O Tigre de Sharpe

O Tigre de Sharpe Bernard Cornwell

Resenhas - O Tigre de Sharpe

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rubens.Memari 16/02/2023

A Índia e seu sultão tigre
Já conheço o autor e sou fã do seu estilo. Bernard Cornwell é realmente sensacional e seu talento já aparece nesse primeiro volume dessa série em que o herói (até o momento) faz parte do Exército da Inglaterra.
A aventura se passa na Índia, final do século XVIII. A Inglaterra está em guerra contra o sultão Tipu. Os motivos não têm fundamento, o que interessa na verdade é o domínio inglês na região. Tipu não aceita a submissão ao país colonialista. Fortifica a cidade de Seringapatan e aguarda o ataque do inimigo, criando também uma armadilha secreta que pode ser fundamental para sua vitória.
Aí que entra nosso herói, o soldado Sharpe, a quem é atribuída a missão de descobrir qual é o trunfo do sultão.
Gostei do livro, dos personagens bem construídos (inclusive o horroroso sargento Hakeswill), além de trazer muito das culturas indiana e inglesa na época. Com certeza, isso custou muitos meses de pesquisa do autor.
A guerra? Faz parte. Mas é o cenário de uma excelente história. Parabéns, Bernard, acertou em cheio mais uma vez.

Renan 30/08/2009

Nota máxima.
Assim como Cornwell escreve bem sobre a idade média, podemos ver que ele escreve muito bem para a a era napoleônica também. "O Tigre de Sharpe" é um ótimo livro que retrata muito bem as estratégias, comportamentos, táticas, batalhas e a história dessa época não tão antiga. Além disso, Richard Sharpe é um ótimo personagem. Imaginar que a série de Sharpe possui 21 livros com essa qualidade faz o leitor sentir que terá uma grande história pela frente durante sua vida.
Manini 01/07/2012minha estante
O Cara fez 21 Livros somente sobtre este tema, e ainda em paralelo ainda escreve cronicas saxônicas, e esse cara é bom mesmo? os liros são bons mesmos.

Antunes 11/12/2022

O início de uma jornada
A Saga Sharpe de Bernard Cornwell é composta por uma infinidade de volumes, nesse momento no Brasil, senão me falha a memória estamos no volume 15.

Sabendo disso o início da saga é bastante aquém da maioria dos livros do autor, que possuem uma pegada ágil, com uma história cativante. Nesse caso há uma travada no meio dele, se faz necessário porém essas linhas narrativas exageradas sobre o poderio armamentista da época são meio enfadonhas. Ainda mais quando sabemos tão pouco do personagem principal.

Porém, passado esse entrave o livro toma um ritmo alucinante no final e certamente te dá vontade de continuar sabendo sobre o soldado Richard Sharpe.

Recomendo para já iniciados no estilo de escrita do Cornwell

Segundo volume pretendo ler em fevereiro ou março de 2023
Fabricio268 11/12/2022minha estante
Cara, quando li o livro praticamente não via o tempo passar. Pretendo ler o segundo volume no próximo ano. Ia ler em dezembro, mas resolvi finalizar 2022 com o calhamaço A leste do éden.

Antunes 11/12/2022minha estante
Pois é,
Eu acredito que tenha sido pelos livros que li antes... Vinha numa pegada muito rápida, com Crichton....
Aí esse aqui, como é o início de um todo maior... Deu uma leve freada!

Nada assustador, porém sabendo que não há qualquer background dos personagens, imagino que tudo vai ocorrer nos próximos volumes!!

Maeve 31/05/2009

cornwell me vicia! Bom, sou historiadora e as pesquisas dele são fabulosas,no entanto o que mais me fascina nesse livro e nos outros do autor é a incrível dinâmica das "cenas" de ação que ele constroe. Nunca vou esquecer dos techos onde Sharpe luta, as palavras são montadas de uma maneira tão exata que produzem uma imagem clara na minha cabeça, com cores, movimentos e sons. Posso ver nitidamente cada tiro de rifle e sentir a excitação de cada batalha!!! Meu encantamento com Cornwell vem da sensação de participar das histórias.

Manu 26/04/2022

Bernard Cornwell é realmente um escritor fenomenal! Essa série de livros dele é realmenre muito boa e com muitas descrições de batalhas, mas eu ainda prefiro batalhas com armas medievais do que com armas de fogo.

Jessé 18/11/2021

Bom.
Achei um livro divertido, e como disse antes, o Sharpe é um personagem muito carismáticos. É um livro bem aventura mesmo, igual aqueles filmes do Indiana Jones dos anos 80. Mas não gostei tanto, ao ponto de querer encarar uma série de 25 livros.

Bernard Cornwell é aquele escritor que todo mundo adora menos eu. Não que eu odeie?? na verdade eu até gosto quando leio alguns dos seus livros, mas eles nunca me empolgam o suficiente pra querer devorar todas as suas obras.

Por enquanto o Sharpe fica por aqui mesmo. Quem sabe no futuro( acho meio difícil) eu leio mais um volume.

Danilo Rafael 09/06/2022

Um ótimo início para uma saga
Somos apresentados a um mundo em transição. Costumes e armas antigas em conjunto com a pólvora, onde a miséria da vida medieval não se afastou dos ingleses.
Início forte, com um boa ilustração de como eram batalhas na época, assim como tudo o que e quem são necessários para a manutenção e sobrevivência do exército.
A apresentação da cidade, seus defensores e seu sultão foi muito bem feita, respeitando o seu real legado. A introdução do nosso herói foi igualmente bem sucedida.
Por fim, quase tudo se resolve e novas oportunidades são apresentadas. Meu pensamento ao ler a última página deste livro foi "até logo sharpezinho".

Aécio de Paula 03/09/2023

O Tigre de Sharpe (As Aventuras de um Soldado nas Guerras Napoleônicas #1)
Sharpe é um jovem recruta que vai para a guerra contra o rei Tipu, na índia. O livro é muito bom, recomendo

Renato 20/08/2020

Excelente
Adorei a história, texto muito bem escrito. Leitura te prende do começo ao fim.

Tulliu Cardia 24/03/2010

Olhando de um modo geral, eu gostei. Mas como já li outros livros de BC, sei o potencial que os livros dele têm. Continuo preferindo "As crônicas de Artur" e "Crônicas Saxônicas".
A história é legal, mas achei alguns acontecimentos um tanto forçados. Porém, pra quem gosta de Cornwell, recomendo.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Niájera 26/08/2019

Deveria ser mais falado!
Sharpe meu amigo, você é INJUSTIÇADO! uma pena essa série não ser tão falada...que personagens fantásticos, um protagonista que vem crescendo de forma excepcional e um vilão que me fez ter ódio real oficial!!! Sobre dados históricos e em sem tratando de Bernard isso é chover no molhado, ficção com aulas de história. Vale a pensa conhecer o nosso amigo Sharpe!
Reader.. 26/08/2019minha estante
Se é do Bernard Cornwell, então o livro é muto bom!!! Isso é uma coisa que aprendi lendo o livros dele.

E pode me agradecer de novo, por ter te apresentado ele. hahaha

Niájera 26/08/2019minha estante
Obrigada Sig hehehe e você precisa conhecer nosso amigo Sharpe... Queria um feat Derfel e Sharpe, coloca na sua lista aí de 9873 livros rssss

J.Waters 26/08/2019minha estante
Realmente é muito boa essa série.

Reader.. 26/08/2019minha estante
Irei comprar ele sim, vou terminar de comprar As Crônicas Saxônicas primeiro.

Júlio 01/09/2019minha estante
Essa série é fantástica, já li todos! Ao ver tantos livros achei que em algum momento o autor iria se perder. Mas não! Ela fica cada vez melhor. Essa é minha série favorita e o Sharpe é o melhor personagem que já vi (li). Tirei todo o ano passado para ler todos os livros, não me arrependo e já planejo a releitura. E... Hakeswill..... ?dio sincero e verdadeiro! tanta reviravolta nessa série!!!

Tauan 20/02/2016

Cornwell fez sucesso no Brasil com as Crônicas de Artur, em que faz uma nova leitura dos mitos arturianos baseado em evidências arqueológicas e releituras historiográficas; posteriormente está também entre os mais lidos com suas Crônicas Saxônicas, uma reconstrução do período de unificação da Inglaterra, no século X. Entretanto, no exterior ele já fazia sucesso com sua primeira série, As Aventuras de um Soldado nas Guerras Napoleônicas (ou As Aventuras de Sharpe).
Agora, depois de ter lido sua saga arturiana, sua Busca do Graal, seus livros solos e estar esperando novos livros das Crônicas Saxônicas, começo a ler os primeiros livros do autor. Depois que terminar essa série, que no Brasil já conta com 11 livros, pretendo ler as Crônicas de Starbucks, sobre a Guerra Civil Americana.
Nas Aventuras de Sharpe, acompanharemos a atividade britânica nas guerras napoleônicas através da perspectiva de Richard Sharpe, um jovem soldado raso do Exército de Sua Majestade o Rei Geoge III.
Sharpe era um órfão que foi recrutado pelo exército depois de ter matado seu empregador, o dono de uma hospedaria que o fazia roubar os hóspedes. No exército, ele não tinha, tampouco, nenhuma esperança de sucesso ou felicidade.
Seu destino muda quando ele é condenado a receber 2 mil chibatadas por atacar um superior. Embora a sentença fosse, na prática, a morte, Sharpe consegue escapar para entrar em uma missão suicida: se infiltrar no exército inimigo para tentar resgatar um espião britânico entre os indianos.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Vinícius 26/10/2021

Confesso que não estava muito empolgado no início e demorei pra embalar no livro, o começo é um pouco parado e é diferente das outras obras do Cornwell que tanto me prenderam.
Eu gostei da leitura, mas não sei se leria novamente.

Joao.Felipe 28/09/2021

Vale a pena
Para ajudá-lo a entender se este livro é bom para você, irei revisá-lo falando sobre seus prós e contras.

Prós

- É fácil ver que Bernard Cornwell estuda muito para seus livros, você aprenderá sobre armas, personagens históricos importantes, a cadeia de comando do exército e batalhas reais.
- o autor tem personagens históricos fictícios e reais interessantes, cheios de personalidade.
- O ritmo é perfeito, este livro é um vira página que você não consegue parar de ler.
- Cornwell tem AS MELHORES descrições de batalha que já li.

Contras

- Você não tem muito background para os personagens, talvez o escritor nos dê mais nos próximos livros, mas neste, basicamente aprendemos o que eles faziam antes da guerra.
- O personagem principal faz de tudo, é bom em tudo, é um cara super fodão. Mesmo gostando dele, às vezes é demais!

4.25

Ana (PopHD) 03/10/2011

O Tigre de Sharpe é aventura digna de herói de cinema (www.pophd.com.br)
Gosta de ler ficção histórica? Então, muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar de Bernard Cornwell. E se não ouviu (e não leu), não sabe o que está perdendo. O britânico, radicado nos Estados Unidos, é um dos melhores autores do gênero na atualidade (se não for o melhor). O autor se tornou conhecido por aqui graças a suas duas trilogias, As Crônicas de Arthur e A Busca do Graal, contudo, foram as histórias sobre Sharpe que fizeram sua fama internacional.

O Tigre de Sharpe conta a história de Richard Sharpe, os primeiros anos no exército do recruta inglês que mal sabe a idade que tem, órfão e de origem miserável, que se alista no 33º Regimento do Rei, apelidado de Havercakes (os biscoitos de aveia) para não ser morto, e vai parar na quente e inóspita Índia em 1799 no cerco a fortaleza de Seringapatam, controla pelo poderoso e esperto, Sultão Tipu que tem o peculiar costume de alimentar seus tigres de estimação com inimigos e traidores.

Pensando seriamente em desertar, juntamente com Mary, viúva de um sargento, ele cai numa armadilha montada pelo sargento Hakeswill, sujeito nojento que inveja o jovem recruta pela sua aparência e sorte com as mulheres, e acaba sendo condenado a duas mil chibatadas.

Contudo, a sorte de Sharpe muda, mas nem tanto, quando ele e o jovem tenente Lawford são enviados numa missão suicida: eles precisam se infiltrar como desertores em Seringapatam, descobrir as fraquezas da fortaleza e, de quebra, resgatar o chefe de inteligência da Companhia das Índias Orientais, o coronel McCandless, tio de Lawford, antes da invasão das tropas britânicas.

Este é o primeiro volume, publicado no Brasil, da série As Aventuras de Sharpe. A Editora Record tomou o cuidado de lançar a série pela ordem cronológica de acontecimentos dos livros, já que Cornwell ainda escreve as histórias de Sharpe sem seguir uma cronologia específica.

O Tigre de Sharpe é uma aventura de tirar o fôlego, recheada, como não podia deixar de ser, de elementos e lugares históricos, indo da organização dos exércitos britânicos, com o seus vários regimentos, oficiais, táticas de combate, ao modo de vida de população hindu, que vivia espremida na guerra por poder. Muitos dos personagens são figuras históricas verdadeiras, o que só deixa o livro ainda mais interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5