Charlotte Street

Charlotte Street Danny Wallace

Resenhas - Charlotte Street

Julia.Marcondes 28/01/2022

Intrigante, divertido e surpreendente ?
Cada capítulo que eu lia me deixava mais intrigada pra ver onde ia dar.
Em cenário londrino, o romance tem muito mais a ver com o "fazer acontecer" de uma pessoa do que de um casal, e isso deixa tudo mais interessante!
Prende nossa atenção, diverte e emociona. Que delícia de livro!

Kézia 18/04/2013

Reconstruindo um coração
Engraçado como uma sinopse pode deixar uma pessoa com uma expectativa enorme, e quando se lê, decepciona -se. Li várias resenhas desse livro, umas dizendo que era demais, e outras dizendo que era um horror e vários leitores decepcionados, porque imaginavam uma coisa e leram outra. Eu nunca tinha parado pra pensar nada sobre ele, não havia me chamado a atenção, não tinha me interessado pela capa, por nada na verdade e muito menos pela sinopse clichê (que acaba enganando muita gente).

Mas quando comecei a ler, não tive como parar, o livro é perfeito, divertido, e o melhor, não é um romance em si, com uma grande história de amor, não que eu não goste de romances, amo aliás, mas é que pra esse livro, acredito que a história tinha que ser contada da maneira que foi. Pois Charlotte Street é uma história nada leve narrada de uma forma diferente, dando esperanças a um homem tentando reconstruir a vida que ele mesmo despedaçou.

Jason Priestley, que possui o mesmo nome do personagem - Jason Priestley- da série Barrados no Baile, fora abandonado pela mulher que amava - Sarah - após quatro anos de relacionamento, deixou de ser professor e entrou em uma vida sem sentido, onde nada de bom acontece. E para piorar tem que lidar com a felicidade de Sarah, que está prestes a se casar , enquanto tenta superar a raiva e a inveja que sente dela.

Depois do término com Sarah, Jason se muda para o apartamento de seu amigo Dev, dono de uma loja de videogames que fica ao lado de um lugar que a maioria das pessoas acham que é um bordel, mas não é. Com todas as coisas que aconteceram em sua vda, Jason esperava fazer algo de extraordinário, apesar de não ter conseguido, ainda acredita que possa acontecer.... ele precisa fazer acontecer.
Ele que ter a mesma paixão por tudo, da mesma maneira que Dev tem por sua loja. Mas trabalhando como um escritor freelancer a coisa não pode ir muito longe.

Até que um dia em sua pacata e triste vida, sem querer encontra uma garota toda atrapalhada para entrar em um táxi e decide ajudá-la, ela aceita, o olha e vai embora e acidentalmente Jason fica com a câmera descartável da garota, ele se pega pensando nela e acredita que ela possa ser A garota, e passa uns bons dias decidindo se revela as fotos da garota ou não. Mas Dev decide que eles precisam fazer acontecer, assim revelam as fotos e partem em busca da Garota, como Jason já a vira duas vezes na Charlotte Street e já teem as fotos dela em diversos lugares diferentes, eles decidem visitar os locais, na expectativa de encontrá-la ou até mesmo descobrir algo mais sobre ela. E enquanto parte nessa busca Jason passa por experiências interessantes, conhece pessoas que jamais imaginou conhecer e se torna uma pessoa descolada.

"E se a vida for feita de momentos?
E se nós não agarramos o momento?
E se outro momento nunca vier?"

Charlote Street é narrada em primeira pessoa, com uma linguagem moderna, divertida, criativa e atual, tornando o enredo de uma história complicada, leve, simples e viciante.
Danny Wallace nos apresenta uma inteligente história, com um leve toque de suspense, mistério e uma pitada de romance, Charlote Street não é a história de amor, daqueles românticos e arrebatadores, mas é uma história sobre o amor próprio, sobre superar as expectativas, se reerguer, se abrir para um mundo novo, consertar seus erros, aprender a aceitar quem você é, e como a sua vida é, e aprender a dar o melhor de si para os outros e para si próprio. O tema central de todo o livro é fazer acontecer, um livro que relata sobre a amizade, sonhos, esperança, coragem, perdão, e muitos outros sentimentos que nos colocam em conflitos todos os dias, são abordados de maneira irreverente.

Danny Wallace conseguiu fazer todos seus personagens serem cativantes. Jason, apesar de irritante e indeciso no começo, conquista aos poucos, até porque em todo o enredo Jason escreve como uma espécie de confissão de como tudo aconteceu e a medida que vai se soltando e correndo atrás do que quer, ele fica muito mais divertido e confiante. Os demais companheiros dessa inesperada jornada - Dev, Matt e Abbey - tornam o livro mais interessante e completam um grupo de quatro personagem que são tão diferentes um do outro, mas tão iguais ao mesmo tempo, e todos com uma única ambição, fazer a vida acontecer, correr atrás dos sonhos, realizar algo memorável, algo que não possa ser esquecido.
Enfim Charlotte Street é um livro que fala sobre a busca da felicidade, mas que para isso as vezes temos que passar por duras provas, para que no final se tenha a tão almejada recompensa, mas para isso temos que Agarrar o Mometo.
Mari 20/04/2013minha estante
Concordo com você e esse sem dúvida. tornou-se um dos meus livros favoritos. Perfeito!

Elaise G. Lima 26/10/2012

Charlotte Street
Se você está à procura de uma leitura divertida, Charlotte Street é um livro que recomendo. O tempo inteiro fiquei visualizando as cenas de um filme, daqueles que você se diverte ao assistir.

Jason Priestley (o nome dele te lembra alguém? Se você for da minha época vai lembrar de Barrados no Baile. Tá, mas o personagem do livro não tem nada a ver com a série embora sempre que se apresente a alguém as pessoas o provoquem com o seu nome.) é um homem não muito bem resolvido com sua vida profissional e amorosa. Ele era professor, mas não exercia sua profissão com muito amor. E após um “trauma” sofrido na escola decidiu se tornar escritor freelancer, escrevendo artigos para um jornal (me identifiquei com essa parte, já que também fui professora e agora sou revisora freelancer). Em relação a sua vida amorosa Jason havia levado um fora de Sarah, sua ex-noiva, que agora estava noiva de Gary. Jason não estava muito feliz com a situação, por saber que havia perdido uma grande mulher e então ele comete algumas “burradas” que só piora sua situação com Sarah e com os amigos que eles tinham em comum que veem Jason como um fracassado.

O melhor amigo de Jason, Dev, é uma pessoa que parece viver em outra dimensão. Os dois formam uma dupla brilhante em fazer bobagens, e a coisa só piora ao conhecerem Abbey, que é uma garota um tanto louquinha, mas que acaba ajudando Jason de alguma forma.

A história gira em torno da procura por uma garota que Jason viu na Charlotte Street. Ela carregava muitas sacolas e ao entrar num táxi acabou derrubando tudo. Jason a ajudou, eles cruzaram aquele olhar... E você já viu essa cena antes, não é? A partir daquele momento Jason passou a procurar por essa garota, principalmente porque ela havia deixado cair uma câmera, e a desculpa de Jason para encontrá-la era devolver a câmera. Dev, Abbey e Matt (um ex-aluno de Jason) se envolvem nessa história para ajudar Jason a encontrar a tal garota.

Apesar das trapalhadas dessa turma o livro transmite algumas mensagens importantes como: Não deixar que suas atitudes afastem as pessoas que você ama; seguir em frente quando as coisas derem errado; se “encontrar” profissionalmente e, principalmente, “fazer acontecer”, não deixar que os momentos da vida passem sem você aproveitá-los. Nós vamos lembrar muito desses momentos ao ler o livro. Vamos lembrar quantas coisas passam por nós e vão embora. Os momentos sempre passam, por isso é preciso aproveitá-los bem para que as lembranças se tornem boas.

Rafaela Regis 20/08/2012

Charlotte Street - Danny Wallace
O que você faria se tivesse encontrado a garota (o) da sua vida e ela desaparecesse como um passe de mágica e esquecesse sua maquina fotográfica com você??

Essa é a pergunta que Jason Priestley, não aquele ator famoso da série Barrados no Baile, um jornalista freelancer do London Now se faz depois der encontrado A Garota na Charlotte Street quando ela estava passando por um pequeno probleminha com as sacolas e então tcham! Vai embora dentro do táxi esquecendo apenas uma máquina fotográfica descartável tipo essas Kodack com ele!

"- Estou falando sério, Jase. E se a vida fosse for feita de momentos? E se nós não agarrarmos o momento? E se outro momento nunca vier? Você poderia ser lembrado como um héroi ou poderia ser uma pessoa que viveu anonimamente até o dia em que anonimamente morreu."
- pag 45 -

Assim que comecei a ler o livro fiquei surpresa por ser um homem que narrava a história, até porque ele passa por um momento delicado de sua vida e bem se formos falar francamente a vida do Jason está meio bagunçada no momento. Ele mora com o seu melhor amigo em um apartamento que fica sobre uma loja de vídeo game e é vizinho de um lugar que todos acham que é um bordel, mas não é!

Além disso Jason é um cara que ainda não está totalmente recuperado do fim de seu relacionamento de 4 anos com Sarah, e descobriu de uma forma um tanto moderna que ela agora está em outra e ainda por cima Noiva!!

Mas respondendo a pergunta .. o que fazer quando A Garota esquece uma câmera com você? Sim o Jason vai atras dela! Aí a confusão começa, por um momento ele me lembrou a Delilah de Qual é o seu Número, mas diferente da Delilah o nosso querido protagonista tem um melhor amigo que as vezes ajuda e as vezes ... bem ... termina de enterrar o coitado!

Uma coisa que me chamou muito a atenção foi a forma em que o autor narra a história, ela é em primeira pessoa , mas ele troca pensamentos com o leitor, tanto é que ele começa se apresentando, o que já me fez rir logo de cara, e sim eu e o Jason nos tornamos melhores amigos, e sim eu fiquei torcendo com ele, com raiva dw suas burradas dele e também ri muito das besteiras que ele faz.

Com um passeio por Londres e seus pontos turísticos, vamos acompanhando essa louca trajetória de descobrir quem é a tal Garota e como ele fará assim que estiver cara a a cara com ela. E o melhor de tudo: acompanhamos a sua vida em todos os sentidos, suas esperanças/frustações ou até mesmo como ele lida com os problemas que surgem em sua vida.

Danny Wallace conseguiu escrever um romance irreverente com uma narrativa leve e divertida e personagens tão reais que quase posso vê-los conversando em minha frente, com algumas tiradas fabulosas e com planos mirabolantes e de forma extremamente descontraída, somos levados a pensar o que estamos fazendo com os momentos de nossas vidas?? Estamos agarrando-os ou os deixando passar??

Um romance diferente e engraçado que irá conquistar muitos leitores, assim como me conquistou. Quem sabe você também não encontre A Garota ou O Garoto na Charlotte Street? Recomendo.

Elidia 17/09/2012

Um verão...
O livro que ganhou a minha ansiedade neste mês, me surpreendeu em pontos bons e alguns nem tanto. Mesmo assim me apeguei as expectativas de um recomeço e de novas amizades…

Tudo começa com uma garota… (porque sim, sempre há uma garota…) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo… E agora Jason — ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder… É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam…

Jason vive um drama com o termino se seu namoro, e tendo que ver sua ex se casar.(Sabe aquele cara que só dá valor quando perde?) e mesmo assim ele se vê confuso, perdido. Com uma percepção bem masculina, o que pode gerar muita descrença das leitoras, Jason é excêntrico e engraçado… e acaba se entregando a aventura de achar a garota da câmera por insistência dos amigos.

Eu tinha pensado nisso. E tinha decidido que não, não queria. Porque às vezes é melhor não saber. Quero dizer, e se ela fosse perfeita? E se tudo o que eu pensava dela fosse verdade?

Em busca da garota, ele reencontra alunos, lembranças, dramas. O cenário soa como uma aventura nas férias de verão, onde você reconhece porque ama tantos seus melhores amigos, faz novas amizades e muitas loucuras por impulso.

O ponto positivo para este livro são os personagens, que exibem personalidades e sonhos muito específicos, que me cativaram, inclusive as excentricidades. Como Dev e seu sonho de ser um herói, e faz curso de polonês. neste aspecto o autor trouxe visões ricas quem engrandecem o livro, trabalhando cada drama contido, e um final heroico.

O que me decepcionou foi a narrativa, que pode ser pelo jeito britânico de escrever, pela personalidade confusa de quebrar narrações com outros pensamentos de Jason, ou propositalmente algo do próprio autor. Mas ela te obriga a levar muitos capítulos por levar sabe, sem ter aquela satisfação de leitura. Mesmo assim me apeguei muito no livro, e dei muitas risadas com o ar comédia do autor!

“E, finalmente, lá estava a minha.
Eu a li.
Eu vi você. Charlotte Street. Parecia um momento eterno. Você estava entrando em um táxi. Acho que ainda tenho algo seu. Entre em contato se quiser que eu lhe dê.
Pronto.
Patético. Nada surpreendente, nada impressionante, provavelmente algo que não seria lido em nosso casamento, mais bom.”
Com um gostinho de férias e fazer acontecer, eu gostei muito do final do livro. Indico este livro aqueles leitores que gostam de persistir numa leitura que em algum ponto lhe agrada, que procuras risadas e algo nostálgico.

Biah @garotapaidegua 27/08/2012

Não espere um história de amor tradicional ...
Certa noite Jason está andando pela Charlotte Street quando vê uma moça cheia de sacolas precisando de ajuda para entrar em um táxi. Ele poderia ter passado direto sem tê-la ajudado, mas acabou parando para prestar socorro à pobre garota e nesse momento seus olhares se cruzaram e uma sensação de entendimento surgiu. Pena que foi tudo muito rápido e logo ela entrou no táxi e partiu, mas quando Jason olhou para baixo viu que ela tinha esquecido uma pequena caixa na mão dele, e nessa caixa havia um câmera descartável.

Jason leva a câmera para casa e depois de um breve dilema sobre revelar ou não as fotos, seu amigo Dev meio que o convence/arrasta/coage a revelar e o resultado são doze fotos em lugares diferentes da moça...e de um homem. O ciúme surge, mas a vontade de descobrir algum coisa sobre ela e sua identidade através dos locais e objetos presentes na foto é muito maior e os leva, principalmente Jason, mas também seu amigo Dev, a uma busca que traz, antes de tudo, auto conhecimento.

Eu peguei esse livro para ler assim que chegou. Foi muita divulgação e a promessa de "um romance engraçado e irreverente" me fez arrematar o pobrezinho da caixa e inicia-lo imediatamente. Pena que eu me deixei levar muito, mais muito mesmo pelo "Uma História de Amor" escrito na capa. Bom, para mim essa história não é uma história de amor e isso me decepcionou muito :(

Esse livro seria uma estória de amor se eles, nem que fosse lá no meio do livro, se encontrassem e passeassem pelas ruas de Londres com uma câmera fotográfica, guardando seus momentos juntos nas fotografias, demonstrando amor e levando amor à Charlotte Street, mas não é isso que acontece. A jornada pelas ruas é feita por Jason, Dev, e outros personagens, mas não por um casal. Enfim, para mim essa história não é de amor, pelo menos não do jeito que eu estou acostumada.

Depois que eu me conformei com o fato de que não era nenhum pouco parecido com o que eu esperava, a leitura fluiu muito mais facilmente. Claro, ainda permanecia um minimo de esperança, mas eu consegui aproveitar mais a leitura e até passei as rir mais de algumas situações e piadinhas.

Minha conclusão é de que você não deve esperar muito por uma história de amor (pelo menos não se você estiver imaginando algo mais tradicional), pois essa espera tira muito da graça do livro. É sim uma busca pelo amor, por uma pessoa que pode ser a tal e aí tudo se ajeita, e principalmente um busca por auto conhecimento e aceitação, de um jeito bem diferente das abordagens normais. Mas eu dei um belo e grande sorriso na última página, acompanhado de uma risadinha boba, e isso valeu ;)

Nota 3,5 ;)

Resenha originalmente publicada no blog Garota Pai D'égua - www.garotapaidegua.com
Larissa Alves 19/09/2012minha estante
Passando pra divulgar o meu novo blog , sei que é chato mas estou começando ,poderia dar uma olhada lá? e se gostar pode seguir ? http://cantinhodasleituras.blogspot.com.br/ Obrigado desde já (:

Juan.Silva 25/08/2012

Resenha de Livro: Charlotte Street - Danny Wallace
Opinião Inicial

Como não suspirar e ficar empolgado com um romance divertido e inspirador que se passa em uma rua digamos assim, clássica e romântica de Londres? É esse o ambiente em que se passa o livro Charlotte Street, com uma história leve e personagens marcantes.

Visão Geral

A história começa de um jeito interessante e no mínimo, inusitada. Jason Priestley acaba se deparando com o olhar de uma mulher desconhecida na rua e passa por uma espécie de transe momentâneo, ou um quase, amor a primeira vista. O momento é interrompido quando a mulher vai embora entrando no táxi, e é aí que o rapaz percebe algo, a garota esqueceu sua câmera fotográfica com ele.

Quatrocentas páginas compõem esse livro por mais que não pareça. Comecei a ler o livro e rapidamente já estava na última página decepcionado por já estar no fim. O livro é narrado em primeira pessoa pela visão de Jason e cercado de momentos engraçados, principalmente, já que é unânime que essa é a sensação mais presente nos leitores desse livro. Os momentos românticos não são nada melosos excessivamente, pelo contrário, são extrovertidos, emocionantes, dignos de suspiros e lágrimas além de principalmente ter uma dose enorme e importantíssima de realidade.

As descrições dos pontos de Londres e da Charlotte Street são minuciosas e detalhistas. Ao final do livro das duas opções apenas uma, ou você irá ficar louco para ir a Londres ou ficará louco para que haja a estreia do filme. Sim, o livro será adaptado para as telonas em breve, uma ótima oportunidade para aqueles que não conferirem a obra.

Amostra Grátis

- Estou falando sério, Jase. E se a vida for feita de momentos? E se nós não agarrarmos o momento? E se outro momento nunca vier? Você poderia ser lembrado como um herói ou poderia ser apenas uma pessoa que viveu anonimamente até o dia em que anonimamente morreu.

Pitaco Final

Viciante, emocionante e sagaz descrevem com perfeição essa obra. Charlotte Street é capaz de conquistar todos os tipos de leitores e digno de estar em todas as estantes.

Resenha na Íntegra: http://asasliteraria.blogspot.com.br/2012/08/resenha-de-livro-charlotte-street-danny.html

Suelen 17/12/2012

Quem me conhece sabe bem o amor profundo que eu tenho por Londres e alguns autores da literatura inglesa, então imaginem só a minha cara quando vi que a Novo Conceito ia lançar Charlotte Street, e principalmente a capa do livro. E já que não só de capa vive uma leitora, a sinopse também me chamou muita atenção e em um piscar de olhos o livro se tornou em um “preciso ler urgentemente”.

Com uma narrativa envolvente, simples e repleta do típico humor Britânico, Danny Wallace nos leva a esse mundo fantástico de redescobertas e superação (de certa forma). Quem está pensando em ler o livro atrás de um romance cheio de clichês, vai se deparar com uma história totalmente diferente.

Jason Priestley (sim, ele é xará do ator que fez o Brandon em Barrados no Baile e há várias citações sobre isso no decorrer do livro) é um ex-professor cheio de traumas, um ex-namorado que se culpa pelo fim do namoro mais do que uma pessoa normal se culparia e um crítico de jornal gratuito. Um dia andando na badalada Charlotte Street, ele ajuda uma garota atrapalhada a entrar em um taxi, e acaba descobrindo depois que o carro parte que a moça tinha deixado sua câmera descartável cair no chão. Intrigado sobre a breve ligação que sentiu com a moça e sobre como iria devolver a maquina, Jason começa uma busca para saber quem ela era.

E o livro poderia ser basicamente isso, a procura por alguém que ele não conhece, mas não, ele vai muito mais além, já que 80% do livro é voltado para as superações na vida de Jason. Foi isso que mais prendeu a minha atenção. Essa vontade minha de ver o personagem sair de um momento ruim, parar de se culpar por tudo que acontece e seguir finalmente em frente.

Claro que há o mistério e toda a saga atrás da dona da câmera e o que irá acontecer com os dois, mas, para mim, o livro não é só sobre uma história de amor. Adorei o livro em quase todos os aspectos, como ele se desenrola lentamente, o carisma das personagens, o humor deles, certas citações e etc. Só um ponto que me deixou bem chateada foi a tradução de certas coisas que são desnecessárias, como colocar a moeda “real” ao invés da “libra“, quando todo mundo sabe qual é a moeda Inglesa.

Enfim, Charlotte Street é um livro que ficará guardado no meu coração por ter me conquistado e me divertido tanto em tão pouco tempo.

Postado em: http://up-brasil.com/resenha-de-livro-charlotte-street-danny-wallace/

Poly 23/10/2012

O livro tem Londres, humor britânico e romance, então possui todos os ingredientes para dar certo.
Quando eu falo de humor britânico é aquele humor britânico bem típico, com piadas que muita gente acha sem graça, menos os britânicos (e eu), é claro.
Tudo começa quando Jason encontra-se por acaso com uma garota na Charlotte Street e ela esquece a câmera fotográfica descartável com ele. Então o melhor amigo de Jason e companheiro de casa, Dev, resolve revelar as fotos e eles começam a procurar a garota por todos os lugares que aparecem nas imagens.
Quem gosta de Londres vai amar passear mentalmente por todos os lugares citados no livro. Em algumas partes dava para sentir bem o clima londrino.
Ao longo da história novos personagens vão aparecendo e ajudando a incrementar o enredo, como a louca da Abby e o ex-aluno Matt. Todos colaborando um pouco para que Jason encontre novamente a garota misteriosa.
O mistério à cerca da garota é legal, mas achei a história um pouco longa e as partes centrais do livro são meio chatas. Achei um pouco de enrolação, sabe?
Eu também não gostei muito do protagonista. Ele é um total perdedor. Não tem mais a mulher que ama, divide a casa com um nerd dono de uma loja de games, tem um emprego medíocre, não faz nada para mudar a situação e vive sentindo pena dele mesmo, até que conhece A garota e tudo começa a girar em torno dela. Não existe ninguém mais perdedor do que o Jason e teve momentos que isso me irritava profundamente.
Mas quanto mais perto de desvendar o mistério da garota melhor fica o livro e acho que essas partes compensaram toda enrolação anterior.
Não posso esquecer de dizer que a capa é a coisa mais linda. A fotografia e as cores combinaram perfeitamente com o livro. A lombada fica muito bonita na estante.

Xxxxxxxx1 19/10/2012

Excelente
Excelente! Li em 3 dias! Amei o livro!

Irene Moreira 22/10/2012

O amor pelas ruas de Londres
Jason Priestly depois que sua namorada o deixou ele passa por uma crise que o leva a largar o trabalho de professor para seguir o sonho de ser jornalista. Passa a ser free lancer escrevendo para o “London Now”, jornal gratuito que é distribuído no metrô.

Ele mora com o amigo Dev (super divertido) em um apartamento na Caledonian Road que fica “em cima de uma loja de vídeo game entre uma agência de notícias polonesa e aquele lugar que todo mundo pensa ser um bordel, mas não é.”

Começa a história na movimentada Charlotte Street , quando Jason Priestley por um acaso encontra uma garota cheia de sacolas tentando equilibrá-las para pegar o taxi. Percebendo que ali havia “alguma coisa doce, pequena e frágil” ofereceu ajuda. Foi assim que sem perceber acabou ficando com sua câmera descartável 35 mm.
“E Ela sorriu para mim. Um sorriso inacreditável”. pg. 15

Bastou esse acontecimento para Jason acreditar que essa seja “A GAROTA” de sua vida. Somado a isso tudo fica sabendo que sua ex-namorada Sarah fica noiva de seu amigo Gary e ainda que está grávida.

Seu mundo parece em crise, mas é quando ele se agarra a esperança de encontrar “A Garota” , pois se acha ligado a ela, que é o destino que os fez se encontrarem.

Com a ajuda do amigo Dev as fotos são reveladas o que cada vez descobre acontecimentos que mostram que deve seguir em frente a sua busca.

No decorrer na história que é narrada em primeira pessoa, Jason nos relata o seu cotidiano, os lugares em que vai a pedido do Jornal para avaliar e com isso vamos tendo contato com alguns personagens como Zoe a sua chefe no Jornal London, Abby e tantos outros que vão surgindo nomeio dessa busca.

Confesso que me desmotivou um pouco a leitura, tornando ela um pouco desgastante nas intermináveis páginas que narram tantos detalhes sobre os diversos lugares em Londres que talvez por não conhecer me senti perdida. Tentei localizar no Google para poder acompanhar a história que tem seus momentos divertidos como também tristes e emotivos. Poderia encher esta resenha de milhares de imagens que em parte me ajudaram a imaginar e continuar acompanhando o Jason em sua busca. Como ajuda uma pesquisa no Google vocês não acham? Só que temos que saber como pesquisar e como perguntar, pois nem sempre chegamos no lugar certo.

O que achei muito interessante foram os provérbios que surgem após alguns capítulos que nos fazem parar para refletir não só na história, mas em nossas vidas.

“Onde estiver a mulher que você ama, você irá fazer todo o esforço, até a morte, para chegar até ela” Provérbio tradicional da Tribo Shona, Zimbábue. pg. 238

Gostei também das histórias que Jason narrava sobre casos de casais que tiveram encontros em situações diferentes, mas semelhantes quanto ao sentir ser coisas do destino e que acabaram tendo um final feliz. Acho que davam a ele uma motivação para seguir em frente e continuar sua busca.

“É o que venho fazendo com A Garota, é claro. Esse planejamento. Encontrando significado onde talvez não exista, baseando tudo em poucas coisas: um meio sorriso arrancado rapidamente em uma noite escura na Charlotte Street.” pg. 209

O autor Danny Wallace escreve de uma forma agradável , inteligente e o romance que nos conta é criativo e bem diferente. Talvez por se passar em Londres e pela sinopse imaginei um tipo de “História de Amor”, mas não é pelo fato de não ter sido aquilo que esperava que venha a tirar os méritos desta obra. Neste romance o protagonista vai a busca da garota de sua vida, mas por outro lado ele está procurando se encontrar depois dos tropeços que a vida lhe deu. Quanta a capa é linda, digna de elogios que me conquistou a primeira vista.

Diversão e romance
Uma comédia requintada, ambientada nas ruas de Londres, repleta de muita confusão, cenários estonteantes e um romance pra lá de inusitado. É isso o que podemos esperar de Danny Wallace, no livro “Charlotte Street”.

Autor da comédia “Yes Man”, que inspirou o longa Sim, senhor, interpretado pelo ator Jim Carrey, Danny traz para o seu mais novo trabalho todo o seu senso de comédia, regado à cultura pop inglesa e muito humor.
Segundo o site de cinema Omelete, a Working Title Films adquiriu os direitos para adaptar o livro “Charlotte Street” para as telonas.Saiba mais clicando aqui.

Postagem Saleta de Leitura

Kenia 24/03/2013

Jason Priestley (é, o personagem leva o nome de um ator do seriado Barrados no Baile, famoso nos anos 90) é um um jovem de trinta e poucos anos, jornalista e está passando por uma crise em sua vida. Depois de terminar um relacionamento de quatro anos com Sarah, ele se sente perdido. Trabalhou como professor na escola St. John's, mas atualmente trabalha em um jornal gratuito chamado London Now, escrevendo críticas. Mora com seu melhor amigo, Dev, em um apartamento pequeno em cima de uma loja de antiguidades do mundo do vídeo game chamada Power Up!, ao lado do que todos pensam ser um bordel, só que não é (o autor enfatiza isso muitas vezes!).
Como citei acima, Jason escreve críticas em geral: ele visita restaurantes, exposições, assiste peças, filmes, tudo pra ganhar uma como freelancer. Em uma dessas oportunidades, ele foi parar em Charlotte Street, e lá aconteceu algo que mudou o rumo de sua vida:

"Havia uma garota atrapalhada com a porta do táxi e suas sacolas. E não sei por que, mas perguntei se precisava de ajuda. E ela sorriu para mim. Um sorriso inacreditável. De repente sinto toda a masculinidade e confiança, como um faz-tudo que sabe exatamente qual prego comprar, e seguro seus pacotes e algumas de suas sacolas, e ela está dizendo "obrigada" e então... acontece aquele momento. E me pareceu o começo. Mas o motorista estava impaciente, e acho que nós éramos muito britânicos para dizer qualquer coisa... a não ser aquele "obrigado" e dar um sorriso novamente. Ela fechou a porta e vi o táxi partir e, no chão, atrás dele, a esperança se arrastando para longe. Então olhei para baixo. Eu tinha algo em minhas mãos. Uma caixa de plástico pequena. Li as palavras impressas na frente. Câmera Descartável 35 mm."

Isso mesmo. Aí começa tudo. Imagina você ficar com algo de alguém que você só viu uma vez, e logo uma câmera! E é uma câmera descartável, como devolver? Você nem sabe se a pessoa mora naquele bairro. Mas Jason decide voltar alguns dias após o ocorrido para Charlotte Street, e ver se a moça aparece, para que ele enfim possa devolver a câmera. Ela retorna, mas infelizmente (ou felizmente) ele a perde de vista. Daí, então, Dev o aconselha a revelar as fotos, quem sabe elas não ajudem de certa forma a encontrar A Garota. E a partir daí acompanhamos as aventuras malucas de Jason e Dev, acompanhados de vários personagens secundários que são super importantes para o amadurecimento do personagem. Acompanhamos atitudes bacanas e outras muito estúpidas, mas quem nunca fez algo estúpido tentando acertar?
Me identifiquei bastante com o Jason, amigo leal, alguém que só quer acertar na vida, e ter aventuras memoráveis!
Danny Wallace acertou muito em escrever em primeira pessoa, dando assim a possibilidade de sentir juntamente com o Jason, eu adorei! Ele tem pensamentos super realistas, dando essa racionalidade, nos remetendo a situações e sentimentos do cotidiano. Não tem nada fofinho, romântico, acho que a sinopse engana um pouco.
Pra completar o encanto, a história se passa no norte de Londres, e o autor descreve lugares que não são tão badalados, o que não perde em nada a beleza londrina. E que com certeza eu planejo visitar! =D Aos amantes de Londres, uma boa pedida, ele super detalha vários lugares de lá!

Yanes S. 30/03/2013

Que tal Charlotte Street?
“Eu estava parado na esquina da Charlotte Street quando aconteceu”.

O título do livro de Danny Wallace, Charlotte Street, é uma Rua de Londres que possui um ritmo acelerado. A história que promete ser um romance “engraçado e irreverente” se inicia de uma forma simples e singela que se desenrola na longa Charlotte Street.

Ex-professor e atual metido à jornalista é o protagonista dessa história, Jason Priestly é bem confuso e inseguro, mas tem sonhos e tenta experimentar os momentos e de alguma forma aprende que eternizar alguns, são de fato, de grande valia.

Um cara sincero que sabe quem é você e faz questão que você seja apenas um novo amigo para ele. Talvez, ele seja apenas um cara carente, insatisfeito, nostálgico e detalhista. Mas, mais do que isso, ele é um homem que tenta esquecer o passado, às vezes sendo infantil e em outras vezes sendo o mais sensato possível, sendo maduro e medindo as consequências.

Leia Mais em: http://borealcafe.blogspot.com.br/2013/02/que-tal-charlotte-street.html