A Meta

A Meta Eliyahu M. Goldratt...

Resenhas - A Meta

Berta 20/02/2012

Obtuso mas imprescindível
Nada fantástico, mas imprescindível para entender como o mundo e a cabeça das pessoas funcionam.

Ariyoshi 26/08/2012

Gostei da ideia de ensinar teorias administrativas através de uma estória fictícia. Aconselho ^^b.

Ruan.Rodrigo 01/08/2020

Sensacional
O livro para quem gosta de desenvolvimento pessoal , fala de uma forma diferente e ao mesmo tempo bastante realista , pq traz os problemas do dia a dia... A Meta eh um livro que te faz pensar sobre qual eh o seu propósito. Muito bacana

Luiza.Thereza 29/10/2015

A Meta
Esse é um dos momentos em que eu me sinto estranha por estar me amarrando em um livro que está sendo intitulado de chato por quase todo o resto da turma.

A proposta é explicar (a aplicar) uma teoria administrativa por meio de um romance. Tanto a empresa quanto os personagens que dão vida ao enredo são fictícios (no máximo, baseada em pessoas e situações verídicas), mas a teoria aplicada e explicada é bem real.

Alex Rogo é o gerente de uma fábrica da UniCo. instalada em uma cidade suburbana dos Estados Unidos. Inicialmente, Alex não consegue entender o porquê de sua fábrica ter tantas dificuldades em seus processos produtivos mesmo com a utilização de maquinários de primeira qualidade. A situação fica mais desesperadora quando ele recebe a noticia de que sua unidade de produção pode ter suas portas fechadas caso ela não se tornasse mais atrativa aos investidores. As coisas começam a se desenrolar quando ele se lembra de uma conversa com um antigo professor de faculdade. Nessa conversa, Jonah consegue, por meio de tres perguntas simples, saber que a fábrica de Alex está enfrentando problemas.

Uma das coisas que tornaram o livro interessante, é que Jonah não dá respostas prontas a Alex, mas o ajuda a encontrar tanto as perguntas pertinentes aos problemas quanto as respostas que o ajudarão a colocar em prática o que for necessário para que a empresa alcance sua meta principal.

Para os administradores de plantão (e para os demais leitores que porventura se interessem pelo assunto), aqui vai um aviso em letras garrafais: ESSE LIVRO É UMA VERDADEIRA AULA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO!

Os comentários que ouvi dos que já leram (ou que estão lendo) é que esse é livro chato e repetitivo. Bom, acabei de ler a pagina 125 (15h11min do dia 13/10/13) e tudo o que pude perceber (por enquanto) foi o processo de construção de raciocínio: começa a partir de uma premissa fora do contexto da Uni.Co., vai para um contexto não necessariamente relacionado a fábrica (mas que ajuda no entendimento de Alex sobre o assunto), progride para um planejamento de ação e acaba na aplicação da ação. Devo dizer que, ao menos por enquanto, “A Meta” pode ser qualquer coisa, menos chato e repetitivo.

O que me leva a outro ponto interessantíssimo desse livro: ele faz a convergência entre diversos tipos de ciência e os insere a Administração. Não estou falando daquele monte de fórmulas que engolimos em nosso ensino médio. A convergência se faz por meio do raciocínio que está por trás de algumas descobertas científicas. Em um determinado momento, por exemplo, o autor aproxima algo usado na administração que é muito encontrado na física: a relação chave SE... ENTÃO. E não só a física é citada, como também a química e a filosofia. E essa convergência foi muito bem utilizada, os exemplos foram válidos e as ocasiões pertinentes. Tudo ficou muito claro e de fácil entendimento.

A verdade é que talvez esse Romance Administrativo (perdoem-me, mas não achei definição melhor para ele) pode não ser do gosto de todas as pessoas, de fato, acho que pouca gente o acharia agradável. Mesmo assim eu o recomendo (principalmente aos futuros administradores), afinal, não sempre que se pode conhecer uma mistura tão inusitada como essa.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2013/11/a-meta-um-processo-de-melhoria-continua.html

Tiago 16/12/2015

Classico
Melhor livro de administração da produção que já li !

Renata 13/02/2016

Genial
Adorei o livro e lendo matérias sobre ele vi que existe um filme com o mesmo título(se alguém conseguir por favor me envie, pois encontrei apenas trechos). A idéia de "gargalos" pode inclusive ser utilizada em outras áreas de nossa vida. Algumas pessoas o classificaram como chato provavelmente porque se a pessoa não trabalha em uma linha de produção fica imaginativo demais "visualisar" as situações narradas, mas sem dúvida é uma obra prima.

Valério 29/09/2017

Criativa literatura de negócios
Livros de administração e negócios nunca me atraíram. Apesar de tratar de teses interessantes e serem instrutivos, a verdade é que são chatos.
Até ler "A meta".
Ao invés de trazer conceitos e explicá-los, Goldratt criou um romance, onde as teorias negociais são abordadas no decorrer da história.
Assim, conseguiu um livro de negócios muito menos cansativo, sem deixar de explorar suas teorias.
A história toda se passa tendo por protagonista um gerente geral de uma das fábricas de um conglomerado (Alex).

Sua fábrica está para ser fechada por apresentar seguidos prejuízos. Até que, em uma rápida conversa com um velho amigo, inicia-se o processo que irá mudar a fábrica, salvar seu emprego e nos ensinar diversas teorias industriais que são muito bem exploradas.

Como vai enfrentando os problemas de forma investigativa, fica muito claro para o leitor do que se trata, como se aplica e quais os resultados.
Bom trabalho.

Alberto 04/05/2018

A decepção
- Basicamente um romance fraco. A parte mais ficcional, centrada na família do protagonista não convence, com um casal sem personalidade e logo fadado a separação. O próprio autor parece cansado de trabalhar este lado da obra, e mais ao final se centra nos problemas da fábrica.

- Tem algumas poucas dicas úteis de administração, nada que não se veja em outros livros, ou mesmo artigos e vídeos de uma forma bem mais objetiva. Com certeza essas poucas dicas não justificam um livro de centenas de páginas e tão pretensioso.

Will 20/01/2019

A Meta...
Leitura indispensável para os administradores e engenheiros de produção. Na leitura pude entender os fluxos de valor e o que realmente é importante numa linha de produção. De forma prática, os exemplos te fazem enteder a teoria das restrições e como lhe dar com os "gargalos" que em todo os sistemas produtivos vão existir. Recomendo.

Thiago Gadelha 27/02/2020

Não é para todo mundo
Esse livro é excelente ao que se propõe, explorar a produção da industria com a teoria das restrições, mostrando como é importante ter uma meta, trabalhar em equipe e gerenciar sua vida. O único ponto fraco que considerei foi ter uma linguagem bem técnica, o que reduz seu alcance quanto aos leitores.

Afonso74 05/07/2009

Excelente livro sobre gestão e principalmente sobre identificação e combate de "gargalos" em uma empresa. Um clássico do gênero e um Must-Read para quem se interessa pelo tema.