Sobrevivente

Sobrevivente Chuck Palahniuk

Resenhas - Sobrevivente

Antoniolee 15/11/2010

O começo do livro, considerado chato por muitos, é o que condiciona a qualidade do livro do meio para o fim.
É de certa forma cansativo como recurso literário. Essa é a ideia. Além de apresentar um dos pilares do estilo do Chuck. Ficou entendiado com a vida do cara? Era essa a porra de vida que ele tinha. Sinta o incomodo!

Faço a comparação com O Velho e o Mar, de Hemingway. Muitos o odeiam por ser maçante, por não fluir, como se isso acontecesse por falta de habilidade do escritor. Pelo contrário...te jogar no universo da desesperança, do cansaço, da resignação é a proposta.

Sem contar que no começo do Sobrevivente há um universo simbólico muito presente, mas de forma muito mais sutil do que em Clube da Luta.

As pessoas devem entender que Palahniuk não deve ser lido como um Dostoievski. É entretenimento. Ele andou perdendo um pouco a mão recentemente, mas essa obra está entre as mais divertidas do americano.

Dr. Caligari 27/09/2010

Literatura sob muita cafeina. Um ritmo estonteante. Beira o exagero, as vezes. No mais, é um bom livro.
hpabatista 19/10/2020minha estante
O livro é excelente : }

Tito 20/06/2010

Esqueçam Tyler Durden: só Tender Branson, o verdadeiro anticristo superstar, o messias-funcionário-escravo modelo, o último (?) sobrevivente de uma seita suicida, só ele é capaz de vos salvar em meio a um mundo tão completamente previsível. Uma história surpreendente, cínica e absurdamente original.

Aa 18/04/2010

O autor de Clube da Luta e Cantiga de Ninar tem um estilo rápido, frenético, que leva o leitor a encarar a história em um ritmo vertiginoso. Ele geralmente usa personagens incomuns em ambientes bizarros, mas que podemos encontrar no dia-a-dia (e provavelmente encontramos, mas não notamos). Seus livros podem chocar pessoas mais sensíveis e surpreender que não está acostumado com a literatura ousada de Chuck.

Sobrevivente tem todas essas características, sendo ainda mais veloz que Cantiga de Ninar. O livro conta a história de Tender Branson, sobrevivente de um culto religioso americano que, logo no primeiro capítulo, sequestra um avião dentro do qual pretende se suicidar, esperando que os motores entrem em pane enquanto conta sua história para a caixa preta.

A história realmente prende a atenção, mas dá a sensação de não ser o melhor momento de Chuck. Ele não consegue causar tanta surpresa, nem chocar. Suas críticas, sempre presentes, nem sempre parecem ácidas o suficiente para o mundo anestesiado em que vivemos. Ainda assim, é uma leitura válida, divertida e que move o leitor a pensar sobre diversas coisas.

GCV 23/03/2009

Uma fórmula que sobreviveu à luta
Chuck Palahniuk descobriu um grande filão em "Clube da Luta": crítica contundente da sociedade americana, demolição de valores, sátira do consumismo. Mas para escrever "Sobrevivente", ele deveria ter apagado tudo que aprendeu com seu primeiro livro.

Parece que o sucesso embaralhou suas idéias, e logo no segundo livro ele se esquece que já havia escrito sua primeira obra nessa mesma tendência, estilo e tema. A única diferença é que, ao invés de destruir os valores capitalistas e empresariais, ele se volta contra os valores capitalistas e religiosos; até mesmo a figura do "duplo" do protagonista existe. Ruim não é, mas fica tão aquém de seu predecessor que chega a ser uma piada de mal gosto.
nilovsky 15/07/2011minha estante
Na verdade "O Sobrevivente" precede "Clube da Luta". A diferença no entanto é que o segundo foi publicado antes...

Ricardo Castro 26/02/2009

A melhor obra depois de Clube da Luta
O Sobrevivente é daqueles livros que você lê em uma noite. Não por ser curto, mas por ser envolvente. Uma obra prima do humor negro, sarcasmo e, de certa forma, de prendas domésticas...

MarceloQ 07/02/2009

Um avião... um telefone e uma vida quase medíocre!
O que falar de Chuck Palahniuk? A obra prima de "clube da luta" já nos mostra o poder de insanidade e humor negro frio que Chuck tem nas veias.
O Sobrevivente segue a mesma linha sem piedade nos pensamentos e loucuras que só Chuck Palahniuk tem em sua mente.