Crônicas de um Fim de Século

Crônicas de um Fim de Século Zuenir Ventura

Resenhas - Crônicas de um Fim de Século

Bárbara 17/01/2013

Resenha - Crônicas de um fim de século
VENTURA, Zuenir. Crônicas de um fim de século. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Em pleno adiamento do “fim do mundo”, vale a pena ler de novo o que se escreveu sobre o último “fim” que tivemos na passagem de 1999 para 2000. Entre as leituras indicadas, está Crônicas de um fim de século, coletânea das melhores crônicas do jornalista e escritor Zuenir Ventura, publicadas originalmente no Jornal do Brasil, em O Globo e na revista Época, entre os anos de 1995 e 1999.
São setenta e três textos, os quais configuram-se como pequenos retalhos, que juntos formam um mordaz painel da conjuntura brasileira durante os anos referidos. A obra está organizada em cinco partes bem definidas. A primeira é composta por crônicas onde o autor confessa seus próprios sentimentos em relação às mudanças que a sociedade sofria naquele período. Ventura sente na pele os efeitos da idade e da passagem de século.
Na segunda parte do livro, o cronista ironiza a “modernidade”. Goza do pretencionismo pós-moderno já em clima de “pós-fim”. Nas terceira e quarta seções, estão as crônicas que vão pôr o Brasil em cheque nesse fim de século, remexendo com a identidade nacional (coisa que só um legítimo brasileiro pode fazer) através de textos polêmicos como “De pão de queijo e de acarajé”.
Já a quinta e última parte do livro é um autêntico viva ao povo brasileiro, uma apologia à “brava gente brasileira”. Zuenir personifica o Brasil que deixa o século XX através do retrato-narrado de personagens reais da nossa sociedade, desde um taxista anônimo e singular, passando por nossa atualíssima Fernanda Montenegro até os memoráveis como Darcy Ribeiro e Betinho.
Além de refrescar a nossa frágil memória de brasileiro, no desabrochar de 2013, a leitura desta coletânea de crônicas nos presenteia com um texto inteligente, rico e fluído, bem ao tom da boa prosa jornalística carioca.

Por, B.M.N.P., em 16/01/2013