Estudos Sobre Fogo

Estudos Sobre Fogo Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos Sobre Fogo

1 | 2 | 3 | 4

erosgmmj 29/12/2014

Yelena coloca nossa alma nesta leitura:
Esta série realmente me empolgou do início ao fim!
Com mistérios, reviravoltas e uma boa dose de ação, este último livro me chamou atenção pela vulnerabilidade exposta da personagem que novamente nos leva a sentir sua aflição pelo sentimento de impotência diante de determinadas situações, mesmo com todo poder adquirido pela mesma ao longo de toda trilogia.

Também nos traz reflexões, sobre como a magia é benéfica e assustadoramente ‘humana’, ou seja, a utilização da ferramenta para o bem ou para o mal, depende diretamente dos valores e objetivos de seu possuidor.

Com um desfecho alucinante e surpreendente, já sinto saudades de cada integrante da história junto da gostosa dualidade de ter terminado os livros e querer mais continuações...

Algo que só uma magica leitura pode proporcionar aos que dela usufruem.

Caroline 25/03/2017

Estudos sobre Veneno foi um livro incrível, um dos meus favoritos. Estudos sobre Magia foi muito bom, porém não tanto quanto o primeiro. Iniciei Estudos sobre Fogo com a certeza de que seria mais um pra minha lista de favoritos, no entanto, fiquei um pouco decepcionada com o desfecho que essa trilogia teve.
O livro começa com os treinamentos de Yelena para controlar o fogo. Mesmo sendo uma coisa simples que todos os feiticeiros conseguem fazer, Yelena tem uma grande dificuldade neste quesito.
Porém, uma coisa ainda mais importante está por vir: Ferde e outros inimigos.
Ao longo do livro, Leif, Homem da Lua, Kiki, vários personagens estão constantemente presentes e somos levados à Ixia e Sitia.
Yelena descobre mais sobre suas habilidades de Descobridora de Almas, e e seu poder de curar as pessoas. Ela é temida por muitos, pois mesmo não sendo sua intenção, essa habilidade também pode ser usada para o mal.
Me acostumei com Valek sendo um personagem muito importante, mas que aparece pouco. E quando aparece, dá o tom colorido da estória. Neste livro, não é muito diferente.
É um livro agitado. Muito, muito agitado. Sempre há lutas, SEMPREEE! Eu adoro cenas de ação, mas a autora exagerou na dose e se perdeu em meio aos objetivos. Foi acrescentando mais e mais coisas à estória, as vezes uma coisa mal foi resolvida e já havia outro enorme problema, e depois de novo e de novo.
No fim, o livro teve tantas lutas, tantos problemas e mudanças de rumo, que se tornou muito cansativo e me deixou muito confusa.
O desfecho foi bom, imprevisível (pelo menos pra mim). Poderia ter sido muito melhor? Com certeza.
Adriana 17/05/2017minha estante

Vc sabia que não é uma trilogia? vai ver foi por isso que vc não gostou......parei de pesquisar no livro 5.
entrei em contato com a Harlequin e eles não vão publicar a continuação da série......muito triste tudo isso.......

Caroline 07/08/2017minha estante
O queeeee? Não sabia disso, que droga não publicarem a continuação!

Nanda 29/09/2017minha estante
Na verdade é uma trilogia sim. Mas a autora continuou escrevendo outros arcos narrativos no mesmo universo, reaproveitando alguns personagens. Gostei muito da trilogia, mas não pretendo continuar lendo o restante das sagas.

Kananda 24/01/2021

Yelena chega ao auge de sua evolução. Não apenas sobre sua magia, mas também seu modo de enxergar o mundo e aqueles que estão ao seu redor.
Ela finalmente aceita que nem tudo consegue resolver sozinha e aprende a valorizar as habilidades de seus companheiros.
Conseguimos acompanhá-la em cada descoberta sobre si mesma, o que acontece aos poucos, no tempo certo.
Maria V Snyder não poderia ter escolhido uma história melhor para ser sua 'saga de estreia'.

Lin 19/10/2022

Impactante
Eu estava meio desanimada no início porque achei a escrita do segundo e terceiro livro diferente do primeiro livro. Me decepcionei com algumas atitudes da yelena e com algumas atitudes de outros personagens. Do meio pro fim, o livro me prendeu demaisss, não consegui mais largar, quando contou a história do comandante e explicaram o porque dele ser daquele jeito fiquei realizada, era tudo o que eu queria. Eu acho que apenas 3 livros nao captaram bem todaaaa a história da yelena, podia ter mais livros e alguns spin-offs. Mas é um livro sobre magia, que, segundo algumas pessoas, se assemelha muito com o tog, pra quem curte eu super recomendo. Yelena é forte e guerreira, é muito bonito ver o quanto ela cresceu e na pessoa que ela se transformou, é maravilhoso surtar com ela quando ela descobre o próprio real poder. ?? Me impactou demais o fim.
Lin 12/06/2023minha estante
Sera se tem os livros disponíveis em inglês pra ler? :(

Muariella 13/06/2023minha estante
Dá uma procurada, só sei que na amazon tem pra comprar.

Lin 13/06/2023minha estante
Obg amg :)

Priscila Nonato 01/07/2014

Nossa me sinto tão feliz por ter lido essa trilogia As Lendas de Yelena Zaltana.
Essa trilogia fantástica que tem uma protagonista forte e corajosa . Achei perfeito o final que a autora deu pra historia .Estava até um pouco receosa com o final por que vi uma resenha de uma pessoa que não gostou .Mas eu amei .Só achei que a autora deveria ter explicado o porque de Yelenna ser escolhida pra ser a Descobridora de Almas .No livro ficou : ela nasceu com esse dom e pronto .
O 1° livro continua sendo meu preferido .Como sempre não consegui simpatizar com o livro 2° (é muito difícil eu gostar do 2° livro de uma trilogia ).O 3° possui uma grande revelação sobre o Comandante e momentos de incerteza .
Ha Valek = suspiros ...
Bom , a trilogia reuni todas as coisas que mais gosto :aventura ,magia e romance ; e a indico para todos que estão em busca de um mundo fantástico muito bem escrito e envolvente.

Julia 26/07/2015

Incrivel!!!
Quem poderia imaginar que aquele ser magro, sujo e de cabelo embolado a quem fomos apresentados nas primeiras paginas de "Estudos Sobre Veneno" seria essa mulher tão forte, intrépida e surpreendente? E quem poderia dizer que o rígido chefe da segurança na verdade era um ser tão apaixonante? E por falar em apaixonante, Maria V. Snyder parece saber exatamente como nos envolver e nos fazer amar ou odiar seus personagens.
Nesse momento sinto um misto de deleite e saudosismo. Deleite por ter tido o prazer de ler uma trilogia que me tocou de forma tão intensa e saudosismo por lembrar que não verei mais Janco e Ari discutindo ou treinando, ou de Yelena cavalgando sua leal Kiki...Não poderia me esquecer de Kiki e sua sabedoria digna de um Tecelão de Histórias...
Bem, é melhor eu parar de discorrer sobre os personagens envolventes ou acabarei entrando em uma daquelas depressões pós-leitura. O que vale ressaltar é que essa trilogia realmente vale a pena de ser lida e que "Estudos sobre Fogo" consegue manter o nível e nossa lealdade para com Yelena até a ultima palavra.

Naty 13/09/2015

Um final digno, mas confesso que poderia ser melhor.
É difícil resumir esse livro em palavras. Não porque ele foi demais, mas porque ele é realmente cheio de encontros e desencontros. O enredo é cheio de problemas e magia e luta, mas nunca diria que esse livro foi ruim. O que sei é que o ritmo foi mais lento que o dos outros e a história, mesmo excelente, poderia ter sido melhor.
A história é interessante, mas como muitos outros que resenharam disseram, houve uma falta de um vilão o que para mim não foi problema.
Houve um aumento no número de personagens, mas não muito grande. Apesar do título ser estudos sobre fogo não há, como nos outros, um estudo sobre o poderes de fogo, mas uma luta contra um mal proveniente do fogo (como se fosse um espírito dos fogos).
O romance continua legal, mas não nego que ficou um pouco maçante e num momento a personagem principal mostrou-se um pouco fria demais quanto a algo que acontece ou que ela pensou ter acontecido com Valek.
Não nego que a autora fez uma série mais que demais e os personagens me conquistaram e sim, eu leria outros livros dessa mesma série, se houvesse. Ainda mais se fossem pela visão de dois guerreiros muito engraçados ( Janco e Ari ) ou então de Yelena mesmo. Não me cansei de sua visão de mundo.
Outra coisa que ocorreu e sempre costuma ocorrer nos livros é que personagens que parecem muito fortes, destemidos nos primeiros livros, acabam sendo conhecidos no íntimo pelo leitor que acaba o reconhecendo como não tão demais assim. Isso aconteceu um pouco com Valek, mas moderadamente. O mesmo aconteceu em Convergente em que Four realmente me chateou um pouco.No tocante a essa série, amei e recomendo a leitura, mesmo que talvez no último livro a leitura fique um pouco mais lenta, mas não por não haverem problemas ou ação, mas eu acho que a história cansou um pouco ou o livro foi grande demais ou talvez foi culpa minha. Não sei. Só sei que recomendo essa série e nunca esquecerei de Yelena, a guerreira das situações impossíveis.
Naty 22/11/2015minha estante
Eu nunca pensei que sentiria tanta falta dessa série.

Raquel.Candeira 10/06/2023

Senti falta do primeiro livro aqui, como se esse livro fosse algo totalmente a parte dele. No segundo volume da trilogia já estava com dificuldade no fluir da história e nesse aqui isso se intensificou. Achei que teve cenas de ação em excesso, pouco de Valek e discussões muito infantis entre o casal. Yelena, a personagem principal, tem uma evolução muito boa do segundo livro até o final da história, tanto que o final foi bem satisfatório. A presença de Ari e Janco sempre salvavam as partes monótonas da história, realmente foram personagens que me cativaram demais. Se eu fosse reler, pararia no primeiro livro da trilogia que sem dúvidas é o melhor da trilogia e um dos livros de fantasia que mais gostei até hoje!

icaronalu 28/02/2023

EU DEVOREI
Toda a trilogia foi devorada em menos de uma semana, neste eu achei a Yelena incrivelmente burra tadinha, apesar de ser super coeso ela ser burra do jeito que ela foi. Amo o Valek amo a Yelena mas meu personagem favorito desse é o Fisk e a Kiki.

que livro bom.

Bianca 21/02/2023

Nesse livro Yelena passa por novos desafios relacionados aos medos dos próprios poderes e entra em uma jornada pra aceitar e acolher quem ela é. O único defeito dessa saga é só ter 3 livros publicados no Brasil, adoro o desenvolvimento dos personagens, o desenvolvimento dos opostos de política de Ixia e Sitia e as migalhas de romance, tudo e escrito na medida certa, simplesmente perfeito

Luzia.Hoinatz 04/03/2017

Aquém das expectativas
Esperava um final com o Valek valentão, mas o que vimos foi o último romântico perdendo um pouco da característica máscula do primeiro livro. Contudo, a escrita continua maravilhosa e os personagens seguem fantásticos.
Adriana 17/05/2017minha estante
tem continuação, por isso vc espera mais.....

Bete 30/03/2020

Desfecho sensacional, vários desafios superados por um amor...

tivoria 21/10/2021

minha opinião não mudou desde o último
Mais uma vez, acho que a história tem tudo pra ser boa mas não é. As vezes acho que o problema tá em mim por gostar de drama.

Acho que tudo é resolvido de maneira muito obvia, e as problemáticas abordadas de forma muito superficial. O livro teve MUITOS acontecimentos, que acabam retornando pro mesmo ponto, e fica meio repetitivo.

É legal no final a Yelena enfim entender a extensão dos poderes dela, mas mesmo assim, tudo se resolve de maneira muito fácil. Os personagens secundários não são bem explorados e aparecem só como um suporte pra aquilo que a Yelena precisa, tudo gira em torno dela, e quando não, eles são ignorados, isso me irritou um pouco.

A história tem tudo pra ser muito boa, o universo é muito incrível, mas acho que faltou desenvolvimento dos personagens. Fiquei constantemente com a sensação de que faltava algo.

Poderia ser melhor, mas também poderia ser pior, faz parte.

1 | 2 | 3 | 4