A Ira de Nasi

A Ira de Nasi Mauro Beting

Resenhas - A Ira de Nasi

Eduh 07/08/2023

A Falta de Ira!
Quando se pega uma biografia, o que esperamos são elementos fantásticos sobre a vida e obra de quem estamos nos propondo a conhecer ao por menores detalhes. Infelizmente é o que não acaba acontecendo neste livro. Falta a fantasia do rock, histórias simples, sem detalhes, ate de forma supérflua as vezes, em certos momentos o autor falar como se fizéssemos parte ou conhecêssemos a ambientação, ou pessoas que são citadas. Infelizmente achei que iria conhecer um pouco sobre a parte mitológica do Nasi, mas isto não acontece aqui. Vale a leitura para quem gosta de rock nacional, e quer entender o que se passa um pouco mais na década de 80 em SP, e não vivenciou esta época, como é meu caso.

Eduardo 25/07/2023

Maravilhoso!
O livro é excelente!
A banda é animal!
O Nasi é fogo!

O livro conta a trajetória do Ira!, banda paulistana formada na fase de ouro do rock brasileiro, com foco na vida de seu vocalista!
É uma verdadeira viagem no tempo, com relatos e descrição dos bares da época, cenários políticos, futebol, economia....

Enfim! Me vez relembrar muita coisa!

E a vida do Nasi... o que dizer?
Teve de tudo: drogas, brigas, briga de família, sucesso, disgraça, intrigas, traição...
E tudo mais que qualquer pessoa possa imaginar!

Marcel 23/09/2022

Impactante
O livro deixa o leitor sem respirar, supresas e emoção do início ao fim!!! Espetacular, a altura de uma das maiores bandas da história do rock nacional.

Piro 17/12/2021

Ira de? Ira!
Talento, sim muito talento (sou Fã). O livro destaca o início do rock paulistano e como começou e ?terminou? uma das melhores bandas de Rock do país.
Brigas, egos, drogas, magia negra, orixás e muito mais você encontra neste excelente livro. Tudo gira em torno da vida do vocalista da banda Ira!, Nasi, e de suas turbulências.
Vale a pena a leitura para entender algumas lacunas que vieram a público na separação e brigas com membros da banda.

Rodrigo 01/08/2021

Relato direto, como Nasi
A obra tem um relato direto, cru, sem rodeios, sobre a história desse personagem tão único no Rock nacional.

Storil 29/06/2021

A ira de Nasi
Nasi não nasceu para ser santo. Nasceu para ser a voz de um pecado capital. Quando foi fundo ele acabou indo além do permitido e recomendado. E, na volta, trouxe com ele tudo que o dragou - do melhor e do pior. Nas travessias ao céu e nas travessuras abaixo do inferno das drogas químicas e das porcarias das pessoas físicas e jurídicas que experimentou, o ex-vocalista do Ira! se tornou homem com todas as letras. Desde as bem feitas e de boa métrica até as malfaladas e malditas. Você ficará vermelho de raiva e de paixão com a história de um dos roqueiros mais polêmicos do Brasil, com tantas tretas que fizeram da vida de Marcos Valadão, este Wolverine brasileiro contraditório e solitário, coisa de ficção, de horror, de comédia e de drama, mas ambém de muito amor.

Viviane 21/06/2020

Vivendo e aprendendo
Biografia de Nasi que conta muito sobre a banda Ira! e sobre o início do rock paulistano. O estilo de escrita é suave, a leitura flui fácil. Rico em detalhes sobre a trajetória da banda, sobre o gênio de Nasi... e a relação dele com os outros integrantes da banda. Edgard é retratado de uma maneira não muito legal (porém a obra é sobre Nasi, então...). A espiritualidade de Nasi também ganha destaque, além de sua relação (e superação) com as drogas. Um bom livro para quem gosta de rock e um ótimo livro para quem ama Ira!. Ficou engraçado porque li bem no momento em que Nasi e Edgard retomam os trabalhos.

Cris 10/06/2020

Típico Rock'star
Biografia para conhecermos, não só as extravagâncias do Nasi, como também, um pouco da história do rock nos anos 80. Para os fãs da banda, aqui podemos entender as separações e brigas dos componentes de uma das bandas precursoras do rock brasileiro

Josi 12/05/2019

Incrível biografia de Wolverine Valadão
Biografia acachapante de uma das lendas do rock nacional. Pode não ser o maior, pode não ser o melhor, mas vamos combinar que Nasi sempre foi único. Pra quem não é fã da banda mas curte rock ou tem curiosidade sobre, o desenrolar da história do Nasi (assim como do Ira!) traz junto muita informação e curiosidades sobre o cenário do rock nacional, desde os anos 80 até meados dos anos 2000. Vale muito à pena.
Já pra quem é fã, como eu, sinto informar mas vai ser difícil largar o livro. Poder saber todos os bastidores da história da banda, assim como saber dos detalhes de vários sucessos (e das várias tretas) que envolvem os integrantes, não tem preço. Você vai rir e também vai chorar (às vezes de emoção, às vezes de raiva mesmo). É impressionante o crescimento do Nasi ao longo do tempo, sua pluralidade enquanto artista e sua dimensão dentro da banda. Interessante que o livro foi escrito ainda na época em que a banda ainda estava oficialmente terminada. É bom ler tudo aquilo, relembrar algumas coisas e ter a perspectiva de hoje, com a banda novamente reunida - até onde sei - mesmo sem Gaspa e André Jung. Convenhamos, o coração dessa banda sempre foi Nasi+Scandurra, so sorry pra quem pensa diferente.
Recomendo a leitura, muito bom mergulhar no universo do rock nacional em tão boa companhia.

Antonio Maluco 02/11/2017

Música
foi legal saber as histórias de bastidores da banda Ira e de seus músicos e do vocalista Nasi

Raiane Reis 13/02/2017

Sou o avesso do avesso do avesso
O livro conta a história de Marcos Valadão, o Nasi. Conta como começou o Ira até se transformar no Ira! (com exclamação).
A biografia mostra os autos e baixos do grupo, as brigas entre Nasi e Edgar. Mostra a luta de Nasi contra as drogas e as idas e vindas dos processos contra o irmão.
O livro vai do início até a implosão da banda; conta também sobre a carreira solo de Nasi.
Sempre fui fã do Nasi e do Ira! mas, depois do livro, me apaixonei mais pela história de uma das melhores bandas de Rock nacional e por esse Wolverine com jeitinho brasileiro.

Marcelo 09/09/2015

Sensacional
Cresci ouvindo Ira! ,biografia brilhante mostra um pouco de cena do rock paulista e a luta do Nasi contra a dependência e sua espiritualidade recomendo

Virgílio César 02/06/2015

Excelente! Não torna-se chato em nenhum momento. Seria interessante também uma biografia com os outros membros da banda, para podermos avaliar o lado deles também.

vortexcultural 18/09/2014

A Ira de Nasi - Mauro Betting e Alexandre Petillo
Por Thiago Augusto Corrêa

O leitor pode reconhecer o início desta história: grupo de amigos se reúne para distrair-se do tédio e monta uma banda despretensiosa com o intuito de passar o tempo. Nasce uma afinidade que mantém uma unidade íntegra e, em poucas apresentações, o grupo começa a ter um retorno de seus poucos fãs e reconhece que as canções produzidas são autênticas.

A trajetória de paz e de luta de Marcelo Valadão, o Nasi, é uma destas jornadas movimentadas pela paixão musical. Dentro do rock´n roll brasileiro, muitas bandas desenvolveram-se no mesmo habitat por isso uma falsa ideia de história conhecida surge a princípio e músicos que hoje são aparentemente distantes dividiram, em outros tempos, bebidas, drogas, mulheres e indicações mútuas que em muitas vezes garantiram shows em casas renomadas e recomendações para contratos com grandes gravadoras.

A Ira de Nasi, dos jornalistas Mauro Betting e Alexandre Pettilo, vai além da biografia do cantor da banda Ira!. Parte das experiências do cantor para identificar a cena musical de São Paulo, o surgimento do Ira! e como tanto Marcelo quanto Nasi personagens que serão dissociados na vida do músico atravessariam estas jornadas.

De ascendência italiana, a infância do pequeno Valadão é apresentada brevemente, situando somente o necessário para que se compreenda o ambiente familiar e a sociedade da época. Além das primeiras fagulhas que despertaram o gosto pela música, o enfoque mais interessa ao leitor. Através desta expressão artística surgiria Nasi definitivamente, um apelido vindo da faculdade e transformado em uma espécie de personagem truculento, que nunca levava desaforo para casa, seduzia mulheres sozinhas ou acompanhadas -, e dono de um grande poderio vocal grave. Uma contraposição com o homem Marcelo, mais doce e mais sensível às experiências da vida.

A história deste homem duplo cresce ao lado da cena do rock paulistano. A obra transita entre a biografia íntima de Nasi e a apresentação dos primeiros movimentos do rock paulistano, da cena punk da época e de como o Ira!, após flertar com o estilo, rompe com qualquer denominação e, mesmo reverenciado, começa a se tornar um incômodo para outras bandas que também representavam boa parcela do público que assistia a elas. A música representava um grito de rebeldia contra o sistema e alinhava, além da revolta, outros sentimentos divididos pelas juventude. Na época, a expressão musical ainda era representativa, como um movimento capaz de questionar a sociedade e gerar discussões e polêmicas.

O livro produz uma narrativa mista entre biografia e a trajetória do rock brasileiro com depoimentos diretos em que há um parágrafo específico para as falas do próprio Nasi e de outros escolhidos pontualmente, dando firmamento aos causos apresentados. Enquanto acompanha a trajetória do Ira!, os capítulos são iluminados por histórias por trás de grandes álbuns do rock brasileiro. Discos que ao público soam perfeitos mas que, aos ouvidos da banda e da produção, foram vistos ora de maneira simplista, ora geniais ou carregados de problemas internos que nem sempre transpareceram no exterior das canções e que eclodiram na década de noventa em uma derrocada na vida de Nasi por diversos ângulos.

O rock brasileiro estava em baixa e outros ritmos tornavam-se populares e queridos ao público e gravadoras. Em consequência disso, o Ira! sentia-se menos criativo do que a excelente década de oitenta, mas ainda estava na obrigação contratual de apresentar novos álbuns. O vício em drogas agravava as amizades de Nasi e foi responsável por minar boa parte de sua verba conquistada nos últimos anos. Marcelo tornou-se amigo íntimo de traficantes e foi responsável por festas memoráveis regradas a drogas e bebidas. Diz o músico, porém, que no momento que tal fonte secou, os amigos desapareceram e, sozinho, teve de superar seus problemas.

Os depoimentos do cantor atravessam a própria trajetória e são carregados de sinceridade, como um fiel que expia seus pecados a um padre. Ao recontar sua própria história, Marcelo revive-a com outros olhos. Como um anti-herói, assume que nunca foi santo. Mulherengo, dedicado aos vícios, viveu de maneira intensa, mas reconhecendo os frutos podres que colheu. Entre a violência gerada por si mesmo e contra si próprio, foi capaz de observar-se no fundo do poço e, por escolha, dar passos para sair dele, internando-se em uma clínica de reabilitação. A maturidade possível surgida com a idade potencializa mudanças em um novo momento de Nasi. Reconhecendo a vida dupla que viveu por muito tempo entre Nasi e Marcelo, aos poucos, reconecta-se com sua própria essência. Entrega-se ao candomblé, encontra guias como padrinhos e ressurge em uma versão melhorada e mais consciente de si mesmo.

A biografia encerra a história anos antes do reencontro com o amigo Edgar Scandurra e a volta da banda Ira!. Na ocasião, Nasi lança o disco solo Perigoso, trilhando mais passos de seu caminho pela música. Talvez não esperava que retornaria aos palcos com uma das bandas maiores representantes do rock brasileiro.

A carreira de músicos, principalmente envolvidos no rock n roll, caracteriza-se por deliciosas histórias cíclicas, pontuadas por altos e baixos, como bons acordes agudos de guitarra. Mesmo que a origem de muitas carreiras tenha um ponto de partida em comum, a Ira de Nasi é um registro da trajetória que adensa a figura pública e revela o humano por trás da máscara, merecendo o testemunho do leitor que, compartilhando a história, também vive para contar.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-ira-de-nasi-mauro-betting-e-alexandre-petillo