Bom Crioulo

Bom Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

Bruno Araújo 18/05/2024

UM POLÊMICO NATURALISTA
Atravessado pelas polêmicas e críticas ferozes, “Bom Crioulo” de Adolfo Caminha tornou-se uma obra que sobreviveu às marés preconceituosas das décadas para ser considerada historicamente o primeiro romance com temática homossexual da literatura brasilieira.

Amaro, o nosso protagonista gay, negro e trabalhador braçal, vê na Marinha a oportunidade possível de conquistar a liberdade tão almejada e viver distante da realidade bárbara nos cafezais escravagistas. E só por esse recorte de características e pela importância que exerce na narrativa, Bom Crioulo por si só já se apresenta como um personagem transgressor que transita diretamente contra os costumes vigentes em sua época de publicação.

Aleixo, púbere grumete de olhos azuis e cachos dourados, surge na narrativa para movimentar e desestabilizar os eixos de Bom Crioulo, como também de Carolina, uma antiga prostituta e untuosa portuguesa bancada pelo açougueiro da cidade e proprietária de um sobrado na rua da Misericórdia. O adolescente, munido de jovialidade, da mesma maneira que a Lua gira em torno da Terra atraindo por gravidade os oceanos para si, Aleixo atrai, mesmo que inconscientemente, os desejos mais íntimos e os prazeres mais culposos de Bom Crioulo e da dona da pensão onde inclusive passam a se encontrar os dois marinheiros durante as folgas do ofício. Desse modo, o jovem e ingênuo garoto torna-se sob os olhos de seus algozes um corpo fetichizado, objetificado e alvo das paixões brutais de Amaro e Carolina.

“Bom Crioulo” é um romance severo naturalista que retrata a animosidade dos impulsos e da vontade da natureza humana. O final violento e trágico exibe a cena de uma completa aniquilação movida pelo ciúme e pela cobiça incontrolável. A homossexualidade aqui submerge furiosamente em um amor incorrespondido e avassalador entre as ruas urbanas do Rio de Janeiro e o mar de profundezas vertiginosas das emoções humanas.

site: https://www.instagram.com/mrandmrjones/

Leonardo1003 07/05/2024

Escolha ou destino
Que dirá o motivo real dos acontecimentos nas nossa vida. Será um caminho traçado pelo destino ou consequências de uma simples escolha. Quem sabe o destino propõem e nossas escolhas fazem acontecer. A história é um fluxo de fatos que determina o percurso para o fim, ou recomeços.

wednesdayeve 11/04/2024

Apesar de uma boa obra, bom-crioulo é um produto de seu tempo, dos preconceitos da época em que foi escrito.
mas as figuras de Amaro e Aleixo em uma relação de amor, obsessão, independência, posse, descaso e ódio furioso marcam uma narrativa sólida.

Colaço 22/03/2024

O passado recente.
É impressionante como as mesmas questões do passado se repetem infinitamente até os dias atuais. Os sentimentos, desejos, traições, paranóias. É um livro ousado! Além de retratar bem os castigos físicos e um pouco da cultura da época.

zeqhugo 13/03/2024

O que poderia ser.
O início é bom, ótimo. A rotina na corveta é dura, realista e ao mesmo tempo oferece uma visão do trabalho livre brasileiro que pouco se fala. Ah se o livro inteiro fosse sobre as histórias na corveta. Ah se o livro inteiro fossem as descrições e ótima contextualização. Ah se o livro inteiro fosse uma desculpa para aprender. Mas é, é até os seus primórdios acabarem, e depois encara um romance que não tem desculpa para ser assim, não importa a época.
Uma coisa é inovadora, a ideia do "the prettiest boy in the world", que parece bem notável aqui. Um jovem tão lindo e com características femininas que traz o pior de todos que o rodeiam. Ou talvez essas eram só as impressões que o bom tinha do grumete, visto como o mesmo era sim um predador.
Gosto de coisas que me incomodam, mas esse livro fez só isso, incomodar. Fica óbvio depois de um tempo. Mas gosto que é um unreliable narrator.

nani 17/02/2024

Interessante
Para um livro do século 19 a leitura é bem fluída, a história não é como eu imaginei. acabei pegando um spoiler do final kkkkkj e achei q seria mais detalhado, até pq, os detalhes são características do estilo naturalista, o escritor podia ter explorado mais isso.

por ser de 1800 e pouco é cheio de esteriótipos e pré conceitos. achei bem real e fidedigna a maneira como o escritor abordou aqui certas coisas

é um livro interessante, e tem muitos tópicos a serem debatidos

Gregory.Faguaga 07/02/2024

Li praticamente metade dele enquanto esperava uma consulta no médico fiquei tão preso na história que quase me esqueci do mundo ao meu redor Eu gostei muito e para quem quer começar a ler clássicos eu acho que é uma boa pedida não é tão difícil de entender as palavras aqui ditas

eeemaria 21/01/2024

Puta crítica social foda
Caminha retrata de uma forma tão única tudo que se passa na cabeça de Amaro, um homem negro e gay com diversos problemas? (do jeito que a clínica gosta) E o mais surpreendente é notar as atitudes dele não é algo singular e conseguimos observar em toda a nossa sociedade. Seja o medo, tristeza, violência. etc.

Às vezes observo esses comportamentos nos meus tios e vejo como destruíram o nosso psicológico com essa questão de raça, maluquice

Enfim, Fanon explica.

Amei o romance lgbt, uma pena que acabou em tragédia.

Mauricio.Chichinel 21/01/2024

É preciso considerar o período histórico.
O livro é bom, mas é meio difícil não problematizar, por isso, é sempre importante colocar na cabeça que esta história é do século XIX.

De um lado, temos um amor proibido, um personagem obsessivo e abusivo. Do outro, um outro personagem carente, tóxico e que usa disso pra ter sempre alguém o paparicando. Surge um terceiro elemento que também só pensa em si mesma.

A leitura é meio termo. Temos horas muito boas, mas ao mesmo tempo uns parágrafos arrastados e descrições longas. A linguagem não é fácil, mas é interessante ver como eram tratados os gays e negros no século passado. O que salva nisso tudo é que o livro é curto.

A pergunta que fica é: ?você indicaria esse livro?? E eu respondo que ?sim?, pois mesmo se você não gostar, claramente vai ter absorvido algo.

gabriel2752 11/01/2024

Esse livro foi tão bem eloborado no que se refere à escrita que nas minhas atualizações só consegui transcrever alguns trechos que me deixaram bobo com a forma como Adolfo descreve os sentimentos - ou instintos - dos seus personagens.
É muito evidente e interessante de perceber que sempre, em quase todas as ocasiões, que afloram sentimentos, ou apenas em descrições introdutórias de alguns personagens, há associações com comportamentos animalescos - naturalismo por óbvio. E isso nos guia para uma leitura que é difícil ver esses personagens e sentir apreço por eles, já que são muito envoltos nesses instintos animais, além da clara reação desses ao seu meio, influenciando-os o máximo que pode.
Dito isso, tadinho do amaro meu deus ele é um coitado fruto da escravidão que consegue sua liberdade na marinha fazendo trabalhos braçais pesados e conhece e se apaixona pelo aleixo que TRAI ele e HUMILHA ele com uma pessoa q é muito importante pro Amaro dona carolina sua cretina

carlinhxz 30/12/2023

Incrível o trabalho detalhado e minucioso que o autor fez em relatar a atração romântica entre dois homens no Brasil império!

coragem lançar um livro tão disruptivo nessa época. Adolfo Carminha realmente a frente de seu tempo.

Eduardo Emerick 28/12/2023

Trata-se, provavelmente, do primeiro romance brasileiro envolvendo a temática LGBT. Sendo da era naturalista, é de se esperar tragédias e fatos cotidianos de uma vida bem real.
Gostaria de outro fim, mas entendo a cabeça do escritor.
Maravilhoso Adolfo Caminha!!! Sou um grande fã de sua obra.

Yohan8 27/12/2023

O Wattpad salva vidas e eu posso provar
Eu estava na minha, vendo o perfil do Wattpad Clássicos até que vi esta maravilha aqui.
O contexto histórico de uma época escravocrata, racista, e de "brinde" denúncia do escritor sobre o que acontecia na marinha envolta da "Revolta da Chibata" faz esse livro merecer ser um dos revolucionários brasileiros.
E para mim a leitura foi tão fluida que devorei este bagulho em umas horinhas.

Lana310 08/12/2023

Um livro que li meio que por obrigação, não foi uma leitura prazerosa (muito pelo contrário rsrs) mas a complexidade do sentimentos e emoções dos personagnes principais me intrigou o que deixou o livro mais interessante