O Tigre de Sharpe

Resenhas - O Tigre de Sharpe

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Niájera 26/08/2019

Deveria ser mais falado!
Sharpe meu amigo, você é INJUSTIÇADO! uma pena essa série não ser tão falada...que personagens fantásticos, um protagonista que vem crescendo de forma excepcional e um vilão que me fez ter ódio real oficial!!! Sobre dados históricos e em sem tratando de Bernard isso é chover no molhado, ficção com aulas de história. Vale a pensa conhecer o nosso amigo Sharpe!
Reader.. 26/08/2019minha estante
Se é do Bernard Cornwell, então o livro é muto bom!!! Isso é uma coisa que aprendi lendo o livros dele.

E pode me agradecer de novo, por ter te apresentado ele. hahaha

Niájera 26/08/2019minha estante
Obrigada Sig hehehe e você precisa conhecer nosso amigo Sharpe... Queria um feat Derfel e Sharpe, coloca na sua lista aí de 9873 livros rssss

J.Waters 26/08/2019minha estante
Realmente é muito boa essa série.

Reader.. 26/08/2019minha estante
Irei comprar ele sim, vou terminar de comprar As Crônicas Saxônicas primeiro.

Júlio 01/09/2019minha estante
Essa série é fantástica, já li todos! Ao ver tantos livros achei que em algum momento o autor iria se perder. Mas não! Ela fica cada vez melhor. Essa é minha série favorita e o Sharpe é o melhor personagem que já vi (li). Tirei todo o ano passado para ler todos os livros, não me arrependo e já planejo a releitura. E... Hakeswill..... ?dio sincero e verdadeiro! tanta reviravolta nessa série!!!

Antunes 11/12/2022

O início de uma jornada
A Saga Sharpe de Bernard Cornwell é composta por uma infinidade de volumes, nesse momento no Brasil, senão me falha a memória estamos no volume 15.

Sabendo disso o início da saga é bastante aquém da maioria dos livros do autor, que possuem uma pegada ágil, com uma história cativante. Nesse caso há uma travada no meio dele, se faz necessário porém essas linhas narrativas exageradas sobre o poderio armamentista da época são meio enfadonhas. Ainda mais quando sabemos tão pouco do personagem principal.

Porém, passado esse entrave o livro toma um ritmo alucinante no final e certamente te dá vontade de continuar sabendo sobre o soldado Richard Sharpe.

Recomendo para já iniciados no estilo de escrita do Cornwell

Segundo volume pretendo ler em fevereiro ou março de 2023
Fabricio268 11/12/2022minha estante
Cara, quando li o livro praticamente não via o tempo passar. Pretendo ler o segundo volume no próximo ano. Ia ler em dezembro, mas resolvi finalizar 2022 com o calhamaço A leste do éden.

Antunes 11/12/2022minha estante
Pois é,
Eu acredito que tenha sido pelos livros que li antes... Vinha numa pegada muito rápida, com Crichton....
Aí esse aqui, como é o início de um todo maior... Deu uma leve freada!

Nada assustador, porém sabendo que não há qualquer background dos personagens, imagino que tudo vai ocorrer nos próximos volumes!!

Débora 02/03/2017minha estante
Kkkk gostei da parte me apaixonou por elas ...... dependendo do personagem masculino tbm me apaixono rs. Gostei da resenha estou pensando em começar a ler, só um pouco desnimada por ter que comprar tantos livros a série é enorme neh

Débora 02/03/2017minha estante
*apaixono

Renan 30/08/2009

Nota máxima.
Assim como Cornwell escreve bem sobre a idade média, podemos ver que ele escreve muito bem para a a era napoleônica também. "O Tigre de Sharpe" é um ótimo livro que retrata muito bem as estratégias, comportamentos, táticas, batalhas e a história dessa época não tão antiga. Além disso, Richard Sharpe é um ótimo personagem. Imaginar que a série de Sharpe possui 21 livros com essa qualidade faz o leitor sentir que terá uma grande história pela frente durante sua vida.
Manini 01/07/2012minha estante
O Cara fez 21 Livros somente sobtre este tema, e ainda em paralelo ainda escreve cronicas saxônicas, e esse cara é bom mesmo? os liros são bons mesmos.

Paiva 14/08/2021

Com certeza Sharpe é o meu novo herói!
Personagens, cenário, contextualização... Tudo perfeito.
Recomendo demais essa aventura e história inebriantes.
Não vejo a hora do próximo
Fabricio268 14/08/2021minha estante
Também li recentemente. Excelente! Não sei porque demorei tanto para iniciar essa série.

Lismar 09/06/2019

O Mestre da Ficção Histórica.
E comecei mais uma saga de Cornwell, dessa vez passada no final do século XVIII em meio ao conflito entre Inglaterra e Muçulmanos pelo controle da Índia.
E como não poderia deixar de ser, mais uma obra em que o escritor britânico possui um grande domínio na descrição de batalhas, cercos e estratagemas.
O herói da vez é Sharpe, recruta do exército britânico que faz o possível para sobreviver à guerra e ao tratamento implacável dos oficiais do Exército.
Como ponta pé inicial de uma saga longeva, creio que possui mais de 20 livros, a história começa a todo vapor, e continua num ritmo frenético, que prende a atenção do leitor até o fim.
Maldito Cornwell, fez-me interessar em mais um série longa.
Luiz Miranda 10/06/2019minha estante
Não me atrevi começar, muito livro.

Maeve 31/05/2009

cornwell me vicia! Bom, sou historiadora e as pesquisas dele são fabulosas,no entanto o que mais me fascina nesse livro e nos outros do autor é a incrível dinâmica das "cenas" de ação que ele constroe. Nunca vou esquecer dos techos onde Sharpe luta, as palavras são montadas de uma maneira tão exata que produzem uma imagem clara na minha cabeça, com cores, movimentos e sons. Posso ver nitidamente cada tiro de rifle e sentir a excitação de cada batalha!!! Meu encantamento com Cornwell vem da sensação de participar das histórias.

Paccelli 28/01/2009

personagem
...o Sharpe É o personagem do Cornwell, a despeito da força de um Utrhed ou Darfell Cadarn...

Melão 20/03/2009

O inicio da aventura.
O personagem principal é o Sharpe, Richard Sharpe, ele se descreve como um infeliz, um orfão que não teve sorte na vida e resolve entrar para o exercito para ter um local aonde cair morto e ter o soldo diário de rum.

Nas Indias, Sharpe está a serviço de sua Majestade sob ordens do sargento Haskewill, que por sinal odeia o Sharpe. Após um desendentimento, Hakeswill resolve armar uma armadilha para Sharpe, com isso ele é sentenciado a 2mil chibatadas.

Um amigo do Sharpe que possui um alto posto fica sabendo do fato e propoem que Sharpe faça uma missão suicida, fingir de desertor e entrar como espião no exercicio indiano e assim começa a historia do primeiro livro.

O primeiro livro é hilariante, nessa missao suicida do Sharpe, vai com ele um oficial do exercito como acompanhante, um tenente, mas eles tem que fingir que são apenas soldados de fileiras, e no começo o Sharpe precisa ensina-lo como os soldados falam, agem e até mesmo lutam, proporcionando boas risadas.

Apesar do Sharpe ser o personagem principal, as Aventuras de Sharpe tem o plano de fundo o Sir. Arthur Wellesley, mostrando todos seus triunfos até se tornar um grande general derrotando Napoleão em Waterloo.

Amarante 27/04/2009

primeiro livro de Bernard Cornwell e primeiro livro que li da serie as "Aventuras de Sharpe". Me impressionei com o estilo do autor. Otima série. recomendo

Tulliu Cardia 24/03/2010

Olhando de um modo geral, eu gostei. Mas como já li outros livros de BC, sei o potencial que os livros dele têm. Continuo preferindo "As crônicas de Artur" e "Crônicas Saxônicas".
A história é legal, mas achei alguns acontecimentos um tanto forçados. Porém, pra quem gosta de Cornwell, recomendo.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Juliano.Ramos 24/04/2024

Primeiro livro do Sharpe e de cara a história te prende, o Cornwell sempre escrevendo magistralmente.

Núbia Esther 24/05/2012

A série As Aventuras de Sharpe (agora renomeada de As Aventuras de um Soldado nas Guerras Napoleônicas, prefiro o nome antigo) conta com 21 livros e três contos lançados e é bem antiga, Cornwell publicou o primeiro livro em 1981, há mais de 30 anos! A série narra as aventuras de Richard Sharpe, um soldado do exército britânico, durante o poderio britânico na Índia e as Guerras Napoleônicas. E a característica mais marcante da série é que Cornwell não seguiu uma ordem cronológica ao escrever os livros. Apesar de O Tigre de Sharpe representar o marco inicial na carreira do recruta Sharpe na Índia em 1799, o livro só foi publicado em 1997, 16 anos depois da publicação do primeiro livro da série, A Águia de Sharpe, que narra os acontecimentos de 1809. A série não tem uma ordem específica e cada livro narra um acontecimento na vida de Sharpe. Mas, por mais que o autor tenha concebido a série assim, não me vejo lendo sobre a vida de Sharpe aleatoriamente. Seguir a ordem cronológica dos eventos é meu lema e ainda bem que a Editora Record, que publica os livros no Brasil, está lançando os livros na ordem cronológica.

“O exército decidia quando Sharpe devia acordar, dormir, comer, marchar e ficar sentado de braços cruzados, que era sua atividade principal. Essa era a rotina de um recruta do exército, e Sharpe estava farto dela. Estava entediado e pensando em fugir.”

Misore, Índia, 1799. Richard Sharpe pertencente ao 33° Regimento do exército britânico é um jovem recruta integrante da expedição para destronar o sultão Tipu de Seringapatam. O recruta é pobre, analfabeto e possui poucas chances de galgar posições mais altas em um exército no qual as patentes são concedidas não pelo valor de um soldado, mas pela quantia de dinheiro que ele traz no bolso. Apesar disso, é um bom soldado, de pensamento ágil e carismático o que frequentemente o coloca em maus lençóis com o sargento de seu batalhão Hakeswill. Homem intratável, avarento, invejoso ao extremo e injusto, daqueles que provocam antipatia instantânea e que acaba acusando o recruta de insubordinação e o condenando à morte por chibatadas. Morte da qual Sharpe escapa, para ser destacado para uma missão suicida, infiltrar-se em Seringapatam juntamente com o tenente Lawford, descobrir quais informações importantes o Coronel McCandless (que foi capturado) tem e trazer essa informação ao exército britânico para que o ataque à Seringapatam tenha sucesso. Para isso é preciso enganar Tipu, conhecido por ser implacável com o inimigo e por manter uma arena no qual os presos são executados por homens treinados na arte de matar e frequentemente servem de alimento para os tigres que o sultão mantém.

A narrativa realista que é a marca de Cornwell está presente, o autor não poupa detalhes na descrição das batalhas e na descrição das execuções ordenadas por Tipu, sempre preocupado em retratar fidedignamente os acontecimentos históricos que serviram de inspiração para sua narrativa, e mesmo quando alterações foram necessárias, o autor faz questão de deixar isso claro em uma ótima nota histórica no final do livro. Para os que gostam de um bom romance histórico não há como deixar de ler Cornwell e para os que curtem descrições bélicas, ouso escrever que o autor é um dos melhores na descrição pormenorizada (sem ser maçante) do front de batalha, independente do armamento utilizado. Se com Thomas na série A Busca do Graal era possível imaginar a rota da flecha e o clangor das espadas nos escudos, com Sharpe o ato de carregar os mosquetes, o ricocheteio das balas e os tiros dos canhões saltam aos olhos com a propriedade tão característica do autor.

Sharpe é um herói bem real, também tem defeitos, se dá mal na maioria das vezes (o que é quase sempre), mas tem a coragem que parece faltar a maioria de seus pares no exército. Tinha tudo para ser apenas mais um recruta pobre e analfabeto, sempre mandado por seus superiores, mas vai contra todos os costumes ao ascender não pelo dinheiro, mas por seus próprios méritos. Só me resta ficar na expectativa para saber o que o futuro reserva à Sharpe. Mais uma série do autor que tem tudo para figurar entre as minhas séries favoritas.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2012/05/23/o-tigre-de-sharpe-bernard-cornwell/

FábioR 23/02/2011

Terminei o livro. Não vejo a hora de começar o segundo livro.

O tigre de Sharpe, muito boa leitura, mais uma grande obra de sir. Bernard Cornwell.

Abraço

Ceconello 29/04/2012

Sensacional
No primeiro romance do herói politicamente incorreto Richard Sharpe, Bernard Cornwell mostra porque é um dos maiores escritores da atualidade, sua forma de narrar batalhas e ao criar um personagem que apesar de todas as mancadas, torcemos por ele do início ao fim do livro, são páginas que não temos vontade de parar de ler, e cada vez mais aprofundar esperando que resoluções da batalha de Seringapatam. Simplesmente muito bom, como tudo que vem de Cornwell.

1 | 2 | 3 | 4 | 5