Ragtime E. L. Doctorow
E. L. Doctorow

Resenhas - Ragtime

1 | 2 | 3 | 4

Dani 15/09/2020

O autor mescla ficção com acontecimentos históricos dos Estados Unidos no início do século XX. Não tove facilidade em ler o livro, em alguns momentos a leitura se torna confusa. Mas ainda assim, é uma obra interessante.

Admirável Mundo Literário 15/06/2020

Resenha n°12 - Ragtime - E. L. Doctorow
O livro apresentará, inicialmente, as famílias que formam uma pequena parte da história do livro. Papai, Mamãe, Irmão mais novo de Mamãe, vovô e criança formam a tradicional família estadunidense, carregada de estereótipos que o início do século XX representa. Tateh, Mameh e Meninazinha formam a família secundária, imigrantes judeus que buscam condições melhores de sobrevivência no âmago de uma sociedade americana imersa na segunda revolução industrial.

Se o núcleo narrativo já estava bastante dividido entre as duas famílias fictícias criadas pelo autor, este, não satisfeito, introduziu figuras históricas emblemáticas no enredo, como o ilusionista Houdini, o criador do Fordismo Henry Ford, o banqueiro J. P. Morgan, a anarquista e ativista Emma Goldman, a modelo e cantora Evelyn Nesbit, entre muitos outros. Com isso, os capítulos revezavam entre os diversos personagens reais e fictícios, entre acontecimentos que realmente aconteceram e todos os outros ficcionais e o livro tornou-se um emaranhado de acontecimentos perdidos e pouco aprofundados.

O autor introduziu inúmeras questões extremamente relevantes para tratar durante o livro, como imigração, xenofobia, machismo, injustiças, racismo e o movimento operário sindicalista. Contudo, como havia inúmeros núcleos narrativos, todas as pautas não foram aproveitadas e os personagens importantes foram esquecidos em grande parte da leitura. Percebi, na parte final do livro, que muitos personagens ainda não possuíam desfecho e como esperado, o autor resgatou-os com muita brevidade e pressa, atribuindo um fim qualquer para muitos deles.

Apesar de tudo, vale a leitura. A escrita do autor é bastante fluida e deve-se apegar aos importantes contextos colocados na obra.

Citação: "O fato de se considerar um cavalheiro em todas as suas atitudes é uma autoilusão de todos aqueles que oprimem a humanidade"

Nota: 5/10

site: https://www.instagram.com/p/CBeQuZwDbtg/

Rafaella.Grenfell 07/05/2020

Narra encontros e desencontros de seus personagens, em uma trama que mistura pessoas anônimas (que nem chegam a receber um nome) e grandes personalidades de sua época, como o ilusionista Houdini, o milionário J. P. Morgan, o inventor Henry Ford entre outros e em uma reflexão quanto ao racismo, a imigração, exploração da mão de obra operária e educação feminina.

site: https://rafaellagrenfell.blogspot.com/2020/02/ragtime.html

Yara 22/04/2020

Ragtime
A leitura tem o exato ritmo musical e leva a gente à época. Devorei esse. Um dos meus preferidos, e a edição TAG que tenho é LINDA de viver.

Adla Kellen 10/04/2020

Ragtime é um livro bem escrito, que mistura personagens reais com personagens fictícios. E mistura história com meio social.

Em vários momentos podemos perceber histórias reais, como a viagem de Freud aos EUA, a chegada ao pólo Norte e até sobre Ford e a produção em massa para fabricação de automóveis, e outros personagens reais.

Mas o livro não é somente isso. Tem uma profunda crítica social que vai se desenrolando com a história.

No início não fica bem claro a história mas com o desenrolar pode-se entender toda a conexão dos personagens.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

No início do século XX, o ragtime era o mais popular 'idioma' musical dos Estados Unidos. O termo originou-se da expressão ragged time, referindo-se ao ritmo sincopado e de contratempo do rag. É com esta estrutura melódica e original que Doctorow descreve a vida de uma família fictícia, cujos membros são designados como Papai, Mamãe, Meninazinha, Irmão Mais Novo de Mamãe e Vovô. O autor movimenta personagens históricos, intercalando o cotidiano da família com figuras e acontecimentos marcantes - o mágico Houdini, a rotina do arquimilionário J. P. Morgan, o genial inventor Henry Ford, as lutas da anarquista Emma Goldman, o poder da imprensa, o nascimento do cinema, as greves trabalhistas. Em meio a tudo isso, a figura silenciosa do Irmão Mais Novo de Mamãe é o elemento criador da conexão entre capítulos, retratando o dinamismo, a riqueza e a miséria de um país ainda em formação.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501110794

Robert 16/01/2019

Um Progresso...
O livro que é bem confuso no começo e da a impressão de que nada faz sentido, mas como mts disseram, dps as coisas começam a se encaixar, porém isso causa uma certa sonolência em certos momentos e tbm uma monotonia, dando vontade de abandar a leitura, coisa que n recomendo por que vale a pena contínuar, apos esse momento acontece fatos que tornam o livro muito bom e que conseguem te prender a narrativa.

O livro é Bom, não é um dos melhores já lido ou um livro que vc vai sair recomendando a alguém sem ressalvas, mas no geral ele é Bom e mt interessante.

Gabriela 30/09/2018

Eu não estava esperando muito da história, mas me surpreendi, os personagens são interessantes e o autor escreve muito bem. Doctorow soube mesclar personagens reais e fictícios de uma forma bastante verossímil e neste ponto a revista da TAG foi uma boa ajuda, pois tem uma mini-bio de algumas pessoas reais que aparecem no livro, como Houdini, Henry Ford e Emma Goldman.

O livro se passa nos EUA no início do século XX e é composto de vários episódios, aparentemente desconexos, mas que depois vão se juntando, entrelaçando a vida dos diversos personagens. Eu, particularmente, gosto quando os autores usam esse recurso e a "junção" é bem feita, e foi este o caso. Também fico admirada por conseguirem escrever uma história inteira sem dizer o nome dos personagens principais. Nos dois núcleos familiares principais, as pessoas não têm nome, são só Menino, Mamãe, Papai, Menina, Tateh* e por aí vai.

A família do Menino é uma "típica" família de classe média daqueles tempos nos EUA, cujo pai tem uma fábrica de fogos de artifício. Eles levam uma vida confortável e banal até o dia em que Mamãe encontra um bebê recém-nascido negro que foi abandonado em seu jardim. A determinação de Mamãe em cuidar do bebê e de sua mãe (que é descoberta pela polícia depois de ter abandonado o bebê) vai afetar vida de todos da casa. É interessante que a criada negra, que é mãe do bebê, e seu companheiro têm nome - Sarah e Coalhouse -, mas os membros da família branca e abastada, não, em uma inversão de quem é visível e invisível na sociedade.

Já a família da Menina é de pobres imigrantes judeus que viviam em um muquifo na zona pobre de Nova York. A vida deles muda quando Mameh trai Tateh e muda mais ainda quando Evelyn Nesbit (que foi uma pessoa real) conhece a Menina e se encanta com ela.

Não vou dizer mais muita coisa para não dar spoiler, só que gostei e acho que a leitura vale a pena. Aliás, este mais um livro listado no "1001 livros para ler antes de morrer" que TAG envia, contribuindo para eu aumentar minha parca listinha de livros lidos desta listona. =D

* papai em iídiche

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com/

Sanoli 06/08/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com/2018/08/ragtime.html

Luiz Miranda 02/08/2018

Direto do túnel do tempo
Ilustre desconhecido por essas bandas, Doctorow é consagrado: National Book Award, National Book Critics Circle (3 vezes) e PEN/Falkner (2 vezes) estão entre suas conquistas.

Ragtime é seu maior sucesso comercial e é um belíssimo trabalho. Romance histórico, traz uma série de personagens (reais e fictícios) e situações passadas na Nova York do início do século XX.

Temos aqui Houdini, Freud, J. P. Morgan, Henry Ford e muitos outros ilustrando tramas que compõe um painel bem orquestrado da época. Depois da metade o texto centra fogo na questão racial de Coalhouse Walker (fictício) e segue até o ótimo desfecho.

Doctorow é dono de escrita ágil e precisa. Um escritor habilidoso e conciso que merece ter seus livros (re)descobertos.

neudsonpenha 30/07/2018

Ragtime é o som de um história maravilhosa
Estou com este livro desde agosto de 2017 e ainda não o tinha lido....SURPRESA: O LIVRO É MARAVILHOSO e JÁ É DE LONGE UM DOS MELHORES DA MINHA VIDA.

O livro é contato através da perspectiva de um alguém que estava presente em toda a história. Este narrativa foi tão bem traçada que não coloca dentro da história e somos, nós, este narrador.

Somos levados a vivenciar os Estados Unidos do início do século XX, mas precisamente entre 1909 e 1914 ( início da primeira guerra mundial) e todo o processo de industrialização e a nascente valorização e glamourizacao do capitalismo, mas também suas consequências.

A narrativa gira em torno de uma família tradicional americana. O autor não cita os seus nomes, são chamados de "pai", "mãe", "filho", "irmão menor" e "avô".
Muitos outros personagens surgem. Coadjuvantes ou não, alguns são retirados da história real americana, outros da imaginação do autor. Assim, ficção e realidade se fundem em uma surpreendente e comovente história que tem como temas: imigração, pobreza, socialismo, capitalismo, anarquismo, sociedade secreta, feminismo, riqueza, pobreza, racismo, intolerância, sociedade do espetáculo...mas tudo muito bem amarrado e distribuído que não querer a cada capítulo participar da história.
Standford White, Harry k. Thaw, Evelyn Nesbit ( artista que inaugura o glamour das celebridades femininas americanas), Emma Goldman (anarquista), Harry Houdini ( mágico e mestre das fugas), Jacob Riss( jornalista que denunciou a miséria dos imigrantes), Lavínia Warren Thumb( a mais famosa anã americana), Sra. Stuyevesant Fish( quatrocentona e excêntrica), Freud ( psicanalista), Charles Dana Gibson (desenhista), Ford, arquiduque Francisco Ferdinando, Booker T. Washington ( educador negro), Pierpot Morgan, dentre outros..
Somos apresentados também a Teth e sua filha( desfecho maravilhoso), os negros Sarah e Coalhouse Walker Jr, este, músico de Ragtime, com uma história trágica, mas ética e valorosa.
O livro ainda traz hinos de Scott Jopliin para nós embalar e encantar.
NOTA DEZ!

#booktuber #amoler #Tagcuradoria
#TagExperiencialiteraria #bookstagram #livrosapaixonantes

Laís Suelem 11/07/2018

Ragtime
?Eu estava lendo muitos romances na época do seu lançamento, mas esse era diferente. A simplicidade da linguagem do autor, sua habilidade para escrever sobre grandes problemas morais e políticos de uma forma que lhe permitisse fazer parte da história e das vidas dos personagens, isso me impactou muito quando comecei a escrever? -Roddy Doyle

Ragtime é um estilo musical dos Estados Unidos muito popular no início do século XX, este livro me apresentou a este estilo que provavelmente você já escutou, mas não conhecia sua nomenclatura.. é um livro muito peculiar pois envolve personagens e acontecimentos fictícios com personagens e acontecimentos históricos. Assim o autor intercala o cotidiano da família fictícia com acontecimentos envolvendo Henry Ford, Emma Goldman, o ilusionista Houdini, a modelo Evelyn Nesbit e no decorrer do livro as histórias vão se encontrando, tornando mais envolvente. O irmão mais novo é o personagem mais enigmático e um dos principais responsáveis pelo desencadeamento da trama...

Valeska 10/03/2018

"Não toque rápido esta música. Ragtime não é para ser tocado depressa... " Scott Joplin

Lorena Alhadeff 26/11/2017

Me surpreendeu!
Ragtime

Que livro! Tive vontade de aplaudi-lo quando conclui sua leitura.
A história se passa, principalmente, em New Rochelle, NY-EUA, do início do século XX. Os personagens e localizações dos mesmos variam no decorrer da história. Foi uma delícia mergulhar na vida de pessoas ?sem nome?, mas tão reais: Mamãe, Papai, Menino, Irmão Mais Velho de Mamãe e Vovô. Entre as ocorrências normais de suas vidas, vários interessantíssimos personagens (Houdini, O Grande Mágico e sua paixão maternal; Evelin Nesbit, tão bela, desejada e sofrida; Tateh, Mameh e a Menina, com suas vidas marcadas pelo sofrimento e por incrível sorte; A frágil Sarah e seu amante Coalhouse Walker, vítimas do terrível preconceito contra os negros, entre tantos outros...) e suas diversas vivências e situações vão se entrelaçando à vida da família, através do perdido e enigmático Irmão Mais Novo de Mamãe. Essa mistura e fragmentos de informações, que no início pode confundir um pouco, mais tarde é observada com admiração, pois não são deixadas pontas soltas! Tudo é perfeitamente explicado e no final as peças se encaixam. O final é surpreendente, mas não magnífico, mesmo assim, muito digno dos meus aplausos literários!!!
Releitura certa! E que edição essa da TAG! Seu livreto explicativo é muito útil, porque trás detalhes de algumas figuras famosas que, paralelamente, fazem parte da história deste livro.
?????
skuser02844 01/03/2018minha estante
Acabei agora mesmo e assino embaixo, Lore! Fantástico!!! Virou um dos favoritos.

Lorena Alhadeff 01/03/2018minha estante
???