A corrida de escorpião

A corrida de escorpião Maggie Stiefvater

Resenhas - A Corrida de Escorpião

Sabrina 21/02/2022

Uma leitura surpreendente, com elementos fantásticos e muito drama
Recentemente conheci os livros da Maggie e me senti envolvida pela sua escrita. Apesar dos seus livros possuírem elementos fantásticos fiquei muito impressionada com o desenvolvimento dos personagens. Geralmente tenho um pé atrás com livros que possuem um grande número de personagens, pois eles podem ser facilmente esquecidos durante a narrativa ou ter a sua função resumida em figuração. Mas no caso dos livros da Maggie, cada personagem tem sua história e suas motivações e ao fazer isso ela acaba dando profundidade e vida ao personagem ‒ que só faltam pular para fora dos livros. Contribuindo assim para uma narrativa rica e envolvente.

E esse é o caso de A corrida de escorpião. Nela conhecemos dois personagens, Puck e Sean, ambos habitantes da pequena Thisby, uma ilha sem outra em qualquer lugar do mundo. Em Thisby cavalos saem do mar famintos aterrorizantes seus habitantes e ao mesmo tempo provocando fascínio devido sua força e velocidade.

É assim que a grande Corrida de Escorpião tem início, uma vez ao ano homens arriscam suas vidas em cima dos grandes cavalos do mar enquanto uma platéia assiste esses mesmo homens ser venerados e mortos.

Nesse cenário Sean e Puck se aventuram pelo tão sonhado prêmio da corrida. Apesar de ambos terem ficado órfãos por conta dos cavalos eles reagem diferentes aos animais. Para Sean, eles são criaturas milenares fantásticas, enquanto para Puck são seres quase bestiais que roubaram a vida de seu pai e sua mãe, deixando-a sozinha com os dois irmãos.

Mas quando o mar de Thisby os chama, eles se veem obrigados não só a participar da corrida, como vencê-la. Para isso terão de deixar seus medos de lados e serem corajosos o suficiente para correrem lado a lado com criaturas belas e ao mesmo tempo terríveis.

Thisby é uma história à parte, por milhares de anos as pessoas são atraídas para a pequena ilha. Não se sabe quando ou porque os cavalos apareceram na ilha, mas desde que se sabe a cultura da cidade sempre foi baseada nos seres fantásticos.

As descrições da Maggie sobre o lugar carregam história e detalhes. Essa mesma riqueza de detalhes traz um tom quase real à narrativa. Ajuda também o fato dos personagens terem vida própria.

Cada morador ou turista é importante para construir a imagem ilha. Você tem personagens que veem a ilha como um lugar mágico, outros enxergam nela uma oportunidade de ganhar dinheiro ou até mesmo diversão. Mas há também aqueles que simplesmente não veem nada de especial no lugar, estando ali apenas pelas circunstâncias da vida.

A maneira com a qual cada personagem reage ao lugar traz um dramaticidade pouco características em histórias fantásticas e por vezes se sobrepõem às criaturas sobrenaturais. Mais do que uma história sobre seres terríveis, essa é uma história sobre pessoas.

O que pode ser um problema se o leitor busca uma narrativa rica em aventura. Ele dificilmente encontrará isso aqui. Não que não exista aventura e emoção, existe, mas aqui seu ritmo é dado pelos próprios personagens à medida que eles vão vivendo suas vidas.

Há poucos momentos de tensão, tendo seu clímax somente lá pro final. O que não é um problema já que a autora trabalhou muito bem todo desenvolvimento da história. No entanto, como é típico de narrativas sem grandes flutuações de tensão, esse não é um livro muito ágil. Muitas vezes ele pode ser até meio parado, principalmente quando a autora coloca os personagens para discorrer sobre seus sentimentos em relação aos cavalos ou quando ela simplesmente filosofa sobre a natureza do lugar.

A naturalidade com que os personagens enxergam a vida na ilha também pode ser vista nos relacionamentos. O leitor não vê grandes declarações ou até mesmo ações em que os personagens demonstram seus sentimentos. A não ser quando é para deixar bem claro alguns desafetos. Ainda assim é tudo bem sutil.

A leitura de A corrida de escorpião foi uma leitura surpreendente. A Maggie criou uma história fantástica cheia de drama e emoção. Pegando a própria sinopse, esse é um livro inesquecível. Principalmente se o leitor embarcar na narrativa e deixar um pouco de lado o que ele sabe sobre fantasia. Se fizer isso, o leitor tem grandes chances de ter uma experiência incrível.

site: https://www.instagram.com/p/CZz0twuuv72/

Jordana.Hartmann 16/02/2022

SEM PALAVRAS
5 estrelas são poucas para resenhar este livro...
Uma pena que o Skoob não salvou, pois já tinha terminado esse livro a Muito tempo!

Livro:
- perfeito
- esplêndido
- incrível
- maravilhoso
- nédio
- ...

Sem palavras, resume meu gosto literário!

kescia.sousa 12/02/2022

Terminei o livro e me sinto confusa com relação a esse livro..eu amei a ideia da fantasia desse livro, mas a muito tempo que não detesto tanto o final de um livro... achei corrido, sem emoção e pelo menos pra mim faltou um desfecho forte como merecia. Queria dar 5 estrelas mas infelizmente fiquei decepcionada.

elyrix 24/01/2022

"Kate Connolly. Puck Connolly".
Até meados de 70% esse seria um livro três estrelas pra mim ? no bom sentido, mas o final me ganhou e acabei dando mais meia estrela.

Maggie tem uma forma muito peculiar de escrever suas fantasias, e eu achei muito interessante o modo como ela a abordou aqui, apesar de ter inspirações, os cavalos d'água de Thisby sairam totalmente de sua cabeça e acho que foi uma das coisas mais diferente que já vi. Porém, eu gostaria de ter tido mais explicação narrativamente, foi muito difícil pra mim imaginar certas cenas e entender coisas relacionadas a magia dos cavalos d'água.

Nada demais acontece no livro, é algo mais roniteiro e diário, apesar das corridas, não temos grandes reviravoltas. Porém, gostei de ver as relações pessoais da Puck e Sean, seus conflitos próprios e suas motivações.

A Puck foi uma personagem que demorei um pouquinho pra entender, porque a via de um jeito, até que entendi que era pra ser assim, que fazia parte da sua evolução. Sean é um personagem bem construído, ele cresceu em meio as corridas e já viu mais mortes do que os anos que tem de vida por causa dos cavalos d'água, por isso eu achei mais incrível ainda a relação dele com os animais, principalmente com o Corr.

A relação deles foi muito fofa de se acompanhar e me deixou com quentinho no coração.

O final foi uma das melhores partes do livro, porque me surpreendi com alguns acontecimentos. Não é uma história incrível, mas é interessante e diferente.

dany 12/01/2022

Uma das coisas mais gostosas para um leitor é terminar um livro com lágrimas nos olhos e é assim que termino A Corrida de Escorpião. Este livro me arrancou tantas emoções ao decorrer das páginas e me deixou bem reflexiva sobre nossas vontades que todos jugam impossíveis.
Puck Connolly, para mim é sinônimo de coragem, essa garota é tão corajosa que eu gostaria de dizer pessoalmente a ela. Com todos indo contra e tentando tirar ela do lugar que diziam não ser seu, Puck não se deixou abater e foi enfrentando seus próprios medos.
Este é um livro que fala muito sobre coragem, força de vontade e lealdade. Sean com Corr é a relação mais bonita que eu tive o prazer de conhecer, a forma como ele sabe lidar e entende as vontades de seu cavalo d'água é de chamar a atenção de qualquer um.
É muito mais que um romance, o romance foi um pano de fundo que foi acontecendo aos poucos, mas que ainda nos emociona e é bonito ver essa maneira que eles foram se conhecendo.
Estou feliz por tudo que aconteceu, admito que imaginei alguns finais antes mesmo de ler, mas não se passou pela minha cabeça o que de fato aconteceu e isso é o ponto alto.
Eu amei ler este livro e conhecer Puck, Sean, Corr, Dove e Finn. Finn é um menino fofo que não deixei de prestar atenção, a maneira que ele acreditou em Puck foi uma das mais puras e verdadeiras, fiquei totalmente encantada com a relação destes dois irmãos.

Lindo e emocionante.

Ana Gouvêa 10/01/2022

Que delicinha! Sem muita inovação? Sem solução milagrosa, com um texto bem do gostoso de ler! Não me importo em não ter explicações sobre o que é ou de onde vem a mitologia, só curti a experiência.

Breh Lee 05/01/2022

Durante minha adolescência li esse livro e na época ele me pareceu um bom livro. Me prendendo no final, mas sendo razoável durante seu desenvolvimento, embora tenha colocado como favorito pela memória afetiva de querer achá-lo especial. É incrível como o tempo passa e uma leitura OK pode se tornar espetacular.
Demorei para finalizá-lo por falta de tempo, mas foi tão maravilhoso. O local, os personagens, as tramas, o amor pelos animais, pela vida e pela terra tornaram essa leitura fabulosa.
Hoje não se trata mais daquela garota dando 5 estrelas por ter gostado do final. Hoje trata-se da garota que viu a beleza, do início ao fim, de uma obra espetacular e que merece os melhores elogios. Simplesmente apaixonada por esse universo.

RAGGI0 25/12/2021

Muito Descritivo, Por Vezes Cansativo, Mas Super Cativante!
Sou um leitor assíduo, mas levei 2 longos anos para conseguir terminar ?A Corrida de Escorpião?. Por que? Porque tenho muita dificuldade em me concentrar quando a leitura é extremamente descritiva, o que acontece também nas obras de Arthur Conan Doyle, por exemplo.
No entanto, enquanto estava em meu longo processo, a leitura de ?A Corrida de Escorpião? era cativante demais para ser abandonada, então continuei.
E foi simplesmente lindo! Lindo, porque foi um trabalho de muito estudo e dedicação da autora a lendas antigas. Lindo, porque a história de Puck e Sean não é melodramática, mas muito real, apesar de ser entrelaçado por personagens extraordinários. Lindo, porque o final é fabuloso, pouco esperado e me fez chorar.
Esse romance me fez querer saber mais, me fez querer ler uma segunda parte, quando, na verdade, não precisa, porque, por ser real, se torna ?a vida que segue?, como diz o jargão popular.

Sarah.Lessa 22/12/2021

Recomendo, mas...não é água com açúcar!
É uma história com momentos aflitivos, pelo menos pra mim. Só consigo imaginar uma ilha obscura, com poucos comércios que dependem de um mês especifico para fazer renda e sobreviver. O acontecimento da ilha que atrai muitos, TB envolve o valor que é dado pela vida humana, o dinheiro faz com que muitos se exponham a perigos, correndo risco de morte, como acontece algumas vezes no livro. Achei os moradores da ilha muito sofridos...sei lá.
Não é meu livro preferido, mas é uma boa história.

Ronan 17/12/2021

4.5 ⭐

Me surpreendi com essa releitura, consegui me conectar bem mais com os personagens dessa vez e isso me fez aproveitar bem mais esse livro, que história incrível.
Como eu amo a escrita da Maggie...

yasmim 07/12/2021

achei que fosse ser pior
Esse livro tava na minha lista há uns 5 anos antes de eu achar uma promoção e comprar ele (e aí ele ficou parado na minha estante por mais 3 anos ?)
Mas quando eu comecei a ler, confesso que esperava algo totalmente diferente do que me foi entregue. Não me permiti decepcionar, só fui lendo e lendo e lendo.
A premissa do livro é bem peculiar, gosto da fantasia que ele possui e da construção dos personagens (que acho que é realmente a melhor parte mesmo).
O que deixa a desejar são os acontecimentos mesmo, pra mim teve momentos que eu lia, lia, lia e parecia que não saía do lugar. A tal da corrida parecia que não ia acontecer nunca. Apesar disso, gostei da leitura, achei bonita e emocionante e inovadora.

Brandajulise 22/11/2021

Um clichê bom
Para começar eu gosto muito da autora e por isso fiquei muito impressionada com a leitura como também já tinha previsto tudo

Calma

O que eu quero dizer é que quando vc lê umas 150 páginas do livro vc já consegui previr o final e esse é exatamente o uso da palavra clichê no título

Mas deve admitir que a história é muito legal e interessante e ao mesmo tempo não é uma história que a gente lê em qualquer livro é uma coisa que também achei bem legal e que ela deixa uma nota e deixando bem claro que não vai ter continuação.

O Enredo e personagens

Primeiramente os personagens são muito cativantes você consegue se conectar e identificar, e o cenário é maravilhoso e muito criativo.

Sobre o enredo e muito rápido e gostoso não achei nenhuma parte desnecessária e que eu poderia ter pulado

jeslendo 01/11/2021

Uma das coisas que eu mais amo nessa autora é a forma como ela consegue, aos poucos, me inserir dentro de suas histórias. Eu nem percebo quando, de repente, estou tão envolvida com aquele mundo em que ela criou e aqueles personagens. Não sei o quanto me importo com eles até realmente me importar e torcer para que eles fiquem bem e que nada de ruim aconteça quando estão em perigo. Não é nenhuma surpresa que foi assim que ela me conquistou com a minha saga favorita, para início de conversa.

O livro tem uma narrativa com um final estabelecido, então não é como se muita coisa emocionante acontecesse nele no decorrer da história até lá. Senti falta desses momentos, mas me contentei em apenas absorver mais e mais conhecimento sobre os personagens que eu estava tão desesperada para conseguir amar. E foi assim que aconteceu, depois do início um pouco lento.

Existem cenas realmente de tirar o fôlego, principalmente naquelas com os cavalos e nas corridas. Eu acho que é uma história tão cheia de vida, falando sobre o amor, a perda, a dificuldade em ser uma mulher no mundo dos homens mesmo sabendo o que quer, enfrentando obstáculos e injustiças de uma forma que deixa o leitor com tanta raiva de como o mundo pode ser cruel. Mesmo com temas tão atuais que nem sempre são o foco da história, obviamente, é diferente de tudo o que li até então. É uma pena ser apenas um livro, pois a história tem muito potencial para ser mais do que é.

Mesmo me emocionando em vários momentos ao longo da leitura (chorei mesmo por cavalos assassinos que saem de dentro da água?), eu derramei um rio inteiro de lágrimas com o final. Foi aí que eu soube que esse livro tinha conseguido entrar no meu coração e eu só queria voltar atrás e ler mais.

É sempre uma surpresa muito agradável ler um livro da Maggie. Ela sabe contar uma boa história.

Marii 18/10/2021

Eu gosto mt da forma como a Maggie escreve os mundos dela.
Eu já tinha me encantado com td na saga dos garotos corvos, e aqui foi ainda mais.

Danielle.Nunes 07/10/2021

É isso, eu chorei por cavalos d'água assassinos
A Corrida de Escorpião não foi nada do que eu esperava e ainda sim me surpreendeu demais. É um livro poético, doce, intenso, que alcança o seu coração e quando você menos espera, está toda emocionada por cavalos d'água.

Puck, Sean, Corr, Dove, Finn, Gabe, Holly e o mar são mais do que o suficiente para trazer um quentinho no coração que é diferente e muito envolvente. É como se todos fossem amigos próximos ou até mesmo um reflexo do que somos em uma realidade paralela em que cavalos d'água são assassinos, mas que podem conquistar o seu amor e a última frase do livro resume perfeitamente isso.

Além disso, há um enfoque especial nos relacionamentos ao longo da história que mostram a complexidade de compreender o outro sem anular a si mesmo. Às vezes, tudo que precisamos é fugir da realidade ou então enterrar os pés na areia que para muitos é prisão, mas que no fundo traz o conforto e felicidade que precisamos.