Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Ádina 05/09/2021

INCRÍVEL
INCRÍVEL. Fala sobre a doença do Alzheimer, mas também do amor de uma família, de luta, de dias bons e ruins. Alice amou e foi amada. E eu amei a leitura. Li e quero reler!

Bruna 30/08/2021

O valor das memórias
Um dos presentes que me dei esse ano foi a leitura de Para sempre Alice, de Lisa Genova. A obra trata sobre a professora universitária Alice Howland e sua trajetória a partir da descoberta do mal de Alzheimer. Tendo assistido o filme, com o mesmo título, há alguns anos, e me emocionado muito, não foi uma surpresa ter me apaixonado pela história de Alice.

Ao longo da narrativa, é possível acompanhar de uma maneira muito humana e bastante precisa a caminhada de Alice rumo à perda da memória devido ao diagnóstico de mal de Alzheimer de instalação precoce, já que a protagonista tem apenas 50 anos. Por meio da perspectiva da própria Alice, é possível sentir as diversas sensações vividas pela personagem ao descobrir-se portadora da doença. Desespero pelas consequências em sua vida pessoal (casada, mãe de três filhos adultos) e profissional (brilhante professora de linguística e pesquisadora em Harvard); negação; uma grande preocupação pelas proporções que a inevitável progressão da doença podem tomar; um esforço intenso para manter as lembranças; aceitação com a leveza possível. Esses e outros sentimentos são facilmente acessados ao longo da leitura, pois a escrita é de uma sensibilidade ímpar. Além disso, por partir das percepções da própria personagem, é possível identificar a confusão mental que aos poucos vai se instalando em Alice por meio das referências que faz às pessoas e aos objetos (quando aos poucos esquece dos filhos e dos nomes das coisas, por exemplo).

Outro importante aspecto de Para sempre Alice é a precisão quanto aos estudos clínicos, pesquisas, testes e medicamentos, bem como a rotina acadêmica, o que torna a obra verossímil, e demonstra a preocupação da autora em não tratar levianamente o assunto.

Para sempre Alice foi uma obra que me emocionou muito e que recomendo para quem tem (ou quer desenvolver) sensibilidade para se colocar em uma situação que não gostamos de imaginar.

Gaby 25/08/2021

Resenha de para sempre Alice!
Esse livro conta sobre Alice, uma mulher casada, tem 3 filhos e é professora na universidade de Harvard. Ela é super inteligente, faz palestras em diversas faculdades, mas agora nos seus 50 anos, Alice desenvolve o mal de Alzheimer, uma doença sem cura que muda toda sua vida. A leitura desse livro é importantíssima! Ele conta como alguém com essa doença se sente e como ela afeta as pessoas ao seu redor, também mostra o preconceito das pessoas com os que possuem o mal de Alzheimer. A escrita dele é um pouco lenta, mas valeu super a pena insistir.
Nota(0-5): 4,5 ??

Giu 25/08/2021

Impactante
Nunca vi ninguém falando desse livro, ele é muito impactante, entramos na história de cabeça e nos emocionamos muito, eu sinceramente amei esse livro! E o filme tbm é mt bom

Erika 18/08/2021

Lindo
Alice é uma mulher jovem que descobriu que sofre de mal de Alzheimer de instalação precoce. O livro conta toda a história de antes da descoberta da doença, as aparições dos primeiros sintomas (ou o momento em que começam a ser mais nítidos) e a forma como a doença vai se agravando. É triste imaginar se ter uma doença a qual você não pode lutar contra. Apesar dessa descoberta da Alice, vimos o amor da família dela ao cuidar dela e fazer com que ela se lembre que é amada. Me atentei particularmente a evolução da relação dela com a sua filha caçula, a Lydia.
Simplesmente amei.

Levi.Pedrosa 16/08/2021

Livro muito bom. Leitura simples, rápida, que nos permite ter uma ideia das pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer. A importância da família e do amor. Lindo.

david andriotto 10/08/2021

é livro de cabeceira.
digo cabeceira no sentido de estar ao seu lado para toda a vida, mesmo que não fisicamente.

o alzheimer é uma doença desoladora para Indivíduos com ego e sentimento inflados, o que talvez seja o caso do leitor aqui, e a tragédia de alice vai cruzando linhas terríveis ao passar da cronologia, é especialmente difícil.

*** a adaptação cinematográfica é maravilhosa se assistida separadamente do livro, entenda antes que livro e filme são obras diferentes e potencialmente desconexas.

sulapiesan 25/07/2021

Medo do futuro
Ler este livro na idade em que me encontro e tendo vivenciado a demência de minha mãe, também Alice, causada pela síndrome, abordada na história, foi assustador. As páginas mais pareciam um espelho a minha frente, preste a se embaçar. Não posso avaliar isentamente seu conteúdo, mas posso afirmar que ele é muito verdadeiro e contundente. Mexe com as emoções e nos leva à reflexão, principalmente sobre os relacionamentos familiares e o significado da vida. Deu origem a um filme, que na minha opinião, não conseguiu passar a intensidade da obra literária.

Leh Teterycz 24/07/2021

Incrível
"meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Enta6, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo para o presente...Mas o simples fato de eu vir a esquece lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância"

Leticia 14/07/2021

O livro é sensível e pesado na medida certa. Não senti que era apelativo, mas cada acontecimento tem o peso que merece. Já tinha visto o filme, então tinha algumas memórias e ideias formadas do que acontecia, mas achei interessante ler e fazer esse contraponto.

Vale dizer que o filme é mais impactante no sentido de o audiovisual despertar mais emoções que a narrativa apenas por escrito, mas achei uma adaptação bem fiel.

Milena 09/07/2021

Para sempre Alice
Leitura fluida que discorre sobre a vida de Alice e as angústias de uma personagem de carreira brilhante, que sucumbe ao Alzheimer de início precoce. Mais do que as angústias vividas por ela, o impacto sobre as pessoas que ama e acima de tudo, se trata do Amor! Apesar do diagnóstico, da despersonalização causada pela doença, é uma história sobre o amor, a tolerância e o viver bem o dia de hoje!

Turolinha 02/07/2021

Eu não tenho palavras pra descrever esse livro.
Apenas leiam.
Eu to só aquele meme "me destruiu, vou dar 5 estrelas"

laralimaoliveira_ 30/06/2021

O livro não me prendeu muito, mas é uma boa leitura, acredito que quem tenha vivenciado experiências parecidas ou vivencie vai gostar mais