Mulheres Francesas Não Engordam

Mulheres Francesas Não Engordam Mireille Guiliano

Resenhas - As Mulheres Francesas Não Engordam

Maristela 21/08/2023

Produtos sazonais (comer o melhor no auge da estação) e temperos (a arte de escolher e combinar sabores para complementar os alimentos) são vitais para combater o pior inimigo dos que amam comer bem: não, não são as calorias, mas o tédio. Coma a mesma coisa da mesma maneira, dia após dia, e vai necessitar de algo mais para conseguir o mesmo prazer. (Pense nisso como "tolerância do paladar".) Com apenas um prato saboroso no jantar (seja um grande prato de massas ou um grande pedaço de carne), você estará fadada a comer demais, à medida que buscar a satisfação no volume, em vez de no entrelaçamento de sabores e texturas que advém de uma refeição bem planejada.
Saber jogar com as estações e com os temperos é onde as francesas mais se destacam.
Página 108

Virginia Barros 26/11/2022

Confesso que esse livro me inspirou, mas ainda não consegui trazer totalmente pra minha vida alguns hábitos, são coisas simples como beber muita água, comer mais devagar e subir escadas, mas tem toda uma filosofia por trás disso

Claudiapnm 25/10/2022

Muito bem. É bom, mas por fim eu já estava achando ela muito bairrista e ficando com raiva das francesas tal como foram descritas. Não creio que possa ser generalizado.
Porém, trouxe boas reflexões sobre como podemos pensar a vida e principalmente a comida, com mais serenidade e apreciação. Acho que valeu.

Rosa 26/09/2022

Dicas eternas de alimentação!
Super recomendo a leitura! O livro traz a experiência da autora acerca da sua alimentação e sua "engorda" após a estadia nos EUA. Muito bom trazer esse contraponto do costume alimentar francês, da qualidade dos alimentos e de experiências pessoais. Claro que nem tudo é tão assim generalizado, mas de certa maneira, alimentação também é cultura. Ponto alto para a quantidade de receitas ao longo do livro e das dicas acerca do aproveitamento dos alimentos de acordo com a estação do ano. Vale muito a leitura.

Rose 25/06/2022

Livro mediano
A partir da metade do livro fica melhor, tem algumas receitas interessantes, e gostei da parte que envolve hábitos.
Conseguimos ver nestes hábitos o que diferencia tanto a saúde de um francês para um norte americano... O francês tem hábito de andar, de jantar, de cacau e não Nescau, manteiga no lugar de óleo industrializado, iogurte natural e caseiro no lugar de um industrializado cheio de açúcar e conservantes, água no lugar de refrigerante, fora o hábito de consumir frutas, ter uma variedade maior de alimentos numa quantidade menor no decorrer do dia.
Mesmo não sendo um ótimo livro, na minha opinião valeu a pena, pois com certeza aprendi algumas coisas.

Raisa.Alves 11/04/2022

Cansei das francesas, prefiro ser brasileira mesmo. Várias dicas legais, mas achei mais do mesmo coma menos e faça exercícios
Ahh e o que ela fala tome vinho e tal e ela faz muita comparação entre franceses e americanos o modo de vida.

Bianca.Oliveira 05/03/2022

Mulheres francesas não engordam
É um livro interessante para quem está procurando mudar seus hábitos. Ao contrário de muitos livros de dieta esse da concelhos e sugestões práticas e possíveis para melhorar seus hábitos.

Deisy 09/01/2022

De uma arrogância insuportável
Tudo o que essa mulher fez o livro inteiro foi exaltar a cultura francesa e meter o pau na cultura estadunidense. Eu não tenho nenhum apreço pelos EUA, ao contrário, até acho que tudo o que ela disse é verdade. O problema é que ela utilizou em diversos momentos um recurso péssimo que é inferiorizar o outro para se sentir superior.
O livro é contraditório, ela inicia o prefácio dizendo que não é um livro sobre dietas, e no sentido de estabelecer cardápio não é mesmo. Porém, ela indica um "programa" usado pelo seu médico em 1900 e bolinha que dá algumas diretrizes sobre emagrecimento, inclusive dizendo o que se deve comer em certa fase
O livro também contém diversas receitas inúteis porque ao olhar a lista de ingredientes e a mistura final de todos eles não é possível que aquilo fique bom, pelo menos não para o meu paladar tipicamente brasileiro.
Total perda de tempo, aquilo que o livro tem de positivo que é pregar uma alimentação saudável, equilibrada e sem restrições é muito melhor abordado em outras obras.

Mari 25/01/2021

A autora descreve alguns hábitos familiares, e como ela consegue levar uma vida de equilíbrio alimentar. Não se priva totalmente de comer o que dá prazer, mas ao mesmo tempo, não come tudo que gostaria.
O livro traz algumas receitas também de alimentos que ajudam a nutrir e dar saciedade.
A autora também pontua maneiras de se exercitar sem precisar ir para uma academia, para quem não gosta de ir.
A nota não foi mais alta porque a leitura não é extremamente cativante, nem ela traz nada de extraordinário em seus métodos (talvez seja por isso mesmo que é/foi eficaz).
A grande lição é: equilíbrio.
Acredito que para quem possua menos hábito de comer verduras e frutas, bem como quem gostaria de ler como começar uma (re)educação alimentar ou não tenha o hábito de se exercitar, o livro seja mais útil e interessante do que foi para mim.

_Fer 14/11/2020

Boa relação com a comida
Uma leitura leve e fluída, o livro aborda como a boa relação que as francesas tem com a comida, fazem com que elas sejam magras, elegantes e charmosas, sem ficarem reféns de dietas malucas e mirabolantes, dispensando um dos melhores prazeres da vida, que é " comer".
Recomendo

Iara 25/10/2020

As francesas
As dicas são boas, dá para compreender um pouco da cultura francesa. Nem tudo é aplicável, as receitas têm ingredientes que poucos têm acesso aqui.

Thati 15/08/2020

Para rever hábitos negligentes
Aborda a relação com a comida e para isso compara a relação que as francesas e as americanas tem com a comida.
É um livro que vai explicar como as mulheres francesas, que estão inseridas em uma cultura de croissant, chocolate, espumante cuidam do corpo sem, inclusive, terem a cultura de ir à academia.

Ane 02/05/2020

Muito bom!
O livro é leve, elegante, bem escrito, sensato e descomplicado, exatamente como as mulheres francesas.

thamiis 23/02/2020

Curiosidades
Sempre quis entender a moral por trás das minúsculas porções dos pratos chiques franceses e também como as mulheres de lá conseguem comer de tudo sem deixarem de ser esbeltas e esse livro me respondeu essas questões. Eu ignorei a maior parte das receitas porque não se aplicam à minha base alimentar, mas achei o livro interessante mesmo assim.

RChicago 05/01/2020

Contraste de cultura
O livro foca no contraste da cultura alimentar da França x América, mostrando de diversas formas como a qualidade, quantidade e atenção é fator determinante do emagrecimento e saúde, que não é necessário se punir e privar para emagrecer, e sim aprender a saborear e valorizar as refeições de maneira como as francesas fazem.
Não é um livro de dieta, não há contagem de calorias ou foco em macro nutrientes, é um livro que propõe mudar sua relação com a comida de maneira holística e emocional.