Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


546 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


anað¸ 24/07/2023

Livro maravilhoso!!!! Me encantei com a escrita da autora, e pela história também! Muito emocionante e ao mesmo tempo intrigante
comentários(0)comente



Becs 24/07/2023

Que coisa triste se esquecer do que você passou a vida construindo. esquecer sua rotina, seus gostos, quem você é, quem você ama. perder a noção de espaço e tempo, não conseguir elaborar uma conversa sem um esforço absurdo. não reconhecer seu marido, filhos, sua própria imagem no espelho.

essa é uma das doenças que mais tenho medo, pois você deixa de ser quem você é. chorei em algumas partes porque é impossível não se comover com a luta da personagem, uma luta que ela jamais poderá vencer pois já é perdida. sinto muito por você, Ali, mas fico feliz que sua família permaneceu ao seu lado.
comentários(0)comente



Gui 20/07/2023

Triste e muito tocante
O primeiro livro a me fazer chorar desde "Como eu era antes de você". É difícil e doloroso acompanhar as mudanças que ocorrem com a protagonista, refletidas muito bem na forma como a escrita tenta nos confundir com os lapsos de memória. As reflexões de Alice são essenciais também: acho que vou lembrar para sempre da comparação entre o tratamento que a sociedade dá aos "guerreiros" que sofrem de câncer e aos "malucos" que sofrem de Alzheimer. Pela primeira vez percebi que o mal de Alzheimer não afeta só o passado, mas o futuro de quem batalha com ele.
Mas de longe o mais tocante é ver a mudança pela qual a família passa. Ver quem era próximo se afastar e quem era distante se aproximar. Conversas sobre ela como se ela não estivesse presente. Planos que a excluem ou que se focam exclusivamente nela. Como alguém que ja lidou com 2 parentes com demência ou Alzheimer foi próximo demais da realidade para conter as lágrimas.
comentários(0)comente



Ana Lyra 16/07/2023

Lindo, informativo e necessário
Alice é professora doutora em psicologia e linguagem em Harvard. No entanto, aos 50 anos é diagnosticada com Alzheimer de instalação precoce. A personagem desenvolve sintomas de esquecimento e confusão mental como se espera de uma doença degenerativa.
O modo como a autora descreve a evolução da doença, como Alice percebe-se é descrito de maneira a fazer com que o leitor, ponha-se no lugar da professora. Então sofremos de ansiedade, angústia, junto a personagem.
Vi o filme primeiro, indico também, nenhuma das duas obras deixa a desejar. É um assunto muito importante, pouco falado e estigmatizado. Porém a autora trata-o com muita delicadeza.
Recomendo também para famílias que assim como a minha, possuem membros que sofrem de Alzheimer, cuidadores, e profissionais da saúde.
comentários(0)comente



tatá 10/07/2023

Para Sempre Alice
Gostei demais desse. Nunca tinha lido um livro assim, mas foi muito bom. Leitura rápida e fluida, bem facinho de ler.
Uma trajetória comovente!!
comentários(0)comente



Nat 04/07/2023

Chorando ate 2055
Que livro lindo, emocionante, apaixonante.  Meu deus! Sabia que amaria essa história mas não estava preparada pra amá-la tanto assim. Me envolvi na história desde a primeira página, me apaixonei pela Alice desde a primeira página e sofri junto com ela do início ao fim. Terminei esse livro sentindo que parte do meu coração tinha sido levado junto com o fim dessa história. Lindo, lindo, lindo.
comentários(0)comente



Paula.Alves 30/06/2023

Extremamente envolvente.
A forma como a autora retrata os episódios de esquecimento enfrentados por Alice faz com que nos coloquemos no lugar dela, mudando nossa forma de pensar sobre a doença e a forma como vemos os portadores.
comentários(0)comente



Alana592 27/06/2023

Borboletas ?
?Estarão minha alma e meu espírito imunes à devastação da doença de Alzheimer? Acredito que sim.?

Uma história linda, que apesar da simplicidade é muito impactante.
O livro aborda o início da doença, de forma bem simples, mas que nos traz muita reflexão.
Já paramos pra pensar de como queremos ser lembrados?! Ou se pudéssemos guardar apenas algumas memórias, quais seriam?!
Aqui fala do mal de Alzheimer de instalação precoce, de como uma pessoa jovem de corpo saudável tem sua vida transformada por uma doença da mente, ?invisível?, inalcançável, que vai lhe roubando a vida aos poucos, e que um dia não restará nada, além das lembranças e do amor daqueles que ficaram.
Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vanessa 22/06/2023

O livro aborda a doença de maneira intensa e esclarecedora de maneira que, ao leitor, é possível sentir a confusão e as frustrações enfrentadas pela personagem. Nele, fica nítido como a doença não afeta apenas a memória, mas também a capacidade de comunicação, a independência e autonomia, além dos desafios emocionais.

?Para sempre Alice? desempenha um papel importante na conscientização sobre a doença de Alzheimer. A autora humaniza a doença, incentivando maior compreensão e empatia, além de abordar a importância do apoio familiar, do cuidado adequado e enfatizar a pesquisa científica como fundamental para novos avanços neste campo. Seja você estudante de psicologia ou de área afim, profissional, familiar ou apenas conhece alguém que está passando pela doença, vale a pena a leitura!
Alana592 22/06/2023minha estante
Estou lendo e estou amando. Muito boa a leitura.




Yasmim 13/06/2023

Começou mais devagar pra mim, mas a medida que a alice ia se afundando dava mais e mais vontade de ler pq fica simplesmente desesperadora a situação!! adorei a escrita, a forma como a autora usa repetição pra mostrar os sintomas evoluindo funciona mto bem!! lembrei bastante da rebecca de this is us quando ela já tá mais velha
comentários(0)comente



Mariana975 12/06/2023

Um livro pensativo sobre a condição do Alzheimer?
Nós entramos em uma narrativa que conta a história de Alice, uma professora muito bem sucedida em sua universidade. E seu principal foco é a parte Linguística. Quando diagnosticada com a doença, aos poucos ela vai perdendo essa capacidade cognitiva do ser humano. Acompanhamos passo a passo a trajetória da doença e sentimos a tensão e medo por parte da protagonista assim que ela vai percebendo que já não é mais a mesma de antes?

Um livro que nos emociona e nos fazem pensar sobre como somos seres vulneráveis neste mundo, e que quando menos a gente percebe, algo pode mudar nossa vida por completo. É uma leitura que nos faz refletir sobre a condição humana e a relação entre as pessoas. E como o tempo, as memórias e as lembranças são fatores essenciais na nossa vida e no relacionamento com os outros a nossa volta?

Um livro lindo e cruel. Mas que mostra a realidade de muitas pessoas no nosso mundo. Sejam elas como Alice, ou como os amigos e parentes a sua volta?
comentários(0)comente



Rosabel Poetry 09/06/2023

Como deveria ser...
Só o que posso dizer sobre esse livro emocionante é que por mais doloroso que seja o percurso de Alice seu final nos traz uma espécie de conforto pelo fato de não possuir milagres extraordinários mas ser a pura realidade que estamos tão acostumados a bombardear de críticas que esquecemos do quão maravilhosa pode ser.
comentários(0)comente



Izzy.lizzy08 08/06/2023

Muito bom
Esse é um livro que foge bastante do meu estilo de leitura, mas mesmo assim gostei.

Achei o começo bem parado, nada acontecia e até pensei em desistir. Depois da metade começou a ficar mais interessante e cativante.

Gostei de como o livro retrata a doença de Alzheimer, principalmente nas partes onde a Alice ia fazer alguma coisa, esquecia e tudo se repetia, ou quando ela esquecia das pessoas que fazem parte da sua vida, chamando sua filha de a atriz e seu marido de estranho bondoso. Gostei também de entender a solidão e a sensação de não pertencimento, até mesmo de exclusão, que ela sentia, principalmente por ser uma doença de instalação precoce.

Além disso, o livro não apresenta apenas a protagonista em relação ao Alzheimer, mas também como uma mãe e uma esposa que sente falta de seu marido como era antes. Essas características estão bem presentes no monólogo da página 272.

Em geral, é uma história bem triste, mas na qual podemos ver felicidade, esperança e identidade.
comentários(0)comente



Tay 06/06/2023

Que livro emocionante, sensível e delicado. Impossível não se emocionar, chorei muito. Alice é diagnosticada com doença de Alzheimer de instação precoce e ao longo do livro vai mostrando como a doença vai se degradando e prejudicando a vida de Alice. Não tenho palavras pra descrever o quão emocionada fiquei com esse livro. Muito triste tudo que Alice passou e saber que isso é extremamente comum, mas da um quentinho no coração ver como a família dela a acolheu e a ajudou.
comentários(0)comente



546 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |