A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Michele.Sampaio 17/04/2018

A BIBLIOTECA MAGICA DE BIBBI BOKKEN
Mistério ou Magia, realidade ou sonho? É o que Nils, Beritt e Bibbi tentam decifrar.

Más será que vão conseguir?

E ótimo livro, pois contém enredo viciante e misterioso, e antes que digam “É daqueles mistérios cansativos”

Não! não é, ele te prende a um mundo cheio de magia, aventura e mistério sem ser cansativo e chato.

Sem falar nos personagens que foram bem projetados. “Beritt” a menina curiosa, atrapalhada, porém concentrada “Nils” corajoso, centrado e observador “Bibbi bokken” misteriosa e viciante.

Mas assim uma das melhores coisas é que o autor do livro é JOSTEIN GAARDER isso mesmo, jostein!

Um dos autores mais conhecidos, respeitado famoso e admirado !!

Tem como ser melhor? não, não tem!

Como nada é perfeito seria bem melhor se o livro tivesse a continuação, acho que esse é o único ponto negativo.

Tudo começa quando Nils compra um diário e uma mulher se oferece para pagar, quem se oferece para pagar uma conta?

Bom sem mais comentários é aí que o mistério surge, quem seria essa mulher?

Ou seja ponto positivo para o autor que desenvolveu essa história surpreendente em apenas 179 páginas.

Luh 17/04/2018minha estante

Emily.Wendy 17/04/2018minha estante
lindooooooooooooo
maravilosoooooooo

Fabio.Piantoni 19/04/2018minha estante
Michelle, tuas escolhas sobre leitura demonstram o quanto é sábia! Parabéns.

Yumeko.Jabami 16/11/2020minha estante
Oi, boa tarde, eu tenho uma prova sobre esse livro e a senhora pode me dizer as regras criadas por Brito para que se continue escrevendo as cartas? Por favor me ajude

Evy 20/01/2011

Fascinante!
"Os livros me dão as costas. Não para me rejeitar, como as pessoas: são convidativos, querendo apresentar-se a mim. Metros e mais metros de livros que nunca poderei ler. E sei: o que aqui se oferece é a vida, são complementos à minha própria vida que esperam ser postos em uso. Mas os dias passam rápido e deixam para trás as possibilidades. Um único desses livros talvez bastasse para mudar completamente a minha vida. Quem eu sou agora? Quem eu seria então?".

E eu descobri que também sou uma mulher estranha de vestido vermelho! O.o

Sim, eu me vi quase totalmente retratada em Bibbi Bokken. A sua paixão pelos livros, o fato de ela quase literalmente "babar" pelos livros em uma livraria como, segundo Nils (um dos protagonistas), se os livros fossem "chocolates ou marzipãs", e principalmente por ela amar o sistema decimal de classificação Dewey (eu também amo!♥) e ser bibliotecária.

O livro é totalmente fantástico. A forma como foi escrito através da troca de cartas entre dois primos que começam a querer desvendar os mistérios dessa mulher estranha de vestido vermelho faz com que você não consiga largar o livro. Principalmente porque no meio das cartas engraçadíssimas entre Nils e Berit contando as diversas aventuras por que passam os autores vão colocando valiosas informações sobre a história do livro. É fascinante! Entrou para os favoritos. Leitura totalmente recomendada!
Fe Sartori 03/08/2010minha estante
Também quero descobrir se sou uma mulher estranha de vestido vermelho *-*

Renata Céli 02/09/2011minha estante
Gostei da resenha! Também adorei o livro.

Alice Emilia CF 03/02/2013minha estante
tenho 12 anos... depois desta resenha também vou ler! ;)

Yumeko.Jabami 16/11/2020minha estante
Oi boa tarde, eu tenho uma prova sobre esse Paradidatico e eu não li, a senhora pode me dizer o que ocorre na Volta de Nils para Oslo e o que decide fazer a partir disso?

Thamiris.Treigher 14/04/2024

A magia da infância, dos livros e das bibliotecas
Aquele livro leve, gostoso de se ler, que faz a gente acessar nossa criança interior, se permitir imaginar e fantasiar - e tudo com o toque especial dos livros e bibliotecas!

Não tinha como não ser um livro encantador! Em "A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken", nos aventuramos com as crianças Nils e Berit, primos que se veem em meio a um mistério.

Tudo começa em um estanho encontro em uma livraria, enquanto Nils comprava um diário para se comunicar com Berit, que mora em outra cidade. Porém, uma mulher misteriosa, chamada Bibbi Bokken se oferece para pagar a conta de Nils, e então uma sucessão de estranhos acontecimentos envolvendo Bibbi, o dono de um sebo em Roma, um vilão misterioso, livros e a Noruega começam a se tornar uma história de primos detetives.

Por meio das correspondências no livro de cartas, Nils e Berit começam a investigar todas os acontecimentos suspeitos. Essa investigação é maravilhosa, pois tem o toque da inocência infantil, do cenário mágico que envolve a história e origem dos livros, o processo de produção e catalogação nas bibliotecas, um certo realismo mágico e muito humor. É impossível não se divertir com essa dupla de primos! Afinal, quem é Bibbi Bokken e o que ela está planejando?

O desfecho é lindo!

Leve, encantador e mágico! ??

"Primeiro tive uma sensação horrível ao ver que há tantos livros que ainda não li. Mas então passou o pânico inicial e fiquei com uma sensação boa de pensar que existem muitos livros emocionantes esperando que eu os leia."
dosesdeliteratura_ 14/04/2024minha estante
Li esse livro quando criança, e AMEI!!!

Thamiris.Treigher 19/04/2024minha estante
Que legal!! É lindo, né? ?

Lu Tibiriçá 15/06/2021

Amor por livros e letras
E daí que o livro é "considerado" infanto-juvenil? Li sem medo, afinal de contas é do Jostein Gaarder e o tema é o mais perfeito de todos: amor por livros, por biblioteca, por letras.
Escrever cartas. Começou assim para Nils e Berit, juntamente com um mistério a ser resolvido sobre uma tal biblioteca mágica. Imaginar a existência desse lugar já vale a leitura.
Uma leitura leve pra dias pesados e hostis.
Nina 20/06/2021minha estante
Só pela última frase já quis ler. Preciso de leveza.

Thais.Carvalho 12/05/2022

Livro infanto juvenil do mesmo autor de O mundo de Sofia.
A história é cheia de fantasia. Um pouco confusa para mim no início, mas me diverti bastante com a leitura.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

imurah 10/01/2022

Perfeição
Como poderia descrever esse livro? Perfeito, maravilhoso, incrível?
Gente, que livro bom! Fazia tempo que eu não lia algo tão incrível! O Jostein Gaarder é o meu autor favorito, esse é o 4º livro que termino dele, e não me decepcionou!
Gostei do formato do livro, que é em parte cartas, e em parte uma narração em 1ª pessoa!

?Quem mantém os dois pés no chão
não sai do lugar?

Obrigada Pietraaaaaa ????
Pi 10/01/2022minha estante
de nada gatinha??

Laís 01/05/2020

Delícia de leitura
Em forma de troca de cartas, dois primos escrevem uma história do imaginário infanto-juvenil. Achei uma gracinha, um pouco curto demais para meu gosto, mas a escrita do Jostein Gaarder me agrada demais, apesar de eu nunca identificar os lugares em que suas histórias se passam. Recomendo a adultos também, por ser leve e agradável. Bom para sair de uma ressaca literária, curtinho e fininho para levar na bolsa e ler enquanto espera alguma coisa.
Djulia Azevedo 01/05/2020minha estante
Adorei esse livro! ??

Sheila Natali 11/02/2022

Uma bruxa dos livros...
Uau! Uaaaauuu! Um livro que nos remete ( nós, apaixonados por livros) à infância. Nos vemos junto aos protagonistas, cheios de curiosidades e teorias conspiratórias. Infantil? Pode-se dizer que sim, mas recomendo para qualquer idade. Traz um suspense de tirar o fôlego. Nas corridas de Nils, esqueci de respirar. Nas empreitadas de Berit os nervos ficaram à flor da pele. E o final é surpreendente! Será que é bruxa? Será que há uma seita? Um crime? Qual é a verdade? E as referências de outras obras? Sensacional!
Tassio9 11/02/2022minha estante
Achei que era a biblioteca da meia noite ?

Francy Pyller 01/07/2023

O livro que fala do livro????
Ah...que livro adorável, confesso que talvez tenha ganhado ainda mais meu coração, pelo simples e maravilhoso fato de falar do meu universo, ou melhor, do qual me formei.
Bibliotecários acho que vocês vão adorar, mas recomendo para todos os leitores, afinal é um livro que fala sobre o livro. Como não gostar???
Mas acho que alguns momentos se perdeu o fôlego, a magia, mas ainda valeu muito a leitura.
O livro conta a história de duas crianças astutas que tentam resolver um mistério que cerca uma tal Bibbi Bokken. O que ela esconde??? Como ela esconde? Quem é ela??? Que personagens são esses que a cerca??? Bem..tem um pouco de mistério, leveza, imaginação e bastante livros (rsrs) e é claro algumas de suas nuances (história, formato, o seu poder etc.)
Ah...não podemos deixar de mencionar que talvez você deseje também ter um livro de cartas (rsrs), segundo livro que leu este ano que mostra o poder das palavras trocadas. Estou adorando!
Boa leitura, leitores! ???
Vanessa.Castilhos 02/07/2023minha estante
Adorei, Francy! ? Ansiosa p ler tbm!

Mimis 02/01/2018

Bem, O livro é divido em duas partes, e é narrado pelos próprios personagens.

A primeira parte e um livro de cartas que dois primos(um menino e uma menina)decidem comprar depois de se encontrarem em suas férias de verão,(eles moram em cidades diferentes)e acontece em fato bem peculiar quando compram o livro de cartas,uma mulher fica olhando para os livros da biblioteca e quando vão pagar a mulher pede para pagar,e dês de então decidem investigar a mulher.
Na segunda eles se encontram e descobrem tudo que investigaram.

Conclusão:Eu adorei o livro é realmente recomendo é uma escrita MT cativante que te deixa curioso para descobrir o final,As primeiras cartas (pq n tem apitulos) pareçam MT chatas e a sinopse vc acha que n vai gostar, mais eu garanto que é um ótimo livro.
Juan.Vitor 21/03/2018minha estante
voce pode me ajudar a fazer um resumo desse livro?

Cláudia 09/02/2017

Mágica? Só a Biblioteca de Bibbi Bokken!
Mais um desafio vencido. "A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken", do Jostein Gaarder, Editora Cia das Letras, foi mais um livro para a conta do autor norueguês.
O livro é fofo! Confesso que li recentemente "O Castelo nos Pirineus" e achei cansativo, arrastado. Esse não! É literatura infanto juvenil, mas nem por isso deixa de ser uma boa história.
Vejo pessoas passarem por aqui dizendo - "Ah, é literatura infanto juvenil, e eu não curto!!".
Qual seu problema tupiniquim? Não é classificação que define a qualidade de um livro. No auge de meus 40 anos leio e me divirto com qualquer história, desde que está seja bem escrita, bem contada, me acrescente algo sem subtrair o que me resta!
E essa foi mais uma para a conta! Um livro realmente mágico, que se você tiver um "pingo" de imaginação, vai viajar com ele. Sem nunca se esquecer que é um livro juvenil, então deve ser tratado como tal!!!
Os livros contam muitas histórias - mas você sabia que eles têm uma história própria? O primeiro livro foi inventado há mais de quinhentos anos. Foi para contar a história desse objeto tão especial que Jostein Gaarder e Klaus Hagerup decidiram escrever um. E, como não poderia deixar de ser, contam também uma outra história, muito divertida: a de Nils e sua prima Berit, que vivem em cidades diferentes da Noruega e decidem iniciar uma correspondência que caba virando um livro.
Os dois passaram as férias juntos, na cidadezinha de interior onde ela vive, mas Nils precisa voltar para a capital, Oslo, para o reinício das aulas. No caminho, porém, ele decide comprar um caderno desses com capa dura e até chave, para escrever um diário e se corresponder com Berit: assim, os dois poderão se manter em contato também durante o ano escolar, escrevendo um ao outro nesse "livro de cartas" que viaja pelo correio de lá para cá e de cá para lá.
É justamente aí que começa o mistério. Ao comprar o caderno, Nils topa com uma mulher muito esquisita, que estranhamente se oferece para ajudar a pagar a conta. Por acaso, ela mora na mesma cidadezinha de Berit, e a menina, ouvindo o caso contado pelo primo resolve investigá-lo. Assim principia a correspondência um tanto secreta entre os dois. Quem seria essa tal Bibbi? E que história era aquela, sobre o dono de um sebo em Roma que coleciona livros ainda não escritos?
Em "A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken", o grande herói é o livro e sua história, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas.
E é assim que os dois autores celebram esse objeto "mágico", que mudou a história da humanidade e também a vida de muita gente como você: o bok.
Bok? Bom, talvez seja uma palavra norueguesa...

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/08/magica-so-biblioteca-de-bibbi-bokken.html
Rosalynn 30/03/2017minha estante
Abandonei o castelo dos pirineus, achei muito arrastado também, mas tenho pretensões de retornar a leitura brevemente!

João Paulo 08/02/2009

Gostei!
É um livro interessante, com uma história que prendeu muito a minha atenção. Não é, é claro, uma obra prima, mas acho que sua grande sacada foi aceitar a simplicidade de sua história. Muito carismático.

Ana Medina 28/08/2009

Um livro intrigante, deixando a vontade de saber mais sobre os mistérios envolvidos obrigar-nos a lê-lo o mais rápido possível.

FEbbem 25/11/2009

A BIBLIOTCA MÁGICA DE BIBBI BOKEN.
BEM COMO ANTERIORMENTE CITADO, DOS MEUS LIVROS FAVORITOS, SE ENCAIXAM OS DE JOSTEIN GAARDER (PRONUNCIA – SE: IUSTEM GORDER), E PARA MINHA IMENSA FELICIDADE, NESTA MESMA SEMANA, ADQUIRI PELA BAGATELA DE R$126,00 REAIS NADA MENOS QUE 10 LIVROS DO AUTOR; ISSO JÁ INCLUSOS FRETE E AS TAXAS DE TRANSPORTE; NÃO OBSTANTE AINDA POR CIMA FIZ MAIS UM FORTE ELO DE AMIZADE COM A VENDEDORA QUE SE CHAMA DOD´S, E SE NA VIDA EXISTE ALGO MAIS VALIOSO QUE OS LIVROS, ESTE ALGO SÓ PODE SER A AMIZADE.
NA VERDADE O NOME É LILIANE, DOD´S É APENAS UM APELIDO, ELA É FÃ DE PUNK ROCK E PÃO DE QUEIJO, E MORA EM UMA CIDADEZINHA DE MINAS, ALGUMA COISA HAVER COM PATOS, E O MELHOR DE TUDO, ELA TEM UMA GIGANTESCA BIBLIOTECA, DESSAS DE DAR INVEJA E FAZER COM QUE ESTE QUE LHE ESCREVE ALMEJE MORDER OS PROPRIOS COTOVELOS, MAS EU VOU FALAR DE DOD´S EM UMA OUTRA OCASIÃO...
FELIZMENTE A OBRA DE “GORDER” NÃO SE RESUME A APENAS 10 LIVROS, SENDO ASSIM, FALTAM AINDA SEIS PARA QUE EU COMPLETE A LEITURA DE TODA A SUA VASTA COLEÇÃO, OU MELHOR, TRÊS, POIS O MUNDO DE SOFIA E O DIA DO CURINGA JÁ TIVE A FELICIDADE DE LÊ-LOS, O PRIMEIRO NA EPOCA DA FACULDADE, QUE MODESTIA A PARTE LI NA SEMANA DE PROVAS, E O SEGUNDO FOI UM DOS MELHORES PRESENTES DE ANIVERSARIO DA MINHA VIDA, DIGA SE DE PASSAGEM QUE LIVROS SEMPRE SÃO OS MELHORES PRESENTES DA VIDA.
DOS QUATRO QUE RESTAVAM, UM, EU SABIA ONDE ENCONTRAR E ASSIM ELIMINAR RAPIDAMENTE DA MINHA LISTA DE DESEJOS, E FOI JUSTAMENTE O QUE FIZ. CORRI ATE O SESC (DEUS SALVE A BIBLIOTECA DO SESC), EMPRESTEI O LIVRO “A BIBLIOTECA MAGICA DE BIBBI BOKEN”, ESCRITO POR “GORDER” JUNTAMENTE COM KLAUS HAGERUP.
FOI UMA LEITURA RAPIDA E DINAMICA, O LIVRO É PEQUENO (APENAS 179 PAGINAS) E PODE SER LIDO EM UMA TARDE. ELE CONTA A HISTORIA DE BERIT E NILLS, PRIMOS QUE MORAM EM CIDADES DISTANTES UM DO OUTRO, E QUE DEVIDO A ISTO DECIDEM SE CORRESPONDER POR UM CADERNO DE CARTAS CADEADO E ENVIADO SIMULTANEAMENTE UM PARA O OUTRO.
OS DOIS SE VÊM NUM EMARANHADO DE CONFUSÕES E VITIMAS DE UMA CONSPIRAÇÃO EM QUE ESTÃO ENVOLVIDOS, UM DOS PRINCIPAIS PROFESSORES DE NILL E UMA MULHER EXCÊNTRICA QUE MORA NAS IMENDIAÇÕES DA MESMA CIDADE DE BERIT – BIBBI BOKEN.
O CADERNO DE CARTAS DE AMBOS;, PASSA A SER O PRINCIPAL PERSONAGEM DO LIVRO, DEIXANDO COMO SEGUNDO PLANO TANTO A SAGACIDADE DE BERIT COMO A IMAGINAÇÃO FERTIL E DESCOMPROMISSADA DE NILLS.
O LIVRO E VOLTADO PAR AO PUBLICO JOVEM, E O ENREDO PERCORRE OS PRINCIPAIS TRAMITES DA PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO.
APESAR DO CACIFE DE AMBOS OS ESCRITORES, QUE SABEMOS SER INCONTESTAVEL, O LIVRO É DE POUCO ESCLARECIMENTO E AO FINAL NOS DEIXA COM A TRISTE IMPRESSÃO DE: “NÃO FOI DESSA VEZ”, DEVIDO ALGUNS PONTOS IMPORTANTES QUE PODERIAM TER SIDO MAIS APROFUNDADOS AO INVES DE SE PERDER EM DIALOGOS FRACOS E SEM OBJETIVIDADE.
O QUE NOS LEVA A CRER QUE TANTO “GORDER” QUANTO KLAUS SUBESTIMARAM NÃO SÓ O PUBLICO JOVEM, MAS TAMBEM OS SEUS HABITUAIS LEITORES.
APESAR DE TUDO ISSO, “GORDER” AINDA TEM MUITOS CRÊDITOS COM SEUS LEITORES E PODE PUBLICAR ATÉ 100 LIVROS MESMO QUE DESTES SÓ UM SEJA UMA OBRA PRIMA; E QUE ESSAS OBRAS PRIMAS SEJAM OS 10 LIVROS QUE EU COMPREI, E QUE VENHAM MAIS.

BOA LEITURA

@Agulha3al 13/04/2010minha estante
oiew meu amigo!! espero que vc não me entenda mal, isso é só uma dica e você pode seguir ou não... mas texto em caixa alta doe a vista e soa como gritos na internet! eu postaria de novo sem ser em caps lock!. um forte abraço e boas leituras!

Léia Viana 13/04/2011

O protagonista é o livro e a sua história, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas.
Jostein Gaarder e Klaus Hagerup escreveram uma história direcionada aos leitores juvenis e tem a pretensão de conduzir os adolescentes ao fascinante mundo da editoração de livros, através de uma trama de suspense, bem no estilo de Gaarder.

Os primos Nils e Berit, que vivem em cidades diferentes da Noruega, resolvem, após passarem as férias juntos, escrever um livro de correspondências. Só nisso o livro já me conquistou, pois sou fascinada por cartas e, fiquei muito seduzida à medida que fui lendo as correspondências trocadas entre os primos, que apresentavam descobertas incríveis, como, por exemplo: a diferença entre bibliógrafa e bibliófila, Dewey - inventor da classificação decimal que serve para identificar os livros de uma biblioteca - e, incunábulos que são os livros impressos antes de 1500.

O livro é rico em conhecimento no surgimento da escrita: “Embora existam apenas vinte e seis letras diferentes, elas podem encher bibliotecas inteiras...”

Mas, nem tudo são descobertas, aprendizado, como não podia deixar de ser, Gaarder traz a narrativa uma personagem misteriosa que sempre está recebendo livros pelos correios, embora não tenha sequer uma estante em sua casa, além dela, um estranho personagem deixa a narrativa mas enigmática.

Mas, o encanto dessa obra, em minha opinião, está na declaração de amor a este objeto fascinante que é o livro. “Um bom livro é o melhor amigo”

É uma homenagem e tanto aos livros, as pessoas que trabalham direta e indiretamente com eles (gráficas, escritores, vendedores, etc.) e a nós, simples leitores que nos permitimos “viajar” por este mundo mágico.

“Quem escolhe bem os seus livros estará sempre na melhor das companhias. Neles nos encontramos com os caracteres mais ricos de espírito, mais sábios e mais nobres, que constituem o orgulho e a glória da humanidade.”

Indispensável escrever a necessidade de ser ler uma obra como está.