Estudos Sobre Fogo

Resenhas - Estudos Sobre Fogo

1 | 2 | 3 | 4

Anna 11/06/2021

Gente, que bagaceira...adorei!
Gente, o que foi essa leitura? Depois dos 20% eu praticamente devorei esse livro, devorei! Que trilogia querida! A fantasia virou um cabaré que eu não esperava, em muitos momentos eu fiquei sem ter ideia de como os personagens iam conseguir se safar. Quando estava ruim, dava um jeito de piorar. Nos livros anteriores a gente foi apresentado a uma Yelena que sempre era ágil e casca grossa, parecia que ela aguentava muito bem tudo que era jogado para cima dela. E nesse livro, a autora realmente completou essa personagem ao meu ver, porque vimos a personagem principal no seu eu mais vulnerável, vimos ela perdida, conhecemos seu maior medo e aprendendo a enfrenta-lo aos trancos e barrancos. O nível de autoconhecimento que ela conseguiu alcançar no final desse livro é extraordinário! E a maneira como isso só serviu pra ela saber os limites e poder ajudar outras pessoas e transformar a vida delas foi lindo! Vale destacar, que durante alguns momentos do livro fiquei impaciente por ver essa desconstrução da personagem, mas quando ela se reconstruiu, tudo fez sentido, porque só agora ela realmente encontrou e está cuidando de sua própria alma. Que trilogia preciosa!

Kamui Leo 02/06/2021

O aprendizado acabou, o verdadeiro teste começou para Yelena Zaltana. Quando a notícia de que Yelena possui o dom de capturar e liberar almas se espalha, as pessoas ficam inquietas. As habilidades incomuns de Yelena já a afastavam e agora ficou claro. Um conselho é organizado para decidir o destino de Yelena e ela recebe uma mensagem preocupante: uma perigosa trama está sendo arquitetada, o grupo liderado pelo feiticeiro assassino que ela derrotou antes está para atacar. Yelena precisa partir para uma jornada que vai testar seus limites, sua competência e seu poder. E ela ainda tem esperança de se reunir com Valek. Uma jornada repleta de aliados, inimigos, amantes, assassinos e lealdades questionáveis. Yelena terá apenas uma chance de provar-se e salvar seu país e seu povo.

Fran Belgrowicz 25/03/2021

"Não aprendi dizer adeus. Mas tenho que aceitar"
Me demorei nessa leitura, queria estender o prazer dessa história por muito tempo. Que saga maravilhosa.

Esse foi o livro mais denso. E em alguns momentos me peguei com raiva dos personagens amados, mas a trama foi tão bem desenhada que as reações eram completamente compreensíveis.

A autora foi muito sabia na trilogia, deixando preparações para o todo.

Já sinto saudades das aventuras de Yelena, mas acredito seriamente que depois de viver tudo isso ela merece descanso.

Trilogia mais que recomendada.

Kananda 24/01/2021

Yelena chega ao auge de sua evolução. Não apenas sobre sua magia, mas também seu modo de enxergar o mundo e aqueles que estão ao seu redor.
Ela finalmente aceita que nem tudo consegue resolver sozinha e aprende a valorizar as habilidades de seus companheiros.
Conseguimos acompanhá-la em cada descoberta sobre si mesma, o que acontece aos poucos, no tempo certo.
Maria V Snyder não poderia ter escolhido uma história melhor para ser sua 'saga de estreia'.

Gabriela2248 14/04/2024

Diferente dos outros
Esse livro foi escrito de uma forma diferente dos dois primeiros, as vezes eu sentia que estava lendo as primeiras cinquenta páginas várias vezes, tirando isso a história é cativante do início ao fim, eu demorei cinco anos pra terminar essa trilogia porque eu não queria chegar no final dela, muita gente reclama da relação do Valek com a Yelena mas dentro do contexto pra mim entregou o suficiente. Agora, ao meu ver faltou alguns pontos importantes como o desenvolvimento dos personagens secundários que eram super importantes e que a gente terminou o livro sem saber o que aconteceu com eles, sinto como se ainda precisasse de um quarto livro pra colocar todos os pontos nos "I"s. No final de tudo eu sou cadelinha dessa saga e não tenho muito o que falar de negativo, só não é o livro mais forte da saga. Yelena, Valek, Kiki, Tauz vão deixar saudade ????

Morena Cacheada 18/12/2020

A evolução da Yelena é tão surpreendente! Ao longo dos 3 livros dá pra ver que ela evoluiu muito de uma prisioneira pra uma estudante que consegue se comunicar com os mortos. Eu com certeza vou reler no futuro!

Lis 24/08/2020

Ótimo
Eu amei todos os personagens, todo o universo criado. Pra ser sincera, a yelena esperou 3 livros pra começar a ser burra, oq me deixou meio raivosa ksnbsj mas oq é natural em qualquer evolução d personagem, ela aprendeu com seus erros e aprendeu a ser sincera com ela mesma. Vou sentir saudades d todos eles, com ctz todos estão em um lugar no meu coração. Totalmente recomendado.

Cabral 27/05/2020

E o quê dizer desse livro a não ser que, como os outros, ele é fantástico e sensacional, só que ainda melhor?
A narrativa é bem escrita e viciante. Cada capítulo encerra com uma deixa do tipo:Eu sei quem matou Odete Roitman.
É quase impossível parar.
Você só sente vontade de continuar. Mais e Mais. Até que não haja mais nenhuma página para devorar.

agatamagno 22/05/2020

Finalmente!
Comecei a ler essa trilogia por indicação de uma amiga, e eu adorei o primeiro livro, e fui ansiosa ler o segundo! E aí o encanto morreu e eu demorei muito tempo pra ler o terceiro(anos)....

Eu acredito que não estava muito ligada em fantasia na época. As histórias e os personagens mudam muito de um livro pro outro. O que não me agradou tanto, vc acha que vai ler sobre uma coisa, mas acaba caindo em outra.

Longe de dizer que a trilogia é ruim! Eu gostei bastante, o mundo criado é incrível! Mas não senti empatia pela personagem principal, nesse volume então, queria matar! Mas existem outros personagens como a Kiki (a égua) o Homem da Lua e até mesmo o Valek que valem a pena.

Pra quem procurar romance dentro desse mundo fantástico, não tem. É quase inexistente. Existe momentos que eu nem lembrava que existia um casal principal. Lembro que no primeiro eles até tinham química, mas o romance é bem apagado nesse.

Eu recomendo pra quem gosta de fantasia! Mundo mágico, animais participativos e inteligentes! Mas não é a melhor trilogia desse mundo que eu li.

Manuela do Prado 16/05/2020

Diferente dos outros livros, embora este tenha sido titulado também como "Estudo", a relação de Yelena com o fogo é muito mais de enfrentamento e superação do que de aprendizado a cerca deste elemento; aqui, mais do que razões que envolvem salvar quem ama, Yelena enfrenta desafios para salvar todo o mundo que conhece (distritos de Ixia e clãs de Sítia)- terá de enfrentar um poderoso deformador do elemento que mais teme: o fogo. O Fogo que Reyad usava para tortura-la, o Fogo que foi o objeto devorador de sua ingenuidade, o Fogo que ela, com sua poderosa magia como Descobridora de Almas, não consegue dominar. Com suas alianças comprometidas, amizades abaladas e mesmo o seu relacionamento com Valek fragilizado,Yelena não sabe em quem confiar e, pior, com o seu caminho no aprendizado de magia interrompido e sua cabeça posta a prêmio em Sitia por uma traição cometida dentro do próprio conselho, nossa protagonista parece não dispor do suporte de que precisa para driblar os obstáculos de sua jornada: recapturar Ferde, desmascarar Cahil, convencer o Conselho da sua inocência e dos seus amigos e, o mais arriscado, deter os Vermes e sua busca por poder sacrificando almas inocentes. Honestamente, esperava mais da trilogia, mas acho que essa sensação é por que quando lemos "Estudos sobre veneno" não conseguimos unir ao processo de amadurecimento da personagem o evento "Ferde" + "Vermes", mesmo que no último livro tenhamos a percepção de que foram fatos cruciais a Yelena quanto a exploração dos seus poderes, o que, não acaba sendo de todo ruim, mas deixou a saga bem mediana. O ponto alto da trilogia é perceber que por ter vivido em ambos os países, Yelena, é a única capaz de perceber que o ódio entre os territórios não passa de algo baseado em preconceitos; são comuns os momentos em que ela faz comparações entre costumes, regras e leis entre os países que nos fazem perceber a semelhança entre ambos e que, com a conciliação adequada, poderiam viver, no minimo, sem a constante troca de suspeitas e hostilidades. Conseguirá a protagonista alcançar tão nobre feito? Lendo-se saberá rsrs nota 3 para esta série, nada que se compare a "Trono de Vidro" (inclusive é quase impossível não fazer comparações enquanto se lê esta trilogia). Apesar da trama mediana, os personagens tão bem construídos ficam em nosso coração.

Kamy 14/04/2020

Neste terceiro livro Yelena precisa entender melhor seus poderes, precisa deixar de ser tão teimosa (kkkkkkk) pois agora as coisas dependem mais ainda dela e desse poder que ela descobriu ser importante. Entretanto, não será tão fácil essa nova jornada, nem para os amigos dela.
Achei tudo muito bom, maravilhoso. A escritora escreve muito bem, amo quando a escrita é envolvente.

Bete 30/03/2020

Desfecho sensacional, vários desafios superados por um amor...

Priscila Nonato 01/07/2014

Nossa me sinto tão feliz por ter lido essa trilogia As Lendas de Yelena Zaltana.
Essa trilogia fantástica que tem uma protagonista forte e corajosa . Achei perfeito o final que a autora deu pra historia .Estava até um pouco receosa com o final por que vi uma resenha de uma pessoa que não gostou .Mas eu amei .Só achei que a autora deveria ter explicado o porque de Yelenna ser escolhida pra ser a Descobridora de Almas .No livro ficou : ela nasceu com esse dom e pronto .
O 1° livro continua sendo meu preferido .Como sempre não consegui simpatizar com o livro 2° (é muito difícil eu gostar do 2° livro de uma trilogia ).O 3° possui uma grande revelação sobre o Comandante e momentos de incerteza .
Ha Valek = suspiros ...
Bom , a trilogia reuni todas as coisas que mais gosto :aventura ,magia e romance ; e a indico para todos que estão em busca de um mundo fantástico muito bem escrito e envolvente.

erosgmmj 29/12/2014

Yelena coloca nossa alma nesta leitura:
Esta série realmente me empolgou do início ao fim!
Com mistérios, reviravoltas e uma boa dose de ação, este último livro me chamou atenção pela vulnerabilidade exposta da personagem que novamente nos leva a sentir sua aflição pelo sentimento de impotência diante de determinadas situações, mesmo com todo poder adquirido pela mesma ao longo de toda trilogia.

Também nos traz reflexões, sobre como a magia é benéfica e assustadoramente ‘humana’, ou seja, a utilização da ferramenta para o bem ou para o mal, depende diretamente dos valores e objetivos de seu possuidor.

Com um desfecho alucinante e surpreendente, já sinto saudades de cada integrante da história junto da gostosa dualidade de ter terminado os livros e querer mais continuações...

Algo que só uma magica leitura pode proporcionar aos que dela usufruem.

1 | 2 | 3 | 4