A História da humanidade contada pelos vírus

A História da humanidade contada pelos vírus Stefan Cunha Ujavari

Resenhas - A História da humanidade contada pelos vírus

Lenon, André Lenon 29/09/2021

Livro muito bom que desvenda a trajetória da humanidade pela perspectiva dos vírus. E que explicam desde os mecanismos que nos fazem entender nossas origens, como a ciência explica nossa evolução dos primatas, até as atrocidades cometidas pela humanidade, em porões e prisões escuras, com experiências em pessoas consideradas inferiores no intuito de evoluir a tecnologia de combate a doenças, até então pouco conhecidas.

Vinícius 20/10/2020

Uma viagem diferente.
Ao nos depararmos com tantas doenças hoje, algumas ainda sem tratamento efetivo, não imaginamos o caminho percorrido por tantos patógenos. Tuberculose, Ebola, Dengue, Sarampo, Malária, Sífilis, HIV, dentre tantas outras são expostas desde seu surgimento para nós que é bem mais recente que o real surgimento muitas vezes há séculos. Leitura muito interessante e reveladora.

Francielly 11/06/2016

Conhecimento
Da onde vêm os vírus? Como e por que eles surgiram?Será que o homem contribuiu para sua chegada?Ou será que o homem apenas despertou-os, enquanto eles se escondiam? Tudo isso nos mostra o autor, um infectologista brasileiro. Um livro para analisar e ver as atrocidades humanas, do que o homem é capaz, e podemos ver que de certa forma os vírus contribuíram para novas descobertas, novas vacinas e curas. Vírus, palavra pequena e forte, algo tão pequeno, tão potente, inalcançável pelas mãos humanas mas que pode atravessar o oceano, e causar uma pandemia fatal.
Vale a pena!
Sandro 23/01/2018minha estante
Comecei a ler essa semana, e de cara o autor ja apresenta dados muito interessantes. Estou gostando! ;-)

SRConinck - @akleituras 19/04/2021

Imprescindível mas não recomendo aos impressionáveis
Tomei conhecimento desse livro em 2015, quando anotei o título para dar de presente.
Na época nem no pior pesadelo imaginaríamos passar por um ataque viral.
E muito do que está escrito sobre o passado da humanidade estamos cá a reviver.
Creio que a mensagem que fica aos leitores é de que o mundo ainda precisa aprender a controlar os cultivos agrícolas, a criação de animais domésticos e a manipulação de animais silvestres para evitar terríveis epidemias.

Angelo.Miguel 23/06/2020

Um pouco decepcionado
O livro tem um premissa incrível!! O assunto central do livro e interessantíssimo , mas a escrita do autor deixou a desejar.

Ellen343 09/02/2021

Leitura um pouco massante, pois são muitos fatos históricos de uma vez só, sem falar que já houve muitas descobertas após a publicação, entretanto é interessante pra quem é da área ou simplesmente curti.

Lucas 27/02/2021

Ótimo livro
Interessante como Stefan aborda o assunto misturando um pouco de história e ciência. Relata sobre a origem de diversos microorganismos e as causas de diversas epidemias.
Escrita de ótima compreensão, sem muitos termos técnicos ou palavras difíceis, o que deixa a leitura mais leve.
Achei um pouco chato repetições em alguns capítulos, por isso nota 4. Mas é um livro obrigatório para quem se interessa pelo assunto.