Aníbal e Arquimedes

Aníbal e Arquimedes regina gonçalves

Resenhas - Aníbal e Arquimedes

sarah 07/05/2013

Aníbal E Arquimedes
Resenha Postada originalmente em: http://umceudeletras.blogspot.com.br/2013/05/resenhando-anibal-e-arquimedes.html#.UYkYbaKG32Y

Olha o Caio Zip viajando de novo e dessa vez ele foi para Cartago em 218 a.C. em plena Segunda Guerra Púnica. E nessa nova aventura do viajante do tempo conheceremos um pouco mais do General Aníbal e Arquimedes.

Para quem não sabe A Segunda Guerra Púnica é o mais conhecido dos confrontos bélicos acontecidos no quadro das Guerras Púnicas entre as duas potências que então dominavam o Mediterrâneo ocidental: Roma e Cartago. A contenda acostuma datar-se desde 218 a.C., data da declaração de guerra de Roma após a destruição de Sagunto, até 201 a.C., em que Aníbal eCipião acordaram as condições da rendição de Cartago. fonte:Wikipedia =P

Caio Zip estava enterrado e com sorte escapa, então ele acaba indo parar em uma praia onde ocorreu um naufrágio e consegue um convite para ir com os sobreviventes a Cartago. Onde começa a aventura, e vamos aprendendo um pouco sobre os costumes e cultura da civilização cartaginesa, como era a sociedade, o comércio, e os costumes e é também em Cartago que o Caio conhece Aníbal, um grande guerreiro e totalmente estrategista e Eurípedes, que fora um “professor” de Aníbal. Essa primeira parte é volta para a histórias de Aníbal e suas estratégias de batalha, como estudava seus inimigos e seus truques para lutar as batalhas.

"Somente você, Aníbal para fazer duas façanhas tão audaciosas"

A segunda parte o livro é dedicada ao Arquimedes, onde Caio vai ajuda-lo em seus experimentos e invenções. Confesso que nunca fui fã do Arquimedes mas foi bem interessante saber como nasceram algumas de suas invenções e sabe aquela história de sair pelado gritando EUREKA!! não foi bem assim.

"Tudo é uma ilusão, meu amigo, tudo é possível. Passado, presente e futuro vivem somente dentro de nós. Nós fazemos parte de um todo e nós todos somos um só"

Mais uma vez a Regina Gonçalves nos traz um livro fascinante, com uma narrativa elaborada revelando que houve uma extensa pesquisa sobre os personagens principais e a sociedade e costumes na qual eles estavam inseridos. A diagramação é ótima com folhas amarelas e letras não muito pequenas. Minha sincera opnião sobre os livros da série Caio Zip, o viajante do tempo é que eles deveriam ser adotados nas escolas aprender história, física, artes e muitas outras coisas de uma maneira interessante, divertida e de fácil entendimento.

Fernanda 19/02/2013

RESENHA NESTE LINK:

Resenha: Lembram dos livros da série CAIO ZIP e O Viajante do tempo? Confira as resenhas dos livros lidos anteriormente:

• Santos Dumont – Voar é para todos

• Einstein, Picasso, Agatha e Chaplin – Como explicar a teoria da relatividade, cubismo, viagem no tempo e desmascarar um assassinato

Novamente me encantei com essa leitura leve e ao mesmo tempo motivadora. Digo isso, pois é uma trama que nos envolve em tal ponto que queremos descobrir mais sobre cada um dos personagens e suas histórias feitas no passado. Nosso personagem favorito – Caio Zip – conseguiu se aventurar em mais uma trama animada e intensa através do tempo. Dessa vez ele nos leva a conhecer sobre Aníbal e Arquimedes. Assim como nos outros livros, logo no começo o querido viajante do tempo se vê metido em alguma confusão. Caio estava enterrado e assim que consegue escapar, chega em uma praia onde ocorrera um naufrágio, em plena Segunda Guerra Púnica. Logo, Caio salva um dos náufragos e inicia uma bela amizade.

“Caio saiu o mais rápido possível dali, porém se sentia cada vez mais aborrecido por ainda se encontrar sozinho. Tratou de prosseguir seu caminho por entre as pedras. Um tempo depois, chegando à outra praia, avistou três homens que estavam vestindo túnicas brancas e botas trançadas de couro cru, cujos cabelos estavam encharcados e polvilhados por areia. Os homens pareciam muito abalados e, pelo sim ou pelo não, Caio achou mais seguro ficar fora de vista até que algo desse uma indicação de que aqueles três eram amigáveis.” Pg. 21

Caio Zip participa mais uma vez, de grandes feitos descritos pela história, como grandes descobertas e batalhas. Assim que salva um dos náufragos, o garoto descobre que ele é na verdade um cartaginese. E em seguida é levado à Cartago e é ai que começa a conhecer histórias muito interessantes acerca desta sociedade, como o comércio, a industria, costumes e a cidade em geral. É também onde seremos apresentados ao guerreiro Aníbal. O que achei mais interessante sobre ele era sua capacidade de montar estratégias e elaborar grandes batalhas.

“Somente você, Aníbal para fazer duas façanhas tão audaciosas” Pg.154

Mais uma vez, Caio faz inúmeros amigos e conhece diversas pessoas conhecidas e influentes. Ao mesmo tempo que ele também ouve relatos de guerra, aprende várias artimanhas, dicas e truques para lutar em uma batalha. Sim, ele irá se preparar para uma grande batalha, e o mais legal são os detalhes intensos e organizados. Aníbal foi realmente uma pessoa muito inteligente e prestava atenção em todos os quesitos que envolviam seus inimigos. Ele os estudava antes de fazer qualquer ataque, e isso o tornava uma pessoa forte, estratégica e determinada.

“Eu não me importo com o que falam sobre mim. Eu só gostaria que as pessoas se importassem mais com suas próprias vidas, mas não, sempre escuto tolices como estas. Se querem falar de mim, por que não falam sobre o meu verdadeiro trabalho?” Pg.295

Logo também conhecemos Arquimedes. Caio é enviado até ele a pedido de Aníbal, para ser seu aprendiz. A parte que eu mais gostei da história, confesso, que foi essa. Sempre admirei muito o trabalho de Arquimedes, e no livro esse seu lado é bem explorado também. A partir disso, Caio começará a ajudá-lo em seus experimentos e invenções, além de outros feitos. Caio também irá testemunhar momentos nem tão alegres assim, infelizmente...
No mais, e como já citei em outras resenhas dessa série, acho a narrativa muito bem elaborada, descritiva e é perceptível a realização de uma pesquisa abrangente e ao mesmo tempo simplificada. É uma excelente obra para se aventurar em uma fascinante viagem ao tempo, e ao mesmo tempo aprender mais sobre a matemática, física e história, disciplinas tão importantes em nosso dia-a-dia.

RESENHA NESTE LINK: