Ragtime

E. L. Doctorow

Resenhas - Ragtime

1 | 2 | 3 | 4

MillenaSui 12/12/2023

Havia um espetáculo que utilizava o mundo real como palco.
Se a escrita dessa resenha for tão difícil quanto me foi o entendimento do livro, aviso já de início: ela tende a ficar confusa. Definitivamente foi uma leitura peculiar, ritmada (fazendo referência ao título da obra) e a primeira -- dentre todas as que tive contato até então -- que apresentou um período de tempo como o seu protagonista. Se blocos de texto corrido costumam te assustar, fuja para as montanhas e não leve esse livro. O texto não é rebuscado, mas faz com que o fluxo de leitura seja frequentemente interrompido por muitos assuntos abordados de forma simultanea e com pouquíssimos respiros entre si.
Minha única conclusão para Ragtime é: um livro de fragmentos. Para a maioria dos personagens não ocorrem desfechos, apenas é oferecido ao leitor um contato breve com momentos avulsos da existência de cada um deles. Estive entretida com esse formato durante um bom tempo, mas considerando o rumo tomado pelo autor, me aparentou que ele não o aplicou propositalmente. A escrita se mostrou à deriva, de forma que, muitas das tramas, mesmo que sejam interessantes individualmente, pouco são relevantes para a linha de desenvolvimento da história.
E, com tudo o que foi dito, pode parecer que não gostei do livro, mas muito pelo contrário, estive investida na leitura pela maior parte do tempo e extraí dela muitas críticas surpreendentemente atuais. Eu avisei que seria uma resenha confusa. No livro são abordados inúmeras pautas sociais e políticas que afloraram com a chegada do século XX nos Estados Unidos. Passar por uma reflexão maciça não é opcional ao leitor, coisa que, de forma alguma, se faz problema nesse livro.
Encerro enfatizando a escolha do autor de inserir figuras históricas reais -- tais como Harry Houdini, Emma Goldman, Henry Ford, dentre muitas outras -- em tramas ficcionais, como o que eu considerei ser o seu maior acerto na obra. Sinceramente, seria maluquisse não considerar essa uma leitura minimamente interessante após ler uma breve roadtrip de Sigmund Freud pelos EUA com direito à um túnel do amor acompanhado de amigos e, poucas páginas depois, a sua conclusão a respeito da América ser um grande erro.

Marília 20/10/2023

Como uma série de mal entendidos vai guiando a vida dos personagens sem que eles tenham muito o que fazer.

Marcello Ramalho 07/07/2023

Ao iniciar a leitura, não imagina o que estava por vir. Muitas estórias e persongens que se entrelaçam e que nos deixam instigados para as próximas páginas e capítulos.

Leila 15/03/2023

Olha eu travada aqui de novo, sem saber fazer um texto para um livro. Dessa vez porque estou numa situação ambígua, não sei se gostei de Ragtime ou não. Os temas abordados dentro da obra são muito importantes, tais como imigração, racismo, efervescência musical, arte, desenvolvimento econômico, injustiça social, etc, mas parece que faltou algo para me pegar pelo coração, sabe? Achei interessante como o autor mesclou personagens com pessoas reais, como foi jogando os fatos históricos dentro da narrativa, mas a mim parece que faltou uma liga, que levasse todos esses personagens ao meu coração. Então hoje serei assim, super breve e darei tempo do livro se assentar em mim e ver para qual lado o pêndulo cairá.

Luma 15/02/2023

Vale a leitura ...
Um livro bem fluido, permeado de acontecimentos históricos e que junta personagens reais com ficção. As histórias vão se encadeando e a narrativa faz sentido.

Maria8774 23/12/2022

Gosto de histórias que se amarram, que num primeiro momento não parecem ter conexão, mas no fim fazem todo sentido do mundo.

O livro possui várias citações de pessoas reais, o que o deixa muito interessante, mas com a impressão de que você não sabe o suficiente pra entender.

Vale a leitura, a edição é linda

Livia M. 23/08/2022

Nos embalos de um ritmo envolvente, a curiosidade aguçada por pessoas historicamente conhecidas e por enredos surpreendentes e brilhantemente conectados.

Eva 12/07/2022

Ragtime
Ragtime é um livro com uma mistura de ficção com fatos históricos e de leitura impactante e fluida...

@acumuladoradelivros 28/02/2022

Foi difícil pra mim decidir se esse livro era bom ou não. A Marina historiadora achou que tem um bom potencial aí pra inclusive ser um livro de estudos, mas no momento eu tô só Marina leitora que quer uma literaturinha suave e achei que até a página 200 não tava acontecendo nada de interessante kkkkkk só ganhou 3 estrelas pq a Marina historiadora quis salvar o livro.

Gisa 21/12/2021

Uma mistura de ficção com acontecimentos históricos, acompanhamos o "sonho americano" de uma família branca de classe média em oposição aos excluídos deste sonho: uma família negra e uma família de imigrantes.

Um panorama crítico dos Estados Unidos do início do Século XX que mistura personagens fictícios sem nome (os personagens principais são "Mamãe", "Papai", "Irmão mais novo da mamãe") com personagens reais como Henry Ford, Freud e Emma Goldman (?) entre outros.

Uma boa história com uma escrita bem fluída e  no ritmo do Ragtime, gênero musical criado por afro-americanos no final do século XIX e muito popular na época em que se passa o enredo.

Vale a leitura ?

Rafael 24/09/2021

Música transformada em palavras
Como o título da obra já indica, "Ragtime" se mostra um livro muito interessante por conseguir traduzir, em palavras, o ritmo musical que lhe nomeia. Sincopado desde o início, a leitura se mostra, por vezes, arrastada e desconexa, como se um músico "virtuose" começasse a improvisar sua melodia por meio de uma simples inspiração. Acordes bonitos e conhecidos, mas não necessariamente concatenados, nos são submetidos e, talvez por isso, podem causar certo estranhamento. Confesso que, até a página 120, o ritmo do livro não me animou muito, mas, daí em diante, é como se a música nele contida chegasse a apoteose, promovendo um frenesi no ouvinte que o impede de largar a leitura (ou deixar de ouvir a música). Por isso, fica a advertência, insista na leitura, pois a obra merece ser lida. Feita essa indissociável comparação musical, o enredo da obra não deixa nada a desejar e somos apresentados a uma América do Norte que, a despeito da época, apresenta contradições ainda presentes na contemporaneidade. Feminismo, racismo, sexismo e tantos outros temas incipientes naquele tempo, parece que não amadureceram muito desde então, pois o debate permanece praticamente no mesmo ponto inicial. Isto é, embora tenhamos evoluído enquanto sociedade, parece que não evoluímos em igual proporção enquanto seres humanos, já que os mesmos embates de outrora persistem. Se não bastasse tudo isso, o autor ainda nos brinda com o interessante recurso de não nominar as personagens principais. Essas, em verdade, são chamadas de Mamãe, Papai, Vovô e daí por diante, permitindo que o leitor encare-as como standards (personalidades padrões) da sociedade daquele momento, sem lhes retirar a individualidade. É dizer, o escritor é genial em aproximar as personagens a qualquer pessoa, já que qualquer uma pode ser Mamãe ou Papai, contudo sem lhes retirar a própria essência, dando-lhes certas nuances única. Aliado a isso, ele ainda mistura ficção com realidade ao inserir no texto figuras históricas e reais, dando ares de concretude aquilo que é narrado. Enfim, é uma obra singular que merece, de fato, ser lida.

de Aquino 08/07/2021

Gracioso
Um livro suave, inusitado, divertido e muito bem escrito. Algumas aparições tornam a coisa toda ainda melhor.

Elineuza.Crescencio 04/03/2021

Rítmo frenético
Tema: Leituras de Março 2021 (1)

Título: Ragtime
Autor: E L Doctorow
País: Bronx, Nova York - EUA
Páginas: 248
Avaliação: 3/5
Término da leitura: 04/03/2021
Abril Cultural SP 1983

O Autor
Escritor, Editor e professor. Conhecido internacionalmente por suas obras de ficção histórica. Nascido em Janeiro de 1931 no Bronx em Nova York.

A Obra
Conta simultaneamente histórias e a vida de três famílias. Uma de protestantes brancos, uma de negros e outra de judeus. O atrativo do livro é que todos os fatos estão ambientados no início do século XX e se estendem até o início da primeira grande guerra. A mistura de fatos históricos e ficção é o outro grande atrativo do livro. O nome do livro faz referência a um ritmo musical predominante na época.

Laura.Ferreira 29/10/2020

Um ótimo livro! Fluido, sutil, narrativa ágil, personagens bem delimitados. Adorei a forma como se mistura os personagens da família (não nomeados, propositalmente) de figuras notáveis da época, como Houdini, Henry Ford, Emma Goldman. Uma leitura bastante proveitosa!

Dani 15/09/2020

O autor mescla ficção com acontecimentos históricos dos Estados Unidos no início do século XX. Não tove facilidade em ler o livro, em alguns momentos a leitura se torna confusa. Mas ainda assim, é uma obra interessante.

1 | 2 | 3 | 4