Chaves Chespirito

Resenhas - Chaves

1 | 2 | 3 | 4

Suliany 10/06/2019

Um grande homem!
Gostei do livro, mas esperava outra coisa.
Eu queria saber mais sobre o seriado, sobre os personagens.
O livro foi sobre Bolãnos.
Claro que não é ruim, um homem muito inteligente e versátil, tanto que é o Shakespeare latino americano, e pelo livro com grande mérito.
Guilherme 10/06/2019minha estante
Sobre o seriado, existe um chamado Diário do Chaves, também escrito por ele. Mas é bem curtinho e superficial pra quem já é familiarizado. Mesmo assim, eu gostei da leitura.

Suliany 10/06/2019minha estante
Legal Guilherme, obrigada pela dica!!!!

Suely.Fernandes 28/02/2022

Poderia ser pouco melhor...
Gostei bastante das respostas do Roberto Gómez Bolaños, um artista completo e cheio de carisma. Sem dúvida foi merecedor de tudo que conquistou!
Ele me lembra muito meu pai, até mesmo as feições (terno e amoroso).
Sempre amei assistir o Chaves e o Chapolin Colorado, fez parte desde minha infância.
Um ícone, com certeza!
Mandy1824 30/12/2022minha estante
É uma autobiografia do bolaños? muito, muito bom??

Mari 23/01/2017minha estante
Cuma???

Rafael 05/11/2015

Parcial
Como toda biografia, eleva o sujeito quase a um status de santo, quando sabemos que não foi bem assim. Não fala nada das batalhas judiciais travadas pelos direitos dos personagens com os atores Carlos Villagràn e Maria Antonieta. Gosto de comparar Roberto com o nosso equivalente aqui (não me joguem pedras: Renato Aragão. Ambos ótimos humoristas, mas que tiveram seu tempo, e que também eram conhecidos por as vezes não ser tão boas pessoas assim, apesar de se esforçarem para o parecer para o público. O mais triste que aconteceu com Roberto no meio artístico chama-se Florinda Meza. Como vários casos de artista, causou intriga no elenco de Chaves até ir saindo um a um, levando o programa ao declínio e ao inevitável cancelamento.
Essas coisas ele não fala. Espero ansioso por uma biografia do Carlos e da Maria para entendermos a história direito.
Suliany 06/06/2019minha estante
Ma o Roberto Bolânos estava com toda a razão. O personagem era dele. Carlos e Maria Antonieta que erraram em levar na mão grande. Tanto que hoje só sabem viver disso. Infeliz comparação com Renato Aragão que jogou sujo com seus companheiros.

Laiza 04/12/2023

O gênio Chespirito
Para todo fã de Chaves esse livro é perfeito! Conta toda a história de Bolaños detalhadamente, com fotos e frases do elenco, simplesmente perfeito!

Artur 03/11/2012

"A superficial (auto?)biografia de Roberto Bolaños" seria o título mais apropriado.

Davi 01/02/2013

raso
o livro é bom. Bem escrito, cheio de ilustrações raras e tudo mais. Mas a bibliografia é mostrada de uma maneira absurdamente superficial e rasa. O livro conta com umas 10 páginas pra mais mostrando os perfis dos personagens do chaves falando de seus bordoes e coisa do tipo. Acho isso bem desnecessário, pois quem comprou o livro já os deve conhecer.

loucoporleitura 03/04/2013

Chaves
"Chaves" é grande, é sucesso de público a décadas, não precisa de mulher pelada , baixaria ou algo parecido para ter audiência, é o eterno coringa do SBT e dor de cabeça da GLOBO, eu cresci vendo Chaves, gerações antes de mim cresceram vendo Chaves, meu filho de 4 anos morre de rir vendo Chaves. Mas apesar disso tudo, a vida de seu criador, Roberto Bolaños , não se resume a Chaves, ele é autor de vários outros sucessos, incluindo aí Chapolin Colorado, e é nesse livro que temos a chance de conhecer um pouco mais da história desse grande talento, Bolaños.
Roberto Bolaños nasceu em 21 de fevereiro de 1929, logo no início de vida , sua primeira vitória , foi a vitória da vida, sua mãe não sabendo que estava grávida, toma um remédio que contém abortivo, mas ele sobrevive. De início no livro, vamos conhecendo a vida de Roberto, sua infância e várias curiosidades, ele namorou uma grande diva, que veio a suicidar por conta de depressão (mas eles não estavam mais juntos). Levou 10 anos para conquistar seu grande amor, Florinda Meza ,ela mesma a D. Florinda, que sem os bobs é linda.A fama veio meio por acaso, ele chegou a trabalhar com propaganda.

"Lembro-me de ter escrito a letra de um bom jingle para o chiclet's Adams. A maioria deles era interpretada por um trio do estado de Tamaulipas, os irmãos Samperio. Sempre me lembro de um slogan: Caminhão Chevrolet: rende mais e jamais se rende"

O sucesso aos poucos veio, mas nunca o subiu a cabeça nem fez querer passar por cima de ninguém, como explicou ao dizer o que o Dr. Chapatin carregava naquele saco.

"Quando fazíamos Los supergenios de la mesa cuadrada , eu notei que estava passando dos limites. Desde então, nesse saco de papel, o Doutor Chapatin traz muito bem fechados o rancor e o veneno que usei em alguns momentos. Então o fato de não fazer piadas à custa de companheiros ou de gente conhecida estava bem guardada"

O livro é repleto de boas curiosidades, como a que explica a cor do Chapolin Colorado.

"Seu nome seria inicialmente, El Chapolín Justiciero e teria a cor verde, mas isso se tornou impossível por questões técnicas.
"Para mim, era claro que devia ser verde, mas as malhas só estavam disponíveis em quatro cores: preto , branco- que refletia demais para a iluminação da televisão - , azul, inapropriado para os truques de chroma key que o programa utilizaria- e vermelho- que também apresentaria problemas técnicos , mas eu não sabia" explicou Roberto Bolaños em diversas ocasiões.

Então começa a melhor parte, a parte do programa do Chaves, com várias fotos , idades dos personagens, curiosidades, entre elas:
1- Os sapatos do Chaves foram dados pelo seu Madruga no no dia em que chegou a vila.
2-O Godinez, Horácio Gomez, dirigiu durante muito tempo o programa com seu irmão, Roberto.

Ele ficou conhecido como Chespirito por terem falado com ele que ele é um pequeno Shakespeare , ou Sheakespearito, daí para Chesperito foi um pulo.

E a mensagem de que nunca é tarde para começar, ele começou a filmar o Chapolin aos 41 anos e o Chaves aos 42.
Para fechar com chaves de ouro , uma entrevista com Roberto Bolaños ,e mensagens de seus filhos para ele.
Leitura obrigatória para os fãs.

Sr.F 07/09/2013

Muito ruim.

Não segue uma ordem cronológica dificultando o entendimento da história.
Embora o título do livro seja Chaves, só traz informações superficiais sobre os personagens. Também fala do chespirito e outros programas do autor de Chaves.
As fotos são legais.

Monique 26/03/2014

Chaves
Livro tem pontos importantes da vida do Roberto Bolanos e dos outros personagens do Chaves. Além de citar bons e engraçados filmes que ele, Seu Madruga e a turma da vila fizeram durante a temporada do programa.

** livro novo!

Cyntia Bandeira 30/07/2014

É um livro muito bom, cheinho de ótimas fotografias dos seriados de Chespirito.

Leo 05/12/2014

O trabalho de tradução realizado no livro decepciona, começando pelo título, que em português passa a ideia de ser um guia do seriado Chaves, e não um livro biográfico.
O livro em si é uma breve biografia de Roberto Gomez Bolanos, que eternizou milhares personagens famosos como Chaves, Chapolin, Chompiras, Doutor Chapatim, etc.
Apesar de as informações estarem um pouco fora de sincronia, o trabalho com as imagens, e as homenagens e entrevistas concedidas por Bolanos, sua família e amigos emociona! Se procura uma biografia mais completa, recomenda-se Sin Querer Queriendo, do próprio Bolanos; já se busca um guia da série Chaves, o Diário do Chaves

Rafa 03/01/2015

Isso! Isso! Isso!
Uma tarefa difícil poder falar da biografia do meu ídolo Roberto Gómes Bolaños e não se emocionar. Cresci assistindo Chaves, Chapolin e toda sua turma, até hoje assisto nem que seja um pouco. Sou fã incondicional dos seriados e não poderia faltar de ler o livro que fala da vida e de toda sua carreira artística do gênio, mestre e querido Bolaños.

O livro é voltado para a carreira de Bolaños, o leitor vai presenciar os fatos narrados desde o seu nascimento até quando ele alcançou o seu maior sucesso com as criações de diversos personagens, sendo os principais Chaves e Chapolin. Roberto Gómes deixou uma mensagem especial para os Brasileiros, creio que o Brasil é o lugar onde tem mais fãs de Chaves e Chapolin, o texto é de se emocionar.

Outro ponto do livro que gostei foi que o leitor tem um conhecimento de todos os filmes que Bolaños fez durante toda sua vida. A obra é ricamente em fotos de bastidores e da vida pessoal do autor, conhecemos também sobre a vida amorosa e de como ele conheceu Florinda Meza, os altos e baixos da vida são relatadas do livro.

Uma leitura bem fluida e agradável para todos os gostos e idades. São 208 páginas que o leitor vai matar a saudades e conhecer tudo sobre o que o autor fez. Garanto que depois que você ler o livro vai matar as saudades de episódios e assistir logo em seguida no YouTube.

site: http://www.livreando.com.br/2015/01/chaves-historia-oficial-ilustrada.html

Paulo Victor 10/05/2015

Chaves - A história oficial ilustrada é um livro indispensável para os fãs deste grande artista. O livro traz de maneira sucinta, porém magnífica a biografia do talentosíssimo Roberto Gómez Bolaños. Acompanha entrevista, depoimentos, fotos raras e uma mensagem direcionada exclusivamente ao público brasileiro. Muito rico em informações sobre o maior artista latino-americano que já existiu, é um livro que jamais poderá faltar na estante de seus admiradores.

Laura 04/06/2015

Pela capa já é possível notar que o livro fala bastante sobre a carreira do Roberto e por saber disso, não me decepcionei. Estou terminando de ler e achei maravilhoso, não apenas por poder saber mais sobre ele e a carreira, mas também pelas fotografias.
Um livro realmente incrível. Indico para todos que estejam interessados em saber um pouco mais sobre a carreira do Roberto, seus personagens e sua vida pessoal.

1 | 2 | 3 | 4