Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

Paula1735 03/06/2022

Bom para iniciar
O livro deixa a muito desejar pra quem já conhece outras obras do autor, mas é um bom caminho para iniciar se você não conhece PKD ainda.
Achei os primeiros contos bem previsíveis e simplórios, mas segue minha lista dos favoritos que valeram toda a pena ter lido:

1. O pagamento
2. Relatório minoritário
3. O homem dourado

Leandro.Galante 23/05/2022

Contos Cinematográficos
Contos de PKD que foram adaptados para o cinema. Leitura muito agradável, fluida e com história que prendem a atenção e tocam temas filosóficos/futuristas. Altamente recomendado.

Gabz 13/05/2022

Para um público específico
Pro contexto da época acredito que tenha sido um tanto inovador, e mesmo hoje em dia, continuam sendo discussões em pauta. O livro não funcionou pra mim, tentei mais uma vez mas realmente não me conecto com a escrita do autor, mas os contos são interessantes e abordam bem a proposta em poucas paginas.

Jóice 21/04/2022

PKD é incrível! Todos os contos são de explodir a cabeça, alguns fica aquela sensação do que aconteceu Depois, outros ficamos com a paranóia dos personagens. Cada conto melhor que o outro.

Livia1405 21/04/2022

Mindblowing
Não tem como sair desse livro sem questionar a própria realidade, o ovo ou a galinha, buracos de minhoca, etc. É um conto com uma porrada atrás da outra sobre o que é real, o que nos faz humanos e até onde a tecnologia vai nos levar. Tudo escrito na década de 1950, porém tão atual!

Fran NM 17/04/2022

Maravilhoso
Gostei muito dos contos, são bem rápidos de ler e mega interessantes.
Os meus preferidos foram: Segunda variedade e o relatório minoritário.

Men 06/04/2022

Frenético
Foi meu primeiro contato com o autor e gostei muito do que li, neste livro são apresentados contos do autor que foram adaptados para o cinema, são 7 contos ao todo dos quais assisti duas adaptações para o cinema e gostei de ler os contos que inspiraram estes filmes.

Eduardo Rockwell 29/03/2022

Loucura, Loucura, Loucura...
Philip K. Dick pra mim se tornou um vício, desde que terminei "Sonhos Elétricos", o primeiro que li, comecei a comprar vários e a me apaixonar pela escrita e pelas histórias malucas, insanas e maravilhosas que ele cria.

Ao finalizar "Sonhos Elétricos" saí com um grande acervo de histórias e pontos de realidade muito enriquecedoras, foi uma coletânea que conversou comigo do início ao fim, tanto que sou maluco pra que lancem por aqui o livro de pensamentos dele "The Exegesis Of Philip K. Dick".

Ao finalizar "Realidades Adaptadas" sinto que não saí tocado como no outro, que conversou comigo, esse foi mais Ficção Científica de verdade, com histórias mais "duras", mais ficcional, sem tanta filosofia, se tirarmos a base de "o que é a realidade" que sempre é incorporada em sua escrita.

De qualquer forma foi muito bom o tempo que passei lendo esses contos, e já estou doido pra assistir aos filmes rsrsrsrs.

Recomendo com toda a certeza, mas acho NECESSÁRIO se fazer uma pesquisa sobre o autor e o que ele representa antes de se aventurar em seus mundos, pois se jogar assim pode ser meio prejudicial ao entendimento da obra e do que o autor se dispôs a passar com elas.

Segue abaixo uma resenha de cada conto sem spoilers:

LEMBRAMOS PARA VOCÊ A PREÇO DE ATACADO (4/5)

Um bom conto, com umas boas reviravoltas. Teve uns momentos que me peguei perdido no que estava acontecendo e tive que reler com mais calma, porém quem já leu PKD sabe que o segredo é continuar a leitura, uma hora tudo se encaixa.
Mas o final me deixou sem entender NADA, afinal, que conclusão foi essa? Parece até meio inacabada.
Mas o começo é muito bom, e o desenrolar é interresante.

SEGUNDA VARIEDADE (5/5)

Conto EXCELENTE! personagens, enredo, plot twists, tudo na medida certa, o desenrolar da história te prende bastante, você nunca sabe quem está falando a verdade e em quem pode confiar! A todo momento eu criava teorias e ficava naquele suspense terrível kkkkkkk.
Acabei acertando o final, mas de qualquer forma foi surpreendente vê-lo acontecer de fato, muito bom mesmo.

IMPOSTOR (5/5)

Terminei esse conto com aquela sensação de "Mano, PKD. Apenas." kkkkkk meu conto favorito até o momento, rapidinho, linear e bem bolado. Essa questão de não sabermos o que realmente está acontecendo é o que vai te prender até o fim, não consegui parar até saber o final, que por sinal... Enfim, não vou contar, mas eu AMEI.

O RELATÓRIO MINORITÁRIO (10/5)

UAU. NOSSA! A viagem que foi ler esse conto... A todo momento somos confrontados com a situação verdadeXmentira, não sabemos em quem confiar, quem está certo, o que diz os tais relatórios, enfim, um dos melhores contos do PKD. Li numa sentada só, não conseguia parar, queria saber no que iria dar toda essa paranóia. Meu favorito até agora, com toda certeza. E o desfecho, o plot final... Dá pra perceber toda uma engenharia por trás do conto, tudo minusiosamente planejado, um conto perfeito de um Grande MESTRE, daria um livro incrível.

O PAGAMENTO (4/5)

Pra falar a verdade, não tem nada do PKD que eu leia e acabe não gostando... Se a história não me prender, a escrita pelo menos é agradável, direta e os acontecimentos são rápidos. Apesar de não ser o meu favorito, foi um conto interresante, enigmático e bem construído. A única coisa que não curti muito foi o final, achei muito "simples", pelo desenrolar da história, estava esperando algo mais UAU, mas foi um tanto morno e sem muito nexo, não acho que seria algo pra se resolver numa conversa, tipo, não tem como alguém querer algo seu de uma forma tão absurda e você continuar calmo, mantendo um diálogo, mas de qualquer forma, tudo se resolveu, só achei o final morno pra uma história tão intrigante.

O HOMEM DOURADO (3/5)

Interresante. Apesar de ser o meu menos favorito, não é ruim, só acho que a premissa poderia ter sido infinitamente melhor.
No final do livro, tem um "Extras" com notas do autor sobre alguns contos, e a maior nota é a desse conto, e ele deixa bem claro o motivo de ter escolhido esse rumo na história, porque na verdade era uma crítica ao pensamento 'endeusatório' da época entre os escritores de FC, em glorificar os mutantes sem ponderar nos riscos que isso implicaria.
Mas de toda forma o final foi ruim sim. O começo é incrível, inclusive te introduz no que poderia ser o melhor conto do livro, mas... quando a história realmente começa, outro rumo é tomado e acaba perdendo o brilho.
Só não digo que é um péssimo conto porque na boa... Eu não consigo não gostar de nada que o PKD escreve, porque sua escrita me envolve, eu gosto dos diálogos, das idéias, dos debates e desse mundo único dele, porém vou entender se alguém der 2 estrelas pra esse conto, por exemplo.

EQUIPE DE AJUSTE (4/5)

Bem legal, adorei a idéia, adorei o desenrolar, fiquei aflito e tive uma boa surpresa. Um dos melhores desse livro. Confesso que o final é meio broxado, não achei uma boa sacada o encontro dele e o homem velho lá, muito irreal acreditar que chegaram naquele acordo, e a conclusão foi meio "vamos encerrar por aqui", mas continua sendo um bom conto.

Meu ranking ficou assim:

Equipe De Ajuste
Lembramos Pra Você A Preço De Atacado
O Homem Dourado

Joao 26/03/2022

Esse foi o primeiro livro que li do Philip K. Dick (tem outros na minha lista ainda) e fui feliz na minha escolha. Os contos são curtos e de leitura fluída, além de abordar temas diversos com um viés crítico interesse.

Assisti duas adaptações para o cinema (o vingador do futuro e Minority report) o que me fez perceber melhor a dimensão inovadora do autor no mundo da ficção científica.

Tem contos que merecem cinco estrelas e outros que nem tanto, mas no geral é uma obra muito boa e merece ser lida!

Raphael Santos 22/03/2022

Contos fenomenais
A contribuição de Philip K. Dick para a ficção científica é imensurável.

Suas histórias desafiam nossa percepção acerca do limite entre o real e o imaginário.

Neste livro, temos reunidas histórias que inspiraram filmes consagrados do gênero da ficção, como Minority Report e Vingador do Futuro.

Para os fãs do autor e dos filmes, é uma incrível leitura.

bluemoon 17/03/2022

Muito interessante ler os contos em que os filmes se inspiraram? e eles acabaram (como sempre) sendo bem melhores que os filmes.

Maikel.Rosa 11/03/2022

Se em algum momento falei mal de um livro do PKD, nem sei mais quem eu sou.

Essa coletânea supera todas as expectativas! Como nenhum dos filmes é inteiramente fiel às histórias originais, vale muito a pena dar uma conferida nos contos.

Em todos eles, há um profundo questionamento sobre a realidade. A cada história, uma premissa é desconstruída e algo dado como certo deixa de ser uma certeza.

Em “Lembramos para você a preço de atacado” (filme: “O Vingador do Futuro”), são as memórias de um homem entediado que o enganam.

Em “Segunda variedade” (filme: “Screamers - Assassinos Cibernéticos”), um major americano em plena guerra com os russos precisa duvidar até da inocência de uma criança.

“Impostor” (filme homônimo) questiona não só as lembranças, mas a certeza da própria identidade de um homem, acusado de ser um espião androide vindo do espaço.

“O relatório minoritário” (filme: Minority Report) põe em xeque o futuro e a capacidade de julgamento de uma infalível instituição de segurança.

“O pagamento” (filme homônimo) traz dúvidas sobre as motivações de um técnico em eletrônica que trocou uma fortuna por um punhado de cacarecos aparentemente sem valor algum.

“O homem dourado” (filme: “O Vidente”) é um tapa na cara do ser humano, fazendo-nos vacilar sobre a superioridade da inteligência como trunfo evolutivo.

Finalmente, “Equipe de ajuste” (filme: Os Agentes do Destino) nos força a desconfiar das nossas próprias escolhas — o nosso tão valorizado livre arbítrio.

Enfim… cada conto valeria uma resenha inteira, mas deixo pra vocês só o gostinho dessa obra absolutamente perfeita!

Filippe 18/02/2022

Muitas ideias
Nessa coletânea de contos que posteriormente foram adaptados para o cinema, Philip K. Dick demonstra toda sua criatividade para compor cenários instigantes, confesso que eu mesmo tive diversas ideias a partir da leitura destes contos. No entanto a escrita carece de estilo, por vezes direto demais, analogias pobres, o texto fala de coisas interessantes mas os narra de uma forma tímida. Suas conclusões, apesar de possuir algumas vezes grandes reviravoltas, tendem a ser muito previsíveis. É um livro que vai estimular sua imaginação, mas não o seu senso artístico.

João 31/01/2022

Contos incríveis
Phillip K. Dick explora os limites da imaginação com histórias que, apesar de malucas, trazem reflexões extremente atuais.
A leitura é fluída, a linguagem é simples e todos os contos carregam consigo uma crítica social e pensamento reflexivo que devem ser levados em conta.
Recomendo demais!

Thiago.Moretti 26/12/2021

compilado de contos de Sci-Fi do grande autor Philip K. Dick, todos se tornaram filmes de sucesso posteriormente. Bem interessante a visão que ele tinha de futuro bem como suas impressoes sobre a natureza humana colocadas de maneira sutil em meio ao texto.