A Meta

A Meta Eliyahu M. Goldratt...

Resenhas - A Meta

Daniele 26/12/2022

Leitura obrigatória para quem está no chão de fábrica e/ou deseja seguir carreira no ramo industrial.
Em a meta, conhecemos a história de Alex Rogo, gerente industrial da planta de uma grande indústria. Essa planta está indo de mal a pior, com baixa produtividade, atraso nas entregas e baixo lucro. Com a cabeça a mil, pensando em como pode mudar a realidade da fábrica, Alex acaba revendo um velho amigo em um aeroporto, Jonah, um professor de física que durante uma breve conversa, na qual Alex expõe seu problema, o questiona:
Qual é a meta?
Para sua própria surpresa, Alex não sabe responder qual é, e a partir disso, utilizando maiêutica, Jonah ajuda Alex, para que entenda finalmente qual é a meta, como fazer as alterações necessárias na planta e conseguir mudar o cenário.
Sou estudante de engenharia e meu coordenador, simultaneamente com o novo diretor da empresa que trabalho, pediram para que eu lesse esse livro, e pude ver todas as sacadas e ensinamentos sendo utilizados na prática. Isso foi demais!
É uma leitura obrigatória para quem está no chão de fábrica e/ou deseja seguir carreira no ramo industrial.
Dr. André Barros 19/02/2024minha estante
Excelente livro! Encontrei importantes princípios para aplicar no gerenciamento de projetos em ambiente de altas demandas.

Marcos.Detanico 09/11/2023

Dos livros que li, que abordam temas similares ou sobre técnicas e ferramentas para melhoria contínua seja no âmbito pessoal ou profissional esse foi o primeiro que realmente me fez imergir na história, analisar e avaliar os conhecimentos fornecido, não ele traga métodos inovadores, ou que os outros livros não tenham seu mérito, em nível de conhecimento não se distância dos outros, mas a abordagem adotada pelo autor é excelente.

Aqui não trás uma sequência de conceitos com exemplos específicos, histórias de grandes passadores ?evoluíram? usando o método.

Aqui ele trás uma história, onde o protagonista está gerenciando uma empresa a caminho da falência e gasta além do tempo que tem para ?apagar incêndios? e com isso sua vida familiar cada incômodo água abaixo.

E que aos poucos ele vai aprendendo e realmente entendendo como e porque uma empresa existe e a partir disso o que fazer, como pensar e como agir para atender as metas, sair do reativo e passar para um sistema funcional e eficaz.

Gostei muito, vale muito a pena esse livro faz vice analisar se afirma crítica e objetiva um problema, sem floreiros para conquistar seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

alex_fsi 29/01/2023

Pena ser muito voltado para fábricas
Descubro hoje que o autor fez um livro tratando da TOC - Teoria das Restrições para a área de gestão de projetos, então, vai entrar na fila pra leitura, pois o conceito é muito bem abordado neste aqui.

Goldratt trás conceitos do Lean de forma bem amigável em uma espécie de romance. Os diálogos facilitam visualizar alguns conceitos técnicos de forma bem leve, apesar que às vezes faz falta algumas definições mais formais pra quem não está no contexto de fábricas.

Para quem é da área de sistemas e projetos, apesar de não ter lido ainda, o livro dele voltado para as áreas acima é o "Corrente Crítica"

Jota-Erre 20/06/2010

Um processo de Melhoria Contínua
1. Identificação da obra

Uma autoria de Jeff Cox e Eliyahu M. Goldratt, o livro “A Meta” encontra-se em sua segunda edição publicada pela editora Nobel, ndo ano de 1999, no estado de São Paulo.

2. Breve síntese da obra

O romance conta a história de Alex Rogo, administrador de um fábrica que está prestes a ser fechada. No decorrer da trama, o personagem principal, além de tentar resolver seus problemas profissionais, enfrenta dificuldades em seu casamento com Julie, que se encontra infeliz por não receber atenção suficiente do marido, além de morar em uma pequena cidade e não ter muitos amigos.

Girando em torno das dificuldades de uma fábrica da corporação UniCo, tudo começa com a apresentação de um problema frenquente na unidade em questão, que é o atraso em muitos pedidos, o que deixa os clientes cada vez mais insatisfeitos com a empresa. Não entendo o porquê de isto estar acontecendo, já que todas as máquinas estavam funcionando em sua capacidade máxima, Alex é advertido por Bill Peach, vice-presidente da UniCo, que, após uma visita à fábrica, sentencia-a ao fechamento em três meses caso não fossem apresentados resultados satisfatórios.

Percebendo que o emprego de centenas de trabalhadores estava em suas mãos, Alex começou a freqüentar muitas reuniões para tentar encontrar uma saída para o fechamento iminente, até que se lembrou de um antigo amigo, Jonah, um físico que era muito procurado por muitas empresas para resolver os mais diversos problemas apresentados.

Após lembrar-se de uma conversa com esse amigo, onde Alex afirmara a Jonah que a meta da sua fábrica era aumentar as suas eficiências e, consequentemente, sua produtividade, Rogo reuniu sua equipe para apresentar os fatos. Depois de muitas discussões, a equipe chegou à conclusão que Alex estava errado, que a produtividade não era o foco principal, e sim ganhar dinheiro, e que todas as outras atividades estavam voltadas para esta última.

Conscientes de que seus empregos estavam em jogo, todos começaram a dedicar-se integralmente, com exceção de Alex, que ainda tentava resolver seus problemas conjugais.

Passado algum tempo, em outro encontro com Jonah, foram apresentadas a Alex as definições de ganho, inventário e despesas operacionais. Considerados essenciais para um bom gerenciamento, Alex resolve tentar adotar esses itens em sua empresa, apresentando-os à equipe.

Depois de certa resistência, todos concordam em adotar o novo método, mas começam a surgir muitas dúvidas e todos concordam que Alex deveria encontrar-se com o ex-professor de física novamente.

Em um novo encontro, dessa vez em Nova Iorque, Jonah apresenta duas novas definições: flutuação estatística e eventos dependentes, dois conceitos que deveriam ser empregados nas máquinas da fábrica.

Após voltar de NY, Alex tem que ir a uma excursão com seu filho. Durante o trajeto realizado e liderado por Rogo, ele percebeu o que Jonah quis dizer e começou a colocar tudo em prática durante o passeio, notando que o ritmo do grupo dependia diretamente do ritmo de cada integrante.

Na sua volta à empresa, Alex compartilha seu aprendizado com a equipe e resolvem denominar de “gargalos” aquelas máquinas que, de certa forma, atrasavam o desenvolvimento da empresa necessitando de mais tempo para a fabricação de certa peça, e de “não-gargalos” as que não atrapalhavam o fluxo.

Desenvolvendo alguns métodos para diferenciar os tipos de máquinas, como a colocação de fitas vermelhas nas máquinas que foram consideradas gargalos, a NCX-10 e no auto forno, todos os empregados puderam diferenciar e dar prioridade àquelas que necessitavam.

Empregando tudo o que foi aprendido com Jonah, Alex conseguiu um decrescimento na eficiência, porém alcançou um crescimento recorde dos resultados da fábrica, conseguindo o emprego que antes era de Peach, já que o mesmo tinha sido promovido.

Paralelo a essa história, Alex consegue resolver seus problemas matrimoniais e com seus filhos e, junto com sua equipe, começam a estudar novos métodos para gerenciar a parte da corporação que agora era de sua responsabilidade.

3. Reflexão Crítica sobre a Obra

Utilizando uma linguagem considerada difícil para boa parte da população, já que são utilizados muitos termos específicos ou técnicos, o livro vem nos mostrar como é possível conseguir resolver velhos problemas através de novos paradigmas, mostrando, dessa forma, o quanto a flexibilidade de um profissional pode ser importante no crescimento de um grupo.

O fato de o personagem principal, Alex Rogo, resolver, paralelamente à trama principal, seus problemas pessoais, faz-nos acreditar que a vida não gira em torno do mundo profissional, mostrando o quão importante é o papel da família diante das dificuldades que o mundo nos apresenta, oferecendo saídas práticas para problemas ditos impossíveis, como pudemos perceber durante a excursão realizada por Alex e seu filho, sendo que aquele já vinha à bastante tempo cobrando uma maior presença da parte paterna.

O livro também mostra a importância do trabalho em grupo, apresentando uma equipe diversificada mas que todos os integrantes da mesma se completam, proporcionando idéias diversificadas e eficazes, colaborando de maneira importante para a solução do problema tema do romance.
Comu Leitor Vip 20/06/2010minha estante
Vou colocar na fila este livro, ótima resenha.

Comu Leitor Vip 20/06/2010minha estante
Vou colocar na fila este livro, ótima resenha.

Shirlei 10/08/2020

esse livro e um dos meus favoritos, apesar de ser um livro de administracao, como dizem. eu o li varios anos atras pela primeira vez, por acaso em uma biblioteca. e desde entao eu tento reler pelo menos uma vez por ano. as ferramentas descritas no livro podem ser aplicadas tanto na vida profissional como adaptadas para a vida pessoal, recomendo a leitura.

tmgoncalves 03/10/2023

Se não há uma meta, qualquer caminho serve!
Apesar de ser um romance corporativo, é um bom livro. O autor utiliza a história fictícia para explicar a Teoria das Restrições.

A ideia principal do livro é a forma que um líder, seja corporativo, acadêmico, religioso, entre outros, se organiza frente aos eventos aleatórios da vida com a finalidade de atingir determinada meta.

Obviamente, o livro abstrai muita realidade dos trabalhadores, como por exemplo greve de funcionários, catástrofes naturais, problemas familiares dos funcionários, para seguir com o sucesso da história. No entanto, como mencionado anteriormente, esse não é o foco da história.

Em suma, um bom livro motivacional com o objetivo de incentivar as pessoas a atingir determinado objetivo.

Paulo Henrique 31/12/2013

Indispensável
Para quem atua em indústria esse livro é indispensável para melhorias em processos.
Gustavo 30/09/2014minha estante
Não diria outra coisa! Indispensável

Alberto 04/05/2018

A decepção
- Basicamente um romance fraco. A parte mais ficcional, centrada na família do protagonista não convence, com um casal sem personalidade e logo fadado a separação. O próprio autor parece cansado de trabalhar este lado da obra, e mais ao final se centra nos problemas da fábrica.

- Tem algumas poucas dicas úteis de administração, nada que não se veja em outros livros, ou mesmo artigos e vídeos de uma forma bem mais objetiva. Com certeza essas poucas dicas não justificam um livro de centenas de páginas e tão pretensioso.

Beatriz.Ordonhes 27/07/2022

Uma leitura surpreendentemente interessante, ideal para qualquer pessoa que queira aprender o básico do gerenciamento. Não só em uma empresa manufatureira.
Foi uma leitura maravilhosa e inspiradora, até para quem não entende os detalhes técnicos, como eu, ele consegue ensinar até os conceitos mais básicos da economia.

Moa 27/08/2020

Simplesmente um espetáculo
Li o livro por causa da faculdade, mas me espantei de o quão bom ele é. Se trata de uma transição de sistemas de produção, mas, para a surpresa de todos, em forma de Romance. Isso torna o livro muito didático e gostoso de ler.
Recomendo a todos que desejam aprender um pouco mais sobre os Sistema de Produção e a Teoria das Restrições.

Ludmila-s 03/06/2011

PPCP
Li esse livro por recomendação do meu professor de Planejamento, programação e controle da produção por demostrar de forma leve alguns conceitos da matéria.
Alex é o gerente de uma fábrica, que apesar de ter sempre altos niveis de eficiencia, não gera lucros e está sempre com os pedidos atrasados e de qualidade inferior aos concorrentes. Diante do ultimato do gerente da divisão da UniCo, Bill Peach, de que se a fábrica não apresentar uma melhora significativa em 3 meses, a fábrica será fachada, Alex passa a procurar meios de levar a fábrica a um bom funcionamento.
Quem o auxilia nessa jornada é Jonah, físico e antigo professor de Alex da faculdade(ele é a mistura de Mestre dos Magos com Senhor Miyagi). Jonah passa a questionar os conceitos de gerencianmento que Alex usa, e através de perguntas que parecem simples o faz aprender o que é realmente certo certo e o que deve-se fazer para melhor a produção.
Ele conta com Lou(contador), Ralph (sistema de informação), Bob (gerente de produção)e Stacey (suprimentos) que o ajudarão a descubrir as respostas às perguntas de Jonah e a implementar as medidas necessárias.
Durante isso, Alex ainda tem que lidar com os problemas do casamento quando sua mulher o abandona por achar que ele se dedica muito ao trabalho e esquece dela e dos filhos.

Ariyoshi 26/08/2012

Gostei da ideia de ensinar teorias administrativas através de uma estória fictícia. Aconselho ^^b.

Bruna.Dietrich 25/08/2022

Recebi a indicação desse livro de uma professora e minhas expectativas foram baixas em relação a ele, porém fui muito surpreendida em como o autor é didático ao mesmo tempo em que nos envolve em uma história que poderia ser a de qualquer pessoa comum..
Eu lia o livro em qualquer segundo livre que eu tinha durante o dia de tão envolvida que fiquei na história.. amei!

Juliane Prado 28/04/2020

O livro mostra a importância da observação do problema, do planejamento e de se usar o raciocínio lógico a fim de se evitar erros. Demonstra também que o ato de pensar o ajudou a ter uma visão diferente de como se deparar perante um problema e como resolvê-lo.

Tiago 16/12/2015

Classico
Melhor livro de administração da produção que já li !