido.

Acompanhe mais sobre a história no link: bit.ly/pdl-antonio-e-cleopatra

site: bit.ly/pdl-antonio-e-cleopatra

Clara 04/02/2010

Politica romace e traição.
Interessante, requer um minimo conhecimento histórico sobre Roma e Egito para melhor apreciação.Ainda estou lendo depois comento melhor.

Élida Mercês 17/05/2020

Uma livro que expõe as contradições inerentes ao ser humano.

site: www.longedesereno.com.br

Ericles Santos 22/05/2020

Ora ora, Antônio maior que Július...
Em comparação a outras obras consagradas do teatro elisabetano, Antônio & Cleópatra segue outro tipo de magistralidade, uma vez que confunde-se com um romance real.

Jhé 14/07/2020

Dramático, como se espera
Li este livro em pouco menos de vinte horas divididas em dois dias. É uma leitura desafiante pela escrita, não poderia esperar coisa diferente de um livro com pelo menos quatro séculos. Alguns momentos foi complicado demais e confesso que, certos trechos apenas aceitei que não tinha capacidades cognitivas o suficiente para entender. No entanto, de maneira geral, Antônio e Cleópatra não é um livro impossível. Uma leitura atenciosa e o contexto nos ajuda a entender os trechos complicados.
Não foi o melhor livro que li, mas também não se trata do pior. Foi a primeira peça de teatro e digo que foi bom o suficiente para que eu me interessasse em ler algo mais do dramaturgo.

bruna 27/02/2021

Achei a história muito legal mas o final é meio enroladinho e me lembrou bastante Romeu e Julieta (na forma de amantes, rs)
Vale a leitura.

Geraldo 19/03/2021

Visão do Shakespeare do casal da antiguidade.
Um peça, acho que a mais longa, com varias cenas, lugares para retratar em palco.
Personagens ícones como a rainha do Egito e Marco Antônio mostram o seu romance, suas intrigas com o império romano e aquele fim derradeiro e trágico.
Com um texto primoroso, William mostra a Inglaterra uma parte da vida de Cleópatra e Antonio

Leonhard 30/03/2021

Tem Cleópatra, ne, gente?! Não dá pra reclamar.
Eu adoro as tragédias e com essa não foi diferente. Texto muito bonito e história envolvente.

EvaíOliveira 10/04/2021

Publicada em 1607, essa peça narra o romance entre Marco Antônio, líder militar romano, e Cleópatra, rainha do Egito e ex-amante do falecido Júlio César.

Maitê 13/04/2021

Vou precisar ler isso de novo, com muito mais contexto do que só o pouco que eu me lembro do episódio de Chapolin.

1 | 2 | 3 | 4